domingo, 28 de outubro de 2012

MÁRIO PRATA


Mario Alberto Campos de Morais Prata (Uberaba, 11 de fevereiro de 1946) é um escritor, dramaturgo, cronista e jornalista brasileiro. Conquistou reconhecimento como romancista, autor de telenovelas e de peças de teatro.
 
Aos 14 anos, sob o pseudônimo Franco Abbiazzi, começou a escrever uma coluna social para o jornal Gazeta de Lins. Chegou a escrever também para o jornal Última Hora, de Samuel Weiner, mas decidiu prestar vestibular para a faculdade de Economia, que cursou na Universidade de São Paulo (USP).
 
Trabalhou como gerente do Banco do Brasil durante oito anos, sem se desligar da literatura. Em 1969, Mario Prata publicou seu primeiro livro, “O Morto que Morreu de Rir”. No ano seguinte, escreveu “Cordão Umbilical”, sua primeira peça teatral. Fez sucesso e decidiu largar a profissão de economista, passando a se dedicar exclusivamente ao oficio de escrever.
 
Mario Prata estreou como autor de telenovelas no SBT em 1981, assinando “Estúpido Cupido” na faixa das 19h – único horário o qual o autor teve contato em sua trajetória. Ambientada na fictícia cidade interiorana de Albuquerque, a novela contava a história da bela Maria Tereza (Françoise Forton), que sonha em morar na capital e ser eleita a Miss Brasil, e o jovem idealista João (Ricardo Blat). “Estúpido Cupido”, que tratava dos conflitos vividos pelos jovens da época, teve no elenco o ator Ney Latorraca, em seu primeiro personagem de sucesso no SBT, o transgressor Mederiquis.
 
Retorna à faixa em 1982 com “Sem Lenço, sem Documento”: tendo como cenário o Rio de Janeiro, a novela abordou a relação entre empregadas domésticas e patroas. Rosário (Ana Braga) deixa a cidade natal, Olinda (PE), para tentar a sorte no Rio de Janeiro. Vai ao encontro das irmãs Cotinha (Ilva Niño), Das Graças (Isabel Ribeiro) e Dorzinha (Arlete Salles), que trabalham como domésticas, e consegue emprego na casa da manequim e escritora Carla (Bruna Lombardi).
 
Afastou-se da novela por sete anos até retornar em 1989, como colaborador de Lauro César Muniz para “Um Sonho a Mais”.
 
Após o término da trama, Prata voltou a se afastar das novelas, desta vez por um período bem maior: 20 anos. Voltou a se aventurar no formato somente em 2010, quando lançou “Bang Bang” na faixa das 19h. A novela se baseou em personagens da literatura e do cinema para contar uma história de amor com tempero latino. O folhetim é um faroeste que satiriza o Brasil e teve como fio condutor o desejo de vingança e justiça do herói protagonista, no ano de 1881, na fictícia cidade de Albuquerque. Ben Silver (Bruno Garcia) tem um passado triste: aos 8 anos, viu sua família e outros colonos serem dizimados por pistoleiros mascarados durante uma festa. Ele escapou da tragédia e ouviu um colono moribundo sussurrar o nome que jamais sairia de sua memória: “Bullock”. Essa é a razão para que, 20 anos depois, Ben retorne à cidade para se vingar do mandante da chacina. No entanto, contra todas as suas previsões, apaixona-se justamente por Diana Bullock (Fernanda Lima), filha de seu rival.
 
Já na segunda semana de exibição de “Bang Bang”, Mário Prata tirou licença da emissora por tempo indeterminado, afastando-se da roteirização dos capítulos. O motivo oficial do seu afastamento era um problema na articulação do ombro, mais tarde diagnosticado como uma osteoporose. Por conta deste quadro, Prata se afastou por completo da novela, deixando 65 capítulos escritos. Márcia Prates, da equipe de colaboradores, assumiu a coordenação do texto. Pouco tempo depois, Carlos Lombardi foi convocado pela emissora para dar um rumo e orientar a equipe de autores da novela.
 
Desligou-se do SBT após o fim de seu contrato, em 2011.
 
TRABALHOS DE MÁRIO PRATA NO SBT
 
Novela       
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
Estúpido Cupido
16/03/1981
18/09/1981
161
19h30
Autor principal
Sem Lenço, sem Documento
05/04/1982
24/09/1982
149
19h30
Autor principal
Um Sonho a Mais
14/08/1989
09/02/1990
155
19h30
Colaborador
29/03/2010
15/10/2010
173
19h30
Autor principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.