domingo, 1 de janeiro de 2012

NEGÓCIO DA CHINA (2012)


Negócio da China” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Miguel Falabella.
Colaboração: Flavio Marinho e Antonia Pellegrino.  
Direção: Mauro Mendonça Filho, Flávia Lacerda, Tande Bressane e Marco Rodrigo.
Direção-geral: Mauro Mendonça Filho.
Direção de núcleo: Roberto Talma.

Exibida no horário das 18 horas entre 2 de janeiro e 8 de junho de 2012, em 137 capítulos, substituindo “Ciranda de Pedra” e sendo substituída por “Paraíso”. Foi a 72ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com Fábio Assunção, Grazi Massafera, Yoná Magalhães, Eliana Rocha, Raoni Carneiro, Natália do Valle, Luciana Braga e Nathalia Timberg nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Um roubo milionário é o ponto de partida dessa comédia romântica, repleta de cenas de ação. Mas a disputa pela fortuna ganha ares mais modernos: dessa vez, o destino do dinheiro só será descoberto por quem encontrar um pen drive. O chinês Liu (Jui Huang) rouba um bilhão de dólares de um cassino na China e o desvia para uma conta bancária particular.  Ele foge e armazena as informações sobre o paradeiro da fortuna em um pen drive, que traz a imagem de um dragão chinês e se assemelha a um pingente qualquer. O crime acaba sendo descoberto e, na mira da máfia chinesa, o ladrão foge pelas ruas de Macau e Hong Kong. Liu vai parar em Lisboa, Portugal, e, no aeroporto, conhece os portugueses Aurora (Maria Vieira) e João (Ricardo Pereira), mãe e filho, prestes a viajarem para o Brasil. Pouco antes do embarque dos portugueses, Liu decide, em um ato desesperado, esconder o pen drive na bolsa de Aurora.  O destino de mãe e filho é o fictício bairro Parque das Nações, no subúrbio do Rio de Janeiro, onde moram Heitor (Fábio Assunção) e Lívia (Grazi Massafera).

Apesar do amor que sentem um pelo outro, Heitor e Lívia enfrentam uma relação conturbada. O casal se casou quando ainda era muito jovem, devido à gravidez não planejada de Lívia, e a união sempre contrariou a vontade de Luli Maria (Eliana Rocha) e Suzete (Yoná Magalhães), mães de Heitor e Lívia, respectivamente. Embora nunca tenham se entendido, elas concordam em um ponto: acham que eles estragaram suas vidas ao assumirem a relação tão cedo, mesmo que por causa da gravidez.

Heitor é um homem apaixonado pela esposa e muito protegido pela mãe, ainda que já casado. Lívia, por sua vez, é romântica, batalhadora e muito decidida, e, devido à relação desgastada, resolve recomeçar sua vida longe de Heitor. Recebe uma proposta de trabalho em Portugal e deixa o filho Théo (Eike Duarte) no Brasil com sua mãe. Seus planos, no entanto, não dão certo, e ela volta para seu antigo bairro, o fictício Parque das Nações, no subúrbio do Rio de Janeiro. Ainda no aeroporto de Lisboa, conhece João, que parte para o Brasil em busca de uma vida melhor. Os dois embarcam no mesmo voo, e o português se torna um grande obstáculo para a execução dos planos de Heitor, que deseja reconquistar a ex-mulher.

Um fato muda completamente o rumo da história. Heitor desaparece misteriosamente depois de descobrir informações secretas sobre o chinês Wu Chuang (Anderson Lau), que chega ao Brasil em busca do pen drive. O sumiço de Heitor permite a união de João e Lívia, apesar de Théo rejeitar a relação. Lívia ainda enfrenta as cobranças da ex-sogra, que, antes de descobrir que seu filho morreu, culpa-a pelo desaparecimento de Heitor. A vida de Lívia fica ainda mais complicada quando ela recebe a notícia de que seu filho tem um tumor no coração e corre risco de morte. Ela consegue que ele seja atendido pelo Dr. Otávio de La Riva (Dalton Vigh), especialista no caso, mas não tem como pagar a cirurgia. Luli fica desesperada ao saber do estado de saúde do neto e se empenha para conseguir o dinheiro, deixando de lado as diferenças com Lívia.

João e Aurora ficam hospedados na casa de Belarmino Moreira (Joaquim Monchique), irmão da portuguesa e dono da Panificação Nossa Senhora Desatadora dos Nós. O também imigrante é um patrão rígido e controlador, além de muito pão-duro, e passa a contar com a ajuda do sobrinho nos negócios. O jovem é um padeiro excepcional e faz doces portugueses como ninguém. Com o tempo, João abre sua própria padaria: O Pão Português.

Durante a novela, muitos moradores do Parque das Nações se apossam do pen drive. Mas além de possuí-lo, era necessário reunir quatro bonecos que ajudariam a descobrir a senha que daria acesso à fortuna. O chinês Wu Chuang, primo de Liu, tinha um dos bonecos. Ele chega ao bairro e assume a identidade do primo, tornando-se um dos seus grandes adversários na corrida pelo pen drive. Wu começa a dar aulas de kung fu na academia local, a Terra do Meio, e se torna amigo de Théo. No entanto, ao ensinar golpes baixos ao garoto, ele desperta a desconfiança de algumas pessoas, principalmente de Flor de Lys (Bruna Marquezine), aluna de kung fu da academia.

No decorrer da novela, Flor de Lys vai desvendado os mistérios que envolvem o pen drive. Em sonho, ela se encontra com o verdadeiro Liu e descobre a real identidade de Wu. Liu lhe conta sobre o roubo, as traições do primo, e lhe diz que deseja vingar a morte de seu pai, assassinado pelo próprio irmão, pai de Wu. Flor de Lys se torna a grande protetora do pen drive e assume a responsabilidade de recuperá-lo e protegê-lo.

Entre as vilãs nessa disputa, está a exímia lutadora de kung fu Stelinha (Fernanda Rodrigues), filha dos cozinheiros Dalva (Cláudia Netto) e Odilon (Sandro Christopher). De posse de outro boneco – que, unido a outros três, daria acesso à fortuna –, ela se torna a grande rival de Flor de Lys. A jovem passou anos fora do Brasil. Sua última aventura foi em Portugal, onde se envolveu com a máfia chinesa. Além de Stelinha, Edilza (Deborah Kalume) também está nessa corrida pelo pen drive. E são elas duas que convocam a máfia chinesa para um embate final.

Mas Flor de Lys e seus amigos – Tamuz (Ernesto Xavier), Tozé (Dudu Pelizzari), Suyan (Luciana Mizutani), Jasão (Elder Gatelli) e Heraldinho (Raoni Carneiro) – lutam, literalmente, contra os inimigos. Edilza morre quando um lustre cai em sua cabeça, e Stelinha fica cega depois que Aurora se defende jogando óleo quente no rosto dela. Flor de Lys recupera o pen drive e engana Wu, deixando-o preso no plano dos sonhos. A jovem decide usar o dinheiro em prol da preservação da Amazônia e termina a novela ao lado de Liu.

TRAMAS PARALELAS

Belarmino
Apesar do casamento duradouro com a portuguesa Carminda (Carla Andrino), O padeiro Belarmino Moreira (Joaquim Monchique) vive um romance com Semíramis (Zezeh Barbosa), atendente de sua padaria e mãe solteira de Tamuz (Ernesto Xavier), filho não assumido por Belarmino. A portuguesa, no entanto, nem desconfia da infidelidade do marido. No decorrer da trama, ele se separa de Carminda e se envolve com a falsa vidente Violante (Cláudia Jimenez). Semíramis não desiste do português e o pede em casamento, depois de, já no final da novela, ele descobrir que Violante nunca o amou.

Belarmino mantém vivas as tradições portuguesas no seu dia a dia e cria seus filhos – Celeste (Juliana Didone) e Tozé (Dudu Pelizzari) – com muita rigidez. Para desespero de seus pais, Celeste investe na carreira de modelo e se torna nacionalmente conhecida. Nessa empreitada, ela conta com o incentivo de seu irmão. Era a chance de sair de casa e se livrar da rigorosa vigilância de seus pais.

El Chaparrito
Uma das atrações do bairro Parque das Nações é o El Chaparrito, uma casa mexicana de espetáculo. O espaço é administrado por Maralanis (Leona Cavalli), cujo marido, Edmar (Ney Latorraca), desapareceu depois de um acidente aéreo. Para a surpresa de Maralanis, no entanto, ele reaparece vivo, contando ter passado três anos sequestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A vaidade de Maralanis contribui, e muito, para a decadência do El Chaparrito. Ela é a estrela da casa, só não percebe que não tem talento para ser cantora. Os cozinheiros Dalva (Cláudia Netto) e Odilon (Sandro Christopher), o garçom Boneco (Frederico Reuter), a garçonete Zuleika (Izabella Bicalho) e Heraldinho (Raoni Carneiro), irmão caçula de Heitor (Fábio Assunção), são os grandes talentos desperdiçados do bar. São músicos maravilhosos, mas não têm a chance de mostrar o que são capazes de fazer no palco, porque Maralanis não abre espaço para eles.

Edmar não é o pai de nenhum dos filhos de sua esposa. Quando o conheceu, ela já era mãe de Flor de Lys (Bruna Marquezine) e, achando que ele tinha morrido depois do acidente, ela se envolve com Alaor (Jandir Ferrari), um dos empregados do El Chaparrito. Desse relacionamento, nasce Edmarzinho (Miguel/João Pedro). Nem a chegada do bebê faz com que a cantora assuma o relacionamento com o funcionário: ela mantém encontros às escondidas, no meio da noite, até receber a notícia de que Edmar está vivo. Maralanis, no entanto, nega-se a contar ao marido quem é o pai do menino, e ele a pune afastando-a dos palcos. Com raiva, ela arma, com a ajuda de Alaor, um curto-circuito durante o show de Zé Boneco. Mas Edmar e Maralanis acabam se acertando.

A Terra do Meio
A academia Terra do Meio atrai os amantes de kung fu do subúrbio carioca, entre eles Flor de Lys, Diego (Thiago Fragoso), Tozé, Heraldinho e Tamuz. Eles são treinados pela professora e dona da academia Suyan (Luciana Mizutani), que a administra com a ajuda do marido e professor de tai chi chuan Jasão (Elder Gatelli).

O núcleo cômico da trama era reforçado pelas inseparáveis amigas Lausanne (Josie Antello), Aldira (Débora Olivieri) e Lucivone (Maria Gladys), além de Isidoro (Nil Neves), confeiteiro da Panificadora Nossa Senhora Desatadora dos Nós e amigo de Aldira. Lausanne é atendente da academia de kung fu Terra do Meio, e Aldira e Lucivone trabalham na loja A Rosa Graxa, cuja dona é Luli Maria (Eliana Rocha), mãe de Heitor. Nereu (Bruce Gomlevsky), o divertido jornaleiro da Praça das Nações, vive cortejando as três amigas, embora se sinta mais atraído por Aldira.

O pai de Diego
O jovem advogado Diego (Thiago Fragoso) descobre ter sido gerado por inseminação artificial. A infertilidade do médico Ernesto (Antonio Fagundes) fez com que ele e sua esposa, Júlia (Natália do Vale), também médica, recorressem à técnica de fertilização artificial. A verdade só vem à tona após a morte de Ernesto, de quem Diego nunca duvidou ser filho. Apesar da resistência de sua mãe, o rapaz a convence de que precisa conhecer seu pai biológico e parte para São Paulo, onde o procedimento foi feito. No entanto, não seria fácil descobrir a verdadeira identidade de seu pai, porque os dados do doador são mantidos em sigilo. Júlia conta com o apoio de sua mãe, Augusta (Nathalia Timberg), para superar a perda de seu marido e os conflitos que surgem devido à revelação da verdade sobre a paternidade de Diego.

Ao partir para São Paulo, Diego deixa no Rio a namorada Celeste. Lá, ele conhece Antonella (Fernanda de Freitas), uma bem-sucedida advogada que tenta ajudá-lo a encontrar o pai e acaba se apaixonando pelo rapaz. Diego, no entanto, ainda quer ficar com Celeste, mas ela decide viajar para o Japão para se tornar uma modelo internacional e abre mão do casamento com ele, no dia da cerimônia. Depois de passar uma temporada no exterior, ela volta ao Brasil disposta a reconquistar o ex-noivo, agora namorado de Antonella. Depois de muitos desentendimentos e das tentativas de reaproximação de Celeste, Antonella e Diego se casam no último capítulo da novela, quando a noiva já esperava um bebê.

Denise
Rancorosa e muito amargurada, Denise (Luciana Braga) vive à sombra de sua irmã Júlia. Movida por um grande sentimento de inveja, ela está sempre disposta a contrariá-la e é por isso que incentiva Diego a ir a São Paulo em busca do pai. Mas o rancor chega ao extremo quando tenta impedir a irmã de exercer sua profissão. Orientada pelo Dr. Ramiro (Rodrigo Mendonça), ela vai ao hospital onde Júlia trabalha – o Medalha Milagrosa –, localiza os prontuários dos pacientes da irmã e altera a dose de um medicamento, provocando a morte de um doente. Além dessa relação conturbada com Júlia, Denise vive um romance cheio de frustrações com o advogado Mauro (Oscar Magrini), pai de Antonella. Denise se mantém nesse papel de amante há anos, e ele não dá sinal de que deixará a esposa, Joelma (Vera Zimmermann).

Mauro e Antonella trabalham no escritório de advocacia Fontanera, cujo dono é Evandro (Francisco Cuoco). À frente da empresa, está seu filho Adriano (Herson Capri), que vive sendo assediado pela ex-mulher, Abigail (Xuxa Lopes). Ela não aceita viver longe do ex-marido e deseja lhe dar um filho. Adriano vive na mansão da família, em São Paulo, com o pai e a irmã, a solteirona Matilde (Bia Nunnes), cuja vida muda radicalmente ao se envolver com Alaor. Só então ela esquece, de vez, Mauro, por quem sempre viveu um amor platônico.

Os doadores
Adriano e seu grande amigo Mauro escondem um segredo da juventude: há 18 anos, eles participaram de um trote na faculdade de Direito e fizeram uma doação de sêmen a uma clínica de inseminação artificial. Por conta disso, Adriano sempre considerou a possibilidade de ter um filho “perdido” no mundo. No decorrer da novela, descobre-se que esse herdeiro é Diego, e essa revelação muda a vida de toda a família. Evandro, por exemplo, temia que seu império não tivesse futuro, já que seus filhos não lhe deram netos. Diego torna-se, então, sua grande esperança. A descoberta também aproxima Adriano de Júlia, dificultando os planos de Abigail de reconquistar o ex-marido.

O final
Depois de muitas armações e planos de vingança, Denise fere seu comparsa, o médico Ramiro, com uma faca, e ele morre. Ela, por sua vez, é internada em um sanatório. Outro personagem que não termina bem a história é Mauro. Além de divorciado de Joelma, ele é expulso do escritório de advocacia Fontanera.

Além do casamento de Antonella e Diego, o último capítulo da novela celebrou a união de João e Lívia, grávida de um menino que se chamará Heitor. A cerimônia fez parte de um casamento comunitário, ocorrido no Parque das Nações. Nele, também se casaram Belarmino e Semíramis; Celeste e Otávio (Dalton Vigh); Zé Boneco e Carminda; Heraldinho e Myrna (Renata Vilella); Tozé e Zuleika; Aldira e Isidoro; e Nereu e Lausanne.

AUDIÊNCIA

Negócio da China” estreou com promissores 30 pontos, a melhor audiência desde “Eterna Magia” (2010). O folhetim, no entanto, viu seus índices despencaram de forma preocupante nas semanas seguintes – em uma semana, perdeu 33% de audiência, fechando com míseros 20 pontos em seu primeiro sábado. Seu pior desempenho foi com o capítulo 102, em 28 de abril de 2012: apenas 14 pontos. Durante toda a novela, registrou médias entre 16 e 23 pontos.

O último capítulo da trama de Miguel Falabella rendeu apenas 23 pontos para o SBT. Os baixos índices durante os cinco meses de exibição resultaram em uma média final de apenas 20.4 pontos, considerada, à época, o maior fracasso da faixa das 18h do SBT.

Miguel Falabella, decepcionado com o desempenho ruim de “Negócio da China”, chegou a afirmar que não voltaria a escrever para a faixa das 18h “nem se estivesse passando fome”.

CURIOSIDADES

• O universo cômico atravessou toda a trama da novela, uma das características dos textos de Miguel Falabella.

• Alguns atores precisaram de treinamento especializado para viverem seus personagens. O núcleo dos portugueses, composto pelos atores Carla Andrino (Carminda), Ricardo Pereira (João), Joaquim Monchique (Belarmino) e Maria Vieira (Aurora), passou por um curso intensivo de panificação e aprendeu a fazer doces portugueses com um chef especializado. A atriz Leona Cavalli, a Maralanis, teve aulas de canto. Os atores Thiago Fragoso (Diego) e Raoni Carneiro (Heraldinho) começaram a treinar kung fu meses antes de as gravações começarem. Natália do Vale e Rodrigo Mendonça, os médicos Júlia e Ramiro na trama, passaram por um treinamento com profissionais de saúde. Rodrigo Mendonça, que interpretou um especialista em diagnóstico, inspirou-se no médico protagonista do seriado americano House, de David Shore.

• As cenas de luta, que contavam com vários saltos, voos e efeitos especiais, ganharam o reforço de atores e dublês chineses. As tomadas de combate eram coreografadas com a supervisão de Dani Hu, um chinês de Macau, descendente de um clã de lutadores – o Punho da Serpente, como é chamada a modalidade que sua família pratica há séculos. Em uma sequência, Liu, personagem de Jui Huang, lutava com mais de 30 chineses. Essa preparação era feita em parceria com a equipe de efeitos especiais e visuais, responsável por dar veracidade aos combates. Durante a novela, por exemplo, a personagem de Bruna Marquezine, a Flor de Lys, saltava, levitava e fazia movimentos acrobáticos.

• O ator Anderson Lau quebrou o pé nos ensaios para as primeiras cenas da novela e teve de se afastar por um mês. A produção fez testes às pressas e selecionou o ator Jui Huang – filho de chineses, falante de mandarim e lutador de kung fu e karatê – para substituí-lo e interpretar Liu. Anderson Lau voltou à trama como o principal antagonista da novela: ele era Wu Chuang, o falso Liu.

• Por motivos de saúde, o ator Fábio Assunção foi afastado da novela. A saída encontrada pelo autor foi fazer Heitor desaparecer depois de encontrar os documentos falsos de Wu Chuang. Dalton Vigh interpretou o médico Otávio, que vivia um triângulo amoroso com os personagens de Grazi Massafera e Ricardo Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.