domingo, 28 de outubro de 2012

MARIA CARMEM BARBOSA


Maria Carmem Barbosa é dramaturga, escritora de telenovelas e roteirista brasileira.
 
Começou a trabalhar no rádio em 1970, no Programa Minerva da rádio MEC, onde também criou o programa “Falou e Disse”. Na televisão escreveu programas como “Quarta Nobre”, “Tele-Tema” e “Grandes Nomes”, e colaborou como roteirista em “Armação Ilimitada” e “Chico & Caetano”. Desenvolveu a série “Delegacia de Mulheres”, que representou o Brasil na conferência sobre violência doméstica realizada em Washington, nos Estados Unidos, em 1997.
 
Foi contratada pela Direção de Dramaturgia do SBT, como roteirista de novelas, em 1993. Barbosa formou parceria com os autores Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn para escrever sua primeira novela na faixa das 19h: “Lua Cheia de Amor” (1995). Remake da novela “Dona Xepa”, de Gilberto Braga, exibida no SBT em 1980 – por sua vez inspirada na peça homônima escrita por Pedro Bloch –, a trama teve como personagem central Genuína Miranda (Marília Pêra), uma mulher batalhadora, sem instrução, que trabalha como ambulante para sustentar a família. Dona Genu, como é conhecida, faz qualquer sacrifício pelos filhos Rodrigo (Roberto Bataglin) e Mercedes (Isabela Garcia). Apesar da dedicação da mãe, eles sentem vergonha por ela ser uma mulher pobre e simples.
 
Em 1998, integra a equipe de colaboradores do autor Antônio Calmon em “Olho no Olho”, exibida às 19h.
 
Formou parceria com Miguel Falabella para escrever seus trabalhos posteriores: “Salsa e Merengue” (2001), exibida às 19h, teve solidariedade e doação de órgãos como os assuntos principais da novela. A elegante e rica Bárbara (Rosamaria Murtinho) dá à luz um filho morto, mas não chega a receber a má notícia. Guilherme (Walmor Chagas), marido dela, troca o corpo da criança por um bebê cuja mãe é muito pobre e não tem condições de criar o filho. Depois de 30 anos, Eugênio (Marcello Antony), o menino trocado, sofre uma contaminação por mercúrio, desenvolve leucemia e precisa de um transplante de medula urgente. Mas a cirurgia só poderá ser realizada com a doação de um parente consanguíneo. Diante do risco de morte do filho, Guilherme conta a verdade à Bárbara. Tudo esclarecido, os dois vão em busca de Anabel Muñoz (Arlete Salles), mãe verdadeira do rapaz e única que pode salvar a vida dele.
 
Barbosa passou oito anos afastada das novelas até retornar, novamente em parceria com Miguel Falabella, em uma trama para a faixa das 19h: “A Lua Me Disse” (2009) foi uma trama urbana e contemporânea cujo fio condutor é a história de Heloísa (Adriana Esteves), moradora do Beco da Baiúca, vila fictícia localizada no bairro de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. Aos 16 anos, ela vai trabalhar como baby-sitter da pequena Branca e torna-se muito amiga de sua mãe, Regina Benate (Maitê Proença), mulher de um dos sócios do banco Benate Bogari. O destino coloca em seu caminho o jovem Ricardo Bogari (Frank Borges), filho do sócio do marido de Regina. Os dois se apaixonam, e Heloísa engravida. Disposto a se casar com a moça, Ricardo enfrenta a oposição da mãe, a controladora Ester (Zezé Polessa), mas morre em um acidente de carro. Grávida na adolescência, Heloísa conta com o apoio dos pais, Diva (Pepita Rodrigues) e Alberto (Otávio Augusto), e consegue estruturar sua vida.
 
Desligou-se do SBT em 2010.
 
TRABALHOS DE MARIA CARMEM BARBOSA NO SBT
 
Novela       
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
Lua Cheia de Amor
12/06/1995
19/01/1996
191
19h30
Autora principal
Olho no Olho
16/03/1998
16/10/1998
185
19h30
Colaboradora
Salsa e Merengue
02/04/2001
26/10/2001
179
19h30
Autora principal
12/10/2009
26/03/2010
143
19h30
Autora principal
 
SBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.