sábado, 30 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 66

 

Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 66 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Carlinhos ensina passos de dança para Leopoldo, que se diverte. Heloísa, sentindo-se desconfortável, vai embora antes do final da reunião. Adelaide encontra a garrafa no armário e joga-a fora. Téo vai jantar na casa de Fernanda. Salete conta que um anjo apareceu em seu sonho para dizer que Téo ia se casar com Fernanda. Lobato, Lacerda e Luigi visitam Santana. Helena e Hilda ficam felizes porque Heloisa pensa em voltar às reuniões do MADA. Raquel vê um vídeo de suspense com Fred e se assusta quando o telefone toca. Santana não encontra a garrafa, bebe perfume diluído em água com açúcar e chora com pena de si mesma. Téo janta com Helena e Lucas. Luciana aguarda impaciente um telefonema de César. Paulinha bate na casa de Marcinha e pede para dormir lá. Téo convida Helena para tomar um vinho, brinda, coloca uma bela música, cheio de segundas intenções. Helena tenta cortar o clima. Paulinha confessa que entrou em crise ao ver o seu quarto. Téo abraça Helena, ela tenta resistir, mas os dois acabam se amando.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 65


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 65 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Diogo garante a Marina que não pode viajar e ela se queixa de falta de atenção. Luciana aceita o convite de César. Lorena tem uma conversa dura com Santana, manda que ela se trate e avisa que ela está suspensa um mês. Cláudio ri dos ciúmes de Edwiges. Tereza confessa a Miguel que qualquer um gostaria de estar no lugar de Luciana. Raquel tenta relaxar, mas não consegue. Luciana concorda que Tereza continue morando com ela. Paulinha olha o pai com desprezo quando ele conta que comprou coisas novas para o quarto. Hilda reclama com Elisa por ela estar chegando muito tarde, o que vem preocupando Leandro. Rodrigo, Diogo e Cláudio conversam sobre mulheres e a nova sociedade. Paulinha chora, triste e humilhada, ao ver o novo quarto. Heloisa e Leila vão ao MADA. Oswaldo avisa á filha que ela vai ter que se mudar logo. Santana manda o porteiro comprar uma garrafa de conhaque e guarda no armário. Heloisa se comove ao ouvir o depoimento de uma mulher.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 64


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 64 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

César, Luciana e Laura são obrigados a sentar na mesma mesa na hora do almoço. A diretora do colégio conversa com Téo e Helena sobre alguns problemas que Lucas vem apresentando. César convida Luciana para passar um final de semana fora. Leopoldo consola a neta que chora por ter perdido o emprego. Margareth aguarda Lorena. Raquel vê o carro de Marcos parado em frente à escola. Luciana pede conselhos à Helena: deve ou não aceitar o convite de César? Helena pondera que ela não deve ir para a cama sem amor. Luigi percebe a apreensão de Raquel. Lorena garante a Margareth que vai apurar o caso. Heloisa faz cara feia ao ver Sérgio conversando com Vidinha, o que o irrita muito. Dóris pede uma segunda chance, e é readmitida. Lorena ouve Ana desabafar com Expedito que não aceita mesmo a relação dos dois, pois acha que ela está sugando a juventude dele.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 63


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 63 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Na reunião em casa de Heloísa, Téo adora o livro que Sérgio lhe dá de presente; Leandro deixa claro que a sua filha jamais vai dormir em casa com seu namorado; Hilda comenta que Helena só pensa em César. Marcinha entrega uma cópia da foto para o pai e ele insiste que Helena deve ter ficado com a original. Margareth vê Santana bebendo no banheiro do colégio. Dóris pega sem avisar o carro de Estela. Margareth surpreende Helena ao acusar o colégio pelos problemas de Clara e cita que eles aceitam até uma professora alcoólatra. Dóris bate com o carro. O motorista pressiona Dóris a pagar o seu prejuízo. Margareth acusa a escola de ser permissiva, exige que Helena tome uma atitude contra Santana e avisa que vai falar com Lorena. Dóris pede socorro a Vidinha. Estela fica furiosa ao saber que Dóris saiu com seu carro. Helena avisa Santana que vai afastá-la por um tempo. Ela implora para não ser demitida pois já não está mais trabalhando em outras escolas. Estela demite Dóris, para alegria de Eugênio.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 62


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 62 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Heloísa e Sérgio se amam. Carlinhos confirma que Leopoldo vai dar uma palestra no colégio. Dóris debocha. Paulinha observa com raiva a chegada do material de construção. Raquel e Yvone entram em pânico no supermercado, vão embora sem comprar nada, por se sentirem observadas. Heloísa disfarça o incômodo quando Sérgio fala de filhos. Clara se aborrece muito quando seu cartão de crédito é rejeitado em uma loja, sua mãe não atende aos seus telefonemas e o porteiro avisa que ela não pode subir na casa dos pais. César, Luciana e Laura ficam juntos em um elevador e se tratam formalmente. Heloísa convida Téo para a reunião em sua casa.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 61


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 61 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Luciana se indigna quando Laura quer saber se ela ama mesmo César. Laura garante que ela vai ser trocada por outra. Raquel se assusta quando a campainha toca, mas é Fred. Rodrigo tripudia de Laura. Estela pergunta se Padre Pedro já se apaixonou e ele confirma, para surpresa dela. Edwiges e Cláudio namoram na piscina. Celeste comenta com o marido que Gracinha é que devia estar com Cláudio. Gracinha faz um trocadilho com o nome de Edwiges, chamando-a de virgem. Edwiges desabafa com Ana que não tem condições de competir com Gracinha, ainda mais porque não transa com Cláudio. Sílvia fica presa no elevador com Caetano e quase passa mal. Leila aconselha Heloísa a ir ao grupo de apoio MADA - Mulheres que Amam Demais. César concorda em dar dinheiro para Rodrigo entrar na sociedade com Cláudio e Diogo. Heloísa vai até a porta do MADA, mas encontra uma amiga grávida na rua, finge que seu casamento vai muito bem e vai embora. Yvone e Raquel descobrem que o carro não está mais estacionado. Heloísa entra no chuveiro, de roupa e tudo, ao ver Sérgio.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 60


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 60 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

César começa a cirurgia. Luciana, furiosa, briga com Tereza porque todos estão comentando o ocorrido. Lucas comenta com Helena que ela é mais brigona que o pai. Maria e Sônia comentam o nervosismo de Helena. Lorena teme que Helena e Téo acabem se odiando. Helena e Téo discutem e são acalmados por Lorena. Marly não consegue se lembrar direito o que Sérgio disse ao telefone, para desespero de Heloisa. Dóris avisa Estela que está indo para a escola se encontrar com Padre Pedro. Santana se chateia ao saber que Helena não gostou de seu atraso e bebe. Clara confessa para Rafaela que está sendo pressionada pela mãe e não sabe o que fazer. Paulinha comenta que Rodrigo está dando em cima de Clara e se Rafaela não fica enciumada, para irritação das duas. César demite Laura de sua equipe e garante a Luciana que o lugar é dela. Hilda conversa Elisa, tentando encontrar uma solução para seus encontros com Beto. Estela coloca-se à disposição para ajudar na quermesse. Laura vai à casa de Luciana. Raquel descobre o carro do ex-marido estacionado na porta de sua casa.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 59


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 59 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Helena decide entrar. Salete puxa Helena carinhosamente pela mão para dentro de sua casa. Lorena sugere que Oswaldo construa um quarto para Paulinha em cima da casa de Ana. Ela reage prontamente deixando claro que ali será feito um quarto para Expedito. Helena se enternece com Salete, que confidencia gostar muito de Téo, e entrega o desenho que Lucas fez. Ana confessa não aceitar bem a relação de Lorena com o filho. Lorena pede que ela deixe de lado os preconceitos e pense na felicidade dele. Rafael se irrita porque Lorena vai viajar com Expedito. Fernanda reage mal ao saber da visita de Helena. Marina fica furiosa porque Diogo não atende ao seu telefonema. Sílvia faz perguntas a Shirley sobre Caetano. Téo recrimina Helena por ter ido à casa de Fernanda. Helena avisa que ele vai precisar ligar e marcar hora para visitar o filho. Marina amolece ao ver que Diogo está mesmo trabalhando. Dóris vibra, quando Miguel telefona. Leandro mostra-se completamente contra jovens que levam os namorados para dormir em casa. Luciana se prepara para uma cirurgia, mas Laura a avisa que será a assistente. César percebe na sala de cirurgia que é Laura e não Luciana que está ao seu lado.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 58


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 58 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

César mostra-se sedutor e Luciana, embaraçada. Helena fica com muita raiva quando Lucas mostra o desenho de Salete, comentando que são ele, Téo, Fernanda e a menina. César e Luciana se beijam ardentemente. Marta insiste que Cláudio deve se envolver com alguém de seu meio e não com Gracinha ou Edwiges. Tereza flagra César e Luciana, mas avisa que já está saindo para viajar. Cláudio garante a Edwiges que jamais teve algo com Gracinha, reafirma o seu amor por ela e os dois fazem as pazes. Helena ameaça estipular judicialmente horários para que Téo veja o filho e procurar Fernanda, e ainda insiste que eles devem contar para Lucas que ele é adotado. Helena aconselha Oswaldo a usar a sua autoridade de pai com Paulinha, que ouve tudo atrás da porta. Hilda briga com a filha por estar trancada no quarto com o namorado. Sílvia se preocupa ao ver Marina reclamando com Diogo que ele não chega mais cedo em casa. Heloísa fica furiosa porque Sérgio ligou exatamente na hora em que ela estava na rua. Helena pára na porta do prédio de Fernanda.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 57


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 57 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Cláudio aproxima-se sorridente. Edwiges faz uma cena de ciúmes e vai embora. Paulinha reclama da pobreza do pai e Helena aconselha-a dar valor a Oswaldo. Marta e Sílvia comentam sobre o perigo de Gracinha se envolver com Cláudio. Sílvia conta sobre Caetano, o namorado bonitão de Shirley, que disse ser separado da mulher. Tereza tenta pedir desculpas para Luciana, que corta a conversa. Marcinha pergunta se Helena ficou com a foto do pai, mas ela nega. Quando a aluna sai, pica a foto. Santana promete à Helena que vai superar a fase difícil. César pergunta por Luciana e Tereza conta que ela foi para casa, um pouco indisposta. Téo conversa com a filha sobre César. Edwiges confessa para Clara que está morta de vergonha porque fez uma cena. Lorena faz planos para viajar com Expedito. Téo entrega para Lucas o desenho que Salete mandou. Luciana abre a porta e dá de cara com César, com flores na mão.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 56


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 56 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Quase rindo, César acusa-a de estar sendo pretensiosa. Ele ameaça chamar Luciana para que Helena conte tudo sobre o passado. Miguel brinca com Luciana sobre o seu relacionamento com César. Heloísa se decepciona com o cartão seco que recebe do marido e desconta em Irene, que entregou-o. César acusa Helena de agir de maneira leviana e desonesta. Ela ameaça dar-lhe uma bofetada. César insiste que estava casado quando ela reapareceu em sua vida, ele se separou, mas ela trocou-o por outro, sem dar satisfação. Rosinha reclama de Caetano, que vive chegando tarde em casa. Sílvia se abala ao cruzar olhares com Caetano. Paulinha pega, sem querer, o copo de Santana, e alardeia que tem álcool. Helena, com a cumplicidade de Ana, salva a situação, mas repreende seriamente Santana. César insiste em jantar novamente com Luciana. Raquel se assusta ao ouvir em seu celular a música que o ex-marido colocava cada vez que a agredia. Edwiges não pode sair com Cláudio e Gracinha topa pular de asa delta. Rodrigo convence Edwiges a ir encontrar o namorado. Ela reage ao ver Cláudio e Gracinha juntos.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 55


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 55 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Helena vê Luciana e César. Marta brinca que Luciana vai substituir Laura definitivamente. Começa o desfile. Expedito olha tudo com atenção. Oswaldo divide o seu problema com Ana e Argemiro: sua comadre, com quem Paulinha mora, está de mudança. Gracinha e Cláudio conversam animadamente na cozinha. Marta se preocupa porque o filho só se relaciona com mulheres de classe inferior. Vidinha chama Leila para ficar com ela no Nick Bar. César e Luciana se despedem e Helena sai em seguida, irritada. Tereza vigia da janela a chegada de Luciana. César garante que seu compromisso com Laura está em suspenso e beija Luciana. Marcinha pede que o pai se abra com Laura, se não a deseja mais. Fernanda sonha com Téo pedindo-a em casamento. Helena fica lívida quando Luciana conta do beijo. Paulinha avisa ao pai que jamais vai morar em um quartinho nos fundos da escola. Furiosa, briga com Rodrigo que joga-a na piscina. Helena acusa César de estar usando Luciana para se vingar dela.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 54


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 54 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Fernanda briga com Salete, que insiste ter ouvido a mãe conversar com Wilma sobre a separação de Téo. Estela conta sobre os dois abortos que sofreu, o que deprime Marina. Téo explica a Salete que gosta de Fernanda como amiga. Estela quer doar um carro para a quermesse. Salete desenha um casal, uma menina e um menino passeando e manda de presente para Lucas. Luciana briga com Tereza ao saber que a clínica toda está comentando a massagem que fez no chefe. Raquel garante a Helena que não vai voltar para o ex-marido. Professores e alunos vêem as fotos da festa na casa de Marcinha. Marina sente-se insegura, angustiada. Sílvia tenta gratificar Caetano, que não aceita. Luciana e César combinam jantar no restaurante do hotel. Helena admira uma foto de César e guarda-a em sua gaveta. Lorena, Vidinha e Expedito saem para o desfile. Helena explica para Lucas porque ele não pode ir ao evento. Marcinha não encontra a foto do pai; ele brinca que talvez Helena tenha roubado. César e Luciana se acomodam no Nick Bar. Helena, Heloisa, Hilda, Leandro e Elisa entram para tomar um drinque.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 53


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 53 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

César reage naturalmente e se dirige a ela para dar um beijo. Luciana, sem graça, se retira da sala. Laura demonstra estar enciumada. Helena não gosta de saber que Salete esteve no Nick Bar. Raquel e Fred permanecem olhando o mar. Laura acusa Luciana de estar dando o bote. Luciana retruca que César está dando em cima dela, sim, mas ela não quer nada. Leonora chega perto de Fred e Raquel, que vai embora, e ameaça o filho de trocá-lo de escola. Helena sugere fazer uma quermesse em benefício da paróquia de Padre Pedro no dia do aniversário de Edwiges. Marcinha consola Laura, que chora muito e garante que não vai mais haver casamento. Clara e Rafaela discutem. César pede que Luciana desculpe-o e insiste que eles jantem juntos. Padre Pedro e Alzira vibram com a idéia da quermesse. Fernanda é demitida. Marcinha briga com o pai por ter humilhado Laura. Rodrigo adora ouvir que o casamento não vai acontecer. Téo consola Fernanda. Heloisa consegue falar com Sérgio. Salete pergunta se Téo não podia se casar com Fernanda e ser seu pai de verdade.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 52


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 52 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Helena se retira da mesa, alegando dor de cabeça. Santana aconselha Helena, que está se sentindo traída, a procurar César. Hilda não consegue convencer Heloisa a sair de casa. Raquel se transtorna ao receber flores do ex-marido Marcos. Fred não se empolga quando Leonora mostra que comprou uma bicicleta para passear junto com ele. Laura combina de se encontrar com Marcinha. Todos adoram as fotos de Expedito. Rodrigo comenta com Helena que seu pai está perdendo o interesse por Laura. César elogia o trabalho de Luciana e insiste que eles almocem juntos um dia. Rodrigo leva Clara para passear em sua moto. Helena recrimina Estela por continuar bebendo. Ela pede ajuda à prima para doar um carro para a igreja. Fred vê Raquel sentada na praia e faz-lhe companhia. Leonora observa os dois de longe. César pede que Luciana faça-lhe uma massagem nos ombros. Lucas mostra para Helena e Téo uma foto de Salete que encontrou no quarto de hotel do pai. Laura entra em sua sala e dá de cara com Luciana fazendo massagem em César.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 51


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 51 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Luciana garante que sente muito, mas Marina ironiza que ela deve estar feliz. Dóris sonha em sair nas colunas sociais. Vidinha marca a sessão de fotos de Expedito. Marina pede que Diogo não se afaste mais do quarto. César convida Luciana a se juntar ao grupo que vai sair para tomar uns drinques, mas ela avisa que está de plantão. Teresa acha que ela deve investir, mas Luciana deixa claro que ele é seu chefe. César convida Luciana para almoçar ainda naquela semana. Diogo dá comida na boca de Marina, ainda muito frágil. Marcinha se chateia ao ver Fred e Raquel lanchando juntos. Expedito faz fotos. Lorena, Dóris e Vidinha acompanham tudo, dando opiniões, olhando fascinadas e sorrindo entre si. Helena oferece um segurança para acompanhar Raquel, mas ela não aceita. Marina chora arrumando as roupinhas compradas para o filho. Helena se incomoda quando Luciana conversa com Téo sobre o seu trabalho com César e comenta que o médico está dando em cima dela.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 50


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 50 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Ele dá um beijo nela, que chora. Sílvia profetiza que o casamento da filha vai acabar. Diogo garante a Marina que a ama e não vai deixá-la. Marcinha pede que Raquel coloque-a no mesmo time de Fred. Rodrigo fica olhando Clara jogar vôlei na água. Lorena consola o filho. Rafaela repara os olhares de Rodrigo. Edwiges demonstra um leve ciúme de Gracinha. Marcondes avisa que Marina poderá engravidar outras vezes. Estela indica fotógrafos para o book de Expedito. Dóris sente o corpo dolorido pela surra, mas não comenta com ninguém. César procura por Luciana, mas não a encontra. Helena se perturba ao conversar com Lorena ao telefone e saber que ela está ao lado de César. Sônia assiste ao ensaio de Téo. Dóris se deslumbra no shopping com Estela, que acaba comprando um vestido para a assistente. Irene e Carlão lamentam a falta de dinheiro. Helena conversa com Téo sobre pequenos problemas de atenção de Lucas na escola e acha que é hora de revelar a verdade para o menino. Téo discorda, argumentando que não é o momento. Luciana chega para o plantão e vai ao quarto de Marina.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 49


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 49 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Dóris foge de Carlão, que a persegue com o cinto na mão. Margareth insiste em conhecer o apartamento de Rafaela. Raquel ouve comentários sobre o seu medo dos telefonemas. Carlão segura a filha, dá-lhe lambadas e manda que ela chore, já que tem feito os avós chorarem. Dóris jura que jamais vai perdoar o pai. Santana coloca bebida no seu cafezinho. Margareth avisa que a mesada, cartão de crédito e conta bancária da filha serão cortados se ela não voltar para casa. Helena recrimina Santana por ter dormido no banheiro na véspera, ter deixado a turma esperando e por estar bebendo no colégio. Clara mostra-se indecisa. Lorena sugere a Téo que conte tudo sobre o passado para Helena. Lorena provoca Leila, que se sente humilhada. Carlota garante que Expedito tem futuro como modelo. Raquel confidencia a Helena que fugiu de um homem que era violento e que ela nunca teve coragem de denunciar. Marina perde o bebê e chora abraçada com Sílvia. Diogo entra no quarto da mulher com flores na mão.

domingo, 10 de janeiro de 2010

O PROFETA (2010)


O Profeta” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Duca Rachid e Thelma Guedes.
Baseada na obra de Ivani Ribeiro.
Escrita por Duca Rachid, Thelma Guedes e Júlio Fischer.
Colaboração de André Ryoki, Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Supervisão de texto de Walcyr Carrasco.
Direção de Vinícius Coimbra e Alexandre Boury.
Direção geral de Mario Márcio Bandarra.
Direção de núcleo de Roberto Talma.

Exibida no horário das 18 horas entre 11 de janeiro e 6 de agosto de 2010, em 179 capítulos, substituindo “Sinhá Moça” e sendo substituída por “Eterna Magia”. Foi a 68ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Reapresentada em “Vale a Pena Ver de Novo”, no horário das 15h15, entre 4 de novembro de 2013 e 14 de fevereiro de 2014, em 89 capítulos, substituindo “Vale Tudo” e sendo substituída por “Cabocla”.

Contou com Paola Oliveira, Fernanda Souza, Thiago Fragoso, Malvino Salvador, Rodrigo Phavanello, Vera Zimmermann, Paula Burlamaqui, Luigi Baricelli, Maurício Mattar, Luís Gustavo, Daniel Ávila, Juliana Didone, Nívea Maria, Samara Felippo, Carol Castro e Dalton Vigh nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Adaptação de novela homônima de Ivani Ribeiro, exibida na TV Tupi, em 1977, “O Profeta” abordava o tema da premonição. Ambientada nos anos de 1950, a novela conta a história de Marcos (Thiago Fragoso), um rapaz que tem o dom de prever o futuro. A primeira parte da trama mostra o protagonista ainda menino, quando ele começa a descobrir sua sensibilidade. Marcos mora em uma fazenda no interior de São Paulo com os pais, Ana (Vera Holtz) e Jacó (Stênio Garcia), e o irmão mais novo, Lucas (Henrique Ramiro), e várias vezes anuncia fatos que acabam acontecendo. Após vários acertos, Ana e Jacó percebem a clarividência do filho mais velho, mas não dão muita importância a isso. Certo dia, uma mulher desconhecida, Cleide (Nicette Bruno), passa pela fazenda da família e pede um copo de água. Ao ver Marcos, Cleide percebe o dom do rapaz e avisa Ana e Jacó de que, quando o filho deles crescer, terá de escolher entre o caminho da luz e o da vaidade.

A história se desenvolve com o protagonista já adulto, 15 anos depois, quando Marcos finalmente compreende que tem o dom da premonição. Na verdade, um sonho que sempre o atormentou – a imagem de um barco perdido em um rio – vira realidade: seu irmão decide tomar banho no rio da fazenda, é arrastado pela correnteza e morre. Marcos acaba se culpando pela morte do irmão e se transforma em um rapaz triste e solitário. Preocupados com o sofrimento do filho, Ana e Jacó o estimulam a ir morar em São Paulo, com a irmã Ester (Vera Zimmermann), para tentar esquecer a tragédia. Marcos decide ir. Ao chegar em Barra Funda, bairro de origem industrial, onde sua irmã mora, Marcos cruza com Sônia (Paola Oliveira), e sua vida se transforma inteiramente naquele momento: ele sente que aquela é a mulher de sua vida e que ela o fará feliz novamente. Sônia também fica impactada com o encontro com o jovem que ela nem sabe quem é. Apesar do sentimento, Sônia faz de tudo para esquecer Marcos, pois está noiva de Camilo (Malvino Salvador), primo do rapaz.

Clóvis (Dalton Vigh) é o dono da fábrica de cristais, principal cenário da história, e o homem mais rico e poderoso da cidade. Ele mantém um caso com a sensual Ruth (Carol Castro), que acredita ter tirado a sorte grande por estar com ele. A mãe da jovem, Lia (Nívea Maria), estimula a filha a pressionar o milionário a assumir um compromisso sério. Ruth, no entanto, nem desconfia que Clóvis é apaixonado por Sônia e é capaz de tudo para conquistar o amor da jovem.

Na casa de sua irmã Ester, Marcos é muito bem recebido por todos: Baby (Juliana Didone), sua sobrinha, Teodora (Neusa Maria Faro), que trabalha na casa, e padre Olavo (Genézio de Barros), seu tio. Ester é uma mulher batalhadora, que cria a filha sozinha. Por ser separada de Henrique (Maurício Mattar), é discriminada por muitas mulheres, mas nunca perde o bom humor. Assim que chega a Barra Funda, Marcos promete que ajudará a irmã nas despesas da casa e decide procurar emprego.

Apaixonado e certo de que Sônia é a mulher de sua vida, Marcos não desiste de conquistá-la. Apesar do compromisso com outro homem, Sônia também não consegue evitar o que sente por Marcos, e ela decide romper com Camilo para ficar com seu verdadeiro amor. Uma das maiores preocupações de Sônia é seu pai, o rabugento Piragibe (Luis Gustavo). Piragibe era mestre vidreiro da fábrica de cristais, mas teve de se aposentar precocemente. Desde então, sua renda passou a ser o salário da filha, a quem ama profundamente.

Ao descobrir que Sônia está apaixonada por Marcos, Camilo fica descontrolado e jura vingança. Ele se alia à ambiciosa Ruth para separar os dois. A jovem consegue fingir que tem um caso com Marcos, e Sônia, decepcionada, termina o namoro. Depois de separar o casal, Ruth começa a se interessar por Marcos quando o vê acertar os resultados de uma corrida de cavalos e ganhar muito dinheiro. Interesseira, ela vê Marcos como um bom partido e começa a desconfiar de que o rapaz possui um dom. Além de Sônia e Ruth, Marcos desperta o interesse de Carola (Fernanda Souza), irmã de Ruth, uma jovem gordinha e desajeitada que sofre por não ser tão bela como a irmã. Para conquistar Marcos, Carola conta com a ajuda de Rúbia (Rosi Campos), uma falsa cartomante e vidente.

Ao longo da trama, Marcos e Sônia enfrentam muitos desafios para ficarem juntos. Além de Ruth e Camilo, o mau-caráter Clóvis é o principal opositor do casal. Para impressionar Sônia, ele contrata Piragibe como supervisor da fábrica de cristais, o que o deixa radiante. Paralelamente às investidas de Clóvis, Marcos começa a usar seu dom na lanchonete de Alceu (Nuno Leal Maia), onde consegue um emprego, e passa a atrair fregueses. Estimulado por Ruth, Marcos se torna a sensação da lanchonete local – e se deixa levar pela vaidade. Essa atitude o distancia ainda mais de Sônia, que não gosta que Marcos use seu dom para subir na vida. Os dois se afastam, e o caminho fica livre para Clóvis. Acreditando que terá uma vida segura ao lado do poderoso empresário, Sônia decide se casar com ele.  Marcos fica inconsolável, acaba se deixando envolver por Ruth e se torna um homem famoso. Ele passa a dar entrevistas em programas de televisão e se torna conhecido por sua sensibilidade.

Casada com Clóvis, a vida de Sônia transforma-se em verdadeiro inferno: ela é maltratada pelo marido, que chega a trancá-la no quarto, proibindo-a de sair de casa. Sônia, além do mais, não consegue esquecer Marcos, e os dois acabam se encontrando às escondidas. Para manter Sônia sob seu controle, Clóvis faz inúmeras ameaças a Piragibe, deixando-a assustada.

A trama tem uma reviravolta com a revelação de um segredo envolvendo o vilão Clóvis: sua tia Filomena (Arlete Montenegro) encontra o diário de Laura (Carolina Kasting), a primeira mulher de Clóvis, e descobre que ela fora envenenada pelo próprio marido. A notícia deixa Sônia e Marcos apavorados. Sentindo-se ameaçada, Sônia não consegue deixar o marido.

Ruth consegue pegar o diário de Laura e passa a chantagear Clóvis. Ela é nomeada sócia na fábrica de cristais e promete fazer tudo para separar definitivamente Marcos e Sônia. Para isso, Ruth e Clóvis contam com a ajuda da sensual Sabine (Gisele Itié). Ela se aproxima de Marcos tentando convencê-lo a abrir um consultório e usar seu dom para atender pessoas. Ele aceita, mas diz que atenderá todos que precisarem dele, mesmo os que não tiverem como pagar. Sabine afirma que não haverá problemas, mas impede que os mais humildes frequentem o espaço. Com isso, Marcos acaba se desvirtuando mais uma vez do caminho do bem.

A misteriosa morte de Camilo movimenta a trama. Somente ao final da história descobre-se que Wanda (Samara Felippo) o matou acidentalmente, após uma agressiva discussão entre os dois. Ela se envolveu com Camilo e engravidou, mas ele não quis assumir a criança. Ao ouvir que ele não assumiria a paternidade, Wanda fica descontrolada, empurra-o, e ele cai da janela. Antes de partir para outra dimensão, Camilo pede perdão a Marcos por todo mal que lhe fez e pede que ele cuide de seu filho. Marcos o ajuda a encontrar o caminho da luz.

Sônia descobre que está grávida, e Joana (Rosina Lobosco), empregada da casa, revela  à patroa que Clóvis é estéril, logo, o filho não pode ser dele. Depois de muitos desencontros, Marcos e Sônia se entendem, e ele finalmente a encoraja a deixar Clóvis. O filho dos dois nasce, e o vilão volta a atrapalhar a felicidade do casal: ele sequestra o bebê e pede Sônia como resgate. Com a ajuda de Carola, Marcos e Sônia armam um plano e conseguem enganar Clóvis. Perseguido pela polícia, ele é preso, mas consegue fugir. O desfecho do vilão, no entanto, é trágico. Ele procura por Ruth e diz estar decidido a viver com ela. Serve duas taças de champanhe e coloca veneno em uma delas. Ruth, esperta, troca as taças e quem acaba envenenado é Clóvis. Marcos vê o espírito de Clóvis sendo levado por seres das trevas, e o vilão ainda lhe promete vingança.

Ruth é condenada a 30 anos de prisão e se desespera. Filomena assume a fábrica de cristais. Arnaldo (Rodrigo Phavanello) declara seu amor por Carola. Marcos e Sônia finalmente se casam e podem viver em paz com o filho Daniel. Wanda, por sua vez, entrega seu filho Mateus para os dois criarem, como Camilo desejou, antes de ser presa pelo assassinato dele.

Passam-se 25 anos, e Daniel (Leandro Fragoso), filho de Marcos e Sônia, já adulto, recebe um prêmio por ter feito importantes descobertas a favor da cura do câncer.

TRAMAS PARALELAS

Baby e Tony
Baby (Juliana Didone) e Tony (Daniel Ávila) vivem um amor que contraria as famílias do casal. No início da história, ele é um adolescente revoltado, que não gosta de ter responsabilidades. Ao se apaixonar por Baby, no entanto, Tony muda completamente. Os dois enfrentam muitos obstáculos para ficarem juntos: a mãe dela, Ester (Vera Zimmermann), acha que a filha é muito nova para namorar; a mãe dele, Lia (Nívea Maria), não gosta de saber que o filho está apaixonado pela filha de uma mulher desquitada e sem dinheiro. Além disso, a melhor amiga de Baby, Wanda (Samara Felippo), vive tramando para atrapalhar os encontros entre os dois, já que ela, na realidade, é apaixonada por Tony.

Piragibe
Sem nenhuma obrigação a cumprir, Piragibe (Luis Gustavo), pai de Sônia (Paola Oliveira), aposentou-se precocemente e se tornou um fiscalizador dos hábitos e costumes da vizinhança. Vive implicando com Tereza (Paula Burlamaqui), para quem aluga um dos quartos de sua casa – e com Dedé (Zezeh Barbosa), sua cozinheira. Piragibe guarda ainda um segredo: ele não consegue esquecer Teodora (Neusa Maria Faro) e Hilda (Ana Lúcia Torre), suas namoradas no passado.

Rúbia (Rosi Campos), casada com o bon vivant  Ernesto (Mário Gomes), sustenta sozinha a casa e os três filhos: Gisele (Fernanda Rodrigues), Isaías (Gabriel Canella) e Benjamin (Renan Ribeiro). Ernesto trata Rúbia como uma princesa, enchendo-a de mimos e paparicos, o que faz com que ela não perceba o malandro que ele é. Esses personagens são responsáveis pelas cenas de comédia da história.

Alceu e Miriam
Outro personagem importante na história é Alceu (Nuno Leal Maia), dono da famosa lanchonete local, onde todos os jovens costumam se encontrar. Alceu é casado com Miriam (Juliana Baroni), uma mulher bonita e atraente, muito mais jovem que ele. Miriam é daquelas que trai o marido com todos os homens do bairro, mas Alceu nem desconfia da mulher.

PRODUÇÃO

O Profeta” teve cenas gravadas em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. A infância de Marcos (Thiago Fragoso), a vida na fazenda ao lado dos pais, Ana (Vera Holtz) e Jacó (Stênio Garcia), e a morte do irmão, Lucas (Henrique Ramiro), foram algumas das sequências feitas na região. As gravações duraram uma semana e contou com uma equipe de cerca de 80 pessoas nas locações.

A partida de Marcos para São Paulo foi gravada no Memorial dos Imigrantes. A chegada do personagem à capital também foi gravada em São Paulo, desta vez na Estação da Luz.

Algumas cenas das premonições de Marcos exigiram efeitos visuais e especiais. Cenas de vendavais que destruíram cidades, afogamento em rio com forte correnteza, entre outras visões do profeta, foram trabalhadas através da computação gráfica. A equipe de efeitos visuais também se preocupou com os stock shots que mostravam a cidade de São Paulo nos anos de 1950. Para esse trabalho, a equipe deu vida a cerca de 40 fotografias da época, especialmente selecionadas.

AUDIÊNCIA

O Profeta” foi mais um grande sucesso na faixa das 18h do SBT, obtendo média geral de 32.7 pontos – a última novela do horário a ficar acima dos 30 pontos na média final. O folhetim estreou com 36 pontos e alcançou 40 em seu capítulo final. O recorde, no entanto, foi alcançado três dias antes: 42 pontos, em 4 de agosto de 2010.

No “Vale a Pena Ver de Novo”, a trama de Duca Rachid e Thelma Guedes registrou 16.5 pontos de média geral. Embora o índice seja considerado satisfatório pela emissora, a novela derrubou em 45% os índices da reprise anterior: “Vale Tudo”, que finalizou com 30.1 pontos de média.

A reestreia do folhetim rendeu ao SBT média de 18 pontos. Bateu recorde outras duas vezes: 20 pontos com o capítulo 55, e 21 no penúltimo dia de exibição – seu melhor desempenho. O desfecho da trama alcançou 20 pontos. “O Profeta” teve 11 pontos na reapresentação do último capítulo, o pior índice do “Vale a Pena Ver de Novo” em toda a sua história.

CURIOSIDADES

• A novela de Ivani Ribeiro foi exibida pela primeira vez em 1977, na TV Tupi. A versão apresentada por Duca Rachid e Thelma Guedes trouxe novas tramas e foi ambientada na década de 1950, diferentemente da primeira, que era contemporânea. Além disso, os nomes dos personagens foram modificados: o protagonista da história de Ivani Ribeiro chamava-se Daniel, interpretado por Carlos Augusto Strasser.

Walcyr Carrasco foi o supervisor de texto da novela. Ele trabalhou com Duca Rachid e Thelma Guedes na adaptação da história e ajudou na definição da trama e na criação de alguns personagens.

• A atriz Nicette Bruno fez uma participação especial no primeiro capítulo de “O Profeta”, como Cleide, uma mulher misteriosa que, ao conhecer Marcos ainda menino, percebe seu dom. O nome da personagem foi uma homenagem dos autores à Ivani Ribeiro, que se chamava Cleide.

• O personagem Marcos quando criança foi interpretado pelo ator Gabriel Moura.

• Para dar vida a personagens da década de 1950, os atores tiveram aula de comportamento e dança – rock, bolero e valsa – com a coreógrafa Regina Miranda; de interpretação, com a preparadora Andréa Cavalcanti; e de fonologia, com a fonoaudióloga Leila Mendes.

• O ator Thiago Fragoso visitou centros espíritas e leu livros sobre o assunto para entender melhor o universo do seu personagem, Marcos. Já a atriz Fernanda Souza precisou engordar oito kg para interpretar a desajeitada e gordinha Carola.

• “O Profeta” recebeu o Prêmio Contigo! de melhor par romântico de 2010, formado por Marcos (Thiago Fragoso) e Sônia (Paola Oliveira).

sábado, 9 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 48


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 48 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Sérgio manda Heloísa voltar para casa. Ela insiste que não há nada melhor para eles do que uma segunda lua de mel na Europa. Ele ameaça: ou ela desiste de viajar ou o casamento acaba ali. Heloísa implora, aos prantos, que Sérgio não a deixe. Dóris faz charme para os modelos. Irene avisa que Carlão está furioso com ela. Sérgio garante que está se afastando na tentativa de salvar o casamento e embarca. Heloísa chora desconsoladamente. Raquel se desespera ao pensar que vai começar a ser perseguida de novo pelo ex-marido. Fred liga, mas Raquel não atende. Dóris dorme no hotel. Helena insiste com Heloísa que ela precisa se tratar. Rosinha estranha a preocupação de Raquel em saber se alguém ligou de novo para ela. Edwiges é apresentada a Gracinha. Marly comenta com Carlão a forma grosseira com que Dóris tratou os avós. Luciana encontra informações sobre um paciente que Laura havia esquecido de passar para o computador e entrega para César. Rafaela avisa que a mãe de Clara está subindo. Dóris se recusa a ouvir a bronca de Carlão, que a ameaça com um cinto.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 47


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 47 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Marcinha acusa Rodrigo de ter conseguido o que queria. César garante à mãe que o adiamento do seu casamento não tem nada a ver com Helena. Dóris se aborrece ao saber que Flora não lhe deu o recado sobre uma festa. Amadeu avisa-a que Leopoldo está passando mal na portaria. Dóris reclama do mal-estar do avô e manda a avó não atender mais o telefone. Flora chora quando a neta alega que eles devem parar de dar despesas e precisam pensar onde vão ser enterrados, para não deixar dívidas. Rodrigo se empolga em apresentar um projeto para Helena. Paulinha se encabula quando Rodrigo insiste que ela deve fazer parte do grupo. Laura reage ao saber que Luciana vai ficar, provisoriamente, em seu lugar. Raquel se apavora ao saber que Marcos, seu ex-marido, ligou para ela no colégio. Marcinha confessa para Raquel que gosta de Fred. Helena reage ao saber do adiamento do casamento de César. Carlinhos fica revoltado com a atitude de Dóris e beija os avós emocionado. Carlão está decidido a tomar uma atitude. No aeroporto, Sérgio se surpreende ao ver Heloisa de mala na mão. Ela avisa que vai viajar com ele.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 46


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 46 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Rodrigo acusa Laura de querer o dinheiro de sua mãe. César convida Luciana para fazer parte de sua equipe. Laura nega que desejasse a morte de Isabel. Rodrigo garante que César vai usá-la do mesmo jeito que fez com a mãe e vai arrumar uma amante mais jovem. Téo almoça com Helena e Lucas. Laura avança para cima de Rodrigo com uma espátula. César desarma-a e ela grita descontrolada, exigindo que ele diga ao filho que a ama. Ele manda-a parar de medir forças com o filho. Rodrigo garante estar com pena de Laura porque o pai não a ama e jamais vai se casar com ela. Helena fica para morrer ao saber que Téo conversou com César. Laura jura estar cansada de ser humilhada e avisa que vai viajar para dar um tempo para César refletir. Vidinha e Dóris acompanham os preparativos para o desfile no hotel. Salete liga para Téo. Diogo e Marina aprendem a dar banho em bebê. César manda Rodrigo descer para o jantar. Marina filma Diogo no banho. César comunica que vai adiar o seu casamento com Laura.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 45


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 45 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Helena lembra-se da acusação de César de ter traído dois homens ao mesmo tempo. Luciana e Teresa comentam como os médicos se divertem. Téo senta-se com os médicos. Lorena, Vidinha e Dóris acham que Expedito deve ser modelo e até arranjam novo nome para ele: Vittorio Morales. César comenta com Téo e Pérola que Luciana tem tudo para fazer uma carreira brilhante. Silvia estranha porque Diogo quer ir com Marina a um motel; depois, mais uma vez observa Shirley e Caetano. Irene se preocupa com a filha em seu novo trabalho. César convida Luciana a participar da reunião dos médicos. Helena ri ao saber que Maria fez até promessa para Téo voltar para casa. César pede que Luciana faça a ata da reunião. Heloisa é grosseira com Téo, ao encontrá-lo na portaria. Sergio promete aparecer no Nick bar antes de viajar. Rodrigo entra na sala de César e dá de cara com Laura.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 44


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 44 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Marcinha comenta que estão ali para discutir detalhes do casamento. César deixa claro que prefere se casar somente no civil e fazer uma festa bem íntima. O hotel se agita com a produção de um desfile. Laura insiste em saber se César está se sentindo pressionado, mas ele não responde. Luciana sugere um procedimento e César aceita. Os alunos vibram com o exercício proposto por Santana, que faz com que compreendam as dificuldades dos idosos. Helena repreende Santana, que coloca vodca na xícara de café. Laura não gosta nada de ver César e Luciana conversando animadamente. Oswaldo observa escondido Paulinha andando na bicicleta nova. Laura avisa César que, se eles não forem se casar logo, que ela vai tirar férias porque está estressada. Ele rebate que ela afirma não querer pressioná-lo, mas é exatamente o que está fazendo. Heloísa sugere se encontrar com Sérgio em Paris, mas ele responde que não será possível. Rodrigo ouve Marcinha comentar com Matilde que César não parece muito interessado no casamento com Laura. Luciana cutuca Teresa ao ver César, Alfredo e Onofre entrando no Nick Bar. César sente o impacto ao ver Téo no palco.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 43


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 43 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Marcinha chama César para cumprimentar Helena. Fred tira Raquel para dançar. Marcinha se aproxima para dançar com Fred, mas ele sai da pista. Ela chora de raiva e vergonha. Dóris sente-se aliviada ao ter certeza que não está grávida. Leopoldo mostra-se confuso. Helena convida Rodrigo para formar um grupo de teatro na escola. César se aproxima e conversa com os dois. Matilde cumprimenta friamente Helena. Heloísa chora quando Sérgio fala de filhos. Helena faz questão de dizer para César que foi à festa por causa de Marcinha. Ele ironiza, confundindo-a. Dóris pega dinheiro e um batom da bolsa de Estela. Dr Trindade examina Leopoldo e acha que ele está com uma infecção. Laura liga para César, mas ele não atende. Dóris fala algumas vezes que Leopoldo que não vai durar muito, o que deixa Carlão fora de si. Carlinhos faz carinho no avô. Flora fica contente com a recuperação do marido. Helena almoça com Expedito e Lorena. Marcinha chega com Laura e apresenta-a às professoras. César entra no restaurante.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 42


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 42 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Luciana pega Lucas para passear. Helena pede que Hilda não comente com Heloísa que ela se encontrou com Salete. Dóris vai com os avós ao Corcovado. Sílvia recebe Diogo e Marina de volta com flores e champanhe. Wilma conta para Fernanda sobre o encontro com Helena. Oswaldo chega com uma bicicleta de presente para Paulinha, mas ela se afasta. Marcinha convida Helena para a reunião em sua casa. Luciana e Lucas vão ao ensaio de Téo. Ele se preocupa ao saber que Helena conheceu Salete. Rodrigo avisa que não quer Laura na casa, nem mesmo na festa. César reage ao saber que Helena se separou. Heloísa tenta agradar Sérgio, mas ele ignora. Chega o dia da festa de Marcinha, César está indeciso se desce. Heloísa desabafa com Helena e insiste que a irmã vá à festa. Marcinha apresenta o pai às professoras. Helena chega, deslumbrante, na festa.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Mulheres Apaixonadas - capítulo 41


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 41 de “Mulheres Apaixonadas”. Confira a sinopse:

Sérgio garante que não há o que conversar com Heloísa, enquanto ela não cuidar da cabeça, e resolve dormir na sala. Vidinha e Rafael dão de cara na porta do hotel com Lorena e Expedito. Vidinha conta que Rafael está comemorando dois anos de namoro com Leila. Rafael dá um colar para Leila, que o presenteia com um champanhe. O coro exige um beijo. Inês avisa a Fernanda que vai se casar. Salete pergunta à mãe porque a avó não gosta delas. Marina garante que a mãe está arrependida e pede que Diogo concorde em voltar a para a casa de Sílvia e Afrânio. Marcinha elogia a aula de Helena. César pede que Laura chame Luciana para assistir a uma cirurgia. Adelaide acha um absurdo o jeito que Paulinha fala com Oswaldo. Helena e Lucas lancham, quando Salete, que está com Vilma em outra mesa, reconhece e chama o amiguinho. Salete corre em direção a Lucas. Helena olha fixamente para Wilma, certa que é Fernanda. As crianças correm para o parquinho. Wilma se apresenta, desfazendo a confusão. Raquel combina um passeio de bicicleta com os alunos. Paulinha explode com Oswaldo porque ele não tem dinheiro para lhe dar nada, nem mesmo uma bicicleta nova. Helena olha Salete e Lucas, comparando-os. Salete conta, triste, que não tem pai.