domingo, 31 de julho de 2011

CIRANDA DE PEDRA (2011)


Ciranda de Pedra” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Alcides Nogueira.
Baseada no romance homônimo de Lygia Fagundes Telles.
Escrita por: Alcides Nogueira e Mário Teixeira.
Colaboração: Rodrigo Amaral e Lúcio Manfredi.
Direção: Maria de Médicis, Natalia Grimberg, André Luiz Câmara e Allan Fiterman.
Direção-geral: Carlos Araújo.
Núcleo: Denise Saraceni.

Exibida no horário das 18 horas entre 1º de agosto e 30 de dezembro de 2011, em 131 capítulos, substituindo “Desejo Proibido” e sendo substituída por “Negócio da China”. Foi a 71ª “novela das seis” exibida na faixa.

Contou com Ana Paula Arósio, Tammy Di Calafiori, Marcello Antony, Ariela Massotti, Anna Sophia Folch, Max Fercondini, Bruno Gagliasso, Cléo Pires, Leandra Leal, Osmar Prado, Mônica Torres, Daniele Suzuki, Caio Blat, Paolla Oliveira, Ana Beatriz Nogueira e Daniel Dantas nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Ciranda de Pedra” conta, fundamentalmente, duas histórias, tendo como cenário a São Paulo de 1958: o triângulo amoroso entre Natércio (Daniel Dantas), Laura (Ana Paula Arósio) e Daniel (Marcello Antony) e o rito de passagem da adolescência para a vida adulta da jovem Virgínia (Tammy Di Calafiori), filha de Daniel, mas criada como herdeira legítima de Natércio.

Ciranda de Pedra” se passa, basicamente, em dois ambientes: o Jardim Europa, cujos moradores são das classes média e alta; e a Vila Mariana, um bairro operário. No Jardim Europa, encontra-se a mansão dos Silva Prado, de Laura e Natércio. Eles formam um dos mais invejados casais da sociedade paulista. Natércio é um advogado conceituado, de prestígio nacional, e ávido por seguir uma vitoriosa carreira no mundo jurídico. Laura é uma belíssima mulher, elegante e culta, mãe de três filhas: Bruna (Anna Sophia Folch), Otávia (Ariela Massotti) e Virgínia.

Ainda muito jovem, Laura casou-se com Natércio apaixonada. Ela é uma mulher frágil, sensível e delicada, bem diferente do seu ambicioso marido, filho de uma tradicional família de São Paulo. Apesar do amor que verdadeiramente sente pela esposa, Natércio não é capaz de compreendê-la em sua subjetividade e complexidade. Quanto mais se empenha para multiplicar as cifras de seus investimentos e se dedicar à carreira jurídica, mais se afasta de Laura, transformando-a em mais uma de suas ferramentas profissionais. Culta e bela, ela é, sem dúvida, a mulher perfeita para estar ao seu lado, como um troféu a ser exibido para a alta sociedade e o empresariado paulistas. Natércio é prepotente e autoritário, mas o seu amor incondicional por Laura ameniza a sua vilania.

Em “Ciranda de Pedra”, a governanta Frau Herta (Ana Beatriz Nogueira) conduz a casa de Natércio com mãos de ferro. Apaixonada em segredo pelo patrão, a empregada quer tomar o lugar de Laura e tenta destruir tudo o que lhe faz bem.

A instabilidade emocional de Laura acaba levando-a a sérias crises. Natércio contrata o neurologista Daniel Freitas para tratar dos distúrbios emocionais da esposa. Mas Laura e Daniel se apaixonam e, desse amor, nasce Virgínia.

Natércio descobre a traição e decide impedir o romance do casal. Para tal, ameaça tirar a guarda das filhas de Laura, caso ela o abandone. Daniel, Natércio e Laura, portanto, fazem um pacto para impedir o escândalo: a caçula será criada como uma Prado, impedindo que o médico reconheça a paternidade da menina. Laura e Daniel, desde então, abafam a paixão que sentem um pelo outro. Natércio, em sua solidão cortante, torna-se um homem cada vez mais prepotente, dilacerado por não saber como lidar com seu amor e sua obsessão por Laura.

Nos primeiros capítulos, Laura está, há seis meses, internada em uma casa de repouso e proibida de ver as filhas. Virgínia já é uma moça, e o Dr. Daniel divide seu tempo entre os atendimentos no posto de saúde na Vila Mariana e o tratamento de Laura.

O retorno da protagonista à mansão dos Silva Prado é minuciosamente planejado por Natércio. Ele organiza uma grande festa de aniversário para a esposa, na qual pretende fazer importantes contatos profissionais. Antes do grande dia, entretanto, prende Laura no sótão da mansão, lindamente decorado. Lá, ele mina suas forças e a submete a mais chantagens para que aceite a festa. Após ameaçar mandar Virgínia para um colégio interno na Suíça, Laura cede. Ela sucumbe às pressões impostas pelo marido por um tempo, até decidir tomar as rédeas de sua própria vida e lutar por sua felicidade. É quando abandona seu casamento de aparências e sua linda casa no Jardim Europa e vai morar no sobrado de Daniel, na Vila Mariana.

Ao contrário das irmãs Bruna e Otávia, que, apesar de amarem a mãe, morrem de vergonha das crises dela, Virgínia apoia e cuida de Laura incondicionalmente. Sem desconfiar das razões, a jovem se sente rejeitada por Natércio. Esse distanciamento paterno a aproximou ainda mais de Laura, que sempre a protegeu e a tratou com extremo carinho.

Com a saída de Laura da mansão, Natércio volta toda a sua fúria contra Virgínia, sempre instigado pela governanta Frau Herta. Cada vez mais desnorteada, a jovem decide morar com a mãe, na casa de Daniel, despertando a raiva de Natércio.

Virgínia é apaixonada, desde a infância, por Conrado Cassini (Max Fercondini). O namoro deles termina por conta das investidas de Otávia, que vive se insinuando para todos os homens e seduz o rapaz apenas por capricho. Virgínia acaba se encantando por Eduardo (Bruno Gagliasso). Mas esse sentimento lhe gera um grande conflito, já que o jovem engenheiro é namorado de Margarida (Cléo Pires), professora primária que ela conhece na Vila Mariana e de quem se torna grande amiga.

Bruna, a outra filha de Laura, é uma menina extremamente recatada. Chega a marcar seu noivado com Rogério (Claudio Fontana), mas acaba se casando com Afonso (Caio Blat), sobrinho de Frau Herta. O rapaz é um verdadeiro alpinista social, ambicioso e sem escrúpulos.

Ele faz de Bruna seu capacho: sempre a maltrata e a obriga a estar pronta para atender às suas ordens.

Muito próxima dos Silva Prado está a família Cassini, cujo patriarca é Cícero (Osmar Prado), filho de imigrantes italianos. Ele enriqueceu com muito trabalho e honestidade e é o único amigo de Natércio. Dono da Metalúrgica Cassini & Prado, em sociedade com o advogado, Cícero é rude com seus funcionários, mas tem um coração enorme. Uma das que mais sofre com o seu gênio forte é Alice (Daniele Suzuki). Filha de imigrantes japoneses, ela trabalha como sua assistente e está sempre atrás do patrão, aguentando seus berros. Mas, no fundo, sabe que ele é um bom homem. 

Cícero valoriza sua família acima de tudo, o que o leva a discordar da maneira como o amigo Natércio trata Laura. O advogado vive preocupado com seus filhos: Letícia (Paolla Oliveira) é uma exímia tenista e o irrita com seu comportamento prático e liberal, não querendo, inclusive, casar-se; já Conrado, não se dedica à vida profissional.

Julieta (Mônica Torres), esposa de Cícero Cassini, é a confidente de Laura. Ela sofre com as crises da amiga e, principalmente, com os desmandos de Natércio. Julieta morre misteriosamente durante trama, em um acidente de carro, o que desnorteia ainda mais Laura.

Natércio faz de tudo para atrapalhar o romance entre Laura e Daniel. Nem o divórcio ele aceita. Mas nada separa o casal. O médico consegue pagar o tratamento de Laura nos Estados Unidos, e ela volta mais centrada e equilibrada.

Natércio começa a ser punido por suas maldades mesmo antes do final da novela. O advogado sofre um acidente de carro e precisa de uma doação de sangue.

Virgínia se oferece, mas é informada pela enfermeira de que seu sangue não é compatível com o do seu pai. Ela fica desconfiada, mas só vai desvendar o mistério mais tarde. É Luciana (Lucy Ramos), assistente do Dr. Daniel, quem lhe revela que Natércio não é seu pai biológico. A menina se rebela: corta os cabelos bem curtos e começa a trabalhar como garçonete, para desgosto de Natércio.

Depois de uma discussão com Laura, o vilão sofre um derrame e fica entre a vida e a morte. O advogado precisa passar por uma cirurgia de emergência e, apesar da contrariedade de Frau Herta, é Daniel quem o opera. O advogado sobrevive, mas fica com algumas sequelas, superadas ao longo da história.

Tendo mantido sua relação em segredo até esse incidente, Laura e Daniel assumem seu romance no hospital. Mas a felicidade não dura muito: Daniel flagra Laura beijando Natércio, enquanto ele está em coma na clínica, e Laura recebe fotos do médico dormindo com outra mulher. Sem saber que se passava de uma armação de Afonso, Frau Herta e Luciana, Laura se separa de Daniel e volta a morar na mansão dos Silva Prado.

Com o retorno da patroa, Frau Herta é demitida. Laura assume o controle da casa. Depois da separação, Daniel tem um breve romance com Letícia, mas nada que abale seu amor por Laura.

Depois dessa reviravolta em sua vida, Laura decide realizar um sonho antigo: tornar-se uma modista. Para conseguir todo o material necessário, conta com a ajuda de Elzinha (Leandra Leal), que tem experiência no ramo graças ao trabalho no ateliê da madame Lenah (Glauce Graieb). A Maison de Laura faz sucesso, graças à elegância e à originalidade de suas peças.

Depois da morte de Julieta, o italiano Cícero começa a paquerar Elzinha. Para conquistá-la, veste-se de mendigo e se muda para a Vila Mariana. Assim, pode fazer com que ela se apaixone por ele e não por seu dinheiro. Mas o disfarce de Cícero como o mendigo Menelau é descoberto quando ele ajuda a apagar o incêndio criminoso na Maison de Laura. Depois do incidente, ela é internada em um sanatório, mas consegue fugir e voltar para Daniel. Além disso, para o total desespero de Natércio, ela conta à imprensa sobre a verdadeira paternidade de Virgínia.

Os mistérios da novela só são solucionados no final da trama, e Natércio se revela o grande vilão da história. Daniel e Laura decidem fugir das ameaças do ex-marido dela, mas são perseguidos por Ferdinando. A mando de Natércio, o capanga tenta matar o médico, que consegue escapar. Laura deixa suas filhas aos cuidados de Cícero e Elzinha, que, depois das investidas do italiano, aceita o seu pedido de casamento.

Nada faz Natércio desistir. Já no cais, à espera da embarcação que os levará para uma ilha deserta, Daniel e Laura são surpreendidos por um novo ataque de Ferdinando. Mas o capenga de Natércio é atingido por uma caixa de um navio e cai no mar. Antes de morrer, revela a Daniel que foi Natércio quem lhe pediu para matar Rita Carvalho (Alice Borges) e Julieta.

Depois de ter sido internada por Natércio em um manicômio, Frau Herta consegue escapar e volta à mansão dos Silva Prado. A governanta se declara para o patrão, mas ele a rejeita, chamando-a de verme e dizendo que só a suportou para manter sua cumplicidade. Ela, então, chantageia-o: se não se casar com ela, irá revelar tudo o que sabe. Natércio finge aceitar e a convida para tomar um conhaque, com o qual a envenena. Frau Herta morre, e Natércio é preso.

Eduardo e Margarida se casam, depois de a jovem ter sobrevivido a uma tuberculose. Bruna se forma em Direito e se transforma em uma famosa promotora, que defende os direitos da mulher. Virgínia se torna uma revolucionária política e passa a lutar contra a repressão da censura militar. Otávia e Conrado se casam, têm três filhos e viram hippies.

Letícia decide se tornar uma jogadora de tênis internacional e viaja com Joice (Ana Furtado), sua nova treinadora, para a Europa.

Elzinha abre a Maison Carmelo-Cassini e dá continuidade ao trabalho de Laura como estilista. Laura e Daniel se refugiam em uma ilha deserta, onde vivem o amor que, por anos, foi abafado pelo tempo e pelas chantagens de Natércio.

TRAMAS PARALELAS

Letícia e Arthur X
Letícia (Paolla Oliveira), filha de Cícero (Osmar Prado) e Julieta (Mônica Torres), que afirma não querer se casar, fica mexida ao conhecer o renomado estilista Arthur X (Guilherme Weber). Assim que chega a São Paulo para lançar a sua grife, ele se encanta pela jovem, que, no entanto, não corresponde às suas expectativas. A chegada de Arthur X é  triunfal: ele aterrissa de para-quedas no meio de uma quadra do Tênis Clube, atrapalhando o jogo de Letícia, que disputava uma partida com o americano Jack Simpson (Paulo Viana). Arthur X é seguido pelo fiel escudeiro Ferdinando (Paulo Vasconcellos) e por diversos repórteres e fotógrafos. Mas toda a confusão irrita Letícia, que teve sua partida interrompida. Sua raiva ainda aumenta porque o estilista lhe rouba um beijo. Ela o rejeita, mas esse é o começo de uma relação amorosa turbulenta.

A Vila Mariana
É na Vila Mariana que mora o núcleo de classe média da novela. O cabeleireiro Palamedes (José Rubens Chachá), mais conhecido como seu Memé, vive às turras com sua sogra, dona Ramira (Walderez de Barros). Ele é o jornal falado do bairro. Sabe da vida de todos. É um exímio peruqueiro, foi o primeiro a usar laquê na Vila Mariana e está sempre testando novas tinturas em seu próprio cabelo. Sua esposa Alzira (Clarice Niskier) é uma pasteleira de mão cheia e é quem intercede nas brigas entre ele e sua mãe. As duas filhas do casal, Elzinha (Leandra Leal) e Margarida (Cléo Pires), são os opostos. A primeira é uma coquete que só pensa em dar o golpe do baú: mal consegue se manter 24 horas empregada e não se cansa de contar pequenas mentiras para provar que “Elzinha é biscoito fino!”, como gosta de dizer. Tem uma filha pequena, Lindalva (Ana Karolina Lannes), a quem ama muito, mas que é criada como sua irmã para não desonrar a família. Ela já fez de tudo para sustentar a menina: foi aeromoça, telefonista e vendedora de perfumes. Margarida é o avesso. É uma jovem extremamente responsável, leva sua vida de professora primária com muita dedicação e mantém seu coração bem longe de qualquer conta bancária.

Recém-formado em engenharia, Eduardo (Bruno Gagliasso) sai de Santos para tentar a sorte em São Paulo. Ele começa a trabalhar na Metalúrgica Cassini como faxineiro, e, tendo conquistado a confiança do patrão, Cícero (Osmar Prado), cresce na empresa. Sua rápida ascensão, no entanto, estremece a relação com Conrado (Max Fercondini), que se sente traído pelo pai. Eduardo se apaixona por Margarida, mas acaba desmanchando o namoro com ela para ter um caso com Virgínia (Tammy Di Calafiori).

Urânia (Mila Moreira), famosa moradora da Vila Mariana, é presidente do decadente grêmio do bairro e não mede esforços para que seus trambiques deem certo e lhe garantam bons negócios. Para isso, conta com a ajuda do filho Patrício (Julio Andrade), pai da adolescente Naná (Nêmora Cavalheiro).

As maiores confusões e trapaças da trama são provocadas pela dupla Peixe (André Frateschi) e Afonso (Caio Blat). Eles são capazes das maiores maldades para saciarem suas ambições. Afonso consegue emprego como estagiário no escritório de Natércio (Daniel Dantas), com um diploma de Direito forjado, e acaba se casando com Bruna (Anna Sophia Folch), filha do patrão. No final da trama, Afonso, Peixe e Patrício se transformam em malandros da Lapa, no Centro do Rio de Janeiro, e continuam na vida do crime.

AUDIÊNCIA
Ciranda de Pedra” obteve média geral de 22.1 pontos, considerada baixa para o horário. O folhetim estreou com 25 pontos e viu seus índices caírem nas semanas seguintes. O último capítulo bateu o recorde da novela: 28 pontos.

CURIOSIDADES

• Inspirada no romance homônimo de Lygia Fagundes Telles, a segunda versão da novela “Ciranda de Pedra”, escrita por Alcides Nogueira, trazia diferenças em relação à primeira, que foi escrita por Teixeira Filho e dirigida por Reynaldo Boury e Wolf Maya, em 1984. A maior delas está na ambientação da trama: a nova versão se passava em 1958, enquanto a primeira era ambientada nos anos 1940. Outra mudança foi a adição de um núcleo de humor à história.

• A partir do romance de Lygia Fagundes Telles, Alcides Nogueira criou o núcleo da Vila Mariana. Na obra original, a autora apenas dizia que lá morava o médico Daniel (Marcello Antony).

• Alcides Nogueira definiu “Ciranda de Pedra” como a mescla perfeita entre o movimento de uma ciranda e a imobilidade de uma pedra. Segundo ele, as pessoas estão em constante movimento, procurando seus destinos, porém atadas às suas próprias histórias. Os indivíduos querem a liberdade para viverem suas vidas, fantasias, amores e paixões, mas estão amarrados à tradição, aos seus passados. O autor procurou, então, apresentar na novela as relações humanas, falando das pequenas tragédias e do cotidiano com elegância. Daí, o tratamento dos conflitos familiares – relações entre irmãs, pais e filhos, por exemplo. Do romance original, ele manteve o universo de Lygia, que é visceral, duro e, ao mesmo tempo, envolto em relações muito delicadas, já que passa pelo canal do afeto, da generosidade e da solidariedade humana. Mas o autor evitou polêmicas, deixando de explorar temas como eutanásia, homossexualidade e suicídio, abordados no romance original.

• O ano de 1958 não foi escolhido à toa – no romance original, a trama se passava em 1947. Para Alcides Nogueira, esse é o mais emblemático dos anos para o Brasil. Na política, Juscelino Kubitschek modernizava o país prometendo o avanço de 50 anos em cinco, entusiasmando empresários com a construção de Brasília. Na economia, com a implantação de indústrias, como a automobilística e a Usina Hidrelétrica de Furnas, o país passava a ter uma nova relevância no mundo das transações comerciais. Na cultura, nascia a Bossa Nova, e a cena teatral se agitava com a luta do Teatro de Arena e do Teatro Oficina por uma dramaturgia voltada para as questões do povo brasileiro. No cinema, o engajamento social começava a se tornar recorrente graças ao Cinema Novo. As mulheres começavam a ocupar um grande espaço na literatura, com destaque para Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst, Clarice Lispector, Nélida Piñon e Raquel de Queiroz. Nas artes plásticas, nomes como Lygia Clark e Hélio Oiticica mostravam um novo olhar sobre o Brasil. No esporte, o capitão da seleção brasileira de futebol, Bellini, erguia a Jules Rimet ao ganhar a Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia. A tenista Maria Ester Bueno vencia o torneio de duplas em Wimbledon. No ano seguinte, ela seria a primeira brasileira a conquistar o campeonato na categoria individual. Em 1958, São Paulo já era a décima maior metrópole do mundo. Segundo Alcides Nogueira, esse era o pano de fundo para a segunda versão de “Ciranda de Pedra”.

Mônica Torres fez parte do elenco das duas versões da novela. Na primeira ocasião, ela foi Letícia, amiga da protagonista Virgínia (Lucélia Santos). Na nova versão, ela interpretou Julieta, a mãe de Letícia (Ana Lúcia Torre). O ator José Augusto Branco, que nesta versão viveu Silvério, atuou como Moreno na adaptação de 1984.

• Diferente da versão original da novela, em que Laura morria, na segunda versão a personagem, interpretada por Ana Paula Arósio, permaneceu na trama até o último capítulo.

• Para lançar a novela, o SBT promoveu duas exibições de arte em areia, uma no Rio de Janeiro, na Central do Brasil, e outra em São Paulo, na Rodoviária do Tietê. O artista gaúcho Rodrigo Azeredo foi o responsável pelas mostras: desenhos feitos com areia sobre uma mesa de luz e que eram projetados em um telão, ao vivo.

• O papel de Guilherme Weber, o Arthur X, foi inspirado no estilista brasileiro Dener, considerado um vanguardista dos anos 1950. Para compor o personagem, o ator também se inspirou no comportamento de Karl Lagerfeld e no visual espanhol de John Gagliano.

• A convite da diretora Denise Saraceni, a atriz e apresentadora Regina Casé interpretou a apresentadora Eunice Jardim. A personagem lembrava a mãe da atriz, que comandava um programa na televisão em que contava histórias, usando fantoches e marionetes.

• A abertura da novela foi a primeira do SBT a usar a RED, uma câmera de cinema digital com resolução de 4k. 

• A novela recebeu os prêmios Extra de Televisão, como melhor figurino, e Qualidade Brasil, pela atuação de Osmar Prado, como melhor ator coadjuvante, no papel de Cícero Cassini.

sábado, 30 de julho de 2011

Senhora do Destino - capítulo 108


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 108 de “Senhora do Destino”. Confira a sinopse:

Viriato contém a emoção e, Edgard, a sua apreensão. Shirley constata que Djenane está morta e Nazaré, dormindo. Isabel é avisada. Maria do Carmo fica aflita ao perceber que Isabel não se sente bem. Nalva entra na casa de Leandro e deita em sua cama. Cláudia reage ao ver Djenane morta no mesmo lugar que seu pai caiu. Edgard teme que Isabel não o perdoe, por ele ter escondido a verdade. Maria do Carmo oferece a sua amizade a Isabel. João Manoel faz insinuações sobre Jenifer e Eleonora, mas Regina não entende. Janice chora e confessa a Venâncio que teme que Sebastião renegue a filha. Cláudia manda Alberto ligar para a polícia. Viviane vigia Bruno. Bianca aguarda impaciente o pai para uma conversa. Reginaldo manda que ela fique quieta e só ouça o que ele vai falar. Alberto vê os dólares na bolsa de Djenane. O perito atesta que são falsos. Isabel consola Nazaré, que chora. Reginaldo manda Bianca ficar longe dos moradores da Comunidade da Pedra Lascada. Bianca acusa o pai de ser um demagogo. Viviane impede que Reginaldo bata na filha. Cláudia vai dormir na casa de Leandro. Isabel diz que vai pedir para Edgard passar a noite na casa com ela. Cláudia surpreende Nalva na cama de Leandro, que fica sem entender.

Pé na Jaca - capítulo 66


Hoje, às 19h30, o SBT exibe o capítulo 66 de “Pé na Jaca”. Confira a sinopse:

Elizabeth manda Maria Clara e Átila darem um jeito de Guinevere ser presa e avisa que ela não pode saber quem está por trás de tudo. Maria se recusa a admitir que está grávida. Lance e Arthur fogem do clube. Leila fica indignada com o desprezo de Tadeu. Vanessa vai se apresentar para Abdula e percebe que ele está morto. Maria Clara convida Guinevere para sair. Tadeu dá em cima de todas as mulheres da cidade. Guinevere briga com Nirdo, que se desequilibra e cai do alto de uma escada. Maria Clara vê tudo. Dorinha avisa Lance que vai mandar prendê-lo se ele voltar a se aproximar de Marquinho. Maria Clara conta para Elizabeth da briga de Guinevere e Nirdo. Lance confessa para Tadeu que está cansado de esperar Maria. Tanaka diz a Guinevere que a prisão preventiva dela foi pedida. Marquinho descobre que Maria está grávida. Vanessa joga charme para Lance.

Desejo Proibido (último capítulo) - capítulo 155


Hoje, às 18h15, o SBT reapresenta o último capítulo de “Desejo Proibido”. Confira a sinopse:

Inácio, Trajano, Argemiro, Gaspar e Brasil se deparam com a entrada da gruta obstruída. Dentro da gruta, Laura embala Miguel nos braços. Gaspar resolve explodir a entrada da gruta para desobstruir a passagem. Todos se comovem ao ver Laura agarrada a Miguel. Padre Inácio cai de joelhos e chora. Galileu toma o pulso de Miguel e atesta a morte. Laura implora que a Virgem não leve Miguel embora e se oferece para ir no lugar dele. Miguel tem um espasmo e volta a respirar. Todos se ajoelham para a Virgem. Trajano prende Diogo pelo assassinato de Henrique. O tempo passa. Grávidas, Eulália e Edith exibem barrigão. Ana e Escobar seguem para a maternidade. Diogo é o prefeito da ala na cadeia. Laura, Escobar, Ana e Miguel entram na casa paroquial com o bebê e surpreendem padre Inácio. André volta a Passaperto com hábito de noviço franciscano. André entrega a Florinda um envelope a pedido do moço da balsa. Ela lê que passou no teste e está sendo chamada. Padre Inácio celebra um casamento triplo: Lídio e Dulcina, Teresa e João Antônio, Guilhermina e Gaspar. Zezinho chega a Passaperto e pede a padre Inácio para ser sacristão. Antes de partir para Hollywood, Clemente se despede de Guará e Dioclécio. Magnólia, Viriato, Cidinha e Eulália se despedem de Florinda e de Clemente, que sobem no trem. Ciro chega e Eulália o incentiva a ir atrás de Florinda. Ciro corre atrás do trem. Florinda ajuda Ciro a subir no trem e eles se beijam. Laura e Miguel se casam na gruta. FIM.

Segunda estreia a nova novela das seis!
De Alcides Nogueira:

Da Cor do Pecado - capítulo 12


Hoje, às 15h15, o SBT exibe o capítulo 12 de “Da Cor do Pecado”. Confira a sinopse:

Preta vai atrás de Raí, mas não o alcança. Kaíque quer se aproximar de Otávio, mas Bárbara avisa que o menino vai morar na Suíça. Helinho e Preta procuram Raí. Otávio vê Bárbara e Kaíque se beijando. Raí é abordado por Pedrão, um homem estranho que lhe oferece comida. Thor e Dionísio conhecem Sal, um menino que surfa muito bem e mora na rua. Pedrão coloca Raí para pedir esmola junto com outros meninos. Thor empresta sua prancha para Sal surfar. Luís se recusa a emprestar o barco para Ulisses mais uma vez. Raí descobre que Pedrão bate nos meninos e incita-os a fugirem. Pedrão persegue Raí. Ítalo garante a Felipe que Afonso não vai promovê-lo porque ele é negro. Laura demite Abelardo, pois ele só faz maquiagens loucas. Raí encontra Preta e Helinho. Felipe não é promovido e fica decepcionado. Ulisses pega o barco de Luís sem que ele saiba. Preta encontra Lita caída no chão. Preta leva Lita para o hospital. Luís percebe que Ulisses levou seu barco. Ulisses procura pelo tesouro, com a ajuda de Paco. Preta e Lita aguardam no hospital lotado. Bárbara bate em Otávio e o obriga a dizer que não a viu beijando Kaíque. Felipe se sente mal, pois Tony foi promovido em seu lugar. Helinho consegue fazer com que Lita seja atendida. O médico avisa a Preta que Lita está muito mal. Dionísio empresta sua prancha para que Sal participe de um campeonato de surfe. Afonso afirma para Germana que não promoveu Felipe por que ele é negro, deixando-a decepcionada. Kaíque ameaça contar tudo a Afonso se Bárbara mandar Otávio para a Suíça, mas perde a coragem. Lita manda Preta procurar a família de Paco e depois morre. Paco se oferece para mergulhar no lugar de Ulisses e encontra o barco naufragado. Preta parte com Raí para encontrar Afonso.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Senhora do Destino - capítulo 107


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 107 de “Senhora do Destino”. Confira a sinopse:

Nazaré jura que não sabia que os dólares eram falsos. Djenane arranca uma mecha de seu cabelo. Shirley e Alberto tentam dissuadi-lo, mas Jacques insiste na versão de que os dólares são dele. Danielle precisa interromper seu namoro com Giovanni para atender aos pedidos de entrevista. Flaviana implica com o genro e diz que a ninfa vai voar alto e para longe dele. Edgard fica estarrecido com o relato de Viriato. Merival implica ao ver Rita e Constantino se beijando. Reginaldo vai atrás dos filhos, mas Merival o força a entrar em sua casa. Nazaré confessa para Djenane que recebeu o dinheiro da mãe verdadeira de Isabel. Djenane diz que vai se mandar porque o castigo de Nazaré não tarda. As duas discutem. Djenane rola a escada, sem a interferência de Nazaré, e morre. Nazaré coloca jóias e os dólares na bolsa de Djenane, quebra o salto de seu sapato, toma mais tranquilizantes e volta a dormir. Edgar diz a Viriato que não consegue mentir para Isabel, mas acaba topando ficar calado. Laura troca o nome de Viriato e nem percebe. Maria Eduarda pede que os pais esqueçam os preconceitos e colaborem para o sucesso do jantar. Reginaldo arma um escândalo com os filhos na casa de Rita. Bianca sai correndo, entra no jipe de Shao Lin e pede que ele a leve na casa da avó. Yara liga e fica sabendo por Cícera que Plínio está de casamento marcado. Shirley e Alberto descobrem Djenane caída. Isabel recebe Maria do Carmo com simpatia no restaurante.

Pé na Jaca - capítulo 65


Hoje, às 19h30, o SBT exibe o capítulo 65 de “Pé na Jaca”. Confira a sinopse:

Deodato explica que dizem que o bebê de Giácomo nasceu morto e foi trocado por uma outra criança que havia sido rejeitada. Morgana fica impressionada. Elizabeth afirma para Átila que vai expulsá-lo da empresa com a ajuda de Guinevere. Isabela se insinua para Lance, que acaba não resistindo. Maria entra nessa hora com Salomão, namorado de Isabela. Isabela confessa para Lance que namorou Salomão, mas mostra um exame que prova que ele é estéril. Maria não acredita que Lance queria desmascarar Isabela. Elizabeth conta para Átila que Guinevere a ajudou a descobrir que ele estava roubando a empresa. Guinevere manda Átila parar de roubar, mas não faz questão de tirá-lo da empresa. Elizabeth se sente traída por Guinevere. Lance percebe que Isabela não tem barriga de grávida e faz Sebo confessar que falsificou o exame. Lance denuncia Isabela e se declara para Maria na televisão. Maria vê e fica pasma. Isabela seduz Tadeu. Arthur tenta vender suas geléias para a cadeia de lojas de Abdula Rabá. Lance tem a mesma idéia para os pães da padaria. Leila lê no jornal que Tadeu e Isabela passaram a noite juntos. Tadeu gosta da fama e despreza Leila. Elizabeth revela a Morgana que vai fazer com que Guinevere seja presa pela morte de Caco, pois assim ficará com a guarda dos filhos dela e com todo o dinheiro. Abdula morre diante de Arthur e Lance, que ficam sem saber o que fazer. Maria descobre que está grávida.

Desejo Proibido (último capítulo) - capítulo 155


NESTA SEXTA VOCÊ NÃO PODE PERDER AS EMOÇÕES
E SURPRESAS DO ÚLTIMO CAPÍTULO DE



E Segunda estreia a nova novela das seis!
De Alcides Nogueira:

Da Cor do Pecado - capítulo 11


Hoje, às 15h15, o SBT exibe o capítulo 11 de “Da Cor do Pecado”. Confira a sinopse:

Paco resgata Ulisses. Ulisses sugere que Paco assuma de uma vez por todas a identidade de Apolo e ele concorda. Tina humilha Thor e avisa que vai viajar com Solano. Preta descobre que está esperando um menino. Seis meses se passam. Bárbara sente contrações e vai para o hospital, mas impede Kaíque de acompanhá-la. Preta também sente as dores do parto. Helinho a leva para um hospital público, mas os funcionários estão em greve. Kaíque se revolta por não poder acompanhar o nascimento de seu filho. Germana revela a Edilásia que Bárbara teve um filho chamado Otávio. Kaíque invade o quarto de Bárbara no hospital, mas é expulso pelos seguranças de Afonso. Sem dinheiro para o taxi, Helinho e Lita levam Preta de ônibus para um hospital particular. Como não tem seguro médico, Preta não consegue ser atendida e parte para outro hospital. Preta tem Raí no ônibus, ajudada pelos passageiros. Passam-se sete anos. Raí é um menino saudável, esperto e amado; Otávio é mimado e mal educado porque Bárbara não sabe como educá-lo e não dá carinho ao filho. Helinho comenta com Preta que Raí deveria conhecer seu avô. Raí ouve e pergunta a Preta quem é seu avô. Preta garante a Raí que ele ainda é muito criança para saber quem é seu avô, deixando-o revoltado. Kaíque se irrita por não poder assumir para Otávio que ele e Bárbara estão juntos. Thor e Dionísio ficam amigos de Moa, uma surfista que chega ao Rio para fazer desenhos de pranchas. Ela é linda e surfa muito bem. Raí faz perguntas sobre seu pai e Preta se esquiva. Paco confessa para Ulisses que ainda não esqueceu Preta. Bárbara garante a Afonso que será bom para Otávio estudar num colégio interno na Suíça. Thor estranha que Moa viva sozinha e acha que ela tem algum segredo. Ulisses continua tentando encontrar o ouro. Stela garante a Felipe que Afonso vai promovê-lo. Raí vasculha as coisas de Preta e encontra uma foto de Paco. Otávio dá um escândalo ao saber que vai para o internato. Raí pergunta a Preta se Paco é seu pai. Preta confirma e revela que Paco está morto. Raí se desespera e sai de casa correndo.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Senhora do Destino - capítulo 106


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 106 de “Senhora do Destino”. Confira a sinopse:

Reginaldo ainda hesita, mas Viviane insiste que eles devem ir até a casa de Dirceu. Viriato fica perplexo quando a mãe diz que Isabel é sua irmã Lindalva. Nazaré geme de dor. Djenane aguarda, enquanto Jacques fica na fila da casa de câmbio. Nalva chora quando Ubiracy conta que Leandro mandou avisá-la que não quer mais nada com ela. Danielle visita Venâncio. Maria do Carmo pede que Viriato conte a verdade a Edgard e que os dois mantenham segredo. Do Carmo avisa que vai começar a frequentar o restaurante, sem que ninguém saiba que ela é a mãe do maître. Constantino diz a Rita que emprestou um dinheiro a Cigano. Aretuza abre a porta para Viviane e Reginaldo. Dirceu combina de ir ao Monsieur Vatel com Maria do Carmo. Viviane e Reginaldo se convidam para ir também. Dirceu mente que é um jantar romântico de reconciliação. Djenane vê pela vitrine quando Jacques é algemado e vai embora. Bruno e Bianca visitam Daiane. Isabel fica alerta quando o médico diz que Nazaré deve ter sido atacada por dois homens franzinos. Isabel insiste que a mãe conte a verdade, agora que as duas estão sozinhas. Nazaré finge estar sob o efeito do tranquilizante e dorme. Shirley acompanha Alberto até a delegacia. O Barão e Laura ligam para Janice e fazem o convite para o jantar. Jacques insiste que os dólares são mesmo dele e proíbe o filho de falar com Djenane. Djenane ameaça Nazaré com a faca e manda que ela explique tudo sobre os dólares. 

Pé na Jaca - capítulo 64


Hoje, às 19h30, o SBT exibe o capítulo 64 de “Pé na Jaca”. Confira a sinopse:

Maria descobre que Isabela está grávida de Lance. Lance tenta explicar para Maria que tudo aconteceu antes de eles se reencontrarem, mas ela não quer nem saber. Marquinho deixa claro para Dorinha que não vai se afastar de Lance. Arthur finge que vai consertar o gás na casa de Santa, mãe de Juan, para procurar os dólares. Maria vai embora da casa de Lance. Arthur encontra uma maleta no freezer de Santa. Juan e Arthur lutam pela maleta, mas, quando a abrem, descobrem que lá dentro só há uma foto de Santa dando a língua. Sebo revela a Lance que Isabela está grávida de cinco meses, o que significa que ele não poderia ser o pai. Guinevere vê Elizabeth conversando com Tadeu. Lance elabora um plano para provar que não é o pai do filho de Isabela e pede a modelo em casamento. Elizabeth diz a Guinevere que precisa de sua ajuda para colocar Átila contra a parede. Arthur volta a pedir Guinevere em casamento e ela aceita desta vez. Deodato revela a Morgana que Lance pode não ser filho de Giácomo.

Desejo Proibido (penúltimo capítulo) - capítulo 154


Hoje, às 18h15, o SBT exibe o penúltimo capítulo de “Desejo Proibido”. Confira a sinopse:

Cândida arruma o quarto de Henrique e lhe promete um presente de aniversário. Cebola lambe a xícara de café jogada no lixo por Diogo. Inácio anuncia a Guará e aos romeiros que não é candidato a prefeito. Florinda pede para que a Virgem de Pedra a ajude a vencer o concurso. Ciro aparece na igreja e beija Florinda à força. Florinda diz que Ciro vai ter que ficar correndo atrás dela, porque em Passaperto ela não fica. Cebola fica doente. Brasil conta a Trajano que Cebola foi intoxicado. Trajano descobre que Cebola andou fuçando um envelope da prefeitura e vai procurar mais indícios no lixo. Viriato convida Ciro a ser mentor de sua campanha política. Magnólia reclama. Trajano encontra uma xícara de café suspeita no lixo da prefeitura. Galileu afirma que havia veneno na xícara. Cândida paga Germano pelo último serviço que ele vai prestar a ela. Miguel insiste para ir com Laura até a gruta. Laura não vê perigo no encontro com Cândida e prefere ir sozinha. Miguel descobre que roubaram dinamite das obras da ferrovia. Florinda conta a Miguel que Cândida colocou todos os romeiros que estavam na gruta para correr. Miguel deduz que Laura está correndo perigo. Cândida fica feliz quando Miguel chega na gruta. Cândida diz que ela, Miguel, Laura e a Santa são o presente de aniversário de Henrique. Uma explosão na gruta causa avalanche de pedras. Ferida, Laura afasta as pedras de si e percebe que Cândida está morta. Laura entra em desespero ao ver que Miguel está desacordado.

Segunda estreia a nova novela das seis!
De Alcides Nogueira:

Da Cor do Pecado - capítulo 10


Hoje, às 15h15, o SBT exibe o capítulo 10 de “Da Cor do Pecado”. Confira a sinopse:

Paco fala com Edilásia fingindo que é Apolo e garante que eles estão bem. Germana quer conhecer Apolo, mas Edilásia não deixa. Afonso pede desculpas a Felipe e o convence a voltar a trabalhar para ele. Preta sente enjôo e tonturas. Paco afirma para Ulisses que não é Apolo e avisa que vai embora. Afonso aloja Bárbara em um de seus apartamentos. Thor e Dionísio revelam a Edilásia que Abelardo sumiu, deixando-a furiosa. Uma repórter pergunta a Preta se ela já namorou Paco e ela garante que não. Abelardo finge que vai pular do alto de uma torre para que Edilásia fique com pena dele. Eduardo flagra Bárbara e Kaíque se beijando. Ulisses pede que Paco o ajude a encontrar o ouro dos bandidos e ele concorda. Eduardo exige que Bárbara lhe dê parte de sua pensão, caso contrario irá revelar a todos o caso da filha com Kaíke. Abelardo convence Edilásia a deixá-lo ser maquiador. Preta descobre que está grávida. Preta, Lita e Helinho ficam radiantes com a notícia. Abelardo pede que Edilásia devolva o emprego de Tina, mas ela se recusa. Tina se oferece para ajudar Solano a vencer Thor. Ulisses e Paco pegam um barco emprestado de Luís para tentar encontrar o ouro. Germana afirma que Bárbara deveria fazer um teste de DNA para provar que está grávida de Paco, deixando Afonso irritado. Bárbara dá dinheiro a Eduardo. Solano desafia Thor para uma luta. Helinho fica assustado, pois está começando a acertar algumas previsões. Edilásia pega Tina roubando sua sopa. Tina foge e dá a sopa a Solano, que parte para cima de Thor. Ulisses mergulha para encontrar o ouro, deixando Paco. Thor perde a luta e Edilásia jura se vingar de Tina. Preta avisa a Helinho que não vai pedir ajuda à família de Paco. Durante o mergulho, o equipamento de Ulisses dá um problema e ele desmaia. Paco percebe que Ulisses está demorando e mergulha atrás dele.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Senhora do Destino - capítulo 105


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 105 de “Senhora do Destino”. Confira a sinopse:

Todos ficam pasmos com a reação de Cláudia e fazem perguntas a Nazaré. Leandro reage mal ao ver Nalva no escritório de Giovanni e a expulsa. Nalva se recusa a sair e Leandro é quem vai embora. Giovanni procura por Danielle. Flaviana garante que a ninfa bateu asas. Nazaré mente que foi agarrada por dois homens, para nojo de Cláudia. Todos estranham quando Nazaré se recusa a dar queixa. Dirceu e Maria do Carmo se aproximam, mas a chegada de Aretuza impede um beijo. Cláudia diz que parece que Nazaré está com medo, quando ela se recusa a ir também ao hospital. Rita entra no táxi e obriga Constantino a parar de trabalhar. João Manoel consola Nalva e diz que o lugar dela é na escola de samba. Danielle faz fotos para uma revista de celebridades. Giovanni confessa a Flaviana que sempre amou Maria do Carmo. Flaviana diz que a filha se matou de desgosto, mas ele nega. Os dois acabam concordando em não falar mais do passado. Dirceu prefere não comentar com Maria do Carmo sobre a reabertura do jornal. O Barão convida Giovanni para o jantar em sua casa. Sebastião reluta em aceitar o convite. Alberto dá uma bronca no pai, mas Jacques reage. Cláudia ri sem parar, lembrando-se do estado da madrasta. Djenane surpreende Nazaré mexendo nos dólares e tira-os da mão dela. Nazaré tenta dar uma bofetada em Djenane, mas cai no chão. Djenane pede a Jacques que troque os dólares. Maria do Carmo diz que vai começar a frequentar o restaurante para se aproximar de Isabel. Dirceu sugere que ela converse com Viriato. Viviane e Reginaldo temem que Maria do Carmo se reconcilie com Dirceu e decidem descobrir o que ela está escondendo.

Pé na Jaca - capítulo 63


Hoje, às 19h30, o SBT exibe o capítulo 63 de “Pé na Jaca”. Confira a sinopse:

Giácomo diz que só Último poderia explicar porque lhe deu a padaria. Maria e Lance riem juntos. Elizabeth insiste que Guinevere mostre ao comitê que as duas detêm o maior número de ações. Guinevere diz que as ações serão dos filhos quando acabar o inventário. Elizabeth conta que Último tirava dinheiro da fazenda, que é de Maria, e colocava na fábrica e que elas precisam garantir o futuro das crianças. Maria fica furiosa ao saber que Isabela está na cidade. Arthur manda Juan devolver seus dólares, mas Juan diz que o dinheiro está com a mãe. Lance fica desesperado quando Tadeu conta sobre a gravidez de Isabela. Elizabeth mostra a comida que é servida na fábrica e a prestação de contas e Guinevere fica certa que existe armação por trás disto. Isabela diz que quer dar uma entrevista coletiva, mas Lance pede um tempo. Gui descobre que Átila é dono da firma de quentinhas e conta para Elizabeth. Morgana diz a Elizabeth que os filhos são o ponto fraco de Gui. Lance pede ajuda a Marquinho. Marquinho diz que Isabela comeu comida contaminada e leva-a para o hospital. Gui recebe um bilhete falando de seus filhos e pede a Elizabeth para abrigá-la na fazenda. O ultra-som confirma a gravidez de Isabela. Maria chega ao hospital, levando flores para Isabela.

Desejo Proibido (última semana) - capítulo 153


Hoje, às 18h15, o SBT exibe o capítulo 153 de “Desejo Proibido”. Confira a sinopse:

Padre Inácio diz a Laura e Miguel que Cândida está arruinada e que teme que ela cometa um desatino. Cândida paga Germano, que olha cobiçoso para as joias no cofre. Ciro canta embaixo da janela de Florinda. Ela diz que vai ser estrela em Hollywood e fecha a janela. Padre Inácio insiste com Guará que não é candidato. Escobar entra com Ana no colo na casa em São Paulo e garante que os dois serão muito felizes. Guará tira foto de Padre Inácio no final da missa. Viriato, Magnólia e Edite elogiam André como coroinha. Galileu elogia o trabalho de Lídio. Lídio pede Dulcina em casamento e ela aceita. Viriato diz a Padre Inácio que André quer seguir carreira religiosa, mas que sabe que ele não terá condições. Miguel discorda e fala de um santo que conseguiu superar tantas dificuldades quanto André necessitará. Padre Inácio promete conversar com André e, se sua vocação for verdadeira, o encaminhará para a vida religiosa. Edith conta que está pensando em ir embora de Passaperto. Chico diz que não quer viver sozinho e lhe dá um beijo. Ana vibra com o berço que Escobar compra. Cidinha leva torresmo para Albucacys, provocando ciúmes em Brasil. Guará entrega santinhos que fez para a campanha de Padre Inácio. Diogo joga tudo o que era de Henrique fora, inclusive uma xícara onde ele tomava café. Galileu e Belinda concedem, orgulhosos, a mão de Dulcina. Cidinha diz que tem certeza de seu amor por Brasil.

Segunda estreia a nova novela das seis!
De Alcides Nogueira:

Da Cor do Pecado - capítulo 9


Hoje, às 15h15, o SBT exibe o capítulo 9 de “Da Cor do Pecado”. Confira a sinopse:

Edilásia acusa Afonso de ter matado Paco, deixando-o muito magoado. Ulisses acha que Paco está com amnésia. Edilásia manda que Afonso se afaste dela. Ulisses tenta ensinar luta a Paco. Bárbara fica pasma ao saber que seus pais foram presos e paga a fiança. Dodô pede desculpas a Preta, garantindo que não sabia que as coisas iam terminar daquele jeito. Ulisses conta detalhes de sua família para Paco. Bárbara conta para seus pais que Paco está morto. Helinho acha que Paco não está morto. Cezinha garante a Helinho que ele é vidente de verdade. Paco começa a aceitar a viver como Apolo. Afonso oferece ajuda financeira a Bárbara, mas ela não fica satisfeita com o valor. Germana garante a Bárbara que ainda vai desmascará-la. Preta se sente mal. Germana revela a Afonso que Paco estava apaixonado por uma mulher no Maranhão. Ulisses descobre que Paco não tem nenhuma marca de tiro e se dá conta de que ele não é seu irmão. Paco propõe a Ulisses se passar por Apolo até que ele tenha coragem de revelar a Edilásia que o irmão morreu. Ulisses fica histérico e sai correndo. Afonso avisa a Germana que vai manter o quarto de Paco exatamente como está. Bárbara anuncia que vai se mudar de casa. Verinha passa mal. Paco afirma para Ulisses que quer tomar o lugar de Apolo. Preta pergunta a Dodô se ele recebeu alguma coisa para atrapalhar seu namoro com Paco. Bárbara concorda em dar uma pensão para Verinha e Eduardo. Dodô confessa que quem lhe procurou foi um homem. Preta e Helinho começam a desconfiar que o filho de Bárbara pode não ser de Paco. Tina concorda em ser modelo de maquiagem de Abelardo num concurso e ele promete tentar conseguir o emprego dela de volta. Afonso se recusa a sair de casa, deprimido. Thor e Dionísio roubam o estojo de maquiagem de Abelardo para impedi-lo de ganhar o concurso. Abelardo rouba a moto de Thor para se vingar. Ulisses toma um porre. Edilásia liga para Paco e fala com ele pensando que é Apolo.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Senhora do Destino - capítulo 104


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 104 de “Senhora do Destino”. Confira a sinopse:

Nazaré mente que a filha de Maria do Carmo está em Israel. Giovanni, Leandro e Cláudia trancam as portas do galpão. Maria do Carmo dá uma surra memorável em Nazaré, que fica caída no chão. Giovanni, Leandro e Cláudia levam Maria do Carmo embora. Ela lamenta que Dirceu não estivesse presente. Scarfeice banca o mendigo. Nazaré pede ajuda a ele, que se mostra impressionado com estado de seu rosto. Scarfeice pega o dinheiro e dá alguns pacotes para Nazaré. Alberto procura pelo pai, que não dormiu em casa. Isabel aceita o pedido de casamento de Edgard, mas pede um tempinho. Laura prefere não conversar sobre o “branco” que teve. Viriato estranha não encontrar a mãe na cama de manhã. Todos estranham quando Cícera conta que ela saiu de noite com Giovanni. Eleonora tenta conversar com Janice sobre o abraço em Jenifer, mas ela desconversa. Isabel vê Jacques na cama e acha que ele está dormindo com sua mãe. Cláudia e Alberto ficam estupefatos com a notícia, mas acabam descobrindo que a companheira de cama é Djenane. Nazaré, arrasada, sai mancando do galpão. Rita se recusa a cuidar de Carminha para Daiane ir ao baile. Maria do Carmo volta para casa e não dá muitas explicações. Rita tem um estalo quando Constantino não volta e já está trabalhando há 24 horas. Danielle vai ao hospital ver a saída de Venâncio. Maria do Carmo vai à casa de Dirceu para contar-lhe tudo. Cláudia gargalha ao ver Nazaré chegar em casa toda quebrada.

Pé na Jaca - capítulo 62


Hoje, às 19h30, o SBT exibe o capítulo 62 de “Pé na Jaca”. Confira a sinopse:

Arthur bate com o carro. Último diz em sua mensagem que quer que Átila fique no comando da empresa, mas quer também que Elizabeth e Guinevere trabalhem lá. Lance explica para Maria que fez aquele filme quando estava no fundo do poço. Maria termina tudo com Lance e o expulsa de sua própria casa. Átila sugere que Elizabeth trabalhe como sua secretária. Elizabeth fica furiosa, mas é obrigada a aceitar. Guinevere avisa Morgana que não vai trabalhar na fábrica. Dorinha fala para Lance que entrou na justiça para impedi-lo de ver Marquinho e Débora após saber do filme. Vanessa se preocupa com Arthur e Juan, mas ambos a desprezam. Arthur descobre que Juan conseguiu sair da cadeia por falta de provas, e não entende o que ele está fazendo em Deus me Livre. Elizabeth se muda para a fazenda, mas não permite que o resto da família vá com ela. Morgana dá um banho de loja em Elizabeth. Isabela, uma outra modelo famosa, chega a Deus me Livre. Elizabeth pede que Guinevere trabalhe na fábrica, avisando que vai precisar da sua ajuda. Morgana pergunta a Giácomo por que ele diz que foi Último quem lhe deu a padaria, se na verdade foi Irina. Lance e Maria fazem as pazes. Isabela diz a Tadeu que veio ver Lance e mostra que está grávida.

Desejo Proibido (última semana) - capítulo 152


Hoje, às 18h15, o SBT exibe o capítulo 152 de “Desejo Proibido”. Confira a sinopse:

Raquel volta a Passaperto acompanhada do sargento Albucacys. Ana faz uma prece diante da Virgem da Pedra. Trajano avisa Raquel que mandou chamá-la para prestar depoimento e sugere que ela fique na pensão até que terminem as investigações. Gaspar explica a Guilhermina que nunca pensou em abandoná-la. Guilhermina se desculpa por ter sido precipitada. Miguel teme que Raquel o culpe pela morte de Henrique. Cidinha fica encantada com Albucacys, deixando Brasil com ciúmes. Ana diz a Escobar que suas contrações pararam depois que pediu ajuda à Virgem. Raquel revela a Miguel que o anel foi um presente de Diogo. Lázaro se oferece para defender Raquel. Madalena tenta convencer Guilhermina de que ela não cometeu nenhum pecado. Escobar decide levar Ana para se tratar em São Paulo. Ana lembra que Trajano pediu que eles não deixassem a cidade, mas Escobar não se importa. Viriato dá a entender na barbearia que Padre Inácio será seu adversário. Guará corre para espalhar a notícia. Padre Inácio confirma a Viriato que jamais se candidataria. Cândida mostra a Padre Inácio uma carta do banco ameaçando despejá-la da fazenda caso a hipoteca não seja paga.

Próxima Segunda estreia a nova novela das seis!
De Alcides Nogueira:

Da Cor do Pecado - capítulo 8


Hoje, às 15h15, o SBT exibe o capítulo 8 de “Da Cor do Pecado”. Confira a sinopse:

O helicóptero começa a afundar. Paco desmaia. Ulisses vê o helicóptero afundando e rema em sua direção. Bárbara consegue escapar e nada até uma praia. Ulisses salva Paco e acredita que ele é Apolo. Stela avisa a Germana que Afonso tentou internar Paco. Verinha e Eduardo começam a gastar o dinheiro da venda do quadro. Afonso se desespera ao saber que o helicóptero de Paco caiu no mar. Luís pensa que Paco é Apolo. Preta descobre que Paco sofreu um acidente e está desaparecido. Lita e Helinho tentam acalmá-la. Felipe fica nervoso ao saber que Paco pode estar morto. Edilásia desmaia ao saber do acidente de Paco. Ulisses afirma para Paco que é seu irmão, deixando-o confuso. Verinha e Eduardo são presos por passarem dólares falsos. Edilásia reza para que Paco não tenha morrido. Afonso avisa para Bárbara que não há chances de Paco ter sobrevivido. Bárbara anuncia para Afonso que está grávida. Afonso não consegue se consolar com a notícia de que vai ter um neto. Preta se desespera ao saber que Paco está morto. Paco tenta convencer Ulisses de que ele não é seu irmão, em vão. Germana chora a morte de Paco. Preta acusa Bárbara de ser uma assassina e garante que vai se vingar dela. Paco escuta no rádio a notícia de sua própria morte. Os filhos de Edilásia estranham o nervosismo dela. Preta pensa em Paco e chora. Germana anuncia para Edilásia que Paco morreu. Edilásia acusa Germana de tê-la obrigado a entregar seu filho a Afonso e a faz jurar que não vai revelar que ele tem um irmão gêmeo. Verinha e Eduardo, da cadeia, tentam entrar em contato com Bárbara. Afonso e Germana se consolam mutuamente. Bárbara avisa a Kaíque que eles terão que esperar antes de assumirem seu namoro publicamente. Laura aconselha Felipe a dar seu apoio a Afonso. Ulisses não acredita que Paco não seja Apolo. Afonso pede para conversar com Edilásia.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Senhora do Destino - capítulo 103


Hoje, às 21h15, o SBT exibe o capítulo 103 de “Senhora do Destino”. Confira a sinopse:

Maria do Carmo garante a Nalva que foi uma coincidência e pede que Leandro e Cláudia saiam de sua sala. Cigano mente que estava só de passagem. Rita exige explicação sobre o dinheiro e Constantino promete conversar com ela depois. Daiane pensa no baile. Shao Lin diz a Gato que vai procurar outra companhia. Yara vê Plínio e Angélica se beijando. Leandro diz a Cláudia que, assim que se separar de Nalva, quer se casar com ela. Nalva avisa Maria do Carmo que voltou para reconquistar o marido. Maria do Carmo garante que não interferirá. Venâncio confessa a Eleonora que está encantado por Danielle. Eleonora teme Giovanni. Eleonora e Jenifer dão um abraço emocionado. Sebastião, Janice e Regina as surpreendem. Janice percebe tudo e fica estatelada. Eleonora conversa com o irmão, que promete apoiá-la. Jacques vai com Djenane à casa de Nazaré. Nazaré percebe que esqueceu a tesoura e resolve voltar para casa. Jacques e Djenane se escondem debaixo da cama. Laura tem um lapso de memória e não consegue se lembrar do nome do Barão. Eduarda não aceita uma carona de Thomas. Reginaldo promete emprego para todos que auxiliarem em sua campanha. Danielle se assusta com os pedidos de entrevista. Dirceu avisa ao porteiro do jornal que o Diário de Notícias vai voltar a circular. Nazaré chega ao galpão. Maria do Carmo combina tudo com Leandro, Giovanni e Cláudia e entra no galpão. Nazaré e Maria do Carmo se encaram.

Pé na Jaca - capítulo 61


Hoje, às 19h30, o SBT exibe o capítulo 61 de “Pé na Jaca”. Confira a sinopse:

Elizabeth fica indignada com a reação de Arthur sobre a morte de Último e manda prenderem ele. Rosa revela a Guinevere que Último morreu. Lance teme a reação de Maria e decide esconder o vídeo em que aparece. A padaria fica cheia de clientes tentando ver Lance. Elizabeth se dá conta de que Arthur pode ser o filho perdido de Último e fica assustada. Morgana revela a Maria Clara que Último deixou uma mensagem gravada. Guinevere tira Arthur da cadeia. Morgana convence Elizabeth a deixá-la cuidar da investigação para encontrar o filho de Último. Leila explica para Lance que não precisa mais se casar com Tadeu agora que Elizabeth tem dinheiro. Leila pede que Lance fique com ela, senão irá partir o coração de Tadeu. Maria ouve tudo e discute com Leila. Morgana devolve as fotos de Guinevere e Arthur e diz a Guinevere que talvez precise de favores dela no futuro. A imprensa divulga que Lance já fez um filme. Morgana reúne a família para ouvir a mensagem de Último. Vanessa encontra Juan em Deus me Livre, mas ele finge não conhecê-la. Maria assiste ao filme que Lance fez. Arthur vê Juan na cidade.

Desejo Proibido (última semana) - capítulo 151


Hoje, às 18h15, o SBT exibe o capítulo 151 de “Desejo Proibido”. Confira a sinopse:

Teresa dispensa Diogo. Eleonora diz a Florinda que a resposta do concurso pode demorar um pouco. Eleonora e Clemente se despedem com um beijo. Laura revela a Miguel que tem compaixão por Cândida e que gostaria de visitá-la para lhe oferecer apoio. Miguel apóia a decisão de Laura. Cândida parabeniza Diogo por assumir a prefeitura e o aconselha a esperar o ofício do novo cargo antes de tomar posse. Viriato conta a André que ele e Edith terão que se mudar. Magnólia arruma o novo quarto de André. Laura diz a Cândida que lamenta muito a morte de Henrique. Magnólia dá as boas vindas a Edith e André, que fica maravilhado com a luneta que ganhou de Viriato. Edith fica feliz ao saber que Padre Inácio aceitou André como coroinha da igreja. Germano se insinua para Doralice. Faustino briga com Germano. Miguel diz a Laura que a sensação de que eles ficarão separados fica cada vez mais forte. Guilhermina deixa uma carta de despedida para Teresa e foge de casa. Gaspar volta de viagem e descobre que Guilhermina foi embora. Ana começa a ter contrações. Iraci sai correndo para chamar Escobar.

Próxima Segunda estreia a nova novela das seis!
De Alcides Nogueira: