domingo, 28 de março de 2010

BANG BANG (2010)


Bang Bang” foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Mário Prata.
Escrita por Mário Prata e Carlos Lombardi.
Colaboração: Antônio Prata, Ana Ferreira, Chico Mattoso, Filipe Miguez, Márcia Prates e Reinaldo Moraes.
Supervisão de texto: Carlos Lombardi.
Direção: Paulo Silvestrini, Cláudio Boeckel, Ary Coslov e Carlo Milani.
Direção-geral: José Luiz Villamarim.
Núcleo: Ricardo Waddington.

Exibida no horário das 19 horas entre 29 de março e 15 de outubro de 2010, em 173 capítulos. Substituiu “A Lua me Disse” e foi substituída por “Cobras & Lagartos”. Foi a 69ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Contou com Bruno Garcia, Fernanda Lima, Danielle Suzuki, Giulia Gam, Marco Ricca, Alinne Moraes, Guilherme Berenguer, Ricardo Tozzi, Marisa Orth, Ney Latorraca, Evandro Mesquita, Guilherme Fontes, Kadu Moliterno, Fernanda de Freitas, Joana Fomm, Mauro Mendonça e Carol Castro nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Bang Bang” se baseou em personagens da literatura e do cinema para contar uma história de amor com tempero latino. A novela é um faroeste que satiriza o Brasil e tem como fio condutor o desejo de vingança e justiça do herói protagonista, no ano de 1881, na fictícia cidade de Albuquerque.

Ben Silver (Bruno Garcia), o protagonista, tem um passado triste: aos 8 anos, viu sua família e outros colonos serem dizimados por pistoleiros mascarados durante uma festa. Ele escapou da tragédia e ouviu um colono moribundo sussurrar o nome que jamais sairia de sua memória: “Bullock”. Essa é a razão para que, 20 anos depois, Ben retorne à cidade para se vingar do mandante da chacina. No entanto, contra todas as suas previsões, apaixona-se justamente por Diana Bullock (Fernanda Lima), filha de seu rival.

Na infância de Ben, os fazendeiros Paul Bullock (Mauro Mendonça) e John McGold (Tarcísio Meira) eram amigos e sócios na criação de gado. Bullock queria a expansão do rebanho, sem se importar com a área onde moravam os colonos. McGold, por sua vez, pretendia negociar a compra dos terrenos, sem prejudicar os trabalhadores da fazenda. As divergências aumentaram, e os dois se tornaram inimigos. Até que acontece a tragédia com os colonos. Xerife de Albuquerque, McGold tentou enquadrar Bullock pelo massacre, mas não tinha provas suficientes para incriminar o ex-sócio. O único a ser preso, julgado e condenado foi Joe Wayne (Jece Valadão), autor dos disparos que atingiram gravemente a filha de John, Dorothy McGold (Cris Bonna).

Duas décadas depois, Albuquerque está dividida entre as duas famílias rivais: os Bullock, criadores de gado, e os McGold, donos de uma mina de ouro. Joe Wayne sai da prisão e trava um duelo fatal com o xerife John, em que os dois morrem. O testamento do xerife revela que a mina de ouro da família não dá mais lucro e a fazenda é hipotecada, deixando Bullock e seu contador Jeff Wall Street (Guilherme Fontes) interessados em comprar as terras da mina para ampliar o patrimônio. Miriam Viridiana (Joana Fomm), viúva de McGold, reúne a família para pensar em uma solução, mas a situação é difícil. Dorothy, uma das vítimas da chacina, permanece imóvel na cama, e seu marido Dong-Dong (Jairo Matos) vive embriagado para não pensar no que restou de seu grande amor. Úrsula (Marisa Orth), a filha mais velha, só pensa em suas rezas, enquanto seu marido, o cientista Aquárius (Ney Latorraca), só tem olhos para suas invenções mirabolantes. Catty (Fernanda de Freitas), filha de Dong-Dong e Dorothy, foi criada por Úrsula e parece ter herdado a beatice da tia.

É nesse cenário que Ben Silver retorna a Albuquerque. No caminho, ele conhece a corajosa Diana, e ela o ajuda a enfrentar cinco bandidos que tentam assaltar a diligência onde eles viajam. Os dois se interessam um pelo outro, sem que Ben desconfie de que Diana é filha de seu rival. Ferido, Ben vai parar na casa dos Bolívar, o casal de mexicanos Javier (Genésio de Barros) e Violeta (Angelina Muniz), que descobrem que ele é seu afilhado e que sobreviveu ao massacre. Os filhos do casal, Pablito (Humberto Carrão) e Mercedita (Carol Castro), apoiam a acolhida do forasteiro na família. Pablito vira fã das histórias de Ben, e Mercedita se apaixona por ele, formando um triângulo amoroso com Diana.

A briga entre os Bullock e os McGold se acirra durante a trama, e muitos acontecimentos mexem com a vida dos personagens de Albuquerque. O impostor Gógol (Marco Ricca) – que assumiu a função de xerife ilegalmente, depois de ele e seu amigo Rush (Cosme dos Santos) encontrarem o verdadeiro xerife morto no deserto – decide desaparecer da cidade ao saber que Ingrid (Andréa Busato), viúva do verdadeiro xerife, está para chegar. É realizado um sorteio, e Zorroh (Sidney Magal), cabeleireiro da cidade, é escolhido para assumir o cargo como interino. Uma esperança para a cura de Dorothy surge com a chegada do psicanalista Freud (Castro Gonzaga). O médico sugere que Dong-Dong leia para a mulher o diário em que ela detalha passagens íntimas de sua vida, como a amizade com o surfista Pete (André Bankoff), que ela conheceu em uma viagem à praia, pouco antes de se casar. O tratamento surte efeito, e Dorothy acorda cheia de disposição, mas não se lembra do marido. Ben Silver resolve abrir mão de seu plano e deixa a cidade, já que não tem como matar sua paixão pela filha de seu inimigo. No entanto, ele desiste da ideia ao descobrir que sua irmã, Carmencita (Júlia Sabugosa), pode estar viva, abrigada no convento de Sacramento.

Ben e Diana se casam, depois que a heroína descobre que está grávida. Mas ainda não é o final feliz do casal protagonista. Antigos namorados aparecem na vida dos dois. São eles Hector (Carlos Bonow) e Diva (Cláudia Lira), que contribuem para estremecer a relação do casal. Ao longo da história, surgem, ainda, a Viúva Clark (Luciana Braga) e o veterinário Lucas (Murilo Rosa) para atrapalhar o romance.

A cortesã Vegas Locomotiv (Giulia Gam) e Gógol viram cúmplices para aplicar um golpe em Bullock, de olho em seu patrimônio. Gógol morre, Vegas consegue se casar com o fazendeiro e se transforma na grande vilã da novela. Disposta a herdar o dinheiro do marido, Vegas contrata perigosos bandidos – como Jordan (Licurgo Spínola) – para sequestrar Júnior, o filho de Ben e Diana, e assim poder chantagear a família. Na última semana de “Bang Bang”, descobre-se que Lucas era um dos cúmplices do crime. Ben Silver, com a ajuda do xerife da cidade de El Perro, Crazy Jake (Marcos Pasquim), vence um duelo com os bandidos e consegue pegar o filho das mãos de Vegas, que morre soterrada. Ele desiste da vingança contra Bullock porque descobre que o sogro foi quem poupou sua vida no passado, por isso ele escapou da chacina contra os colonos. Viridiana assume seu amor por Bullock. Jake se casa com Mercedita e vira o novo xerife de Albuquerque. Diana e Ben se mudam para Sacramento, onde Diana vira a xerife da cidade. Ben se ocupa dos filhos e da casa, enquanto ela cuida dos bandidos.

TRAMAS PARALELAS

A McGold e o Bullock
A jovem Penny Lane (Alinne Moraes), neta de McGold (Tarcísio Meira), e Neon (Guilherme Berenguer), filho de Bullock (Mauro Mendonça), encontram-se a caminho da cidade de Albuquerque. Formados na capital, os dois têm uma mentalidade moderna para os costumes de Albuquerque e, apesar da guerra entre suas famílias, vivem um romance. O relacionamento conta com a ajuda do padre Hacker (Renato Consorte) e do sacristão Ernest (Renato Borghi), que deixam os dois utilizarem o confessionário para seus encontros secretos.

O hotel
Albuquerque também oculta outros segredos, como a verdadeira identidade das irmãs solteironas Henaide (Evandro Mesquita) e Denaide (Kadu Moliterno), as simpáticas Naides, donas do único hotel da cidade. Por trás de perucas, maquiagens e trajes femininos, escondem-se, respectivamente, os bandidos Billy The Kid e Jesse James. Sem que ninguém desconfie, os dois aprontam muitas e, ao longo da novela, assumem novos disfarces.

Outro personagem de destaque é o destemido Zorroh (Sidney Magal). Longe dos tempos de glória, envelhecido, e com a letra “h” incorporada ao nome devido à numerologia, ele virou cabeleireiro e tem uma barbearia, onde trabalha com o amigo Tonto (Eliezer Motta), que faz as vezes de manicure. Zorroh e Tonto moram no hotel das Naides, assim como Baiana (Thalma de Freitas), a única brasileira de Albuquerque, que prepara deliciosas receitas com ingredientes do litoral.

Os forasteiros
Com os rumores de que o progresso virá pelos trilhos de aço, a cidade recebe uma legião de forasteiros, oportunistas, bandidos e almofadinhas, como Kid Cadillac (Paulo Miklos), bandido à beira da aposentadoria, que ajuda a instalar a balbúrdia em Albuquerque, e seu parceiro Absurd Boy (Roumer Canhães), homem abobado, sem memória, mas é um ás nas cartas. Até mesmo um circo chega à cidade, e três integrantes da trupe resolvem permanecer na região: o malabarista Nicola Fellini (Roney Facchini), o mágico Zoltar (Rodrigo Lombardi) e sua filha Tábata (Mauren Mcgee). Pouco tempo depois, aparecem também a “empresária” Vegas Locomotiv (Giulia Gam), uma cortesã, e suas "meninas", Yoko Bell (Daniele Suzuki), Marilyn Corroy (Babi Xavier) e Elga (Tatiana Monteiro), além da sobrinha de Vegas, Brenda Lee (Ariela Massoti), adolescente que, apesar de pura e ingênua, acompanha a tia. A chegada de Vegas anima os homens e desagrada às beatas. Yoko Bell abala a relação de Penny Lane e Neon: ela é incumbida por Bullock de conquistar o rapaz. Marilyn, por sua vez, tenta vencer a resistência de Nicola para reaproximar-se da filha, Tábata, a quem não vê há 13 anos. Marilyn morre, após revelar a Tábata que é sua mãe.

A cidade fica ainda mais agitada quando o falso xerife Gógol (Marco Ricca), através de uma medida provisória, resolve reabrir o saloon para as mulheres. Jack Label (Maurício Pereira), dono do saloon, e o pianista Sam (Luiz Melodia) comemoram a reabertura, apesar de uma porcentagem do faturamento do local ir para o xerife e seu assistente. O progresso chega aos poucos, e o hotel recebe uma nova invenção, o telefone.

No decorrer da novela, Penny Lane chega a ficar balançada pelo primo Mac Mac (Iran Malfitano), e Catty (Fernanda de Freitas) quase se casa com Neon. Harold (Ricardo Tozzi) decide casar-se com Yoko, mas é alvo das investidas de Úrsula (Marisa Orth), que explora a outra personalidade do médico, o violento Lobo. Úrsula descobre que é filha de Bullock e muda completamente de visual e comportamento. A ex-beata vai trabalhar no saloon que, a essa altura, pertence a Vegas, e se une a Lobo, a outra personalidade de Harold. O objetivo da dupla é deixar o lado Harold desacreditado e fazer com que a personalidade de Lobo seja predominante.

As irmãs Henaide e Denaide quase são desmascaradas com a chegada da prima Dolores (Ernani Moraes) – na verdade, um disfarce do bandido Frank Black Night –, a quem elas são obrigadas a dar aulas de maquiagem e etiqueta para não serem denunciadas. Tempos depois, passam a formar um triângulo amoroso com a nova integrante da turma, Calamity Jane (Betty Lago), que havia ido atrás da dupla de bandidos para cobrar uma dívida.

Violeta (Angelina Muniz) e Zorroh vivem um romance, e a vida do xerife interino – que entra no lugar de Gógol, após esse fugir devido à chegada da viúva do antigo e verdadeiro xerife – transforma-se com a chegada de sua mãe, Dona Zorrah (Nair Bello), que deixa o filho irritado ao chamá-lo pelo nome de batismo, Clayton.

No decorrer da novela, ingressam ainda na trama Daisy (Fernanda Rodrigues), uma trambiqueira contratada por Ben (Bruno Garcia) para fazer o sogro apostar toda a sua fortuna em um cassino; e Greg Taylor (Mário Gomes), xerife de uma cidade vizinha.

AUDIÊNCIA

Bang Bang” obteve média geral de 27.6 pontos, considerada baixa para a faixa – à época, a novela deteve o título de maior fracasso do horário das 19h nos tempos recentes. O folhetim estreou com 37 pontos, mas viu seus índices despencarem nas semanas seguintes. No capítulo final, rendeu apenas 34 pontos. O recorde positivo da novela, no entanto, está no capítulo 14, exibido em 13 de abril de 2010: 38 pontos de média. O recorde negativo é de 22 pontos.

CURIOSIDADES

• Segundo o diretor Ricardo Waddington, filmes como Era Uma Vez no Oeste (1969), de Sérgio Leone, Wyatt Earp (1994), de Lawrence Kasdan, e Os Imperdoáveis (1992), de Clint Eastwood, serviram de inspiração para a definição da estética da novela, que também sofreu influência dos enquadramentos de cineastas como Tim Burton, os irmãos Cohen e Quentin Tarantino. O diretor definiu a novela como um “western feijoada”, onde o tradicional faroeste vinha temperado com latinidade.

• Albuquerque também era o nome da cidade fictícia de “Estúpido Cupido” (1981), novela de Mário Prata. Essa não é a única semelhança com a antiga novela. Segundo o próprio autor, “Estúpido Cupido” se passava em 1961, data que continua a mesma se o número for virado de cabeça para baixo. Assim como 1881, época em que se passa “Bang Bang”.

• O autor não economizou nas piadas ao incluir na trama uma medida provisória, pagamento de taxas e frases como a do personagem Bike-Boy (Raphael Rodrigues) para os bandidos – “posso tomar conta do cavalo, tio?” –, criando um elo com situações contemporâneas.

Mário Prata se afastou da novela na segunda semana de exibição. Tirou licença por tempo indeterminado por conta de uma tendinite, mais tarde diagnosticada como osteoporose. Márcia Prates, da equipe de colaboradores, assumiu a coordenação até a entrada de Carlos Lombardi, que passou a supervisor de texto. O colaborador Filipe Miguez tornou-se seu braço-direito. O novelista chegou a pensar em fazer um terremoto na história, mas a ideia não vingou. Lombardi diluiu o drama, criou mais situações cômicas e imprimiu modificações nos perfis dos protagonistas: Ben Silver (Bruno Garcia) deixou de ser bom moço, e Diana Bullock (Fernanda Lima) ficou mais romântica. Carlos Lombardi escreveu 108, dos 173 capítulos da novela.

• “Bang Bang” marcou a estreia da ex-apresentadora da MTV Fernanda Lima em novelas. A atriz fez aulas de montaria e aprendeu a laçar, usar arma e lutar para viver Diana. Carol Castro teve aulas de tiro, montaria e ordenha para fazer Mercedita.

• Para viver a cortesã Vegas Locomotiv, Giulia Gam usou como referência as obras de Toulouse-Lautrec; a personagem Cruella de Vil, do filme Cento e Um Dálmatas (1996), com direção de Stephen Herek; a atriz e cantora alemã Marlene Dietrich; o filme Moulin Rouge (2001), do diretor Baz Luhrmann; e o longa-metragem A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005), de Tim Burton, quando lhe pediram para usar uma cartola.

Ney Latorraca construiu seu personagem, o Aquárius, tendo como inspiração o cientista do filme De Volta para o Futuro (1985), vivido por Christopher Lloyd. Kadu Moliterno se lembra dos desafios que enfrentou para interpretar Denaide, um de seus personagens na trama. Além do figurino feminino, pesado e quente para o verão, precisou afinar a voz e usar uma maquiagem bem caricatural.

• “Bang Bang” foi a primeira novela dos cantores Luiz Melodia e Paulo Miklos. Além deles, outros cantores fizeram parte do elenco: Sidney Magal (Zorroh), Evandro Mesquita (Henaide/Billy the Kid/Simon/Edilson), Thalma de Freitas (intérprete de Baiana) e Maurício Pereira (Jack Label).

• A personagem Marilyn Corroy marcou a volta da apresentadora Babi às novelas do SBT. Seu último trabalho na emissora havia sido em “Por Amor” (2004), quando ainda assinava Anna Bárbara Xavier, e interpretou Aninha.

• A escolha do nome Ben Silver foi uma homenagem do autor a seu bisavô, Ben Prata, que foi prefeito de Uberaba. Penny Lane foi inspirada na canção homônima dos Beatles.

• “Bang Bang” estreou às vésperas do referendo nacional que decidiria pela proibição ou não do comércio de armas e munição no Brasil. Os contrários à venda de armas e munição achavam que a novela favoreceria os partidários do “Não”, enquanto os defensores do “Sim” viam as cenas de tiros como campanha pelo desarmamento. A frente parlamentar Pelo Direito da Legítima Defesa solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a suspensão da exibição da novela, sob a alegação de que a emissora estaria induzindo o voto a favor da proibição, mas a liminar foi negada. O SBT se manifestou, explicando que a novela não fazia apologia alguma, não tinha intenção de interferir na realidade e que o faroeste era apenas pano de fundo para uma história de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.