domingo, 8 de agosto de 2010

ETERNA MAGIA (2010)


Eterna Magia” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Elizabeth Jhin.
Colaboração: Eliane Garcia, Fernando Rebello, Lílian Garcia e Júlio Fischer.
Supervisão de texto: Sílvio de Abreu.
Direção: Edson Erdmann, Frederico Bonani, Natália Grimberg.
Direção-geral: Ulysses Cruz.
Núcleo: Carlos Manga.

Exibida no horário das 18 horas entre 9 de agosto de 2010 e 28 de janeiro de 2011, em 149 capítulos, substituindo “O Profeta” e sendo substituída por “Desejo Proibido”. Foi a 69ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com Maria Flor, Thiago Lacerda, Eliane Giardini, Anna Rita Cerqueira, Werner Schünemann, Irene Ravache, Luís Melo, Osmar Prado, Rita Guedes, Isabelle Drummond, Lara Rodrigues, Aracy Balabanian, Thiago Rodrigues, Paulo Coelho, Cauã Reymond, Milena Toscano, Cássia Kis Magro e Malu Mader nos papeis centrais da trama.

TRAMA PRINCIPAL

A novela “Eterna Magia” se passa entre os anos de 1938 e 1946 e é ambientada em Serranias, fictícia cidade no interior de Minas Gerais fundada por imigrantes irlandeses no século XVIII. A principal trama gira em torno da família Sullivan. O irlandês Max Sullivan (Werner Schünemann), geólogo, veio ao Brasil para uma viagem de férias e acabou ficando no país, mais precisamente na cidade de Serranias, atraído pela alta concentração de minas preciosas da pequena cidade. Casou-se com Marta (Adriana Rabelo), com quem teve duas filhas, Eva (Malu Mader) e Nina (Maria Flor), e se tornou dono da maior empresa de extração e mineração da cidade.

Eva e Nina perderam a mãe muito cedo. Eva é muito querida pelo pai, de quem herdou a paixão e o talento para a música. Por conta disso, ela vai morar em Dublin, para concluir seus estudos de piano e dar início a uma promissora carreira como pianista. Nina, por sua vez, tem um perfil mais romântico e sonhador, o que faz seu pai pensar que ela ainda é uma menina, muito imatura. Ela é dez anos mais nova que a irmã, por quem tem verdadeira adoração.

Na Irlanda, Eva mora com a tia Pérola (Eliane Giardini) e não tem o menor interesse em voltar ao Brasil, muito menos a Serranias, cidade que ela considera atrasada. Eva é uma mulher exuberante e de gênio forte, tendo se tornado uma pessoa mimada e egoísta. Um dia, seu pai adoece, e Eva tem de voltar a sua cidade natal para vê-lo. Após dez anos vivendo fora, ela não imaginava que, no lugar que tanto rejeitava, conheceria um homem que mudaria seu destino: Conrado (Thiago Lacerda). Eva se encanta à primeira vista pelo rapaz, mas surpreende-se ao descobrir que ele está noivo de Nina. Conrado até já tinha sido apaixonado por Eva, quando menino, mas ela o esnobava. Agora que se tornou um belo homem, transformou-se em objeto de desejo da cunhada. Ele, no entanto, fica dividido entre as duas irmãs.

Há muitos anos, Loreta (Irene Ravache) recebeu de braços abertos Regina (Giulia Gam) e o pequeno Conrado. Comovida com a moça, Loreta resolveu abrigá-la e ainda arrumou-lhe um emprego no armazém de sua família, onde trabalhava ao lado do marido Joaquim (Osmar Prado). Para desespero de Loreta, no entanto, Joaquim e Regina se apaixonam. Por conta disso, Loreta se transforma em uma mulher amargurada. Ainda no início da trama, Regina morre, e Joaquim fica viúvo. Ao longo da novela, o médico Rafael (Luís Melo) e Loreta se aproximam. Joaquim fica enciumado com romance e tenta reconquistá-la, sem sucesso. Ele, então, acaba se casando com Matilde (Rita Guedes). Loreta cuidou de Conrado como se fosse seu filho. Ele, inclusive, ficou ao seu lado quando Loreta foi deixada pelo marido, inclusive passando a trabalhar para sustentá-la. A tia do menino, Inácia (Aracy Balabanian), conseguia uns bicos para ele na mansão dos Sullivans, onde trabalhava. Foi assim que ele conheceu e se apaixonou por Eva, que então o esnobava.

A cidade de Serranias concentra uma atmosfera mística. Quando, em 1652, os ingleses invadiram a Irlanda, muitos irlandeses se viram obrigados a deixar seu país. Um grupo veio parar no Brasil, em Serranias. Entre eles estava Valentina, uma menina que diziam possuir a marca da magia. Eva e Nina Sullivan, as protagonistas da trama, são descendentes de Valentina. Conta a lenda que, no fim do século XVII, um inquisidor da Coroa Portuguesa chegou à cidade mineira atraído por denúncias de que na região era comum a prática de bruxaria. Muitas mulheres foram condenadas à fogueira sob essa acusação, o que levou Serranias a ser conhecida como a “cidade das bruxas”. Inúmeros turistas atraídos por essa fama visitam o local, e lotam o Museu das Bruxas, principal ponto turístico de Serranias.

A jovem Nina carrega dentro de si uma grande força. É descendente de Valentina, herdou um dom especial, mas se recusa a usá-lo. Nina ficou traumatizada com um incidente ocorrido com Eva na infância. Eva, no fundo, tem inveja da irmã, por não ter herdado dons de magia, mas, sempre que pode, demonstra não acreditar em nada disso. Nina, por sua vez, ressente-se um pouco do amor que seu pai devota a Eva, sua filha preferida.

Além da rivalidade entre as irmãs, a família convive com um grande segredo, só revelado no final da trama. Marta, a mãe das meninas, morreu um dia depois de uma forte discussão com sua irmã, Pérola, quando descobriu que Eva é, na verdade, filha de Max e da irmã. Antes de se casar com Marta, Max teve um romance com Pérola. Ela ficou grávida, mas nunca revelou a ninguém. A filha de Marta e Max nasceu morta. Após o falecimento de Marta, Pérola guarda o segredo, passa a morar no casarão de Max e o ajuda a criar as duas meninas. Quando o segredo é revelado, Pérola está casada com Max.

Prestes a se casar com Nina, Conrado rejeita as investidas de Eva, o que desperta ainda mais o desejo dela. Nessa corrida pela conquista, ela acaba se apaixonando verdadeiramente por ele e, para tirá-lo de sua irmã, recorre à mau-caráter Zilda (Cassia Kis), que usa seus poderes de feiticeira para tentar aproximá-la de Conrado. Apesar de amar a noiva, Conrado não resiste às investidas de Eva e, à beira do altar, decide romper tudo com Nina. Eva e Conrado, então, partem para a Irlanda juntos. Max fica profundamente decepcionado com a filha, a quem diz não querer ver nunca mais, enquanto Nina, desolada, só pensa em se vingar.

Sete anos se passam. Eva e Conrado vivem em Dublin e têm uma filha, Clara (Anna Rita Cerqueira). Nina tornou-se uma bem-sucedida empresária, braço-direito do pai na empresa da família, e conta com a amizade de Elisa (Milena Toscano) e Lucas (Cauã Reymond). O rapaz aproveita a separação de Nina e Conrado e a conquista, um desejo antigo.

A trama tem uma reviravolta quando Eva e Conrado voltam para Serranias. Na Irlanda, Eva começa a sentir fortes dores de cabeça, e seu médico, o neurologista Peter (Pierre Kiwitt), diagnostica um tumor. Eva fica abalada com a notícia, mas não revela seu estado de saúde ao marido. Conrado já havia manifestado desejo de voltar a Serranias, mas, na época, Eva sequer cogitou aceitar a proposta. Diante de seu estado de saúde, no entanto, ela resolve voltar para sua cidade e fazer as pazes com o pai. Para Conrado, apenas diz que está fazendo isso para sua felicidade. O reencontro com o pai é duro. Max não perdoa o que a filha mais velha fez com a irmã e, mesmo encantado com a neta, Clara, expulsa Eva de sua casa. Para surpresa de Eva, Nina recebe sua família de braços abertos e revela estar noiva de Lucas.

O reencontro com Nina reacende em Conrado o amor do passado, e o deixa confuso. Nina, por sua vez, faz tudo para evitar o que sente por ele. Lucas sofre ao ver que a noiva não o ama tanto, e os dois acabam rompendo.

Em Serranias, o estado de saúde de Eva piora. Ela sabe que não tem chances de sobreviver e, arrependida do mal que fez à irmã, pede que Zilda reverta o feitiço feito no passado, o que permitiria que Conrado e Nina voltassem a ficar juntos. Para tal, Zilda pede o poderoso anel de Marta. Eva, no entanto, diz que não pode entregá-lo, pois isso enfraqueceria o poder de todas as valentinas. Zilda se revolta e tenta de todas as maneiras encontrar o anel.

Eva esforça-se para reaproximar Conrado e Nina e chega a se separar do marido. Na esperança de reverter o mal que fez e morrer em paz, revela à irmã que está à beira da morte. Nina, que, até então, resistia a admitir seu amor por Conrado, confessa o sentimento pelo ex-noivo à irmã.

Enquanto isso, Peter se aproxima de Nina e sugere que os dois se unam para se vingarem da irmã e do cunhado. Peter tem mágoas por ter sido abandonado por Eva quando ela decidiu ficar com Conrado. Ele continuou amigo da ex-namorada, mas nunca a perdoou. Nina, de início, aceita o plano de vingança, mas acaba desistindo, deixando Peter enfurecido. Nina sabe que Eva não tem nenhum tumor. Os remédios que Peter receita para ela é que causam as fortes dores de cabeça da pianista. Como sabe da verdade, ao desistir de ser aliada de Peter, Nina acaba se tornando sua principal inimiga.

Flávio (Thiago Rodrigues), um jovem historiador que chega a Serranias dizendo estar pesquisando sobre magia para sua tese de doutorado, é quem tenta encaminhar e proteger Nina. Na realidade, Flávio não é humano, é uma entidade do bem que protege as valentinas. Nina conta a Flávio que desistiu do plano para se vingar de Eva e Conrado, porque ainda ama o ex-noivo. Flávio a aconselha, então, a contar a verdade à irmã.

A trama tem uma reviravolta quando Peter consegue internar Nina em um hospício. Ela fica desesperada, mas ninguém desconfia da integridade de Peter, e todos ficam contra ela, menos Conrado. Ele a resgata do hospital, e os dois ficam juntos.

Nos capítulos finais, com a ajuda do médico Rafael, Nina consegue desmascarar Peter. A essa altura, o vilão já havia se aliado à Zilda para tentar se aproximar de Eva. No entanto, a paz ainda não reinaria. Eva até fica feliz ao saber que não está doente. A revelação feita por Rafael a deixa aliviada e a faz retomar a vida, inclusive a tocar piano. O que ninguém esperava era que Peter seria capaz de atentar contra a vida da mulher que ele tanto dizia amar. Ele atira em Eva, que sobrevive graças à irmã. Nina a salva ao usar seus poderes de Valentina, com a ajuda de Flávio. Ele, por sua vez, apaixona-se por Elisa, e os dois terminam juntos e felizes.

Zilda tem um fim trágico. Clara a transforma em uma velha cheia de rugas e, no final da trama, ela vira pó. Conrado entrega-se ao amor de Nina, os dois se casam, e Eva parte sozinha para Paris. Max, Pérola e Clara vão a Paris assistir ao recital de Eva, deixando-a emocionada com a surpresa.

TRAMAS PARALELAS

Valentinas
Medéia (Araci Esteves) é uma figura estranha e lendária de Serranias. Ninguém sabe ao certo de onde veio essa mulher sombria, solitária e reclusa, mas ela tem um carinho especial por Nina (Maria Flor), de quem se torna aliada. Além de Nina e Medéia, Pérola (Eliane Giardini), Zilda (Cassia Kis), Elisa (Milena Toscano) e Clara (Anna Rita), outras mulheres de Serranias possuem o dom da magia, mas nem todas têm a consciência do poder que possuem.

A barbearia
Perto da lojinha de Zilda está a barbearia de Zequinha (Isaac Bardavid), marido de Inácia (Aracy Balabanian), a fiel governanta dos Sullivan. Os dois são pais de Lucas (Cauã Reymond), Miguel (Marco Pigossi) e Bruno (Thiago de Los Reyes). Na casa da família, vive ainda dona Chica (Cleyde Yáconis), costureira da cidade e primeira professora de piano de Eva (Malu Mader). A barbearia é ponto de encontro de diversos personagens da novela. Além de Zequinha e do filho Miguel, trabalham lá Gonzaga (Eduardo Mancini) e a manicure Matilde (Rita Guedes).

A pensão
A Pensão Aprazível é outro cenário importante da história. Seu proprietário, Carlão (Carl Schumacher), é casado com Flora (Lívia Falcão), com quem tem dois filhos, Bento (Marc Franken) e Celinha (Fernanda Biancamanno). Carlão também é dono da confeitaria da cidade, ponto de encontro dos jovens de Serranias.

A paróquia
Padre Agnaldo (Emiliano Queiroz) é mais um personagem chave na trama. Homem de mentalidade bastante estreita, ele mora nos fundos da Igreja São Patrício, sob os cuidados de Sofia (Nica Bomfim), uma falsa carola. Com o tempo, padre Agnaldo acaba sucedido na paróquia por padre Zuza (Maurício Gonçalves), homem de ideias mais liberais.

AUDIÊNCIA

Eterna Magia” fechou com média geral de 25.9 pontos. Embora o índice seja considerado bom para o SBT – que estipula meta de 25 pontos para a faixa das 18h –, a novela derrubou em 24% os índices de “O Profeta”, trama antecessora. O folhetim de Elizabeth Jhin alcançou 30 pontos de média em sua estreia, e despediu-se com 27 em seu capítulo final.

CURIOSIDADES

• No decorrer da novela, optou-se por reduzir o número de imagens com efeitos especiais, assim como as sequências de cenas à noite. Além disso, a vilã da trama, Zilda, vivida por Cassia Kis, teve seu tom suavizado.

• Antes do início das gravações de “Eterna Magia”, elenco e equipe participaram de um workshop sobre temas relacionados com o enredo da novela. Durante o encontro, o irlandês Peter O’Neill falou sobre as ligações entre Brasil e Irlanda. O pesquisador Ilan Brenman contou histórias sobre lendas celtas, druidas, mitologia, magia e deuses. O workshop contou ainda com a apresentação da banda irlandesa Anam Glas. Paula Salotti, astróloga e especialista em pedras, também falou sobre a magia e o poder das pedras, estabelecendo uma correlação entre elas e cada personagem. O workshop terminou com uma apresentação de danças típicas irlandesas do grupo Banana Broadway.

• Alguns atores, como Maria Flor (Nina), Thiago Lacerda (Conrado), Cauã Reymond (Lucas) e Daniel Erthal (Nicolau), também participaram da apresentação.

Rebeca Molina interpretou a personagem Eva quando criança. Nina Sullivan foi interpretada, aos 12 anos, por Victoria Pereira. Fabio Lenhaioli viveu Conrado O’Neill aos 14 anos. Já Carol aos 10 anos foi interpretada por Rafaela Victor; Gina, aos 5 anos, por Rayana Franca; e Teca, aos 8 anos, foi vivida por Flavia Coppola. Rodolfo Valente viveu o personagem Miguel aos 13 anos. Bruno aos 7 anos foi interpretado por Michael Nix; Celinha aos 10 anos, por Beatriz Rossetti; e Bento aos 9, por Gabriel Scheer.

• O escritor Paulo Coelho fez uma participação especial em “Eterna Magia”, como o Mago Simon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.