domingo, 17 de outubro de 2010

COBRAS & LAGARTOS (2010)


Cobras & Lagartos” é uma telenovela produzida e exibida pelo SBT.
 
Autor: João Emanuel Carneiro.
Colaboração: Antônia Pellegrino, Denise Bandeira e Vincent Villari.
Direção: Cininha de Paula, Cláudio Boeckel e Marco Rodrigo.
Direção-geral e artística: Wolf Maya.
 
Exibida no horário das 19 horas entre 18 de outubro de 2010 e 13 de maio de 2011, em 179 capítulos. Substituiu “Bang Bang” e foi substituída por “Pé na Jaca”. Foi a 70ª “novela das sete” exibida pela emissora.
 
Reapresentada em “Vale a Pena Ver de Novo” na faixa das 15h15, entre 6 de outubro de 2014 e 16 de janeiro de 2015, em 89 capítulos. Substituiu “Celebridade” e foi substituída por “Pé na Jaca”.
 
Reapresentada pela segunda vez em “Vale a Pena Ver de Novo”, novamente na faixa das 15h15, entre 11 de janeiro e 28 de maio de 2021, em 119 capítulos. Substituiu “Caras & Bocas” e foi substituída por “Cordel Encantado”.
 
Contou com Mariana Ximenes, Carolina Dieckmann, Taís Araújo, Daniel de Oliveira, Henri Castelli, Lázaro Ramos, Francisco Cuoco, Eliane Giardini, Cássia Kis Magro, Marília Pêra, Totia Meireles, Milton Gonçalves, Cléo Pires, Leonardo Miggiorin, Ângela Vieira, Otávio Augusto, Herson Capri e Nanda Costa nos papeis principais.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
Em “Cobras & Lagartos”, falta de escrúpulos e excesso de ambição eram os obstáculos para que Duda (Daniel Oliveira) e Bel (Mariana Ximenes) pudessem viver uma história de amor. Através de uma trama ágil, que lançava mão de cenas de ação e humor, a novela discutiu os valores da sociedade contemporânea.
 
Ambientada no Rio de Janeiro, “Cobras & Lagartos” conta a história de Omar Pasquim (Francisco Cuoco), um homem que trabalhou duro durante anos e conseguiu construir um império. Quando jovem, começou como empregado em uma pequena loja no centro da cidade, pertencente à família de Otaviano (Herson Capri). Não demorou muito tempo, comprou o negócio do patrão. Atualmente, Omar Pasquim é dono da Luxus, uma loja de departamentos que vende desde joias exclusivas até animais exóticos, aviões e carros de corrida.
 
Omar é irmão de Milu (Marília Pêra), uma mulher ressentida e que vive às custas do dinheiro do irmão. Ela, no entanto, sente-se injustiçada, achando que ele lhe dá menos do que ela merece. Milu diz ser decoradora, mas, na realidade, nunca trabalhou na vida. É mãe de Leona (Carolina Dieckmann) e Tomás (Leonardo Miggiorin) e criou os filhos à sua imagem e semelhança: os dois são ambiciosos, invejosos e fazem qualquer armação possível para se darem bem na vida sem muito esforço.
 
Logo no início da história, Omar descobre que está doente e tem pouco tempo de vida. O trágico diagnóstico o faz ficar preocupado com o futuro de sua herança. O milionário, então, decide se disfarçar de Pereira, um faxineiro da Luxus, e se aproximar das pessoas que o cercam. Seu plano é identificar um homem que seja íntegro e generoso e elegê-lo seu herdeiro, através de um testamento, ao lado de sua sobrinha predileta, a doce Bel (Mariana Ximenes), filha de seu falecido irmão Sami.
 
Omar admira a generosidade da sobrinha e sua paixão por essências e pela música. O único que sabe de seu disfarce é Jair (Milton Gonçalves), mordomo de Omar há mais de 30 anos e seu fiel companheiro.
 
Um dia, disfarçado de Pereira, Omar quase é assaltado por um grupo de marginais. O milionário é salvo por Duda (Daniel Oliveira), um jovem motoboy. Do encontro inusitado, nasce uma amizade verdadeira. Omar descobre que tem inúmeras coisas em comum com Duda. Assim como o milionário, por exemplo, o jovem é órfão e apaixonado por música. Preocupado em ajudar o novo amigo, que aos seus olhos é um pobre senhor que precisa trabalhar como faxineiro para sobreviver, Duda o convida para morar com ele na casa de sua tia Silvana (Totia Meireles), dona de uma loja de essências e perfumes artesanais na Saara, no Centro do Rio de Janeiro. A certeza de que Duda é o homem ideal para Bel vem quando Omar entra no quarto do rapaz e encontra uma pintura com o rosto da sobrinha. Duda conta que comprou o quadro de um artista de rua, porque se encantou com o lindo rosto daquela mulher.
 
Quem se envolve na trama principal da novela é Foguinho (Lázaro Ramos), um homem cheio de paradoxos. É um tremendo vagabundo, mas tem um coração de ouro. É ignorante, mas esperto e muito carismático. Seu pai, Ramires (Ailton Gonçalves), é casado com Shirley (Elizangela), com quem tem mais dois filhos: Sandrinha (Maria Maya) e Téo (Iran Malfitano). Considerado um desclassificado por toda a família, ninguém demonstra nenhum afeto por Foguinho. Seu pai o obriga a trabalhar como homem-sanduíche de sua loja de penhores, serviço que ele odeia. Ramires, Shirley e os filhos gostam de demonstrar que têm mais dinheiro do que na verdade têm. Vivem entrando no cheque especial e fazendo dívidas e mais dívidas, mas não perdem a pose.
 
Foguinho é apaixonado por Ellen (Taís Araújo), uma mulher linda, ambiciosa e amoral, filha de Jair, mordomo de Omar. O objetivo de vida de Ellen é enriquecer. Por isso, apesar de já ter namorado Foguinho quando era mais nova, ela o despreza, de olho em um homem rico e bem-sucedido.
 
Quando Duda conhece Bel, por intermédio de Omar, o motoboy descobre que sua amada está noiva de Estevão (Henri Castelli), um mau-caráter que só está interessado na fortuna do tio dela. Aos olhos de Omar, Estevão é um homem generoso e íntegro, mas quando está com Pereira, ele se revela uma má pessoa. O discurso de bom moço não passa de puro disfarce. Na verdade, o rapaz tem uma forte sede de vingança. Ele é filho de Otaviano e acredita que todo o patrimônio de Omar lhe pertence. Quando Otaviano estava à beira da falência, entregou de mãos beijadas a firma da família para Omar, um simples empregado. Estevão, então, jurou que recuperaria o patrimônio de seu pai. Para aumentar a raiva de Estevão, Omar teve um caso com Teresa (Cassia Kis Magro), mãe dele, e a rejeitou, o que a fez enlouquecer.
 
Estevão mantém um romance às escondidas com a prima de Bel, Leona. Linda e muito sensual, Leona é o oposto de Bel, de quem finge ser muito amiga. Ela trabalha como gerente de vendas do departamento de modas da Luxus e não aceita o fato de Bel ser a sobrinha preferida de Omar. Por isso, dissimulada e interesseira, Leona vive bajulando o tio milionário. Para ficar com a fortuna de Omar, Leona e Estevão são capazes de tudo.
 
Apesar da doença, Omar morre vítima das armações de Leona. Depois de levar um tiro da sobrinha, o empresário fica caído no armazém da Luxus, e a vilã, em parceria com Estevão, decide aproveitar-se da situação e incendeia o local. Jair tenta salvá-lo e também morre. Com a morte de Omar, seu testamento é aberto. Para surpresa de todos, metade de sua herança é destinada à Bel, e a outra metade ao desconhecido Daniel Miranda.
 
Daniel Miranda é o nome de Duda, mas também de Foguinho, e, por uma desastrosa confusão, Foguinho é quem herda o patrimônio de Omar. A partir daí, sua vida se transforma inteiramente. Todos que não davam a mínima para ele passam a bajulá-lo, especialmente seus familiares. Até Ellen, que sempre o esnobara por ele ser pobre, reaproxima-se, declarando-se apaixonada.
 
Enquanto isso, Bel sofre por estar noiva de um homem e amar outro, pois, depois que conheceu Duda, não conseguiu esquecê-lo. Apesar de se sentir atraída por ele, tenta controlar seus sentimentos. Leona, percebendo o interesse da prima pelo rapaz, empenha-se para afastar Duda do caminho de Bel. Para tal, a ambiciosa vilã quer que Estevão antecipe seu casamento com a prima. Completamente apaixonado e seduzido por Leona, Estevão aceita fazer tudo o que ela manda.
 
Foguinho sabe que ele não é o Daniel Miranda a quem Omar se refere no testamento, mas acaba não revelando a verdade. Antes de morrer, Omar pediu que Foguinho entregasse uma carta a Silvana em que esclarecia toda a verdade sobre a identidade verdadeira de Pereira, declarava seu amor a ela e dizia que toda sua fortuna seria deixada para Duda e Bel. Foguinho fica atormentado com a situação, mas mantém a mentira. A partir daí, ele se deixa seduzir pela vida de luxo e riqueza que nunca teve, com todos aos seus pés; Leona e Estevão lutam para tentar dar um golpe em Bel e deixá-la sem nada; e Bel e Duda vivem um amor cheio de desencontros.
 
A trama dá uma reviravolta quando Leona se apaixona por Duda, e os dois começam a namorar. Estevão fica louco de ciúmes e de ódio, e Bel não entende por que a prima está apaixonada por Duda, a quem sempre criticou. Para conquistar o amor de Duda, Leona, apaixonada e perturbada, decide vestir-se e agir igual à prima e se transforma inteiramente. Duda, no entanto, não consegue levar o namoro adiante e rompe com Leona. Ao descobrir que ela é amante de Estevão, no entanto, ele decide reatar o namoro para proteger Bel. Esperta, Leona logo descobre as intenções de Duda, e todos passam a agir falsamente.
 
A poderosa e arrogante Ellen passa a travar uma luta contra a família de Foguinho. Ela não poupa críticas à madrasta e à irmã do novo-rico e delimita espaços diferenciados na mansão, onde todos passam a morar. Em determinado momento da trama, Ellen descobre a carta de Omar, prova de que Foguinho não é seu herdeiro. Com o documento em mãos, ela passa a chantageá-lo, exigindo que ele a nomeie presidente da Luxus. Ele, sem alternativas, obedece-a. Ela também o faz de mordomo particular, o que rende cenas hilárias à trama. Quem não gosta nada do poder de Ellen é Leona e Estevão. Diferente de Foguinho, a vilã é muito ambiciosa e representa um perigo. Ellen descobre que os dois têm um caso e decide chantageá-los também: ela quer ser sócia no plano do casal para dar um golpe em Bel.
 
Bel acaba descobrindo estar sendo enganada por Leona e Estevão, declara-se apaixonada por Duda e promete vingança. Enquanto isso, Foguinho se sente muito arrependido por enganar Bel e Duda e sofre com as aparições do fantasma de Omar, que pede que ele acabe com a farsa e denuncie toda a corja que o cerca. Decidido a revelar toda a verdade, Foguinho é sempre impedido pela ambiciosa Ellen. A trama dá uma nova reviravolta quando Estevão encontra a carta deixada por Omar e fica com total controle sobre Ellen e Foguinho. Paralelamente, Leona descobre que está grávida de Duda, abalando o namoro dele com Bel.
 
Duda junta as peças e descobre que Omar e Pereira são as mesmas pessoas e que a herança deixada pelo milionário era para ele. Leona começa a ficar com mania de limpeza e começa a enlouquecer. Um dia, perturbada, ela leva seu filho, Daniel, e Duda até a Luxus e incendeia a loja de departamentos enquanto abre uma garrafa de champanhe. Duda consegue escapar com o filho, mas Leona e Foguinho, que também estava na empresa, morrem. Ellen sofre com a morte de Foguinho e revela que o ama de verdade. Foguinho ressuscita, depois de um encontro com Omar Pasquim e uma aventura em um animado baile funk. Ele se reconcilia com Ellen, e os dois, felizes, passam a vender profiteroles na Saara. Depois de inúmeras falcatruas e armações, Estevão morre assassinado por Madá (Nanda Costa), a quem ele prometeu dinheiro e não pagou. Livres de todas as cobras que os cercavam, Bel e Duda terminam juntos e em paz. Ela engravida de gêmeos e, junto com o pequeno Daniel, formam uma linda família.
 
TRAMAS PARALELAS
 
A família de Eva
Eva (Eliane Giardini) é uma carola casada com um ladrão de joias, Serafim (Otávio Augusto). Os dois são pais de Kika (Christiana Kalache), Madá (Nanda Costa), Jonas (Gustavo Falcão) e Lurdinha (Bruna Marquezine). Dona de uma loja de tecidos na Saara, no Centro do Rio de Janeiro, Eva educa os filhos com muita rigidez e religião, mas sofre ao perceber que sua prole tem um talento para a malandragem, assim como o pai.
 
Henriqueta
Teresa (Cassia Kis Magro), mãe de Estevão (Henri Castelli) e Luciano (Carmo Dalla Vecchia), fugiu do hospício, onde foi internada depois de enlouquecer por ter sido rejeitada por Omar (Francisco Cuoco), e passou a ser chamada de Henriqueta. Calada e solitária, ela trabalha como a chaveira de fino acabamento na Saara. Um dia, Henriqueta encontra um bebê abandonado e decide adotá-lo. O menino chama-se Sushi (Matheus Costa). Otaviano (Herson Capri), pai de Estevão, casou-se com Celina (Ângela Vieira), com quem teve mais duas filhas: Letícia (Cléo Pires) e Júlia (Luiza Mariani). Letícia é a ovelha negra da família e vive entrando em conflito com os pais. Já Júlia, considerada um exemplo, sofre de anorexia.
 
Letícia e Luciano
A história de Letícia (Cléo Pires) e Luciano (Carmo Dalla Vecchia) também movimenta a trama de “Cobras & Lagartos”. Luciano, filho de Teresa, é um homem introspectivo, misterioso e que não sabe muito sobre seu passado. Ele se apaixona por Letícia, mas os dois acham que são irmãos, filhos do mesmo pai, Otaviano. No desenrolar da trama, descobre-se que Luciano é filho de Teresa com Omar (Francisco Cuoco) e, portanto, também é herdeiro da fortuna do milionário. O rapaz, por conta disso, acaba sofrendo com as perseguições de Estevão (Henri Castelli), Leona (Carolina Dieckmann) e Otaviano, que querem afastá-lo desse dinheiro e chegam a fazê-lo prisioneiro. No final da trama, depois de sua mãe morrer em um acidente de carro, Luciano consegue escapar das tramoias do trio. Para tal, conta com a ajuda de Duda (Daniel de Oliveira), Bel (Mariana Ximenes) e Letícia, com quem termina a novela.
 
Conchita
Silvana (Totia Meireles) foi casada com Orã (Luís Mello) e se separou dele ao flagrá-lo vestido de mulher – com suas roupas e maquiagens. Orã acabou viajando para a Argentina, e Silvana resolveu dizer para os filhos – Nicolas (Kayky Brito) e Geraldo, o Geléia (Rafael Ciani) – que o pai era um marinheiro errante. Ele inventou que tem uma irmã, Conchita, para se disfarçar. Depois dez anos, Orã decide voltar para ver os filhos, e Silvana não sabe se revela ou não a verdade aos meninos.
 
AUDIÊNCIA
 
Cobras & Lagartos” é o maior sucesso às 19h na década de 2010: obteve média geral de 39,1 pontos e elevou em expressivos 42% a audiência da faixa, que estava em crise com o fracasso da antecessora, “Bang Bang”. Entre as novelas recentes, só fica atrás de “Cara & Coroa” (2000) e “Da Cor do Pecado” (2008), também de João Emanuel Carneiro e o maior sucesso do horário neste milênio.
 
A trama teve 35,3 pontos em seu primeiro capítulo e seus índices cresceram positivamente nos meses que se seguiram. No capítulo final, rendeu ao SBT 51,4 pontos, sendo este seu maior e melhor desempenho durante toda a exibição.
 
Durante sua passagem pelo “Vale a Pena Ver de Novo”, obteve 19,4 pontos de média e foi novamente considerada um grande sucesso. Registrou 17,3 pontos em sua reestreia e, tal qual sua exibição original, apresentou crescimento positivo com o decorrer das semanas. No capítulo final, anotou 23,2 pontos. O recorde da reprise foi de 24,4 pontos com o capítulo 56, em 9 de dezembro de 2014.
 
Em sua segunda reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”, “Cobras & Lagartos” firmou-se novamente como um sucesso e acumulou 17,1 pontos na Grande São Paulo. A trama teve um início conturbado: 14,5 pontos no primeiro capítulo, a pior reestreia da história, e continuou detendo este título em suas primeiras semanas. Logo depois, a trama estancou a queda e recuperou os índices do horário. O último capítulo teve 22,0 pontos, também o seu maior desempenho.
 
CURIOSIDADES
 
• “Cobras & Lagartos” foi a segunda novela assinada pelo autor João Emanuel Carneiro no SBT. A primeira foi “Da Cor do Pecado”, exibida em 2008, e também contou com Taís Araújo no elenco, um dos destaques da nova trama.
 
• “Cobras & Lagartos” foi a primeira novela do ator Lázaro Ramos, que brilhou como o atrapalhado e carismático Foguinho.
 
• Algumas cenas do ator Otávio Augusto, o ladrão Serafim, foram gravadas em uma penitenciária.
 
• A campanha de lançamento da novela foi inovadora. A Central SBT de Comunicação (CSBTCom) criou, em parceria com a empresa Rio 360º Comunicação, uma campanha bem-humorada, com ações promocionais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Durante alguns dias antes da estreia da novela, pipas e marionetes gigantes, com formato de cobras e lagartos, foram exibidas nos principais pontos de concentração de público das duas cidades. Na véspera da estreia da novela, um domingo, dia 17 de outubro de 2010, carros de som passearam pelas duas cidades ao som de uma marchinha, especialmente composta para o evento, distribuindo máscaras de cobras e lagartos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.