domingo, 11 de dezembro de 2011

SETE PECADOS (2011)


Sete Pecados” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Walcyr Carrasco.
Colaboração de André Ryoki e Cláudia Souto.
Direção de Fred Mayrink, Pedro Vasconcelos e Marcelo Zambelli.
Direção geral de Jorge Fernando.
Núcleo Jorge Fernando.

Exibida no horário das 19 horas entre 12 de dezembro de 2011 e 10 de agosto de 2012, em 209 capítulos. Substituiu “Pé na Jaca” e foi substituída por “Beleza Pura”.

Reapresentada no horário das 15 horas, dentro da sessão “Vale a Pena Ver de Novo”, entre 4 de abril e 16 de setembro de 2016, em 143 capítulos. Substituiu “América” e foi substituída por “O Clone”.

Contou com Priscila Fantin, Reynaldo Gianecchini e Giovanna Antonelli como protagonistas, além de Gabriela Duarte, Marcello Novaes, Sidney Sampaio, Mel Lisboa, Samara Felippo, Ary Fontoura, Nicette Bruno, Rodrigo Phavanello, Erik Marmo, Nívea Stelmann, Malvino Salvador, Paulo Betti, Elizabeth Savalla, Aílton Graça, Cláudia Raia e Cláudia Jimenez nos papéis centrais da história.

TRAMA PRINCIPAL

Soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria, os sete pecados capitais, definem os personagens da novela. Mas eles também têm virtudes: humildade, caridade, paciência, diligência, generosidade, temperança e castidade. A história é narrada através desse jogo de opostos.

A trama tem início quando a jovem Beatriz (Priscila Fantin), ao se consultar com a cartomante Custódia (Claudia Jimenez), é alertada para prestar atenção na forma como conduz sua vida, pois ela convive com os sete pecados capitais. A cartomante diz que Beatriz só será feliz quando deixar os pecados de lado em nome de um grande amor, e acrescenta que o homem por quem se apaixonará está mais próximo do que ela imagina. A jovem fica transtornada, pois está noiva de Pedro (Sidney Sampaio), um badalado chefe de cozinha, com quem se casará em breve.

Beatriz é rica, mimada e cheia de vontades. Sua mãe, Rebeca (Elizabeth Savalla), é uma mulher que só se preocupa com a aparência e não estabelece laços afetivos que não visem benefícios materiais. A única pessoa de quem Beatriz realmente gostou foi de seu pai, empresário que desapareceu em um acidente aéreo. Fora isso, toda sua vida foi marcada pelo dinheiro e pelo interesse. Rebeca, que nunca se casou com o pai de Beatriz, usou a filha para receber uma farta pensão e, algum tempo depois, casou-se com um homem sem dinheiro, Anselmo (Odilon Wagner), com quem teve mais dois filhos, Daniela (Rosane Mulholland) e Ariel (Duda Nagle). Beatriz, de quem toda a família depende, tem uma ânsia enorme de viver, mas se sente perdida. No início da trama, ela está envolvida com o lançamento de sua casa noturna.

O homem que cruza o caminho de Beatriz e muda sua vida é Dante (Reynaldo Gianecchini), um taxista honesto, casado com a alegre confeiteira Clarice (Giovanna Antonelli). Os dois têm dois filhos e vivem felizes e em harmonia. Certo dia, após uma discussão com Pedro, Beatriz atravessa a rua distraída e é atropelada por Dante. Passado o susto, eles descobrem que estudaram no mesmo colégio, no qual a mãe de Dante era faxineira. Beatriz fica encantada com a gentileza e a simpatia de Dante e o chama para sair, mas ele recusa, já que é casado. Até aquele dia, nenhum homem havia dito não a ela, o que a faz procurar Custódia para que a cartomante a ajude a conquistá-lo.

Custódia, na realidade, é o anjo da guarda de Beatriz, e não sabe mais o que fazer para salvar sua protegida das confusões que ela apronta. Ela chega a pedir uma missão mais fácil ao arcanjo Gabriel (Erik Marmo), mas ele a repreende, e abre uma livraria em frente à boate de Beatriz para que Custódia acompanhe de perto os passos da jovem.

Outra personagem importante na história é a misteriosa Ágatha (Claudia Raia), líder de uma sociedade secreta, e cujo objetivo é controlar Beatriz para que ela passe todos os seus bens para seu nome. Ao descobrir que Dante pode ser uma boa influência para Beatriz e, portanto, estragar seus planos, Ágatha faz tudo para atrapalhar o romance dos dois.

Beatriz se aproxima de Dante fingindo-se amiga de Clarice, que abre as portas de sua casa para a jovem e chega a lhe fazer confidências, sem imaginar que ela está seduzindo seu marido. Quando Clarice descobre a traição de Dante, que, mesmo amando a esposa, não resiste às investidas de Beatriz, a confeiteira não o perdoa, e os dois se separam. Dante vai morar com Beatriz, que o incentiva a brigar pela guarda dos filhos.

A trama tem uma reviravolta com a chegada de Flávio (Paulo Betti). Desmemoriado, ele não se lembra da filha, porém reconhece Ágatha assim que a encontra. Ela foi seu amor de juventude, mas ele não se recorda por que eles se separaram. Ágatha planeja se casar com o ex-namorado para ficar com sua fortuna, e não mede esforços para afastar pai e filha. Flávio, no entanto, apaixona-se por Clarice, e pede-a em casamento. Dante fica enciumado, e Beatriz, revoltada, pois a ex-mulher de seu atual marido passa a usufruir da fortuna de seu pai. Ela, por sua vez, passa a viver como uma moça pobre, deixando de receber a pensão que recebia até então.

Custódia confessa a Dante que é o anjo da guarda de Beatriz, e pede a ele para, por meio de seu exemplo, ajudá-la a fazer de sua protegida uma pessoa melhor. Se Custódia cumprir sua missão na Terra, poderá deixar a condição de anjo e ficar com o DJ Adriano (Rodrigo Phavanello), por quem se apaixonou.

A trama tem uma nova virada com o assassinato de Ágatha, que morre após receber uma caixa contendo uma bomba. A partir daí, inicia-se uma investigação para descobrir a identidade do criminoso. Beatriz faz tudo para incriminar Clarice, mas acaba se enrolando em suas próprias armações, e é presa como assassina. Enquanto isso, Flávio começa a ter problemas de saúde e seu estado piora a cada dia, até que ele morre. Nos capítulos finais da novela, descobre-se que Pedro foi o autor do atentado contra Ágatha. Sua intenção era matar Flávio, mas o plano deu errado. Obcecado por Clarice, Pedro foi enlouquecendo aos poucos. Ele confessa que também causou a morte de Flávio, trocando seus remédios.

Livre da cadeia, Beatriz, arrependida, confessa a Dante todas as armações que fez para separá-lo de Clarice e agradece a ele por ter mudado sua maneira de encarar a vida, fazendo dela uma pessoa melhor. Dante pede perdão à ex-mulher e os dois reatam. Clarice devolve a herança para Beatriz, que decide passar uns tempos fora do Brasil. No aeroporto, a jovem encontra Amadeu (Carlos Casagrande), que vai embarcar no mesmo voo que ela, e tudo indica que os dois vão se envolver. Após cumprir sua missão, Custódia se torna humana e termina a história nos braços de Adriano.

TRAMAS PARALELAS

Escola pública
Entre as tramas paralelas de “Sete Pecados” está a da jovem idealista Miriam (Gabriela Duarte), que decide transformar uma caótica escola pública ao assumir o posto de diretora da instituição. Para motivar os alunos e mudar a dinâmica da escola, Miriam conta com a ajuda da inspetora Raquel (Maria Carol). Ali também trabalham Maura (Maria Regina), Lineu (Ary França), Eliete (Marisol Ribeiro) e Vicente (Marcello Novaes), com quem Miriam inicia um romance. Vicente hostiliza Miriam no início da trama mas, com o tempo, apaixona-se por ela. O romance dos dois é boicotado por Simone (Mel Lisboa), ex-cunhada de Vicente, capaz de qualquer coisa para ficar a seu lado. Nos capítulos finais, Simone sofre um acidente de carro e fica paraplégica, o que aumenta sua revolta. Ela tem um final trágico: depois de tentar matar Miriam, cai de uma escada e morre.

Rebeca
Rebeca (Elizabeth Savalla), mãe de Beatriz (Priscila Fantin), é responsável pelos principais momentos de humor da novela. Obcecada com a beleza, ela é a representação exacerbada de até onde uma mulher pode ir por vaidade. Rebeca gasta rios de dinheiro com tratamentos de estética, e vive atrás das últimas novidades em cosméticos e alternativas para ficar mais jovem. Muitas vezes, acaba com a pele queimada, sem conseguir falar ou abrir os olhos devido aos inúmeros tratamentos que faz.

Romeu e Juju
Romeu (Ary Fontoura) e Juju (Nicette Bruno) foram um dos destaques da trama. Rico e solitário, Romeu lutou muito para construir seu patrimônio, e sempre foi muito avarento, não só com dinheiro, mas com os próprios sentimentos. Sua irmã, Otília (Rosamaria Murtinho), e os sobrinhos, Rodolfo (Juan Alba) e Vítor (Marco Antonio Gimenez), estão loucos para herdar sua fortuna. Como o único e verdadeiro amor que viveu foi na adolescência, quando se apaixonou por Juju, ele contrata um detetive para localizar a amada e, depois, tenta se reaproximar dela. Temendo que Juju fique com ele por interesse, decide fingir que é pobre.

Promessas de amor
O casal Régis (Malvino Salvador) e Elvira (Nívea Stelmann) também movimentou a trama de “Sete Pecados”. Irmão de Dante (Reynaldo Gianecchini), Régis é lutador de boxe e tem uma pequena academia. Ele é namorado de Elvira, e vive prometendo que os dois se casarão em breve. Após viverem um romance com muitas idas e vindas, ambos acabam se entendendo no final da trama.

AUDIÊNCIA

Fechou com média geral de 29.7 pontos, índice considerado razoável para os padrões da emissora, que estipula meta de 30 pontos para a faixa. Obteve média de 36 pontos em sua estreia, e despediu-se do público com 39 pontos em seu capítulo final.

Na reprise, o folhetim alcançou média geral de 15.3 pontos, considerada boa para a faixa – embora a novela tenha derrubado a audiência do “Vale a Pena Ver de Novo” em cerca de 38%. Teve 17 pontos em sua estreia e 22 em seu capítulo final.

CURIOSIDADES

• A personagem Ágatha (Claudia Raia) estava sempre acompanhada de um casal de gatos siameses, batizados de Isis e Osíris na trama. Na vida real, os gatinhos se chamavam Serena e Clark, e pertenciam à instrutora de animais Flávia Scheleder, também responsável pelo papagaio da personagem Otília (Rosamaria Murtinho). A equipe de produção de arte comprou um poleiro especialmente para a ave.

• Já o cachorro Bibi, que era tratado como um irmão mais novo por Laerte (Tiago Salomone) e Isabel (Marina Ruy Barbosa), chamava-se Flanelinha na vida real. Com um ano e meio de idade, ele já havia participado de algumas produções do SBT, entre elas a novela “Pé na Jaca” (2011).

• “Sete Pecados” contou com as participações especiais do ginasta Diego Hypólito, do pugilista Popó, dos músicos Cláudio Zoli, Zélia Duncan e Marina Elali, e da vedete Virginia Lane.

• A abertura da novela foi uma superprodução, com direito a um making of do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.