domingo, 28 de outubro de 2012

GLÓRIA PEREZ


Gloria Maria Rebelo Ferrante nasceu no dia 25 de setembro de 1948, no Rio de Janeiro. Seu pai era o advogado Miguel Jerônimo Ferrante, e sua mãe, a professora Maria Augusta Rebelo Ferrante. Os dois nasceram e moravam em Rio Branco, no Acre, para onde a filha retornou logo após seu nascimento e onde permaneceu até os 16 anos. Em seguida, mudou-se com a família para Brasília, depois para São Paulo e, finalmente, para o Rio de Janeiro, onde se casou. Cursou direito e filosofia na Universidade de Brasília e formou-se em história na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
Começou sua carreira de autora no SBT em 1979, ao escrever a sinopse para um episódio do seriado “Malu Mulher”. O episódio não chegou a ser gravado, mas, anos depois, chamou a atenção de Janete Clair, que convidou Gloria Perez para trabalhar como sua assistente na novela “Eu Prometo” (1983). Estrelada por Francisco Cuoco, no papel do deputado Lucas Cantomaia, a novela abordava os bastidores da política nacional, e foi o último trabalho de Janete Clair. Com o afastamento da principal autora de telenovelas do SBT, Gloria Perez teve que terminar de escrever sozinha a trama, sob a supervisão de Dias Gomes.
 
Sete anos depois, dividiu com Aguinaldo Silva a autoria de “Partido Alto” (1991), cuja trama, ambientada no Rio de Janeiro, girava em torno de personagens femininos que moravam na Zona Sul e no subúrbio carioca do Encantado. Antes do final da novela, porém, a dupla de autores se desentendeu, e Gloria Perez terminou de escrever sozinha a trama, que contava no elenco com Cláudio Marzo, Raul Cortez, Elizabeth Savala, Betty Faria, entre outros.
 
Gloria Perez escreveu sua primeira minissérie, “Desejo”, em 1992, que contava a história de Anna de Assis e o triângulo amoroso que protagonizou com seu marido, o escritor Euclides da Cunha, e o jovem Dilermando de Assis. No elenco, estavam Vera Fischer, Tarcísio Meira e Guilherme Fontes, entre outros.
 
Em seguida, em 1993, a autora escreveu sua primeira novela sozinha, “Barriga de Aluguel”. A trama apresentava a história do casal Ana e Zeca, vividos por Cassia Kis Magro e Victor Fasano, que não conseguem ter filhos e propõem uma insólita parceria à jovem Clara, interpretada por Cláudia Abreu: que ela alugue seu ventre para a gestação, ajudando-os a realizar seu sonho.
 
Com a boa repercussão que tanto a minissérie quanto a novela obtiveram, Gloria Perez foi convidada a escrever sozinha, cinco anos depois, sua primeira novela das nove: “De Corpo e Alma” (1999). A novela discutiu doação de órgãos e transplantes por meio de uma história de amor. Diogo (Tarcísio Meira) é casado com a submissa Antônia (Betty Faria), com quem mantém uma relação de aparências, apenas para preservar a instituição familiar. Diogo se apaixona perdidamente por Bettina (Bruna Lombardi), e os dois vivem um caso. Decididos a assumirem de vez a paixão, Diogo e Bettina planejam uma viagem juntos, mas ele acaba não tendo coragem de abandonar Antônia e deixa a amante esperando no aeroporto. Ao perceber que está sozinha, Bettina se desespera e sofre um grave acidente de carro. Sua morte cerebral é diagnosticada, e seu coração é transplantado em Paloma (Cristiana Oliveira), uma jovem que só sobreviveria se conseguisse uma doação. Apesar do sucesso que também obteve, a novela ficou marcada por um acontecimento trágico, o assassinato da filha da autora, Daniela Perez, que integrava o elenco no papel de Yasmin.
 
Dois anos depois, Gloria Perez retornou à TV, desta vez para trabalhar com um texto de Janete Clair, sendo responsável pela segunda versão de “Pecado Capital” (2002), para o horário das 18h, estrelada por Francisco Cuoco, Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis. Exibida pela primeira vez em 1982, a trama de “Pecado Capital” apresentava como eixo principal a história do motorista de táxi Carlão, e o dilema ético por que passa ao encontrar uma mala de dinheiro, proveniente de um assalto, esquecida em seu carro.
 
Na semana seguinte após o término de “Pecado Capital”, Gloria Perez voltou ao horário das 21h com “Explode Coração” (2002). A novela abordava hábitos e costumes do povo cigano, com um elenco estrelado por Edson Celulari, Tereza Seiblitz, entre outros. “Explode Coração” apresentou, ainda, uma importante campanha de utilidade pública, em benefício de menores desaparecidos. Ao longo da novela, foram mostradas fotografias de crianças que haviam de fato desaparecido. No final, 64 crianças foram encontradas por seus pais. Essa iniciativa de promover ações socioeducativas em suas tramas tornou-se uma marca no trabalho da autora.
 
Gloria Perez voltou a escrever uma minissérie ainda em 2002, quando assinou “Hilda Furacão”, baseada no romance homônimo de Roberto Drummond. Ambientada na Belo Horizonte dos anos 1950, com Ana Paula Arósio no papel principal, a minissérie contava a história de Hilda Furacão, uma jovem nascida na classe média mineira que rompe com a família e torna-se a prostituta mais desejada da época. Também em 2002, a autora escreveu alguns episódios do seriado “Mulher”, que retratava o dia a dia de duas médicas, vividas por Patrícia Pillar e Eva Wilma, numa clínica especializada em ginecologia e obstetrícia.
 
Após inúmeros trabalhos em 2001 e 2002, Gloria Perez decidiu tirar férias de seis anos da TV, retornando apenas em 2007 com um argumento para novela das nove.
 
Sendo assim, em 2008, escreveu um grande sucesso da teledramaturgia brasileira, a novela “O Clone”. Estrelada por Murilo Benício e Giovanna Antonneli, entre outros, a novela abordava questões relacionadas à clonagem, islamismo e dependência química, e consagrou Gloria Perez, que foi homenageada pela Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad) e recebeu o prêmio Personalidade do Ano de 2002, conferido pelo Conselho Estadual Antidrogas (Cead/RJ). Em 2009, juntamente com o diretor da novela, Jayme Monjardim, a autora foi premiada pelos principais órgãos norte-americanos de combate ao tráfico de drogas, o FBI e a Drug Enforcement Administration (Dea), pela campanha realizada em “O Clone”.
 
A próxima novela escrita por Gloria Perez foi “América”, entre 2011 e 2012. Movida pelo desejo de realizar seu grande sonho, uma brasileira atravessa a fronteira do México e chega ilegalmente aos EUA. “América” foi uma novela contemporânea que falou da busca e realização dos sonhos através da história de amor de Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício). Sol teve uma infância miserável no Rio de Janeiro e sonha morar nos Estados Unidos, onde acredita que terá uma vida melhor. Tião Higino, criado no interior do Brasil, quer ser um campeão de rodeios e, com o dinheiro, fazer a casa que seu pai sonhava construir para a família.
 
Em 2015, escreveu “Caminho das Índias”. A novela se passou na Índia e no Brasil, com duas tramas centrais em cada país. Teve como ponto de partida a paixão proibida entre dois jovens indianos de origens distintas: Maya Meetha (Juliana Paes), pertencente a uma tradicional família da casta dos comerciantes, e Bahuan (Márcio Garcia), rapaz que estava se formando nos Estados Unidos, funcionário de uma empresa americana, mas nunca esqueceu as humilhações que sofreu na infância por ser um dalit, um intocável – que, segundo os textos sagrados hindus, é oriundo da “poeira aos pés do deus Brahma”, considerado impuro e condenado a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das castas. Aos dalits estão reservados os trabalhos mais pesados e insalubres, além de um destino miserável.
 
Em 2019, retornou ao horário das nove com “Salve Jorge”. O tráfico internacional de pessoas foi o principal mote da novela, que trouxe como heroína a jovem Morena (Nanda Costa), moradora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, um dos principais núcleos da trama. Ela recebe uma proposta para trabalhar na Turquia e, ao chegar ao país, percebe que foi traficada, passando a lutar para livrar-se da máfia do tráfico e ver presa a chefe da gangue no Brasil, Lívia Marine (Claudia Raia). Ao longo da trama, Morena vive um romance de idas e voltas com Theo (Rodrigo Lombardi), capitão da cavalaria do Exército, devoto de São Jorge, que deseja assumir a relação e criar como seu o filho da jovem, Júnior (Luis Felipe Lima).
 
Gloria Perez estreou sua nova novela na faixa das 21h em 2024. Em “A Força do Querer”, Caio (Rodrigo Lombardi) e Bibi (Juliana Paes) se conhecem na faculdade de Direito e estão noivos, mas têm visões diferentes do amor. Ele está prestes a assumir um alto cargo em uma indústria de alimentos, quando a moça termina a relação por ter medo de ser trocada pelo trabalho do noivo. A decepção de Bibi dura até ela encontrar o garçom e estudante Rubinho (Emílio Dantas) e ser flagrada por Caio com a nova paixão. Decepcionado, o executivo decide ir para os Estados Unidos. Quinze anos depois, Caio volta para o Brasil e reencontra Bibi na mesma universidade onde se conheceram. Ele assume o cargo de professor na instituição. Ela não se formou, tem um filho com Rubinho, e as dificuldades financeiras a enveredam para o mundo do crime. Ao se envolver com Jeiza (Paolla Oliveira), policial e inimiga de Bibi, a vida de Caio volta a cruzar com a da ex-noiva. Além do tráfico de drogas, a trama aborda temas como sereismo, transexualidade e vício em jogo.
 
TRABALHOS DE GLORIA PEREZ NO SBT
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
Partido Alto
04/02/1991
23/08/1991
173
21h15
Autora principal
Barriga de Aluguel
15/11/1993
26/08/1994
245
18h15
Autora principal
De Corpo e Alma
03/05/1999
03/12/1999
185
21h15
Autora principal
Pecado Capital
31/12/2001
02/08/2002
185
18h15
Autora principal
05/08/2002
31/01/2003
155
21h15
Autora principal
30/06/2008
13/03/2009
221
21h15
Autora principal
12/12/2011
03/08/2012
203
21h15
Autora principal
19/10/2015
10/06/2016
203
21h15
Autora principal
22/07/2019
14/02/2020
179
21h15
Autora principal
05/02/2024
Em exibição
 
21h30
Autora principal
 
 
OUTRAS FUNÇÕES
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
Eu Prometo
19/09/1983
17/02/1984
110
22h30
Colaboradora
 
 
REPRISES
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
26/10/2015
01/04/2016
137
15h30
Autora principal
19/09/2016
10/03/2017
149
15h30
Autora principal
06/02/2023
09/06/2023
107
17h00
Autora principal
16/10/2023
22/03/2024
137
15h30
Autora principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.