domingo, 30 de janeiro de 2011

DESEJO PROIBIDO (2011)


Desejo Proibido” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Walther Negrão.
Escrita por: Walther Negrão, Jackie Vellego e Renato Modesto.
Colaboração: Alessandro Marson e Júlio Fisher.
Direção: Luiz Pilar, Maria de Medicis e Tande Bressane.
Direção Geral: Marcos Paulo e Luiz Henrique Rios.
Núcleo: Marcos Paulo.

Exibida no horário das 18 horas entre 31 de janeiro e 29 de julho de 2011, em 155 capítulos, substituindo “Eterna Magia” e sendo substituída por “Ciranda de Pedra”. Foi a 70ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com Murilo Rosa, Fernanda Vasconcellos, Daniel de Oliveira, Eva Wilma, Letícia Sabatella, Alexandre Borges, José de Abreu, Fernanda Paes Leme, Pedro Neschling, Deborah Evelyn, Nívea Maria, Lima Duarte, Caio Junqueira e Júlia Lemmertz nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Em clima de devoção e romance, a novela apresenta um casal que vive um amor intenso, mas proibido devido à vocação religiosa do rapaz. Ambientada nos anos 1930, na fictícia cidade de Passaperto, em Minas Gerais, “Desejo Proibido” apresenta personagens vivendo o seguinte dilema: por que escolher sempre entre dois caminhos?

Uma das principais famílias de Passaperto é a de Cândida (Eva Wilma), a maior proprietária de terras cafeeiras da região, e casada com um fazendeiro importante, dono de plantações de café no Triângulo Mineiro.

No período de declínio histórico do ciclo da cafeicultura, a família de Cândida se viu obrigada a vender parte de suas terras para o coronel Chico Fernandes (José de Abreu), que decidiu trocar o café pelo gado. Disposta a recuperar os bens de sua família, Cândida deu a mão de sua única filha em casamento para o coronel Chico. Os dois se casaram e tiveram Henrique (Gabriel Kaufmann/Daniel de Oliveira). O menino não conviveu com a mãe, que faleceu alguns meses após o parto, vítima de uma febre devastadora. Pouco tempo depois da morte da esposa, Chico se casou com Ana (Letícia Sabatella), filha da índia Iraci (Thais Garayp), uma mulher linda e doce, que trabalhava como empregada da casa do casal. Cândida condenou a atitude do genro e exigiu que ele escolhesse entre Ana ou Henrique. O fazendeiro optou por Ana, e Henrique cresceu tendo como única referência a avó, uma mulher amarga e ambiciosa. O menino acaba se tornando um homem frio, calculista e extremamente ganancioso. Seu maior objetivo no início da trama é conquistar Ana, a esposa de seu pai.

Ana, enquanto isso, sofre nas mãos de Chico, que se revela um homem ciumento, proibindo a mulher de ter qualquer contato com estranhos. Ana sente-se culpada por ter afastado Chico de Henrique e sofre por não conseguir ter filhos. Tudo isso faz dela uma mulher solitária e deprimida. Um dia, ela encontra um cesto nas margens de um rio próximo à gruta da Virgem de Pedra. Para sua alegria, é uma menina recém-nascida, a quem dá o nome de Laura (Fernanda Vasconcellos).

Para ver o patrimônio de sua família de volta, Cândida decide armar o casamento de Laura com Henrique e convence Chico Fernandes a auxiliá-la em seu plano. Ana, por sua vez, nunca concordou com a união e decidiu mandar a filha estudar em um internato de freiras, em São Paulo. Cândida e Chico combinaram, no entanto, que os dois jovens se casariam assim que Laura acabasse os estudos e retornasse a Passaperto. Ao longo do tempo que Laura permanece no internato, Henrique lhe escreve inúmeras cartas apaixonadas, deixando-a cada vez mais encantada.

No entanto, ao conhecer Miguel (Murilo Rosa), o coração de Laura a surpreende. Ela se apaixona à primeira vista por aquele homem sem saber quem ele é. Miguel, por sua vez, também fica envolvido por aquela linda jovem. Mas ele é um jovem padre, que chega a Passaperto para ajudar a paróquia de seu tio, o padre Inácio (Marcos Caruso). Por seu conhecimento científico e espírito inquieto, Miguel fora designado pela igreja para estudar a autenticidade dos milagres atribuídos à Virgem de Pedra, cultuada na pequena cidade. Quem o designou para a missão foi Frei Domingos (Sérgio Mamberti). O frei acha que Miguel anda questionando sua vocação e acredita que essa viagem o ajudará a decidir sobre o melhor caminho a seguir. Quem também se interessa pelo jovem padre é Florinda (Grazi Massafera), a filha do prefeito Viriato (Lima Duarte), sempre em busca de um “bom partido”.

Padre Inácio diz a Miguel que Laura é a moça do milagre, a criança que, segundo dizem, foi salva da morte por intervenção da Virgem de Pedra. Por conta disso, Miguel terá de se aproximar da jovem para cumprir sua missão. Ao longo da trama, os dois se sentem muito atraídos um pelo outro, mas não podem viver esse romance. Ela por conta de seu noivado com Henrique, e ele por sua vocação religiosa.

Outro romance proibido da história é o de Ana e seu médico, Escobar (Alexandre Borges). Escobar foi contratado pelo coronel Chico para ajudar sua esposa a se tratar da depressão. O tratamento trouxe conforto para os problemas psicológicos de Ana, mas, aos poucos, os dois não conseguem evitar o envolvimento amoroso. Ana ainda sofre com as investidas de Henrique, filho de seu marido.

Enquanto isso, Cândida articula a construção da extensão da estrada de ferro de Goiás, que, passando por Passaperto, beneficiaria diretamente o escoamento da produção de suas fazendas. Para acompanhar as negociações da obra, chegam a Passaperto o engenheiro Gaspar (Caio Junqueira) e o advogado Noronha (Guilherme Hernandez), da companhia ferroviária. De acordo com os estudos realizados, o traçado ideal para a ferrovia corta as terras de Chico Fernandes, mais precisamente o local onde se situa a gruta da Virgem de Pedra. Chico fica diante de um grande dilema que, mais uma vez, coloca Henrique e Ana em posições antagônicas. Aprovar o projeto pode ajudar a impulsionar a carreira política de Henrique, que deseja se eleger prefeito, e aumentar os lucros das fazendas. Ana, no entanto, é inteiramente contra a demolição da gruta que abriga a santa de sua devoção e ameaça ir embora para sempre, caso isso de fato aconteça.

O assunto toma conta da cidade toda. Alguns defendem que o projeto da construção da ferrovia deve prevalecer. Outros, como Argemiro (Emílio Orciollo Neto), dono da venda da cidade, acham que o santuário deve ser preservado, pois é a principal atração turística de Passaperto. Há ainda os que preferem não tomar partido abertamente, como o prefeito Viriato, que não quer entrar em conflito com nenhuma das duas facções para não perder votos.

A notícia da polêmica em torno da construção da ferrovia cai nas mãos do jornalista Ciro Feijó (Rodrigo Lombardi). De olho no sensacionalismo que o fato pode render, Ciro parte para Passaperto. O jornalista se une a Malaquias (Paulo César Rezende), um vigarista que se passa por cego para pedir dinheiro nas ruas de Belo Horizonte, e vai para a cidade central da história disposto a forjar um milagre da Virgem de Pedra. Ciro Feijó registra o fato, conquistando respeito não só entre os jornalistas da capital como na pequena Passaperto. Ele se envolve com a bela Florinda, apresentando-se como correspondente de um dos maiores jornais do Brasil, deixando a jovem deslumbrada.

A trama tem uma reviravolta nos capítulos finais com o assassinato de Henrique. A partir de então, todos os personagens tentam descobrir a identidade do assassino. No último capítulo, a identidade do criminoso é revelada: o mau-caráter Diogo (Pedro Neschling) é desmascarado. Ele tinha a ambição de assumir a prefeitura e, para isso, precisava tirar Henrique de seu caminho.

Ana e Escobar terminam a história juntos e felizes com a gravidez dela. Graças à força da Virgem de Pedra, Laura consegue salvar Miguel, depois de seu grande amor ser atingido por um desabamento na gruta. Cândida, responsável pela tragédia, acaba morrendo no local. Laura e Miguel finalmente conseguem ser felizes juntos e decidem se casar na gruta abençoada.

TRAMAS PARALELAS

Trajano e suas filhas
O delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes) é viúvo há mais de dez anos e conta com a ajuda de seu braço-direito, soldado Brasil (Nando Cunha), para zelar pela integridade de suas três belas filhas, Guilhermina (Camila Rodrigues), Teresa (Fernanda Paes Leme) e Maria Augusta (Bruna Marquezine). Ele nem desconfia, no entanto, que as meninas driblam suas ordens com a maior facilidade.

As filhas do prefeito
A caça por um bom partido enlouquecia Florinda (Grazi Massafera), a filha caçula do prefeito Viriato (Lima Duarte) e de Dona Magnólia (Nívea Maria).  Ela vive em conflito com a irmã mais velha, Eulália (Aninha Lima), pois o pai já determinou que só a deixará subir ao altar após a irmã. Eulália, por sua vez, não está muito preocupada com a vida amorosa.

AUDIÊNCIA

Desejo Proibido” obteve média geral de 23.4 pontos, considerada razoável para o horário – que estipula meta de 25 pontos para novelas das 18h. O folhetim estreou com 26 pontos e bateu recorde logo no dia seguinte: 28 pontos. O último capítulo da trama detém seu melhor resultado: 32 pontos.

CURIOSIDADES

• “Desejo Proibido” foi o último trabalho do ator Luiz Carlos Tourinho, que interpretava o personagem Nezinho na trama. O ator faleceu, aos 43 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, provocada por um aneurisma cerebral. O autor Walther Negrão optou por não substituir o personagem na trama. Um dublê do ator gravou uma cena sobre um burrinho, partindo por uma estrada. O autor inventou que o personagem sentiu falta da mãe e, por isso, resolveu ir embora. Nezinho, então, deixou o seu o colchão cheio de dinheiro para o padre Inácio (Marcos Caruso) investir em obras de caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.