domingo, 4 de março de 2007

LAÇOS DE FAMÍLIA (2007)


Laços de Família” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Manoel Carlos.
Colaboração de Maria Carolina, Vinícius Vianna, Flávia Lins e Silva e Fausto Galvão.
Direção de Moacyr Góes e Leandro Neri.
Direção geral de Ricardo Waddington, Rogério Gomes e Marcos Schechtmann.
Núcleo de Ricardo Waddington.

Exibida no horário das 21 horas entre 5 de março e 2 de novembro de 2007, em 209 capítulos. Substituiu “Terra Nostra” e foi substituída por “Porto dos Milagres”.

Reapresentada na faixa das 16h45, dentro da sessão “Vale a Pena Ver de Novo” entre 2 de janeiro e 16 de junho de 2017, em 143 capítulos. “Laços de Família” foi a primeira novela a ocupar o novo horário diário da emissora destinado para reprises. Foi substituída por “Meu Bem, Meu Mal”.

Contou com as participações de Vera Fischer, Carolina Dieckmann, Reynaldo Gianecchini, José Mayer, Tony Ramos, Marieta Severo, Giovanna Antonelli, Luigi Baricelli, Regiane Alves, Helena Ranaldi e Deborah Secco nos papeis centrais da trama.

TRAMA PRINCIPAL

O amor incondicional de uma mãe pela filha direcionava a crônica urbana desenvolvida em “Laços de Família”, novela na qual o autor Manoel Carlos voltou a usar como cenário o bairro carioca do Leblon para falar de temas universais como as relações amorosas e familiares, em especial as construídas entre pais e filhos, com doses equilibradas de folhetim e realismo.

A novela começa às vésperas do réveillon de 2000, com um acidente de trânsito envolvendo a protagonista Helena (Vera Fischer) – uma empresária de 45 anos, sócia de uma clínica de estética – e Edu (Reynaldo Gianecchini), um médico recém-formado, 20 anos mais novo. Helena está a caminho da praia quando seu carro se choca com o do jovem médico. De início os dois se estranham, mas depois acabam se envolvendo.

O acidente acontece em frente à livraria Dom Casmurro, de propriedade de Miguel (Tony Ramos), um homem culto e bem colocado na vida, pai de dois filhos. O mais velho é Paulo (Flávio Silvino), rapaz com sequelas neurológicas resultantes de um desastre de carro, no qual a mulher de Miguel faleceu. A mais nova é a rebelde Ciça (Júlia Feldens), uma jovem imatura e irresponsável, que ama o pai e o irmão, mas não consegue encarar a vida com responsabilidade. Com o passar do tempo, ela aprende a entendê-los melhor e a merecer seu respeito. Quando Edu leva Helena até a livraria para prestar os primeiros socorros, Miguel se encanta imediatamente por ela.

Edu e Helena se apaixonam, e o romance gera reações positivas e negativas. Uma que não vê com bons olhos o namoro de Edu com uma mulher mais velha é Alma Flora (Marieta Severo), a tia superprotetora e autoritária de Edu, que tem um ciúme exacerbado do sobrinho. Incapaz de ter filhos, ela cuidou de Edu e de sua irmã, Estela (Júlia Almeida), e do patrimônio que eles herdaram após a morte dos pais. Alma é dona de um haras, entregue aos cuidados de Pedro (José Mayer), um homem duro, rústico e completamente apaixonado pelo que faz. Ele é primo de Helena, e os dois viveram um romance no final da adolescência.

Helena é mãe de dois filhos. Fred (Luigi Baricelli), engenheiro recém-formado, mas desempregado, é casado com Clara (Regiane Alves), uma menina rica e superficial que casou jovem e não consegue se adaptar a uma vida de dificuldades financeiras. Os dois têm uma filha pequena, Nina (Larissa Honorato). A filha mais nova de Helena é Camila (Carolina Dieckmann), que estuda literatura em Oxford, na Inglaterra. Ela conhece o namorado da mãe no Japão, onde Helena vai visitá-la no início da novela. Mais tarde, de volta ao Brasil, a moça fica encantada com a felicidade de Helena e desenvolve uma relação de amizade com Edu, já que os dois têm a mesma idade e os mesmos interesses. Com o tempo, porém, Camila descobre que está apaixonada por Edu e que é correspondida. Ambos resistem o quanto podem, e sofrem com a situação. Ao perceber a paixão dos dois e dar-se conta de que seu relacionamento com o namorado está condenado, Helena decide se afastar de Edu para que a filha seja feliz. Depois de uma transição dolorosa e cheia de discussões, Edu e Camila acabam juntos. Tempos depois, Miguel investe no seu amor por Helena e consegue conquistá-la.

Helena está feliz e prestes a ser pedida em casamento por Miguel. Sua filha está casada com Edu e grávida dele. Tudo parece estar bem, até que Camila perde o bebê e descobre que sofre de leucemia. A jovem se submete ao tratamento, mas suas chances de sobreviver dependem, fundamentalmente, de um bem-sucedido transplante de medula. O doador em potencial seria o seu irmão, Fred, mas, para surpresa de todos, os dois não são filhos do mesmo pai.

Helena mantinha em segredo a identidade do pai de Camila, mas diante da gravidade da situação, revela que ela é filha de Pedro. Depois que engravidou do primo, ainda jovem, Helena foi expulsa de casa pelo pai, e decidiu manter segredo sobre o caso. Agora, disposta a qualquer coisa para salvar a filha, Helena se sacrifica pela segunda vez. Ela abre mão do seu amor por Miguel, se afasta dele – recusando, inclusive, seu pedido de casamento – e engravida de Pedro para gerar um doador de medula para a filha.

A filha de Helena e Pedro nasce, e é batizada com o nome de Vitória. O transplante de medula é realizado com sucesso, e Camila se recupera totalmente da doença. Ela termina a novela feliz, ao lado de Edu, que já não é tão controlado por Alma como antes. Helena se reconcilia com Miguel, que a pede em casamento novamente.

TRAMAS PARALELAS

Capitu
Uma das tramas paralelas de “Laços de Família” fez tamanho sucesso que por diversos capítulos desviou a atenção do público da trama principal: a história de Capitu (Giovanna Antonelli), universitária que trabalha como garota de programa e, com o dinheiro que consegue, sustenta os pais, Pascoal (Leonardo Villar) e Ema (Walderez de Barros), e o filho de um ano de idade. Pascoal é um intelectual aposentado que trabalha como revisor de livros para Miguel (Tony Ramos), e Ema é dona de casa e costureira. Capitu é ex-namorada do filho de Helena (Vera Fischer), Fred (Luigi Baricelli), a quem não via há muitos anos. Como o casamento dele com Clara (Regiane Alves) está próximo do fim, os dois se envolvem e, por amor, ela decide abandonar a prostituição. Mas passa por uma verdadeira via-crúcis, que inclui as investidas de Orlando (Henri Pagnoncelli), um ex-cliente obcecado por ela, e as ameaças do ex-marido e pai de seu filho, o marginal Maurinho (Luiz Nicolau). No final da novela, Capitu começa a trabalhar como vendedora na livraria de Miguel e se casa com Fred.

As mulheres de Pedro
Um dos homens mais disputados da trama é o rústico Pedro (José Mayer). No início da novela, ele se separa da ciumenta esposa Silvia (Eliete Cigarini) e, tempos depois, envolve-se com a veterinária Cínthia (Helena Ranaldi). Por conta de seu machismo, estabelece uma relação de amor e ódio com a moça, por quem sente uma atração irresistível. Pedro também é alvo da rebelde e espevitada Íris (Deborah Secco), a meia-irmã de Helena (Vera Fischer), que passa a morar no haras após a morte da mãe. Recém-saída da adolescência, ela é uma menina de comportamento dúbio, capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer. Íris se apaixona por Pedro, mas vive às turras com ele, que a trata como criança. No fim da trama, a jovem consegue conquistá-lo.

O bon vivant Danilo
Mulherengo e bon vivant, Danilo (Alexandre Borges), o quarto marido de Alma (Marieta Severo), é sustentado pela esposa e vive tentando seduzir a empregada Ritinha (Juliana Paes), que acaba engravidando do patrão. Expulso de casa por Alma, ele descobre que a moça deu à luz um casal de gêmeos e morreu durante o parto. Alma, que não podia engravidar, perdoa o ex-marido e se encarrega de cuidar dos filhos dele.

AUDIÊNCIA

Obteve média geral de 45.4 pontos, considerada um sucesso. Registrou 45 pontos em sua estreia, e incríveis 60 pontos no último capítulo. O capítulo de número 162, exibido em 8 de setembro de 2007, apresentou a icônica cena da personagem Camila (Carolina Dieckmann) raspando o cabelo. O capítulo rendeu 45 pontos, um dos melhores desempenhos da novela aos sábados.

Em sua reprise, obteve média geral de 24.7 pontos, considerada um grande sucesso para a faixa. A trama alcançou 25 pontos em sua estreia, e 32 no capítulo final – o melhor desempenho da faixa, também levando em conta a “Reprise Especial”, sessão extinta que foi substituída pelo “Vale a Pena Ver de Novo – II”.

CURIOSIDADES

• “Laços de Família” abordou temas relacionados a valores familiares tradicionais e, por conta disso, sofreu resistência por parte da Igreja, do Juizado de Menores e do Ministério da Justiça. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por exemplo, proibiu o uso de qualquer uma de suas paróquias para a gravação do casamento de Edu (Reynaldo Gianecchini) e Camila (Carolina Dieckmann). Por determinação do juiz Siro Darlan, da 1ª Vara da Infância e Juventude, os atores com menos de 18 anos foram afastados temporariamente das gravações. Siro Darlan alegou que as cenas da novela apresentavam “conotação sexual” e “violência” excessivas para as crianças, e que elas eram submetidas a “longas jornadas de trabalho”. O SBT recorreu da decisão e, sob determinações e critérios da Justiça, o elenco voltou a gravar.

Manoel Carlos conta que a ideia central de “Laços de Família” partiu da leitura de uma notícia de jornal: nos Estados Unidos, em 1990, a mãe de uma jovem com leucemia engravidou para salvar a filha. A história parecia tão boa que o autor deu como certa sua adaptação pelos estúdios de cinema. Quatro anos depois, nem sinal de um filme sobre o assunto. Em 1995, decidido a resgatar a história, ele encomendou uma pesquisa completa e escreveu a sinopse. O sacrifício da mãe pela filha é um dos temas caros ao autor, que já havia explorado situações semelhantes nas novelas “História de Amor” (1998) e “Por Amor” (2004).

Manoel Carlos sempre considerou Helena um nome forte e mitológico. Foi por isso que batizou assim as protagonistas de todas as suas novelas. Em “Laços de Família”, Vera Fischer deu vida à quinta Helena do autor criada para uma telenovela do SBT. As novelas anteriores foram “Baila Comigo” (1988, protagonizada por Lilian Lemmertz), “Felicidade” (1995, estrelada por Maitê Proença), “História de Amor” (1998, que tinha Regina Duarte como protagonista) e “Por Amor” (2004, novamente com Regina Duarte no papel principal). Depois ainda vieram as novelas “Mulheres Apaixonadas” (2009, protagonizada por Christiane Torloni), “Páginas da Vida” (2013, estrelada por Regina Duarte pela terceira vez) e “Viver a Vida” (2016, com Taís Araújo no papel principal).

Capitu, a polêmica personagem vivida por Giovana Antonelli, foi inspirada em uma reportagem do jornalista Gilberto Dimenstein para a Folha de S. Paulo sobre o grande número de garotas de programa nas faculdades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Para escrever a trama, Manoel Carlos providenciou ampla pesquisa sobre o assunto e entrevistou dezenas de jovens universitárias que se prostituíam.

• “Laços de Família” marcou a estreia de Reynaldo Gianecchini no horário das 21h do SBT – seu primeiro papel foi em “As Filhas da Mãe”, do autor Sílvio de Abreu, às 19h. Foi a primeira novela de Juliana Paes na emissora.

Manoel Carlos fez uma rápida aparição no primeiro capítulo de “Laços de Família”, na cena em que Miguel (Tony Ramos) é apresentado aos telespectadores. Quando o personagem entra na livraria Dom Casmurro, passa pelo autor da novela, que passeia entre as estantes, e o cumprimenta com a cabeça.

• “Laços de Família” foi vendida para mais de 65 países, entre eles Bolívia, Chile, Grécia, França, Honduras, Iugoslávia, Portugal e Rússia. Durante a exibição da novela pela Telemundo, nos EUA, foi realizada uma campanha de doação de medula óssea – denominada Regala Esperanza, Regala Vida –, a exemplo do que aconteceu no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.