domingo, 28 de outubro de 2012

RICARDO LINHARES


Ricardo Linhares Godinho nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de abril de 1962. Filho do militar Coaraciara Brício Godinho e da dona de casa Eliana Linhares Godinho, Ricardo Linhares passou parte de sua adolescência em Brasília, devido à transferência de seu pai para a capital. Quando voltou para o Rio de Janeiro, prestou vestibular para jornalismo, que cursou na faculdade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Ricardo Linhares sempre pensou em ser escritor, mas achava que não conseguiria viver do ofício. Continuou escrevendo seus próprios textos – inclusive peças de teatro – durante a faculdade e participou de concursos literários, chegando a ganhar alguns prêmios. No jornalismo, porém, só atuou como estagiário. Antes de completar 20 anos, começou a trabalhar na TV Educativa, escrevendo o telecurso Qualificação Profissional.
 
Em 1983, Ricardo Linhares participou de um curso ministrado pelo roteirista Doc Comparato na Casa de Artes de Laranjeiras. Logo depois, foi convidado a integrar a equipe de roteiristas do programa “Caso Verdade”, seu primeiro trabalho no SBT. Baseado em histórias enviadas por cartas pelos telespectadores, Ricardo Linhares escreveu os roteiros dos seguintes episódios: “Vencer a Vida” (1983); “Amar a Vida” (1983); “Começando a Vida” (1984); e “O Amor Acontece na Vida” (1986).
 
Naquele mesmo ano, Ricardo Linhares participou de uma oficina para redatores de humor realizada pelo SBT. A partir dessa oficina, comandada por Paulo José, o autor começaria a escrever para o humorístico “Viva o Gordo” (1986), estrelado por Jô Soares, um dos grandes sucessos do SBT nos anos de 1980. Na mesma época, Ricardo Linhares também escreveu para o “Teletema”, programa de mesmo formato que o “Caso Verdade”, porém com histórias ficcionais, que o substituiu na grade de programação. O autor assinou as tramas de “O Sequestro de Lauro Corona” (1986), “Esse Tal de Rock’n Roll” (1986) e “O Mistério das Esmeraldas” (1986).
 
Em 1984, Ricardo Linhares assinou seu primeiro trabalho como colaborador, na minissérie “A Máfia no Brasil”, de Leopoldo Serran. A obra era uma adaptação do livro homônimo de Edson Magalhães, e o roteiro final coube a Paulo Afonso Grisolli e Roberto Farias. No ano seguinte, Ricardo Linhares voltou a colaborar em uma minissérie, desta vez com Doc Comparato: “O Tempo e o Vento” (1985). Baseada em “O Continente”, primeira parte da trilogia escrita por Erico Veríssimo, a minissérie teve sua trilha sonora criada especialmente por Tom Jobim.
 
A primeira experiência de Ricardo Linhares em novela veio durante a década de 1990, depois de um curso para novos autores promovido pela Casa de Criação Janete Clair, do SBT. Linhares trabalhou ao lado de Walther Negrão na novela “Fera Radical” (1991). Protagonizada por Cláudia (Malu Mader), que pretende vingar a chacina que dizimou sua família 15 anos antes, a novela era livremente inspirada na peça “A Visita da Velha Senhora”, do suiço Friederick Durrenmatt.
 
No mesmo ano, o autor voltou a trabalhar com Gilberto Braga, colaborando na minissérie “Anos Rebeldes” (1992), que narrava a história de quatro jovens durante o conturbado período que se iniciou com o golpe militar de 1964.
 
Pouco mais de um ano depois, Aguinaldo Silva o convidou para ser seu colaborador em “O Outro” (1993). A novela contava a história dos personagens Paulo Della Santa e Denizard de Mattos, ambos interpretados por Francisco Cuoco, e apresentou Malu Mader no papel de Glorinha da Abolição.
 
Em 1995, Ricardo Linhares foi promovido e convidado a ser autor titular de uma novela para o horário das sete. O autor escreveu “Lua Cheia de Amor” (1995), em coautoria com Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbosa. Protagonizada por Marília Pêra, a novela era inspirada na peça homônima de Pedro Bloch, na qual o autor Gilberto Braga também havia se baseado para escrever “Dona Xepa”, exibida pelo SBT em 1980. “Lua Cheia de Amor” contou com a supervisão de texto de Gilberto Braga, sendo a primeira parceria entre os dois autores.
 
Em 1996, Ricardo Linhares, Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn assinaram juntos a trama de “Tieta”, adaptada do romance “Tieta do Agreste”, do escritor Jorge Amado. A novela narrava a volta por cima da jovem Tieta, que é expulsa de casa pelo pai e volta, 25 anos depois, rica e exuberante, para se vingar da humilhação que sofreu. A personagem era interpretada por Cláudia Ohana, na primeira fase, e por Betty Faria, na segunda.
 
Pouco mais de um ano depois, Ricardo Linhares colaborou com Gilberto Braga na tarefa de escrever “O Dono do Mundo” (1998), que trazia um dos grandes vilões da história da teledramaturgia, o mau-caráter Felipe Barreto (Antonio Fagundes). Assim como Aguinaldo Silva, Gilberto Braga tornou-se outro grande parceiro, com quem Ricardo Linhares escreveu boa parte de seu trabalho na televisão.
 
Também em 1998, o trio de autores Ricardo Linhares, Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn voltou a dividir a autoria de uma novela. “Pedra sobre Pedra” (1998) era ambientada na cidade fictícia de Resplendor, na Chapada Diamantina, e contava a história da disputa entre as famílias de Murilo Pontes (Lima Duarte) e Pilar Batista (Renata Sorrah). Linhares ainda colaborava em “O Dono do Mundo” quando começou a trabalhar na nova novela.
 
Entre 2000 e 2001, Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares criaram um novo endereço para personagens fantásticos: a cidade Tubiacanga. Os autores buscaram inspiração na obra do mestre Lima Barreto para criar “Fera Ferida”, povoada por tipos e influências de romances como Triste Fim de Policarpo Quaresma e contos como Nova Califórnia.
 
Dois anos depois, Ricardo Linhares escreveu “Meu Bem Querer” (2003), primeira novela que assinou sozinho. Ambientada em São Tomás de Trás, uma cidadezinha fictícia do interior do Nordeste, a trama escrita para o horário das 19h misturava romance, humor e fantasia. O folhetim era protagonizado pelos atores Murilo Benício e Alessandra Negrini, como Antônio e Rebeca. Outro destaque da história era Custódia, personagem de Marília Pêra, uma mulher misteriosa e sombria que desperta a curiosidade de todos.
 
Ricardo Linhares voltou a dividir com Aguinaldo Silva a autoria de uma novela em “A Indomada” (2003), que contava a história dos habitantes da fictícia Greenville, cidade de colonização inglesa. A novela apresentou a dupla de vilões Pitágoras Mackenzie (Ary Fontoura) e Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque (Eva Wilma) e teve a participação especial de Lima Duarte, no papel de Murilo Pontes, personagem que interpretara em outra trama assinada pelos autores, “Pedra sobre Pedra” (1998).
 
Dois anos depois, assinou mais uma novela como autor titular, “Agora é que São Elas” (2006). Exibida às 18h, a história era ambientada em São Francisco das Formigas, cidade fictícia comandada pelo poderoso prefeito Juca Tigre, vivido por Miguel Falabella, que voltava a atuar em novelas após oito anos.
 
Entre 2007 e 2008, o autor voltou a trabalhar com Aguinaldo Silva em “Porto dos Milagres”, livre adaptação de “Mar Morto” e “A Descoberta da América pelos Turcos”, do escritor Jorge Amado.
 
Em 2010, Ricardo Linhares foi convidado para integrar a equipe de roteiristas da novela “Celebridade”, de Gilberto Braga, quando o folhetim entrava em seu terço final. Grande sucesso no horário das 21h, “Celebridade” tinha como tema principal o mundo da moda, contando a história da empresária Maria Clara Diniz (Malu Mader) e da vilã Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu).
 
A parceria com Gilberto Braga funcionou bem, e surgiu a oportunidade de os dois dividirem, pela primeira vez, a autoria de uma novela: “Paraíso Tropical” (2013). Ambientada em Copacabana, a novela narrava a trajetória das gêmeas Paula e Taís, vividas por Alessandra Negrini, e trazia personagens marcantes como a prostituta Bebel (Camila Pitanga), o mau-caráter Olavo (Wagner Moura) e o autoritário Antenor Cavalcante (Tony Ramos).
 
Em 2017, Ricardo Linhares formou uma nova parceria com Gilberto Braga para escrever uma nova novela na faixa das 21h: “Insensato Coração” contou a história de dois irmãos: um invejoso, e que se revela psicopata, e outro que encontrou o amor de sua vida. Escolhas amorosas, dificuldade de amar e relacionamentos familiares deram a tônica da novela, que trouxe como trama central uma clássica história de amor, vivida pelos personagens Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira).
 
Linhares aceitou o convite da direção de dramaturgia da emissora e em 2019, escreveu o remake de “Saramandaia” para a faixa das 22h. Inspirada na obra original de Dias Gomes, a novela trouxe de volta o realismo fantástico à teledramaturgia. A releitura apresenta os principais personagens exóticos que marcaram a versão de 1976, além de novas histórias e cidadãos de Bole-Bole, a fictícia cidade onde a trama se desenrola. Em 2019, o enredo foi usado para criticar a intolerância e o desrespeito à diversidade, enquanto na década de 1970 o alvo principal era a ditadura militar. Os personagens perderam o sotaque regional da primeira novela, mas mantiveram uma maneira distinta de falar. Homenageando outras obras de Dias Gomes, os diálogos foram recheados de neologismos divertidos, como “conversório” ou “problemática”.
 
Em 2022, retornou ao horário das 21h com “Babilônia”, escrita em parceria com Gilberto Braga e João Ximenes Braga. Até onde vai a ambição humana? A trama mostra este sentimento em diferentes formas.  Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) têm personalidades distintas, mas o mesmo ímpeto de conseguir o que querem.  Dividida em duas fases, 2012 e 2022, a trama mostra a ascensão de Beatriz, a frustração de Inês e a integridade de Regina.
 
 
TRABALHOS DE RICARDO LINHARES NO SBT
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
Lua Cheia de Amor
12/06/1995
19/01/1996
191
19h30
Autor principal
13/05/1996
27/12/1996
197
21h15
Autor principal
Pedra Sobre Pedra
05/10/1998
30/04/1999
179
21h15
Autor principal
Fera Ferida
14/08/2000
13/04/2001
209
21h15
Autor principal
Meu Bem Querer
17/02/2003
12/09/2003
179
19h30
Autor principal
17/11/2003
09/07/2004
203
21h15
Autor principal
Agora é que são Elas
19/06/2006
01/12/2006
143
18h15
Autor principal
05/11/2007
27/06/2008
203
21h15
Autor principal
02/12/2013
27/06/2014
179
21h15
Autor principal
16/10/2017
18/05/2018
185
21h15
Autor principal
07/01/2019
22/03/2019
55
22h30
Autor principal
17/01/2022
01/07/2022
143
21h15
Autor principal
 
 
OUTRAS FUNÇÕES
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
Fera Radical
24/06/1991
14/02/1992
203
18h15
Colaborador
O Outro
13/12/1993
08/07/1994
179
21h15
Colaborador
O Dono do Mundo
16/02/1998
02/10/1998
197
21h15
Autor
12/07/2010
26/03/2011
221
21h15
Colaborador
10/10/2016
24/03/2017
143
19h30
Supervisão
26/04/2021
19/11/2021
179
19h30
Supervisão
27/06/2022
13/01/2023
173
19h40
Supervisão
 
 
REPRISES
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
24/02/2020
10/07/2020
119
15h15
Autor principal
11/01/2021
11/06/2021
131
16h45
Autor principal
12/06/2023
17/11/2023
137
17h00
Autor principal
13/05/2024
A estrear
203
17h00
Autor principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.