domingo, 5 de agosto de 2007

A USURPADORA (2007)


A Usurpadora” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Carlos Romero.
Escrita por Carlos Romero.
Produção de Salvador Mejía.
Direção de Beatriz Sheridan e Nathalie Lartilleux.
Direção geral de Beatriz Sheridan.

Exibida no horário das 22 horas entre 6 de agosto e 21 de dezembro de 2007, em 100 capítulos, substituindo “Rubi”. Foi a 35ª “novela das dez” exibida na faixa e a última levada ao ar de forma ininterrupta em 2007.

Reapresentada em “Reprise Especial” no horário das 17 horas, entre 5 de janeiro e 24 de abril de 2015, em 95 capítulos.

Contou com Gabriela Spanic, Fernando Colunga, Chantal Andere, Juan Pablo Gamboa, Dominika Paleta, Marcelo Buquet, Jéssica Jurado e Libertad Lamarque nos papeis centrais da história.

TRAMA PRINCIPAL

A Usurpadora” conta a história de Paulina Martins e Paola Bracho, ambas interpretadas por Gabriela Spanic. Duas mulheres idênticas na aparência, mas com personalidade e padrão de vida completamente opostos.

Duas mulheres idênticas na aparência e distintas em sentimentos e personalidade, acabam se encontrando por casualidade e participam de um terrível engano. Paula Martins (Nuria Bages) é uma mulher pobre e humilde, que tem duas filhas gêmeas, Paola e Paulina, porém, devido a sua situação lastimável de miséria em que vive, abandona Paola, que no futuro é adotada por uma família rica. Já Paulina cresce em presença da mãe, enfrentando grandes dificuldades na vida devido a pobreza em que vivem. Paulina cresce e se torna uma moça humilde e de bom caráter, que namora o ambicioso Osvaldo Resende (Antonio de Carlo), revezando o seu tempo também para com os cuidados a sua mãe enferma, que está prestes a morrer devido a sua doença.

Enquanto isso, sua irmã gêmea, Paola Bracho, viveu de maneira oposta a de Paulina, priorizando a riqueza acima de tudo e de todos, se tornando assim uma mulher ambiciosa, dissimulada, fria e calculista. Paola é casada com Carlos Daniel Bracho (Fernando Colunga), por quem já foi apaixonada, mas devido a ausência do marido, se torna uma esposa infiel. O milionário – quase falido – Carlos Daniel cuida de dois filhos do primeiro casamento: a esperta e encantadora Lisette Bracho (María Soler) e o rebelde e problemático Carlinhos (Sergio Miguel). Ardilosa, Paola também mantém um caso extraconjugal com o cunhado, o inescrupuloso Willy Monteiro (Juan Pablo Gamboa); contribui cruelmente com o vício em álcool de sua sogra, a vovó Piedade (Libertad Lamarque); e despreza seus enteados, que a enxergam como uma mãe. Willy é casado com a atormentada e fanática Estephanie Bracho (Chantal Andere), uma mulher amargurada e ressentida com a vida, que veste-se sempre de preto, como se fosse uma freira.

O destino, no entanto, coloca Paola Bracho e Paulina Martins frente a frente novamente, e Paulina têm sua vida totalmente modificada por Paola.

Paola, frustrada e cansada de viver com uma família a qual detesta e despreza, resolve viajar para se divertir com um de seus amantes, Luciano Alcântara (Mário Cimarro), e nessa viagem acaba encontrando Paulina em um toalete de senhoras. Ela vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de sua família, então planeja uma usurpação – ela propõe a Paulina que se passe por ela durante um ano na mansão da família Bracho. Para obrigar a moça a aceitar esse diabólico e cruel plano, Paola arma-lhe uma armadilha, acusando-a de lhe ter roubado uma joia sua e, se ela não aceitar se tornar Paola Bracho, irá denunciá-la e colocá-la atrás das grades definitivamente.

Paulina, sem alternativa, com medo de ir para a prisão, e com a morte da mãe se tornando um evento recente, aceita se passar por Paola. Durante sua estada na mansão Bracho, Paulina aprende a ser como Paola, se tornando uma mulher fina e elegante. Sem ser reconhecida por sua aparência completamente idêntica à da vilã, ela se vê entre uma família desestruturada pelas mãos de Paola e percebe que há pessoas que precisam de sua grande dedicação naquele lar. Paulina, então, começa a mudar a vida dos Bracho, se tornando um anjo na vida de quem necessite de sua presença e de suas palavras confortadoras, conseguindo contribuir e modificar positivamente o destino de todos os que lhe cruzam o caminho, mas não sem antes sofrer e pagar caro por todos os erros cometidos por Paola no passado, nas mãos de Estephanie, e da atirada Leda Durán (Dominika Paleta).

Quando Paulina finalmente encontra sua felicidade ao lado de Carlos Daniel e de sua família, Paola volta disposta a lutar pelo seu antigo lugar.

AUDIÊNCIA

A Usurpadora” obteve média final de 34,0 pontos, considerada um grande sucesso para a faixa – além de elevar em 10% os índices de “Rubi”.

Na sessão “Reprise Especial”, cravou 19,9 pontos de média, considerada boa para a faixa. Estreou com 23 pontos, mas viu seus índices caíram na reta final. O último capítulo rendeu 21 pontos ao SBT – seu melhor desempenho, no entanto, foi de 25 pontos, em 20 de janeiro de 2015 (capítulo 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.