domingo, 15 de maio de 2011

PÉ NA JACA (2011)


Pé na Jaca” é uma telenovela produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Carlos Lombardi.
Colaboração de Vinícius Vianna, Filipe Miguez, Sebastião Maciel, Nélio Abbade e Mauro Wilson.
Direção de Ary Coslov, Gustavo Fernandez, Marco Rodrigo, Paola Pol Ballousier, Paulo Silvestrini e Ricardo Waddington.
Núcleo Ricardo Waddington.

Exibida no horário das 19 horas entre 16 de maio e 9 de dezembro de 2011, em 179 capítulos, substituindo “Cobras & Lagartos” e sendo substituída por “Sete Pecados”. Foi a 71ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Reapresentada no horário das 15 horas, dentro da sessão “Vale a Pena Ver de Novo” entre 19 de janeiro e 1° de maio de 2015, em 89 capítulos, substituindo “Cobras & Lagartos” e sendo substituída por “Senhora do Destino”.

Contou com Murilo Benício, Juliana Paes, Fernanda Lima, Marcos Pasquim, Betty Lago, Fulvio Stefanini, Rodrigo Lombardi, Carla Marins, Ricardo Tozzi, Daniele Suzuki, Alexandre Schumacher, Fernanda de Freitas, Bruno Garcia, Flávia Alessandra e Deborah Secco nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

O advogado hipocondríaco Arthur (Murilo Benício), a modelo Maria (Fernanda Lima), a religiosa Elizabeth (Deborah Secco), a batalhadora Guinevere (Juliana Paes) e o mulherengo personal trainer Lancelotti (Marcos Pasquim) voltam a se encontrar, após 25 anos, na fictícia cidade de Deus me Livre, no interior de São Paulo. Dispostos a consertar erros cometidos no passado e recomeçar suas vidas, eles acabam resgatando antigos amores. Esta é a trama principal de “Pé na Jaca” que, a partir do reencontro dos cinco amigos de infância, mostra uma desenfreada caça à fortuna, temperada por divertidas confusões amorosas.

Arthur se deu bem na vida: tem um bom emprego, está prestes a assumir um cargo superior na corretora de valores em que trabalha, e é casado com a estonteante Vanessa (Flávia Alessandra), com quem tem dois filhos, Maurício (Igor Rudolf) e Percival (Rafael Miguel). Seu grande rival é o ambicioso e sedutor Juan (Bruno Garcia). Os dois trabalham juntos na empresa de Vilela (Paulo Goulart), e Juan vive tentando derrubar Arthur. Além disso, o mau-caráter é amante de Vanessa.

Arthur perde todos os seus bens depois que Juan o faz perder o emprego e a credibilidade no mercado, arruinando sua carreira e deixando-o sem dinheiro e com o nome sujo na praça. Ele vai morar com o tio José (Leonardo Villar), dono de um sítio perto de Deus me Livre. Cheio de manias e longe do conforto e da agitação da cidade grande, sua vida se transforma inteiramente. Além de reencontrar Guinevere e se apaixonar por ela, Arthur descobre que o tio está endividado e prestes a perder sua propriedade para Último Botelho Bulhões (Fulvio Stefanini), o homem mais rico da região, dono de uma enorme propriedade em Deus me Livre e da fábrica de cerveja de Piracicaba, principal força econômica da cidade. Para defender seu patrimônio, Arthur decide brigar pela fazenda do tio José.

Guinevere, a Gui, é uma mulher sensível e batalhadora que, para ganhar a vida, faz uma série de bicos: vende salgadinhos, lava roupa para fora, vende leite da vaca que mantém escondida no prédio onde mora, e ainda trabalha como sereia no parque de diversões da cidade. No início da história, ela é casada com Caco (Alexandre Schumacher), filho de Último, que tem uma péssima relação com o pai. Ele cresceu revoltado, e renunciou ao amor e ao dinheiro da família. Bebe muito, o que o deixa agressivo, fazendo-o descontar sua raiva na mulher que, apesar de sofrer muito, sempre acolhe o marido, tentando ser compreensiva. Durante uma discussão do casal, Caco cai da janela do apartamento dos dois e morre. Gui é acusada de assassinato e sua vida se transforma em um inferno. É nesse momento que ela reencontra Arthur, por quem também se apaixona. Para defender a amiga da acusação de assassinato, Arthur conta com a ajuda da advogada Maria Celina (Daniele Valente), jovem atrapalhada que morre de medo de enfrentar um júri.

A vida de Elizabeth também virou de cabeça para baixo nos últimos tempos. Envergonhada por ser filha de mãe solteira, decidiu se dedicar à religião e entrou para o convento. Amargurada, Elizabeth não aceita sua mãe, Laura (Betty Faria), a mulher mais ousada e sensual da cidade. Laura nasceu pobre, trabalha como costureira e foi mãe solteira três vezes. Teve um caso com Último, de quem Elizabeth pensa que é filha. Ainda no início da trama, a moça se surpreende quando Último se aproxima dela, demonstrando um carinho que nunca teve. Depois, ela descobre que o empresário está doente e precisa de alguém que possa lhe doar um dos rins. Como Caco não é um doador compatível, ele vê em Elizabeth sua única chance. Assim que consegue o que quer, Último volta a ignorá-la. A decepção faz com que a jovem se torne mais amargurada, a ponto de não socorrê-lo quando ele passa mal, deixando-o morrer.

A morte de Último movimenta a vida de todos os personagens centrais. Elizabeth se mostra a principal interessada na herança do suposto pai, para surpresa de outros familiares, como Maria Clara (Silvia Pfeifer), irmã de Último, seu marido, Átila (Alexandre Barros), e a prima, Morgana (Betty Lago). Morgana é mais um personagem importante na história. Aparentemente, é só a prima pobre e governanta da família Botelho Bulhões – uma empregada de luxo. Não se casou, não se formou e não construiu nada seu. É uma mulher amarga que, num dia de tempestade, foi atingida por um raio que a deixou com uma mecha branca em seu cabelo. Por conta disso, tem a fama de ser uma bruxa.

Com a morte de Último, Elizabeth  abandona o convento e se transforma numa mulher sensual e ambiciosa, disposta a tudo para ficar com a herança de seu suposto pai. Ela passa a concentrar sua ira em Maria, sobrinha de Último, a quarta personagem central da novela.

Maria perdeu o pai cedo e sempre foi muito mimada por todos da família, especialmente pela cozinheira Carmen (Lolita Rodrigues). Após as férias em que todos se conheceram crianças, ela voltou a se encontrar com Lance aos 13 anos, na fazenda do tio, em Deus me Livre. Os dois se apaixonaram e viveram uma história de amor. Após três anos juntos, terminaram o namoro e se separaram novamente. Linda e exuberante, Maria se tornou uma modelo reconhecida internacionalmente. Casou-se com o nobre francês Jean Luc (Peter Ketnath), com quem teve uma filha, Isabelle (Sofia Terra), e passou a morar em Paris. Maria sempre se manteve longe dos assuntos que envolviam sua família mas, com o fim do casamento e a morte do tio, volta ao Brasil disposta a lutar pelo que é seu.

Lance nunca se recuperou da paixão de adolescência. Desiludido com o fim do namoro, cometeu inúmeros excessos: envolveu-se com péssimas companhias, bebeu muito, meteu-se em várias encrencas e se deslumbrou com uma vida sem compromissos e responsabilidades. Por conta de seu comportamento, entrou em choque com o pai, Giácomo (Elias Gleizer), e com o irmão, o honesto e responsável Tadeu (Rodrigo Lombardi). Lance ainda se envolveu com a vizinha Dora (Carla Marins), que engravidou, e os dois acabaram se casando. Ele tentou organizar sua vida depois do casamento e do nascimento do filho, Marquinho (Miguel Rômulo), mas não conseguiu: abandonou mulher e filho e se mudou para São Paulo.

Lance não para em emprego algum e vive seduzindo todas as mulheres que cruzam seu caminho. Para trabalhar como professor, falsificou um diploma de uma faculdade de Educação Física, envolvendo-se numa confusão ao dar aulas para a mulher de um delegado, que armou um plano para colocá-lo atrás das grades. Sem alternativa, ele foge de São Paulo para escapar da cadeia e vai parar em Paris, onde reencontra Maria. A paixão dos dois explode novamente. Disposto a reconstruir sua vida, Lance volta para Deus me Livre com Maria.

A certa altura, Lance descobre que tem poderes de cura. Durante uma apresentação no circo da cidade, ele consegue curar a dor de cabeça de uma mulher da plateia e, depois, descobre que, a cada vez que cura a dor de uma pessoa, passa a sentir aquela dor. Na verdade, Lance tem um tumor cerebral, o que fez com que ele desenvolvesse tal sensibilidade. O médico comunica que ele tem apenas seis meses de vida.

Nesse meio tempo, Elizabeth é expulsa por Morgana da mansão dos Botelho Bulhões e demitida da diretoria da fábrica de cervejas, após a revelação de que não é filha de Último. Sem o apoio de ninguém, a moça é obrigada a dormir no banco da praça e começa a enlouquecer. A situação se agrava quando ela tenta matar a mãe e Tadeu, o que a leva a ser internada em um sanatório. Após muito sofrimento, Elizabeth se arrepende de tudo o que fez, deixa o sanatório e passa a dar aulas para crianças no convento onde foi noviça.

Também nos capítulos finais da novela, Morgana revela a Maria que é sua mãe, e que só a entregou aos cuidados de Irina porque era muito nova quando ela nasceu. As duas se abraçam, emocionadas.

No último capítulo de “Pé na Jaca”, é revelada a identidade do filho de Último. Trata-se de Cândido (Ricardo Tozzi), sobrinho do tio José, que se mudou para o sítio depois da morte de sua mãe. Simpático mas muito lento, Cândido não tem responsabilidades e não se preocupa com nada, nem mesmo em ajudar o velho tio com as tarefas do sítio. Depois de saber que é herdeiro de uma fortuna, Cândido termina a história ao lado de Vanessa, um mulherão que ele nunca pensou em ter ao lado.

Já o aventureiro Lance, depois de salvar a vida do filho, Marquinho – que morre vítima de um plano de Leila e é ressuscitado graças aos poderes do pai –, desmaia e morre. Tadeu o leva até Cigano, que usa sua força para fazê-lo voltar a viver. Como aconteceu com Lance e Marquinho, Cigano ressuscita Lance, mas morre.

Curado do tumor, e esperançoso em construir uma nova vida, Lance descobre que seu verdadeiro amor é Maria, a quem sempre amou desde criança. Paralelamente, Gui também descobre que não consegue viver sem Arthur. Gui e Lance se separam e correm para os braços de seus pares. Elizabeth, por sua vez, também descobre o amor ao se envolver com Deodato (Gero Pestalozzi), e reconquista a amizade de Arthur, Gui, Maria e Lance. No capítulo final, Vanessa dá à luz uma menina, e Maria, a um menino.

A GRANDE REVIRAVOLTA
A história dá uma reviravolta quando é revelado que Último teve um filho com Irina (Maria Estela), mãe de Maria. Irina era casada com o irmão de Último mas, após a morte do marido, casou-se com o cunhado, para desespero da filha, que nunca confiou no tio. Como Último havia prometido entregar o filho a Merlim (Bruno Mazzeo/Humberto Martins), um homem misterioso e ambicioso, Irina deu a criança. Todos querem descobrir a identidade do herdeiro da fortuna de Último – que pode ser Juan, Lance ou Arthur –, e Morgana toma a frente das investigações. Enquanto isso, Elizabeth vê seu mundo desabar quando a mãe revela que Último não é seu pai. A vilã faz tudo para a verdade não vir à tona, mas não sabe que sua irmã, Leila, ouviu a conversa e guarda a informação para usá-la em momento oportuno.

Elizabeth envolve-se com Juan, mas percebe que ele não a ama. Ela, então, une-se à Vanessa para acabar com o relacionamento de Arthur e Gui. Apesar de se envolver com muitos homens, Vanessa é apaixonada pelo marido, e não se conforma em tê-lo perdido. Ela engravida e jura que o filho é de Arthur, levando Gui a se afastar de seu grande amor.

Paralelamente, Maria passa a ter crises de dupla personalidade. Em uma dessas crises, ela se insinua para Tadeu, e diz a Lance que não se casará com ele porque terá de sustentá-lo. Lance fica arrasado, e encontra consolo nos braços de Gui, que também está decepcionada com Arthur, por ele ter engravidado Vanessa. Apesar da culpa, os dois não conseguem evitar a atração que sentem um pelo outro e assumem o relacionamento, mudando os pares românticos da história.

TRAMAS PARALELAS

PADARIA
A padaria de seu Giácomo (Elais Gleizer) é um dos núcleos movimentados da trama. Ali trabalham Tadeu (Rodrigo Lombardi), seu filho, e Leila Aparecida (Fernanda de Freitas), sua futura nora, jovem sensual e interesseira, irmã de Elizabeth (Deborah Secco). Tadeu é o filho sério e responsável, cuja maior referência sempre foi o irmão, Lance (Marcos Pasquim). Depois que este desapareceu no mundo, sua vida perdeu um pouco a graça. No decorrer da novela, Tadeu se envolve com sua ex-cunhada, Dora (Carla Marins).

PARQUE DE DIVERSÕES
Quando Lance (Marcos Pasquim) chega a Deus me Livre, consegue abrigo no pequeno parque de diversões da cidade, de propriedade de Cigano (Chico Anysio), homem cego que vive em uma cadeira de rodas e diz ser romeno-polaco, apesar do sotaque pernambucano. Ali trabalham Mimi (Érika Evantini) – a mulher barbada que também faz as vezes de cartomante – e Pipoca (Duda Azevedo), um ajudante geral. Apesar da decadência do parque, Cigano toca o empreendimento com firmeza e leva sua pequena trupe na ponta do laço, fazendo todos tremerem de medo de suas caras feias. Cigano acaba se transformando em um segundo pai para Lance.

GIOCONDA
A tia de Vanessa (Flávia Alessandra), Gioconda (Arlete Salles), é uma atração à parte na trama. Prática e muquirana, ela criou Vanessa desde criança, e sempre ensinou a sobrinha a dar valor ao dinheiro, acima de tudo. Engraçada e cheia de personalidade, Gioconda tem um grande amor por Vanessa, Arthur (Murilo Benício) e seus filhos.

FAMÍLIA TANAKA
A família Tanaka, formada por Mitiko (Cristina Sana), Rosa (Daniele Suzuki) e Mario (Dan Nakagawa), descendentes de japoneses, é outro núcleo divertido da trama. Rosa sofre com a opressão da mãe e do irmão, delegado da cidade.

AUDIÊNCIA

Pé na Jaca” obteve média geral de 29.8 pontos, considerada boa para a faixa – a novela, no entanto, derrubou em 22% os índices da novela anterior, “Cobras & Lagartos”, que entregou o horário com média de 38.3 pontos. Nos números decimais, o folhetim de Carlos Lombardi ficou abaixo da meta de 30 pontos estipulada pela emissora.

A novela estreou com o melhor índice de audiência desde “Da Cor do Pecado” (2008): 41 pontos. No entanto, os índices foram caindo de forma preocupante nas semanas seguintes. O capítulo final da novela rendeu ao SBT um índice de 33 pontos. O folhetim teve 22 pontos como sua pior audiência.

No “Vale a Pena Ver de Novo”, a história se repetiu: substituindo “Cobras & Lagartos”, a trama de Carlos Lombardi derrubou também em 22% os índices da faixa, obtendo uma média final de 15.1 pontos – ainda assim considerada boa pelo SBT, que estipula meta de 15 pontos para as reprises. O primeiro capítulo do folhetim registrou sua melhor média em toda a exibição: 20 pontos. Já o desfecho da trama alcançou modestos 17. Teve 12 pontos como sua pior audiência.

CURIOSIDADES

Carlos Lombardi se inspirou na lenda do “Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda” para criar alguns personagens do núcleo central da trama: Arthur (Murilo Benício), Guinevere (Juliana Paes) e Lance (Marcos Pasquim). Já Elizabeth e Maria, vividas por Deborah Secco e Fernanda Lima, foram inspiradas, respectivamente, em Elizabete I, conhecida como “a rainha virgem”, e sua prima bastarda, Maria Stuart, a rainha da Escócia.

Carlos Lombardi fez várias referências a seriados norte-americanos em sua trama, entre eles “Lost”, “Battlestar Galactica”, “Heroes” e “Monk”.

Murilo Benício foi um dos destaques da novela como o hilário Arthur, um sujeito atrapalhado e cheio de trejeitos. O ator diz que se inspirou nas características de dois amigos para montar o perfil engraçado e desajeitado do personagem. A maneira de falar veio de Evandro Mesquita, cujo sotaque carioca é exageradamente carregado. Já a mania de mexer compulsivamente as mãos veio de Pedro Cardoso que, segundo Murilo Benício, gesticula muito enquanto fala. O autor Carlos Lombardi conta que se inspirou em si próprio para criar muitas das características do personagem.

• Um dos destaques da novela foi a pequena Sofia Terra, que interpretou Maria criança no primeiro capítulo e, depois, a filha de Maria (Fernanda Lima), a pequena Josephine.

Nair Bello gravou cenas inicias de “Pé na Jaca”, mas quando a novela estreou, estava hospitalizada, em coma. Sua personagem, Gioconda, passou a ser interpretada por Arlete Salles, que regravou as cenas feitas anteriormente pela atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.