domingo, 22 de fevereiro de 2009

COMEÇAR DE NOVO (2009)


Começar de Novo” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Antônio Calmon e Elizabeth Jhin.
Colaboração: Álvaro Ramos, Eliane Garcia, Lílian Garcia, Mauro Wilson, Leandra Pires, Maria Helena Nascimento e Márcia Prates.
Direção: Marcelo Travesso, Gustavo Fernandes, Edson Spinello e Paulo Silvestrini.
Direção-geral: Luís Henrique Rios e Carlos Araújo.
Direção de núcleo: Marcos Paulo.

Exibida no horário das 19 horas entre 23 de fevereiro e 9 de outubro de 2009, em 197 capítulos. Substituiu “Da Cor do Pecado” e foi substituída por “A Lua Me Disse”. Foi a 67ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Contou com Marcos Paulo, Natália do Vale, Eva Wilma, Luis Gustavo, Marília Pêra, Carlos Vereza, Werner Schünemann e Vladimir Brichta nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

O reencontro de um casal separado na adolescência conduzia “Começar de Novo”, novela contemporânea inspirada em O Conde de Monte Cristo, romance de Alexandre Dumas. No eixo narrativo estão Miguel Arcanjo (Marcos Paulo) e Letícia Pessoa (Natália do Vale), que se reveem passados 30 anos. Filhos de famílias arqui-inimigas da fictícia cidade de Ouro Negro, eles foram vítimas, na juventude, de um complô arquitetado por Lucrécia Borges (Eva Wilma), mãe de Letícia, que era contrária ao namoro da filha com o rapaz.

Miguel é filho de uma brasileira com um imigrante russo, Mikhail Karamazov (Celso Frateschi), que adquiriu várias terras em Ouro Negro e se transformou em um rico fazendeiro local. Mikhail, porém, nunca foi aceito pela elite da região, especialmente pelos Borges, que sempre dominaram Ouro Negro.

No passado, Letícia e Miguel resolveram enfrentar a oposição da família Borges e fugir. Inconformada, Lucrécia mandou seus capangas impedirem a fuga do casal. Miguel reagiu, foi ferido com um tiro na cabeça e levado quase morto para o hospital. Assim que souberam do fato, os pais de Miguel correram para o local, mas acabaram morrendo em um misterioso acidente. Temeroso pela vida do rapaz, Ivan Mishkin (Emiliano Queiroz), amigo dos Karamazov, deixou que todos pensassem que Miguel tinha morrido e o levou para viver na Rússia. O acidente fez com que Miguel perdesse a memória e, aproveitando-se disso, Ivan decidiu esconder dele a verdade sobre sua história e providenciou uma nova identidade para o jovem, que passou a se chamar Andrei Ivanovitch.

Letícia sofreu muito pela morte de Miguel e sempre culpou a mãe por tudo o que aconteceu. Desencantada, acabou se casando com Anselmo (Werner Schünemann), melhor amigo de Miguel na adolescência, e teve dois filhos: o aventureiro Pedro (Vladimir Brichta) – que utiliza uma falsa identidade para participar de torneios de motocicleta, onde é conhecido como o audacioso Highlander – e o rebelde Abel (Eduardo Pires). Letícia, porém, nunca esqueceu seu grande amor. Além de sempre visitar o suposto túmulo de Miguel, ainda guarda a metade de uma medalha russa presenteada pelo ex-namorado. A outra metade ficou com Miguel.

Trinta anos depois do acidente, época em que se passa a trama, Andrei/Miguel é um homem viúvo, tem uma filha – Sonya (Fernanda Machado) – e se tornou um dos empresários mais poderosos da Rússia. Ele passa a ter estranhos pesadelos que revelam fatos de seu passado, como o dia em que a mãe lhe deu o medalhão ou quando levou um tiro. Em uma dessas lembranças, vê uma jovem ser levada por jagunços, mas não sabe de quem se trata. Ao conversar com o amigo Dimitri Nicolaievitch (Antônio Abujamra) sobre essas visões, conclui que deve ter deixado um grande amor para trás. Coincidentemente, surge uma oportunidade de fazer negócios com uma empresa de petróleo no Brasil. Ao ver as fotos da plataforma, Andrei/Miguel nota que uma mergulhadora traz ao pescoço a metade de um medalhão igual ao seu e fica intrigado. O russo não sabe, mas trata-se de Maria (Cássia Linhares), namorada de Pedro, o filho de Letícia. Pedro ofereceu o medalhão a Maria como presente de noivado.

Andrei/Miguel está decidido a descobrir o significado de seus pesadelos e resolve viajar ao Brasil. Ainda na Rússia, ele conhece a brasileira Júlia Moreno (Giselle Itié), com quem inicia um romance. Ela e o irmão, Carlos (Erik Marmo), são atores e estão no país participando de uma filmagem. Em dificuldades, os dois voltam ao Brasil junto com Andrei/Miguel e Dimitri. A essa altura, Andrei já descobriu que se chama Miguel Arcanjo, pois Ivan Mishkin, antes de morrer, entrega a ele seu diário com anotações sobre seu passado. Miguel, porém, prefere manter a identidade russa para não atrapalhar suas investigações.

Andrei/Miguel vai parar na mesma cidade de onde partiu anos atrás. Sua chegada provoca muitas inquietações, ainda que ninguém desconfie de sua real identidade. Uma das mais curiosas em relação ao forasteiro é Lucrécia. Assim que Andrei/Miguel e Dimitri chegam a Ouro Negro, ela estranha o fato de dois russos estarem visitando a região e pede para que o inescrupuloso prefeito Ademar (Carlos Vereza), seu braço-direito, investigue a dupla. Além de Ademar, Lucrécia tem como forte aliado o filho Olavinho (Antônio Calloni) e o genro Anselmo, que é obrigado a se submeter às ordens da sogra porque está envolvido na trágica separação de Letícia e Miguel. Melhor amigo de Miguel na juventude e apaixonado por Letícia, foi ele quem denunciou a fuga do jovem casal.

O reencontro de Andrei/Miguel e Letícia se dá por acaso. Um não sabe quem o outro é, mas ambos ficam balançados, pois têm a sensação de já se conhecerem. Eles se aproximam aos poucos, sentindo-se cada vez mais atraídos. Quando o russo descobre toda a verdade sobre seu passado, decide se vingar de Lucrécia e seus aliados. Para tal, não pretende poupar ninguém, nem mesmo Letícia. Ele não perdoa o fato de ela ter se casado com Anselmo. No entanto, Andrei/Miguel ignora que Pedro é, na verdade, seu filho e que Letícia só se casou com Anselmo por imposição da mãe, já que estava grávida. Além disso, Letícia nunca soube das armações que a separaram de seu grande amor.

Andrei/Miguel reúne provas contra Lucrécia, Ademar, Olavinho e Anselmo – eles fazem contrabando em Ouro Negro –, e envolve uma série de personagens em seu plano de vingança. Mesmo apaixonado por Letícia, Andrei/Miguel não desiste de se vingar, o que retarda a união dos dois. Ele tenta se afastar da amada e acaba magoando muitas pessoas. O russo chega a armar um falso casamento com a extrovertida Gigi (Carolina Ferraz) para enganar seus opositores.

No decorrer da trama, a vilã Lucrécia sofre um derrame e, mesmo depois de recuperada, continua a fingir que não anda e nem fala. A intenção é sensibilizar Letícia e fazer com que todos pensem que podem subestimar seu poder. A farsa vem à tona, mas Lucrécia continua com suas maldades. Entre seus planos maquiavélicos, manda atirarem em Anselmo para incriminar Andrei/Miguel.

O final de Começar de Novo traz uma revelação para os personagens: Lucrécia e Mikhail, pai de Miguel, tiveram um romance no passado, e Olavinho é filho do russo. Como Mikhail se recusou a abandonar a mulher, Lucrécia se voltou contra a toda sua família e alimentou esse ódio ao longo dos anos.

A vilã é punida no final da novela. Com a ajuda de Anselmo, que decide colaborar com Miguel para desmascará-la, Lucrécia e Ademar são presos. Os dois, no entanto, acabam inocentados por uma manobra jurídica, mas Lucrécia é morta por Ademar. Ele tenta fugir com a atriz e novo affaire Mérilin (Bel Kutner), mas é preso no aeroporto. Olavinho, que havia sido eleito prefeito de Ouro Negro, abre mão da prefeitura após descobrir as armações da mãe. Anselmo pede perdão a Letícia e a Miguel e decide viajar pelo mundo em um veleiro. Letícia e Miguel, que haviam se casado em uma cerimônia ortodoxa tradicional russa, terminam felizes.

TRAMAS PARALELAS

Gigi
Gigi (Carolina Ferraz) é uma ex-milionária que chega a Ouro Negro fugindo de cobranças de dívidas deixadas pelo marido, Johnny (Dalton Vigh), e se apaixona por Pedro (Vladimir Brichta). O filho de Letícia, após sofrer um grave acidente e ser salvo por São Miguel Arcanjo, rompe o noivado com Maria (Cássia Linhares) e envolve-se com Júlia (Giselle Itié), antes de interessar-se por Gigi, com quem fica no fim da novela.

Elvis e Janis
Elvis (Luis Gustavo) e Janis (Marília Pêra), mais conhecidos como Vô Doidão e Vó Doidona, formaram uma dupla de sucesso na novela. Para desgosto do médico Sidarta Gautama (Cássio Gabus Mendes), filho “careta” do casal, os dois vivem no sítio Woodstock, onde levam uma vida alternativa nos moldes dos hippies da década de 1970. Elvis é locutor e “faz-tudo” da rádio Woodstock – toca músicas, transmite notícias, comenta fatos, faz fofocas e é responsável pela sonoplastia. Janis, desligada e com alma de criança, gosta de tudo que se refere à vida em outros planetas e galáxias. Conta que já foi abduzida por alienígenas, mas só o neto Pepê (Pedro Malta) e seus amigos acreditam nela. Elvis e Janis usam gírias dos anos 1970, como “maior barato”, “maior baixo astral”, “paz e amor”, “gatinho” e “gatinha”.

A “vó Doidona” foi batizada de Marlene Emilinha da Silva Teles – a mãe era fã das cantoras Marlene, Emilinha Borba e Silvia Teles –, mas prefere ser chamada de Janis. Mais à frente na história, ela descobre que tem um câncer no colo do útero, e a doença mexe com toda a família.

Sidarta – ou Dr. Sid, como prefere ser chamado – é casado com Isadora (Carolina Aguiar), com quem tem dois filhos: Betinho (Kayky Brito) e Pepê. Enquanto Betinho é o galã juvenil de Ouro Negro e vive às voltas com as meninas da cidade, Pepê adora ouvir as histórias sobre discos voadores contadas pela Vó Doidona. Dono de uma imaginação fértil, Pepê diz que já viu um disco voador e teve contato com alienígenas. O menino descreve com detalhes os encontros com a princesa Amla e seus súditos, o que deixa o pai preocupado. A situação se complica quando a excêntrica família Estrela – Dr. Márcio (Guilherme Piva), Dra. Anita (Betty Gofman) e Márcia Anita (Luma Costa) – muda-se para a mesma rua, e Pepê não tem dúvidas de que eles são extraterrestres, principalmente por seus hábitos esquisitos e o figurino nada convencional: muito colorido e repleto de acessórios divertidos.

A família do Dr. Sid fica maior com a chegada de Dandara (Stephany Brito), sua filha com uma hippie com quem ele se envolveu em sua despedida de solteiro. Ele não sabia da existência da menina, e a descoberta resulta em conflitos no seu casamento, já que Isadora não perdoa a traição. Dandara, porém, acaba sendo acolhida pela família. O outro novo integrante é o cão Spock, encontrado por Pepê e seus amigos. Após muita resistência do Dr. Sid, que não quer o animal em casa, Spock finalmente é aceito. Dandara chega ao fim da trama com o jovem Murilo (Max Fercondini). Isadora e Sidarta comemoram o nascimento de uma filha, e Elvis e Janis inauguram a TV Woodstock.

A novela mostra também o dia a dia dos trabalhadores de uma plataforma de exploração de petróleo, uma das principais atividades econômicas de Ouro Negro.

Na trama, Pedro e Maria são mergulhadores responsáveis pela manutenção dos equipamentos submersos em plataformas submarinas. Lá trabalham, ainda, o chefe Jairo (Maurício Gonçalves) e o médico Pimenta (Antônio Pedro), casado com Joana (Solange Couto), melhor amiga de Letícia (Natália do Vale).

Eu Amo Rita
Começar de Novo” apresenta ainda um seriado dentro da novela: Eu Amo Rita, programa de grande audiência estrelado pelo famoso casal de atores Artur Rios (Eduardo Galvão) e Mérilin Monteiro (Bel Kutner). Na série televisiva, eles interpretam os personagens Paulo Roberto e Rita. O seriado mostra o cotidiano de um casal apaixonado, sob a ótica de um mundo cor de rosa, onde tudo é perfeito.

Entre as fãs da série está a triste Carmem (Paloma Duarte), esposa maltratada pelo marido, o prefeito Ademar (Carlos Vereza). Carmem não perde um capítulo do seriado, que usa como válvula de escape para sua vida infeliz. Romântica, ela se encanta com o carinho com que Paulo Roberto trata Rita, e nem imagina que, na vida real, Artur e Mérilin não têm nada a ver com seus personagens. Eles se detestam e apenas mantêm as aparências devido aos fãs. Carmem acaba se envolvendo com Artur, que se aproxima da moça incentivado por Miguel/Andrei (Marcos Paulo), que quer acabar com o casamento de Ademar. Mas o ator se apaixona mesmo pela fã. Mérilin, ambiciosa, dá um jeito de fisgar Ademar, passando-se por mulher submissa.

Branca
Outra trama de destaque é a da jovem Branca (Manuela do Monte), a “gata borralheira” da história. Enteada de Lucrécia (Eva Wilma) – perdeu a mãe cedo, e o pai decidiu se casar novamente –, Branca sofre com os maltratos da madrasta, que a transformou em criada. A menina, meiga e ingênua, vive sonhando pelos cantos da casa e interage com seus ratinhos de estimação, Godô e Fredô. A certa altura, Lucrécia passa a tratar bem a enteada e incentiva o neto Abel (Eduardo Pires) a conquistá-la, porque descobre que ela é herdeira de uma grande fortuna deixada pelo pai. O rapaz se apaixona de verdade por Branca, os dois se casam e terminam felizes, esperando o primeiro filho.

A família de Lucrécia
Olavinho (Antônio Calloni), casado com Lúcia (Luiza Tomé), mantém um romance com Aída (Lilia Cabral) – dona do spa Esmeralda, um dos pontos de encontro dos personagens da novela – desde os tempos de juventude. No entanto, nunca assumiu seu amor porque sabia que a mãe Lucrécia não aceitaria o relacionamento. No decorrer da novela, Aída descobre que o filho que teve com Olavinho, que pensara ter morrido, foi vendido por Lucrécia ainda recém-nascido. Nem ela nem Olavinho suspeitavam que o menino estivesse vivo. Trata-se de Mário (Bruno Pereira), que foi adotado pelo milionário Péricles (Odilon Wagner) e sua mulher. Mário pensa que sua verdadeira mãe não quis saber dele e a rejeita. No entanto, perde perdão à mãe ao descobrir a maldade de Lucrécia.

Aninha (Marina Ruy Barbosa) é uma menina misteriosa que torna-se a protegida de Miguel (Marcos Paulo). Ao final, Aninha se revela um anjo. Ela entrega ao delegado Estevão (Tarcísio Filho) uma pasta contendo documentos de Lázaro (Milton Gonçalves), ex-delegado da cidade, que comprovam o envolvimento de Lucrécia em vários crimes, inclusive na morte dele mesmo. Como por milagre, a menina salva a vida de Miguel no final da novela. Ele descobre que tem apenas seis meses de vida, devido a um tumor no cérebro, causa de suas frequentes dores de cabeça, e é curado ao fazer uma delicada cirurgia.

AUDIÊNCIA

Obteve média geral de 31.2 pontos, considerada boa para a faixa. O folhetim estreou com 40 pontos de média (seu melhor desempenho), mas viu seus índices despencaram durante as semanas seguintes – a novela derrubou em 27% os índices de “Da Cor do Pecado”. O último capítulo rendeu média de 33 pontos.

CURIOSIDADES

• A novela marcou a volta do diretor de núcleo Marcos Paulo como ator. Seu último papel em telenovelas tinha sido o personagem Gustavo, vilão de “Quatro por Quatro” (1999), de Carlos Lombardi.

• Mais uma vez, a exemplo da novela “Ti Ti Ti” (1990), Luis Gustavo interpretou o pai de Cássio Gabus Mendes, seu sobrinho na vida real.

• “Começar de Novo” marcou a estreia de Elizabeth Jhin como autora de novelas, após 11 anos como colaboradora, e do diretor Carlos Araújo no horário das 19h.

• Três casais de hamsters, de oito meses de idade – sempre um branco e um marrom – revezavam-se nas gravações das cenas de Branca (Manuela do Monte) com seus animais de estimação.

• Suzana, a cobra de estimação de Janis (Marília Pêra), era uma Python regius, espécie africana não venenosa. Tinha sete anos e um metro e dez centímetros de comprimento.

• Uma professora de russo foi contratada para assessorar Marcos Paulo, Antônio Abujamra e Jaime Leibovitch em cenas que demandavam o uso do idioma.

• A menos de dois meses do fim da novela, uma hepatite tirou Vladimir Brichta de cena. Os capítulos tiveram de ser reescritos. A solução encontrada foi deixar o personagem Pedro viajando por mais tempo. O ator voltou para gravar o final de seu personagem.

• Em junho de 2009, Antônio Calmon obteve uma licença médica de 30 dias por conta de uma crise de estafa e hipertensão arterial. O diretor-geral Carlos Araújo também se afastou do cargo, para trabalhar em um novo projeto.

Helena Gastal substitui o figurinista Lessa de Lacerda na novela, afastado por problemas de saúde.

• “Começar de Novo” foi vendida para aproximadamente 15 países, entre eles Armênia, Azerbaijão, Bielorússia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Ucrânia, Rússia, Portugal e Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.