domingo, 12 de agosto de 2012

BELEZA PURA (2012)


Beleza Pura” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Andréa Maltarolli.
Colaboração: Dayse Chaves, Emanuel Jacobina, Flávia Bassone, João Brandão e Ricardo Hofstetter.
Supervisão de texto: Sílvio de Abreu.
Direção: Rogério Gomes, Marcelo Travesso, André Felipe Binder e Luciana Oliveira.
Direção-geral: Rogério Gomes.

Exibida no horário das 19 horas entre 13 de agosto de 2012 e 8 de março de 2013, em 179 capítulos, substituindo “Sete Pecados” e sendo substituída por “Três Irmãs”. Foi a 73ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Contou com Regiane Alves, Edson Celulari, Carolina Ferraz, Christiane Torloni, Humberto Martins, Reginaldo Faria, Isis Valverde, Zezé Polessa, Marcelo Faria, Antonio Calloni, Helena Fernandes, Werner Schünemann, Maria Clara Gueiros, Mônica Martelli, Leopoldo Pacheco, Bruno Mazzeo e Carol Castro nos papeis centrais da trama.

TRAMA PRINCIPAL

A trama de “Beleza Pura” se passa em Niterói, no Rio de Janeiro, e conta a história de Guilherme Medeiros (Edson Celulari), um engenheiro aeronáutico que vê sua vida desmoronar ao ser responsabilizado por um acidente de helicóptero. Sem saber que seu projeto foi sabotado, e julgando-se culpado pela morte de cinco pessoas – Sônia (Christiane Torloni), Olavo (Reginaldo Faria), Alex (Guilherme Fontes), Márcia (Helena Fernandes) e Mateus (Rodrigo Veronese) –, ele resolve dar continuidade aos projetos de vida das vítimas. A tragédia faz com que o protagonista, egoísta e mulherengo, reavalie seus valores. Ao mesmo tempo, ele se apaixona pela dermatologista Joana (Regiane Alves).

A vida de Guilherme sempre foi muito confortável e previsível, embora nem sempre tenha sido fácil: seus pais morreram em um acidente quando ele era criança, e Guilherme foi criado por uma tia. Ele é um bem-sucedido engenheiro de uma grande montadora de helicópteros, a Singular  Helicópteros, e, no início da novela, está em um excelente momento de sua vida profissional: acaba de concluir um projeto revolucionário – o Carcará, um helicóptero econômico, silencioso e com design arrojado. Centenas de novos aparelhos foram vendidos, transformando-se em um sucesso internacional.

Guilherme sempre privilegiou sua profissão, e não economiza dinheiro. Quem toma conta da cobertura onde mora, em Niterói, é sua empregada Valmiréia (Letícia Isnard), a quem ele chama de Meu Bem porque nunca se lembra do nome dela. Para ele, a empregada não passa de mais um utensílio da casa. Charmoso, bem-humorado e acostumado a um alto padrão de vida, ele tem poucos amigos: Norma (Carolina Ferraz), sua colega desde a faculdade, e Raul (Leopoldo Pacheco). As mulheres sempre se apaixonam por ele, com exceção de sua vizinha Sônia, por quem ele se sente atraído.

Ambiciosa, egoísta e dona de uma certa arrogância, Sônia é mãe de Klaus (Rafael Cardoso) e Dominique (Polliana Aleixo), a quem não dá muita atenção. Frequentemente, esquece a hora de buscar os filhos no colégio, e eles vão parar na casa de Guilherme à espera da mãe. O engenheiro não gosta desse tipo de surpresas na sua rotina tão bem organizada, mas como quer conquistar Sônia – ou pelo menos sair com ela –, esforça-se para suportar a bagunça que as crianças deixam quando vão embora.

Aos 16 anos, Sônia abandonou a filha Joana em um orfanato. Casou-se com outro homem, com quem teve Klaus e Dominique. Quando ficou viúva, recebeu uma herança que lhe permitiu realizar um grande sonho: abrir a clínica de estética Beleza Pura. Antes do acidente com o Carcará, deixou a clínica praticamente pronta para ser inaugurada.

A vida profissional de Guilherme começa a ruir por causa dos acidentes provocados por sua nova linha de helicópteros. Um deles fez um pouso desastroso, por conta de um problema mecânico, durante uma apresentação na Feira Internacional Aeroespacial. O problema se repetiu com outras aeronaves do mesmo modelo, em São Paulo, no Mato Grosso e também na China e na Venezuela, para onde foram vendidos alguns aparelhos. Diante da situação, a Singular Helicópteros é obrigada a fazer um recall, o que resulta em um prejuízo de milhões de dólares para a empresa. 

Quando é sugerido que um erro de cálculo tenha causado os acidentes, Guilherme se revolta. Nenhum projeto seu jamais deu errado. Certo de que nada mais poderia acontecer para piorar a situação, Guilherme recebe a informação de mais um acidente com o Carcará: um helicóptero caiu em pleno Rio Amazonas. Cinco pessoas desapareceram e, entre as vítimas, está Sônia. Pelas buscas, conclui-se que não há sobreviventes.

O laudo dos motores das primeiras aeronaves defeituosas fica pronto e revela uma falha no projeto de Guilherme, por mais que ele não a aceite. Milton (Ernani Moraes), presidente da Singular Helicópteros, recebe o aval da matriz para demitir Guilherme, e o faz imediatamente. O engenheiro tenta recuperar seu projeto original, mas o presidente o impede de voltar a sua sala.

Ainda sob o impacto da notícia da morte de Sônia, e tendo de cuidar de Klaus e Dominique, Guilherme descobre que a vizinha tem uma terceira filha: Joana, uma jovem dermatologista. Abandonada ainda bebê em um orfanato, Joana não media esforços para encontrar sua mãe. Chegou a contratar o detetive Jurandir (Cláudio Galvan) para descobrir seu paradeiro. A expectativa pelo reencontro era enorme, e Joana não contém a frustração ao descobrir que sua mãe morreu no acidente aéreo.

Joana chega ao apartamento da mãe no dia em que todos recebem a notícia da tragédia. Ela conhece os irmãos Klaus e Dominique, e passa a se sentir responsável por ambos. Guilherme fica deslumbrado com a moça, e os dois começam a namorar. O engenheiro não desfaz a imagem que Joana criou de Sônia. Nunca chega a lhe dizer que sua mãe a abandonou no orfanato porque não queria cuidar de uma criança aos 16 anos. Encantado com Joana, Guilherme também esconde ser o responsável pelo projeto do helicóptero em que Sônia viajava.

Do que Guilherme nem desconfia é que seu inimigo está mais perto do que imagina. Trata-se de Norma, que, visando apenas uma vantagem financeira, não pensou duas vezes em sabotar o projeto do colega. Norma e Guilherme são amigos de longa data. Foi ele quem a indicou para a Singular Helicópteros, pois a admirava e confiava nela. Ele chegou a se interessar por Norma quando os dois se conheceram na faculdade de engenharia, mas ela, embora atraída por ele, nunca quis nada com o aluno pobre e bolsista. Ambos acabaram bons amigos, e passaram a trabalhar juntos. Quando Guilherme se destacou e enriqueceu, Norma se interessou por ele, sem que o amigo desconfiasse. Bonita, inteligente e ótima profissional, ela achou que o melhor a fazer era bancar a durona, para ser diferente das outras mulheres com as quais o engenheiro se envolvia. Norma tinha certeza de que sua postura profissional e sua beleza iriam enfeitiçá-lo, mas Guilherme aprendeu a gostar dela apenas como amiga e confidente, fazendo-a sofrer em segredo. Amargurada, Norma passou a ter um único objetivo: arruinar a reputação de Guilherme.

Joana, por sua vez, tem um admirador: Renato Reis (Humberto Martins), um renomado cirurgião plástico, dono da clínica mais sofisticada e bem-sucedida de Niterói. É lá que Joana trabalha como dermatologista. O médico é apaixonado por ela, mas nunca teve coragem de se declarar. Ótimo profissional, Renato conquista suas pacientes na primeira consulta, mas tem um jeito grosseiro e arrogante de tratar seus empregados. Sua dureza, no entanto, logo se desfaz quando está perto de Joana. Sem saber como conquistá-la, ele busca conselhos com seu terapeuta Tiago (André Abujamra), adepto de técnicas alternativas. Quando descobre que Joana está apaixonada, Renato fica desnorteado. Ele não se conforma em vê-la com outro homem, e passa a dificultar a vida da dermatologista, contando com a ajuda de Norma para acabar com o romance de Joana e Guilherme.

Enquanto isso, na busca por provas que atestem a sua inocência, Guilherme recorre a um antigo professor de faculdade, com quem ele acredita estar uma cópia de seu projeto original. Graças a uma chantagem de Norma, porém, o professor se vê obrigado a mentir e a confirmar o erro de Guilherme. O engenheiro fica arrasado, e sua desolação aumenta quando Joana decide se afastar dele, após descobrir por Renato que Guilherme é o responsável pela queda do helicóptero em que estava sua mãe.

Desnorteado com o rompimento do namoro, Guilherme se dedica às únicas coisas que lhe restam: os filhos e as contas de Sônia. Mexendo nos documentos da vizinha, encontra a escritura de um imóvel e, intrigado, vai visitá-lo. Lá, encontra uma clínica de estética montada, a Beleza Pura, com equipamentos de última geração, pronta para ser inaugurada. O local está sob a responsabilidade de Felipe (Gustavo Leão), contratado por Sônia para tomar conta do lugar. A tragédia interrompeu os planos de Sônia, mas Guilherme decide levá-los adiante, acreditando que botar a clínica em funcionamento significa devolver à Sônia a vida que ele lhe tirou.

Algum tempo depois, Joana e Guilherme reatam o relacionamento e decidem se casar. No dia da cerimônia, Sônia reaparece. Ela e os outros quatro tripulantes sobreviveram à queda do helicóptero e estavam perdidos em uma ilha. O retorno desses personagens movimenta a trama: eles passam a disputar diamantes encontrados na Amazônia. O único que possui o mapa com a localização das pedras é Olavo (Reginaldo Faria), mas com a perda da memória, provocada pelo acidente, ele acha que é um índio e não consegue ajudar ninguém a encontrar as pedras preciosas. Os personagens armam várias tramoias para ficar com os diamantes. A disputa é entremeada por cenas tragicômicas. 

Apesar de apaixonada, Joana desiste do casamento. Ela estava quase pronta para a cerimônia, quando é surpreendida pela chegada de sua mãe. Sônia conta para a filha como sobreviveu ao acidente e, em seguida, faz-lhe um pedido: que ela não se case com Guilherme. Sônia acusa o engenherio de ter sido o responsável pelo acidente. Embora muito balançada, a noiva desiste do casamento.

Os outros quatro passageiros do helicóptero que caiu no Rio Amazonas também deixaram projetos em andamento. O piloto, Olavo Pederneiras (Reginaldo Faria), era um milionário excêntrico, dono de uma empresa de importação e exportação de aparelhos de estética. Olavo planejava criar um programa de TV sobre beleza, do qual seria o apresentador. A ideia era gravar o piloto em um sofisticado hotel na Amazônia para impressionar o público com a exuberância do lugar.

Alex Gomes (Guilherme Fontes) era um ginecologista, especializado em medicina estética. Apaixonado pelo tema, começou a escrever um livro para leigos e estava no helicóptero para participar do programa de Olavo.

O químico Mateus (Rodrigo Veronese) sempre trabalhou em laboratórios de produtos de beleza, mas há um ano estava desempregado. Vivia em seu laboratório caseiro, buscando uma fórmula que levaria seu nome ao rol dos grandes cientistas do mundo e o faria melhorar de vida. Ele também precisava ganhar dinheiro para financiar o tratamento do filho Hugo (David Lucas), asmático. Seu último invento fora um produto revolucionário contra a calvície, o que lhe rendeu um convite para o programa de TV de Olavo.

Márcia Passos (Helena Fernandes) era uma jornalista especializada em moda e estética. Antes do acidente, dedicava-se a seu grande projeto de vida: uma escola de beleza e estética para formar jovens carentes da comunidade vizinha à sua casa. Ela seria entrevistada no programa de Olavo.

Com o fim de sua relação com Joana, Guilherme se envolve com Sônia, e descobre que foi Norma quem ajudou a polícia a localizá-la na Amazônia e quem lhe contou sobre o casamento dele com Joana. Com isso, Guilherme tem a certeza de que foi Norma quem a incentivou a sabotar o seu casamento. Enciumada com o romance da mãe com Guilherme, Joana aceita se casar com Renato.

É nesse momento da trama que Guilherme descobre a origem das chantagens que Norma faz à Sônia. A vilã descobriu as fragilidades dela: quando jovem, Sônia fugiu grávida do seu marido, Tomás (Werner Schünemann), porque ele a agredia. Ela levou sua fortuna e trocou de nome. Quando Guilherme assume sua relação com Sônia, Tomás reaparece e se une a Norma na tentativa de transtornar a vida da ex-mulher. Além disso, ele também pretende recuperar o que Sônia lhe deve. Como Sônia quer manter a história em segredo, cede às pressões de Norma.

Após tantas idas e vindas na trama, Guilherme e Joana reatam o namoro e se casam no último capítulo da novela. Norma é presa, mas escapa com a ajuda de Tomás. O final da trama não é feliz para os que estavam atrás dos diamantes. Depois de muitos planos e trapaças, nenhum deles fica com as pedras. A disputa chega ao fim em uma favela do Rio de Janeiro, quando, tentando fugir com o tesouro, Sônia perde o equilíbrio e quase cai do terraço de uma casa. Para ser salva, precisa largar o saco com os diamantes. Sônia é resgatada, mas as pedras são disputadas pelos moradores da favela.

TRAMAS PARALELAS

Destino
O acidente de helicóptero alterou a vida de muitas pessoas. A tragédia propiciou, por exemplo, o encontro de Débora (Soraya Ravenle) e Eduardo (Antonio Calloni). Débora é uma dona de casa gentil e apaixonada por sua família. Quando se casou com o médico Alex (Guilherme Fontes), deixou a profissão de enfermeira para se dedicar à filha Fernanda (Monique Alfradique). Gostou tanto da vida doméstica que desistiu de sua carreira. Mesmo casada, vivia sonhando com uma relação mais romântica e menos previsível. O acidente desestrutura completamente sua vida. Sem nunca ter trabalhado, ela precisa sustentar sozinha a filha e a casa, e acaba encontrando apoio em Eduardo, proprietário de um posto de gasolina e marido da jornalista Márcia (Helena Fernandes), uma das desaparecidas no acidente. Eduardo conhece Débora durante as reuniões com as famílias das vítimas, e os dois logo se apaixonam, mas sofrem com a antipatia entre suas filhas, Fernanda e Luiza (Bianca Comparato). As adolescentes estudam no mesmo colégio e disputam o mesmo rapaz, Klaus (Rafael Cardoso). Apesar das brigas entre elas, Débora e Eduardo se aproximam e se consolam. De forma tímida, e enfrentando os obstáculos impostos pelas meninas, os dois começam a namorar.

A farsa de Helena
Com o desaparecimento de Mateus (Rodrigo Veronese), sua mulher, Helena (Mônica Martelli), e seu filho, Hugo (David Lucas), ficam em uma situação complicada. Ainda atordoada com a notícia do acidente e cheia de dívidas, Helena recebe um telegrama com a resposta de um emprego para Mateus: o de farmacêutico na clínica de Renato (Humberto Martins). O salário é bom, e ainda vem acompanhado de benefícios. No auge de seu desespero, sem saber mais o que fazer para sustentar o filho e pagar o agiota que insiste em fazer cobranças, Helena decide assumir o emprego no lugar de Mateus. Ela se faz passar por ele, vestida de homem, e consegue a vaga na clínica. Renato acaba se encantando pelo funcionário e teme ter se apaixonado. Mas o médico não podia imaginar que, na verdade, tudo não se passa de uma farsa: Mateus é Helena, e ela também está apaixonada por ele.

Herança
Quando soube do acidente de Olavo (Reginaldo Faria), um dos passageiros do helicóptero que caiu na floresta, o advogado José Henrique (Bruno Mazzeo) por pouco não soltou fogos de artifícios para comemorar. Sabia que seu patrão milionário não tinha herdeiro algum e, certamente, deixaria toda a sua fortuna para ele, seu devoto empregado. Ao contrário do que imaginava, porém, Olavo tinha um herdeiro: Robson (Marcelo Faria), um primo de quarto grau do qual nunca ouvira falar. O pedreiro herda a mansão e todas as propriedades de Olavo, sem nunca tê-lo conhecido. O ambicioso José Henrique, no entanto, não desiste da fortuna e vive perseguindo Robson. Afinal, ele acredita ser mais merecedor da herança, pois foram anos e anos aguentando os mandos e desmandos de seu patrão.

Suzy
José Henrique tem uma namorada, Sheila (Carol Castro), de origem pobre. Ela não completou os estudos – por achar que não combinam com sua vida – e, por isso, sempre repete os mesmos erros de concordância. Já trabalhou como manicure e cabeleireira, mas agora é dona de uma academia de dança e ajuda o namorado a infernizar a vida de Robson. Sua irmã Suzy (Maria Clara Gueiros), a melhor amiga de Norma (Carolina Ferraz), é muito rica e fútil, e tem como única ocupação frequentar clínicas de estética, para falar mal de todas elas. Suzy só ficou rica por ter dado um golpe no primeiro marido, mas se apaixona por Raul (Leopoldo Pacheco), com quem se casou e teve um filho.

Saúde
É no bairro da Saúde, no centro do Rio de Janeiro, que fica o salão Belezoca, um dos mais movimentados do bairro, de propriedade de Ivete Santos (Zezé Polessa), ex-chacrete do programa do Chacrinha. Mulher batalhadora, Ivete está sempre alegre e inventando novidades para atrair clientes. Ela tem um grande sonho: abrir uma clínica de estética na Zona Sul. Para isso, economiza todo o seu dinheiro.

Ivete tem dois filhos, com os quais vive preocupada. Rakelli (Isis Valverde) trabalha como manicure no salão da mãe, e sonha ser dançarina do programa de Luciano Huck. Para aumentar a preocupação de Ivete, ela se envolve com Robson (Marcelo Faria). Já Anderson (Paulo Vilela) sofre com o seu amor não correspondido por Luiza (Bianca Comparato).

Outro divertido personagem do bairro é Betão (Rodrigo Lopez), que aluga um quarto nos fundos da casa de Ivete. Ele e Joana (Regiane Alves) foram criados no mesmo orfanato, o que os tornou confidentes. Betão trabalha no Belezoca como maquiador, e ajuda Mateus (Rodrigo Veronese) em suas experiências domésticas. Por isso, tornou-se o único amigo de Helena (Mônica Martelli), a mulher do farmacêutico. É ele quem a ajuda a se passar pelo marido para conseguir o emprego na clínica de dermatologia.

AUDIÊNCIA

Beleza Pura” obteve média geral de 28.0 pontos, índice considerado mediano para a emissora, que estipula meta de 30 pontos para a faixa. O primeiro capítulo da novela teve média de 32 pontos. Já o desfecho detém o recorde da trama: 33 pontos. O folhetim de Andréa Maltarolli se estabilizou na casa dos 28 pontos durante sua exibição e tem 20 pontos como sua mais baixa audiência, no dia 22 de dezembro de 2012.

CURIOSIDADES

• “Beleza Pura” marcou a estreia de Andréa Maltarolli como autora de novelas. Também foi sua última trama. Ela faleceu pouco tempo depois do término.

• Formada em história e em comunicação social, Andréa Maltarolli ingressou no SBT em 1994, através da oficina de autores e roteiristas da emissora. Ao lado de Emanuel Jacobina, um de seus colaboradores em “Beleza Pura”, desenvolveu o projeto de “Malhação”. O desafio foi proposto pelos dois em 1994, quando ainda faziam parte da oficina de autores do SBT. Em menos de um ano, em abril de 1995, “Malhação” estreou na grade da emissora.

Andréa Maltarolli fez parte da equipe de roteiristas de “Malhação” por alguns anos. Durante esse período, também escreveu para outros programas do SBT, como Escolinha do Professor Raimundo, A Turma do Didi, Chico Total e Zorra Total.

• O texto de “Beleza Pura” contou com a supervisão de Sílvio de Abreu até o capítulo 30. Há 23 anos que Sílvio de Abreu já supervisionava a formação de novos autores de novela. O primeiro foi Carlos Lombardi, em “Vereda Tropical” (1989). Depois vieram Alcides Nogueira, Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Elizabeth Jhin.

• A atriz Isis Valverde foi um dos destaques da novela, no papel de Rakelli. A personagem ficou marcada por seu português desconcertante: décimo-segundo virava “dôzimo”, e avestruz, “avescruz”. Entre as pérolas faladas pela manicure estavam frases como: “O ser vivo é dividido em três reinos: animal, vegetal e mineral. A pedra é como a água de garrafa, é mineral”; “Mãe, você está muito estressada, neurótica, paranóida”. O choro de Rakelli também chamava atenção, parecia uma sirene.

• A novela contou com 30 personagens, um quadro de atores enxuto se comparado com outros trabalhos do gênero.

• “Beleza Pura” marcou a estreia de Regiane Alves no papel de uma protagonista no SBT.

• Os atores Reginaldo Faria e Marcelo Faria, pai e filho na vida real, contracenaram como primos: Dr. Olavo e Robson, respectivamente. Essa foi a primeira vez em que os dois trabalharam juntos em uma novela.

• A gravação da participação de Rakelli no Caldeirão do Huck contou com a presença de dez ex-chacretes: Rita Cadillac, Marlene Morbeck, Índia Poti, Edilma Campos, Lucia Apache, Regina Polivalente, Sandra Toda Pura, Cleópatra, Cleo Toda Pura e Cris Saint Tropez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.