domingo, 18 de fevereiro de 2007

O BEIJO DO VAMPIRO (2007)


O Beijo do Vampiro” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Antônio Calmon.
Colaboração de Elizabeth Jhin, Maria Helena Nascimento, Lílian Garcia, Eliane Garcia, Álvaro Ramos e Mauro Wilson.
Direção de Edgard Miranda e Paulo Silvestrini.
Direção-geral de Marcos Paulo, Roberto Naar e Luiz Henrique Rios.
Núcleo: Marcos Paulo.

Exibida no horário das 19 horas entre 19 de fevereiro e 26 de outubro de 2007, em 215 capítulos. Substituiu “Desejos de Mulher” e foi substituída por “Kubanacan”. Foi a 64ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Contou com Flávia Alessandra, Tarcisio Meira, Deborah Secco, Alexandre Borges, Marco Ricca, Kayky Brito, Julia Lemmertz e Cláudia Raia nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Uma história de amor entremeada por elementos sobrenaturais, drama, humor e a luta do bem contra o mal dão o tom de “O Beijo do Vampiro”, novela em que Antônio Calmon retoma a temática dos vampiros 11 anos após o sucesso de “Vamp” (1996), também de sua autoria.

Cecília (Flávia Alessandra) é a heroína da trama, uma princesa do século XII que prefere dar fim à própria vida a se entregar ao duque e vampiro Bóris (Tarcísio Meira). No dia do casamento dela com o conde Rogério (Thiago Lacerda), Bóris mata o noivo, em um duelo, e toda a família da princesa. Cecília se suicida, obrigando Bóris a viver sem seu grande amor durante séculos.

Bóris volta a reencontrar e perseguir a amada na década de 2000, época em que se passa a novela. Agora ela é Lívia, casada com Beto (Thiago Lacerda) e mãe de três filhos, Zeca (Kayky Brito), Tetê (Renata Nascimento) e Juninho (Guilherme Vieira).

Na atualidade, Bóris quer mais do que conquistar a ex-princesa. Ele deseja recuperar Zeca, que, na verdade, não é filho de Lívia e Beto, mas seu filho com uma amante. Assim que nasceu, ainda na maternidade, Bóris colocou Zeca no lugar do filho verdadeiro de Lívia. A intenção de Bóris era proteger Zeca da ciumenta Mina (Claudia Raia), sua mulher. O verdadeiro filho de Lívia, Renato (Thiago Farias), foi deixado em um orfanato e virou menino de rua. Ao longo da história, ele é integrado à família. Zeca não tem ideia de seu parentesco com o vampiro, mas sempre apresentou sintomas estranhos, como aversão a água-benta, crucifixos e alho. Através de sonhos, Bóris revela a ele sua história. Zeca está prestes a completar 13 anos, idade na qual se tornará vampiro, e fica dividido entre os instintos herdados de seu verdadeiro pai e os valores transmitidos por sua família.

Beto morre em um acidente tramado por Bóris, obrigando Lívia a se mudar com os filhos para a casa da mãe, Zoroastra (Glória Menezes), na cidade de Maramores, onde transcorre a trama. Lívia tenta reconstruir sua vida ao lado do promotor público Augusto (Marco Ricca), apaixonado por ela, mas enfrenta as armações de Bóris para separar o casal. Entre seus planos, o vampiro se aproxima da amada como Igor Pivomar, empresário que detém o licenciamento de tudo que se relaciona a vampiros, e também se apossa do corpo de Rodrigo (Alexandre Borges) para tentar conquistá-la, mas o rapaz se apaixona verdadeiramente pela moça, provocando sua ira. Lívia e Rodrigo acabam se casando, antes do final feliz da protagonista ao lado de Augusto.

Segundo o Código dos Vampiros, se Bóris não tiver um herdeiro que possa dominar e incorporar deixará de ser um vampiro de primeiro escalão. É por isso que ele está tão interessado em tomar posse do filho Zeca. Só que ele precisa se esforçar para conquistar o garoto, pois uma das condições para que encarne no filho é que Zeca o ame como a um pai.

A insuportável Marta (Júlia Lemmertz), cunhada de Augusto, ficou cega após provocar involuntariamente um acidente de carro em que morreu sua irmã Laura (Bianca Byington). Marta sempre foi apaixonada por Augusto e, transformada em vampiro, junta-se a Bóris para separar o cunhado de Lívia (Flávia Alessandra). Durante a novela, os dois se casam após a partida de Mina, que dá à luz a menina Pandora (Juliana Lohmann) e só volta no final da novela.

O humor também está presente na história através do atrapalhado Galileu (Luis Gustavo), descendente do Dr. Herculano Van der Burger (também Luis Gustavo), morto durante um embate com Bóris no passado. Galileu herdou da família a missão de ser mais um caça-vampiros e se envolve em uma série de confusões com os seres malévolos. Ele se une a Zeca e ao arcanjo Ezequiel (Celso Frateschi), reencarnação do frei Abelardo – rival de Bóris na época medieval –, para defender Maramores e seus habitantes.

Três meses antes do término da novela, Ney Latorraca (o Conde Vlad de “Vamp”) passou a integrar o elenco como o Vampiro Supremo Nosferatu, o grande rival de Bóris. Os dois travam uma feroz disputa pelo poder, com uma grande batalha final entre humanos e vampiros em Maramores. Bóris, que a essa altura aprendeu a amar o filho Zeca, tem um final redentor: ele derrota Nosferatu em um duelo, pede perdão a Lívia e desaparece nos braços do filho. Lívia destrói Marta, e Mina se torna a Vampira Suprema. A cidade inicia uma nova era de paz.

TRAMAS PARALELAS

Os vampiros
Amélie (Betty Gofman), fiel escudeira de Mina (Claudia Raia), envolve-se com os mais variados tipos masculinos vampirescos, como o Monstro do Espelho (Guilherme Piva), aprisionado em um grande espelho por Bóris (Tarcísio Meira), e o medíocre músico Bartô (Tato Gabus), filho do caçador de vampiros Galileu (Luis Gustavo) – que é mordido por Mina para obrigar Galileu a perseguir e destruir o herdeiro de Bóris.

O núcleo dos vampiros inclui também o galã aristocrático Victor (Gabriel Braga Nunes), que forma par com a ardente e vaidosa Lara (Deborah Secco), ex-namorada de Rodrigo (Alexandre Borges) e vampirizada por Victor; Pedrão “Godzilla” (Tony Tornado), o segurança de Bóris; a ginecologista Petra Van Preta (Rosane Gofman), reconhecida internacionalmente por ter conseguido engravidar uma vampira de 800 anos; e o rico comerciante Armando (Eduardo Galvão), rival de Augusto (Marco Ricca).

Iolanda (Ana Rosa), a esposa do atrapalhado caça-fantasmas Galileu vivia na Espanha, volta a Maramores e aumenta a confusão na cidade, já que é sósia da personagem Telma (também Ana Rosa).

AUDIÊNCIA

Obteve média geral de 28.2 pontos, considerada um fracasso para o horário – que, à época, tinha meta de 35 pontos. Teve 36 pontos em sua estreia e 41 no último capítulo.

CURIOSIDADES

• Para escrever a novela, Antônio Calmon buscou inspiração no clássico Drácula, de Bram Stoker (1992), de Francis Ford Coppola – que mostra a espera do Conde Drácula pela reencarnação de sua amada –, e no filme “O Baile dos Vampiros” (1967), comédia de terror dirigida por Roman Polanski. Em sua trama, o núcleo de vampiros é sombrio, mas bem-humorado, além de moderno, consumista e “politicamente correto”: os personagens usam protetor solar especial e cremes contra queimaduras de água-benta, bebem sangue importado da Suíça e não mordem crianças, idosos ou gestantes. Para o autor, os vampiros são uma metáfora de hábitos aristocráticos, de sexualidade, de busca de eterna beleza e juventude ou ainda de corrupção política, prepotência e maldade. O vampirismo de Zeca (Kayky Brito), por exemplo, é uma metáfora da puberdade, quando o jovem começa a ficar rebelde, querer sair de casa e desafiar os valores familiares. Em comparação feita por Calmon, “O Beijo do Vampiro” é mais realista, sensual e romântica do que “Vamp” (1996). Além disso, é menos engraçada e mais centrada nos valores familiares.

• “O Beijo do Vampiro” contou com um site (http:// vampiromania.com.br) para divulgar bastidores da produção e histórias relacionadas ao universo dos vampiros. A iniciativa foi uma das ações da campanha de lançamento da novela, que também envolveu a venda de produtos sobre vampiros, como o gibi As Aventuras de Bóris, lido pelo personagem Zeca na trama.

Claudia Raia estava grávida de dois meses quando começou a gravar as cenas da novela. Antônio Calmon, então, resolveu engravidar Mina também. Nas cenas, Pandora (Juliana Lohmann), o bebê da vampira, fala com a mãe de dentro da barriga dela. Ao dar à luz Pandora, Mina sai da trama. Claudia Raia deixou a história aos oito meses de gravidez para dar à luz a filha Sophia. Voltou à novela em seu final. Após o nascimento de Sophia, a atriz passou a se maquiar em casa e a fazer curtas aparições na novela. Tudo para poder amamentar o bebê.

• A convite do autor Antônio Calmon, Ana Rosa interpretou dois personagens na novela: Telma e Iolanda, que entra na história já em seu final. Para interpretar a espanhola Iolanda, ela começou a ouvir os discos do cantor Julio Iglesias, para internalizar o sotaque, e se lembrou das aulas que teve de dança flamenca. Por conta da sua experiência na dança, não precisou de uma dublê em cenas coreografadas.

Dennis Carvalho fez uma participação na novela como o Conde Drácula.

Tarcísio Meira recebeu, em fevereiro de 2008, o prêmio Austregésilo de Athayde por sua atuação na novela. A premiação é concedida aos 50 profissionais que mais se destacaram no cenário artístico, cultural e empresarial da cidade do Rio de Janeiro.

Kayky Brito ganhou o Prêmio Contigo! de 2007 como melhor ator revelação; Cecília Dassi foi eleita a melhor atriz infantil, por sua atuação como Beatriz.; e Marcos Paulo ganhou o prêmio de melhor diretor. A novela também foi agraciada com o prêmio Contigo! de melhor maquiagem, oferecido a Luiz Ferreira e Henrique Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.