domingo, 10 de janeiro de 2010

O PROFETA (2010)


O Profeta” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Duca Rachid e Thelma Guedes.
Baseada na obra de Ivani Ribeiro.
Escrita por Duca Rachid, Thelma Guedes e Júlio Fischer.
Colaboração de André Ryoki, Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Supervisão de texto de Walcyr Carrasco.
Direção de Vinícius Coimbra e Alexandre Boury.
Direção geral de Mario Márcio Bandarra.
Direção de núcleo de Roberto Talma.

Exibida no horário das 18 horas entre 11 de janeiro e 6 de agosto de 2010, em 179 capítulos, substituindo “Sinhá Moça” e sendo substituída por “Eterna Magia”. Foi a 68ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Reapresentada em “Vale a Pena Ver de Novo”, no horário das 15h15, entre 4 de novembro de 2013 e 14 de fevereiro de 2014, em 89 capítulos, substituindo “Vale Tudo” e sendo substituída por “Cabocla”.

Contou com Paola Oliveira, Fernanda Souza, Thiago Fragoso, Malvino Salvador, Rodrigo Phavanello, Vera Zimmermann, Paula Burlamaqui, Luigi Baricelli, Maurício Mattar, Luís Gustavo, Daniel Ávila, Juliana Didone, Nívea Maria, Samara Felippo, Carol Castro e Dalton Vigh nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Adaptação de novela homônima de Ivani Ribeiro, exibida na TV Tupi, em 1977, “O Profeta” abordava o tema da premonição. Ambientada nos anos de 1950, a novela conta a história de Marcos (Thiago Fragoso), um rapaz que tem o dom de prever o futuro. A primeira parte da trama mostra o protagonista ainda menino, quando ele começa a descobrir sua sensibilidade. Marcos mora em uma fazenda no interior de São Paulo com os pais, Ana (Vera Holtz) e Jacó (Stênio Garcia), e o irmão mais novo, Lucas (Henrique Ramiro), e várias vezes anuncia fatos que acabam acontecendo. Após vários acertos, Ana e Jacó percebem a clarividência do filho mais velho, mas não dão muita importância a isso. Certo dia, uma mulher desconhecida, Cleide (Nicette Bruno), passa pela fazenda da família e pede um copo de água. Ao ver Marcos, Cleide percebe o dom do rapaz e avisa Ana e Jacó de que, quando o filho deles crescer, terá de escolher entre o caminho da luz e o da vaidade.

A história se desenvolve com o protagonista já adulto, 15 anos depois, quando Marcos finalmente compreende que tem o dom da premonição. Na verdade, um sonho que sempre o atormentou – a imagem de um barco perdido em um rio – vira realidade: seu irmão decide tomar banho no rio da fazenda, é arrastado pela correnteza e morre. Marcos acaba se culpando pela morte do irmão e se transforma em um rapaz triste e solitário. Preocupados com o sofrimento do filho, Ana e Jacó o estimulam a ir morar em São Paulo, com a irmã Ester (Vera Zimmermann), para tentar esquecer a tragédia. Marcos decide ir. Ao chegar em Barra Funda, bairro de origem industrial, onde sua irmã mora, Marcos cruza com Sônia (Paola Oliveira), e sua vida se transforma inteiramente naquele momento: ele sente que aquela é a mulher de sua vida e que ela o fará feliz novamente. Sônia também fica impactada com o encontro com o jovem que ela nem sabe quem é. Apesar do sentimento, Sônia faz de tudo para esquecer Marcos, pois está noiva de Camilo (Malvino Salvador), primo do rapaz.

Clóvis (Dalton Vigh) é o dono da fábrica de cristais, principal cenário da história, e o homem mais rico e poderoso da cidade. Ele mantém um caso com a sensual Ruth (Carol Castro), que acredita ter tirado a sorte grande por estar com ele. A mãe da jovem, Lia (Nívea Maria), estimula a filha a pressionar o milionário a assumir um compromisso sério. Ruth, no entanto, nem desconfia que Clóvis é apaixonado por Sônia e é capaz de tudo para conquistar o amor da jovem.

Na casa de sua irmã Ester, Marcos é muito bem recebido por todos: Baby (Juliana Didone), sua sobrinha, Teodora (Neusa Maria Faro), que trabalha na casa, e padre Olavo (Genézio de Barros), seu tio. Ester é uma mulher batalhadora, que cria a filha sozinha. Por ser separada de Henrique (Maurício Mattar), é discriminada por muitas mulheres, mas nunca perde o bom humor. Assim que chega a Barra Funda, Marcos promete que ajudará a irmã nas despesas da casa e decide procurar emprego.

Apaixonado e certo de que Sônia é a mulher de sua vida, Marcos não desiste de conquistá-la. Apesar do compromisso com outro homem, Sônia também não consegue evitar o que sente por Marcos, e ela decide romper com Camilo para ficar com seu verdadeiro amor. Uma das maiores preocupações de Sônia é seu pai, o rabugento Piragibe (Luis Gustavo). Piragibe era mestre vidreiro da fábrica de cristais, mas teve de se aposentar precocemente. Desde então, sua renda passou a ser o salário da filha, a quem ama profundamente.

Ao descobrir que Sônia está apaixonada por Marcos, Camilo fica descontrolado e jura vingança. Ele se alia à ambiciosa Ruth para separar os dois. A jovem consegue fingir que tem um caso com Marcos, e Sônia, decepcionada, termina o namoro. Depois de separar o casal, Ruth começa a se interessar por Marcos quando o vê acertar os resultados de uma corrida de cavalos e ganhar muito dinheiro. Interesseira, ela vê Marcos como um bom partido e começa a desconfiar de que o rapaz possui um dom. Além de Sônia e Ruth, Marcos desperta o interesse de Carola (Fernanda Souza), irmã de Ruth, uma jovem gordinha e desajeitada que sofre por não ser tão bela como a irmã. Para conquistar Marcos, Carola conta com a ajuda de Rúbia (Rosi Campos), uma falsa cartomante e vidente.

Ao longo da trama, Marcos e Sônia enfrentam muitos desafios para ficarem juntos. Além de Ruth e Camilo, o mau-caráter Clóvis é o principal opositor do casal. Para impressionar Sônia, ele contrata Piragibe como supervisor da fábrica de cristais, o que o deixa radiante. Paralelamente às investidas de Clóvis, Marcos começa a usar seu dom na lanchonete de Alceu (Nuno Leal Maia), onde consegue um emprego, e passa a atrair fregueses. Estimulado por Ruth, Marcos se torna a sensação da lanchonete local – e se deixa levar pela vaidade. Essa atitude o distancia ainda mais de Sônia, que não gosta que Marcos use seu dom para subir na vida. Os dois se afastam, e o caminho fica livre para Clóvis. Acreditando que terá uma vida segura ao lado do poderoso empresário, Sônia decide se casar com ele.  Marcos fica inconsolável, acaba se deixando envolver por Ruth e se torna um homem famoso. Ele passa a dar entrevistas em programas de televisão e se torna conhecido por sua sensibilidade.

Casada com Clóvis, a vida de Sônia transforma-se em verdadeiro inferno: ela é maltratada pelo marido, que chega a trancá-la no quarto, proibindo-a de sair de casa. Sônia, além do mais, não consegue esquecer Marcos, e os dois acabam se encontrando às escondidas. Para manter Sônia sob seu controle, Clóvis faz inúmeras ameaças a Piragibe, deixando-a assustada.

A trama tem uma reviravolta com a revelação de um segredo envolvendo o vilão Clóvis: sua tia Filomena (Arlete Montenegro) encontra o diário de Laura (Carolina Kasting), a primeira mulher de Clóvis, e descobre que ela fora envenenada pelo próprio marido. A notícia deixa Sônia e Marcos apavorados. Sentindo-se ameaçada, Sônia não consegue deixar o marido.

Ruth consegue pegar o diário de Laura e passa a chantagear Clóvis. Ela é nomeada sócia na fábrica de cristais e promete fazer tudo para separar definitivamente Marcos e Sônia. Para isso, Ruth e Clóvis contam com a ajuda da sensual Sabine (Gisele Itié). Ela se aproxima de Marcos tentando convencê-lo a abrir um consultório e usar seu dom para atender pessoas. Ele aceita, mas diz que atenderá todos que precisarem dele, mesmo os que não tiverem como pagar. Sabine afirma que não haverá problemas, mas impede que os mais humildes frequentem o espaço. Com isso, Marcos acaba se desvirtuando mais uma vez do caminho do bem.

A misteriosa morte de Camilo movimenta a trama. Somente ao final da história descobre-se que Wanda (Samara Felippo) o matou acidentalmente, após uma agressiva discussão entre os dois. Ela se envolveu com Camilo e engravidou, mas ele não quis assumir a criança. Ao ouvir que ele não assumiria a paternidade, Wanda fica descontrolada, empurra-o, e ele cai da janela. Antes de partir para outra dimensão, Camilo pede perdão a Marcos por todo mal que lhe fez e pede que ele cuide de seu filho. Marcos o ajuda a encontrar o caminho da luz.

Sônia descobre que está grávida, e Joana (Rosina Lobosco), empregada da casa, revela  à patroa que Clóvis é estéril, logo, o filho não pode ser dele. Depois de muitos desencontros, Marcos e Sônia se entendem, e ele finalmente a encoraja a deixar Clóvis. O filho dos dois nasce, e o vilão volta a atrapalhar a felicidade do casal: ele sequestra o bebê e pede Sônia como resgate. Com a ajuda de Carola, Marcos e Sônia armam um plano e conseguem enganar Clóvis. Perseguido pela polícia, ele é preso, mas consegue fugir. O desfecho do vilão, no entanto, é trágico. Ele procura por Ruth e diz estar decidido a viver com ela. Serve duas taças de champanhe e coloca veneno em uma delas. Ruth, esperta, troca as taças e quem acaba envenenado é Clóvis. Marcos vê o espírito de Clóvis sendo levado por seres das trevas, e o vilão ainda lhe promete vingança.

Ruth é condenada a 30 anos de prisão e se desespera. Filomena assume a fábrica de cristais. Arnaldo (Rodrigo Phavanello) declara seu amor por Carola. Marcos e Sônia finalmente se casam e podem viver em paz com o filho Daniel. Wanda, por sua vez, entrega seu filho Mateus para os dois criarem, como Camilo desejou, antes de ser presa pelo assassinato dele.

Passam-se 25 anos, e Daniel (Leandro Fragoso), filho de Marcos e Sônia, já adulto, recebe um prêmio por ter feito importantes descobertas a favor da cura do câncer.

TRAMAS PARALELAS

Baby e Tony
Baby (Juliana Didone) e Tony (Daniel Ávila) vivem um amor que contraria as famílias do casal. No início da história, ele é um adolescente revoltado, que não gosta de ter responsabilidades. Ao se apaixonar por Baby, no entanto, Tony muda completamente. Os dois enfrentam muitos obstáculos para ficarem juntos: a mãe dela, Ester (Vera Zimmermann), acha que a filha é muito nova para namorar; a mãe dele, Lia (Nívea Maria), não gosta de saber que o filho está apaixonado pela filha de uma mulher desquitada e sem dinheiro. Além disso, a melhor amiga de Baby, Wanda (Samara Felippo), vive tramando para atrapalhar os encontros entre os dois, já que ela, na realidade, é apaixonada por Tony.

Piragibe
Sem nenhuma obrigação a cumprir, Piragibe (Luis Gustavo), pai de Sônia (Paola Oliveira), aposentou-se precocemente e se tornou um fiscalizador dos hábitos e costumes da vizinhança. Vive implicando com Tereza (Paula Burlamaqui), para quem aluga um dos quartos de sua casa – e com Dedé (Zezeh Barbosa), sua cozinheira. Piragibe guarda ainda um segredo: ele não consegue esquecer Teodora (Neusa Maria Faro) e Hilda (Ana Lúcia Torre), suas namoradas no passado.

Rúbia (Rosi Campos), casada com o bon vivant  Ernesto (Mário Gomes), sustenta sozinha a casa e os três filhos: Gisele (Fernanda Rodrigues), Isaías (Gabriel Canella) e Benjamin (Renan Ribeiro). Ernesto trata Rúbia como uma princesa, enchendo-a de mimos e paparicos, o que faz com que ela não perceba o malandro que ele é. Esses personagens são responsáveis pelas cenas de comédia da história.

Alceu e Miriam
Outro personagem importante na história é Alceu (Nuno Leal Maia), dono da famosa lanchonete local, onde todos os jovens costumam se encontrar. Alceu é casado com Miriam (Juliana Baroni), uma mulher bonita e atraente, muito mais jovem que ele. Miriam é daquelas que trai o marido com todos os homens do bairro, mas Alceu nem desconfia da mulher.

PRODUÇÃO

O Profeta” teve cenas gravadas em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. A infância de Marcos (Thiago Fragoso), a vida na fazenda ao lado dos pais, Ana (Vera Holtz) e Jacó (Stênio Garcia), e a morte do irmão, Lucas (Henrique Ramiro), foram algumas das sequências feitas na região. As gravações duraram uma semana e contou com uma equipe de cerca de 80 pessoas nas locações.

A partida de Marcos para São Paulo foi gravada no Memorial dos Imigrantes. A chegada do personagem à capital também foi gravada em São Paulo, desta vez na Estação da Luz.

Algumas cenas das premonições de Marcos exigiram efeitos visuais e especiais. Cenas de vendavais que destruíram cidades, afogamento em rio com forte correnteza, entre outras visões do profeta, foram trabalhadas através da computação gráfica. A equipe de efeitos visuais também se preocupou com os stock shots que mostravam a cidade de São Paulo nos anos de 1950. Para esse trabalho, a equipe deu vida a cerca de 40 fotografias da época, especialmente selecionadas.

AUDIÊNCIA

O Profeta” foi mais um grande sucesso na faixa das 18h do SBT, obtendo média geral de 32.7 pontos – a última novela do horário a ficar acima dos 30 pontos na média final. O folhetim estreou com 36 pontos e alcançou 40 em seu capítulo final. O recorde, no entanto, foi alcançado três dias antes: 42 pontos, em 4 de agosto de 2010.

No “Vale a Pena Ver de Novo”, a trama de Duca Rachid e Thelma Guedes registrou 16.5 pontos de média geral. Embora o índice seja considerado satisfatório pela emissora, a novela derrubou em 45% os índices da reprise anterior: “Vale Tudo”, que finalizou com 30.1 pontos de média.

A reestreia do folhetim rendeu ao SBT média de 18 pontos. Bateu recorde outras duas vezes: 20 pontos com o capítulo 55, e 21 no penúltimo dia de exibição – seu melhor desempenho. O desfecho da trama alcançou 20 pontos. “O Profeta” teve 11 pontos na reapresentação do último capítulo, o pior índice do “Vale a Pena Ver de Novo” em toda a sua história.

CURIOSIDADES

• A novela de Ivani Ribeiro foi exibida pela primeira vez em 1977, na TV Tupi. A versão apresentada por Duca Rachid e Thelma Guedes trouxe novas tramas e foi ambientada na década de 1950, diferentemente da primeira, que era contemporânea. Além disso, os nomes dos personagens foram modificados: o protagonista da história de Ivani Ribeiro chamava-se Daniel, interpretado por Carlos Augusto Strasser.

Walcyr Carrasco foi o supervisor de texto da novela. Ele trabalhou com Duca Rachid e Thelma Guedes na adaptação da história e ajudou na definição da trama e na criação de alguns personagens.

• A atriz Nicette Bruno fez uma participação especial no primeiro capítulo de “O Profeta”, como Cleide, uma mulher misteriosa que, ao conhecer Marcos ainda menino, percebe seu dom. O nome da personagem foi uma homenagem dos autores à Ivani Ribeiro, que se chamava Cleide.

• O personagem Marcos quando criança foi interpretado pelo ator Gabriel Moura.

• Para dar vida a personagens da década de 1950, os atores tiveram aula de comportamento e dança – rock, bolero e valsa – com a coreógrafa Regina Miranda; de interpretação, com a preparadora Andréa Cavalcanti; e de fonologia, com a fonoaudióloga Leila Mendes.

• O ator Thiago Fragoso visitou centros espíritas e leu livros sobre o assunto para entender melhor o universo do seu personagem, Marcos. Já a atriz Fernanda Souza precisou engordar oito kg para interpretar a desajeitada e gordinha Carola.

• “O Profeta” recebeu o Prêmio Contigo! de melhor par romântico de 2010, formado por Marcos (Thiago Fragoso) e Sônia (Paola Oliveira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.