domingo, 28 de outubro de 2012

WALCYR CARRASCO


Walcyr Rodrigues Carrasco (Bernardino de Campos, 1° de dezembro de 1951) mais conhecido como Walcyr Carrasco, é um escritor, dramaturgo e autor de telenovelas brasileiro.
 
Walcyr Carrasco foi contratado pelo SBT em 2002, após escrever novelas de sucesso para outras emissoras.
 
Inspirada na peça de William Shakespeare, “A Megera Domada”, “O Cravo e a Rosa” (2003) foi a primeira novela de Carrasco no SBT. Ambientada na São Paulo dos anos 1920, a novela narrou o tumultuado romance entre o rude caipira Petruchio (Eduardo Moscovis) e a geniosa Catarina (Adriana Esteves), moça com ideias feministas, filha mais velha do banqueiro Nicanor Batista (Luís Melo).
 
Três meses após o término da primeira obra, devido o grande sucesso, o autor retornou ao horário das 18h com “A Padroeira” (2004), cuja trama principal foi inspirada no romance “As Minas de Prata” de José Alencar. Fé, amor e aventura formaram a base da trama, que contou a história do amor impossível de Valentim Coimbra (Luigi Baricelli) e Cecília de Sá (Deborah Secco) na vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, na então capitania de São Paulo e Minas do Ouro, no ano de 1717. A novela teve como pano de fundo a luta dos pescadores da região pelo reconhecimento do culto a Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada por eles no rio Paraíba do Sul.
 
Em 2006 escreveu “Chocolate com Pimenta”, uma comédia romântica ambientada na década de 1920 na fictícia Ventura, uma pequena cidade cuja economia gira em torno da fábrica de chocolates e bolos artesanais Bombom, de propriedade do milionário Ludovico (Ary Fontoura). A novela foi inicialmente inspirada na opereta “A Viúva Alegre”, do compositor húngaro Franz Lehár. A protagonista, Ana Francisca (Mariana Ximenes), é uma menina humilde, ingênua e romântica que, após perder o pai, vai morar em Ventura com uma parte da família que não conhece. A caipira chama a atenção do don juan Danilo (Murilo Benício), o rapaz mais bonito do colégio e a grande paixão da mimada Olga (Priscila Fantin).
 
Em “Alma Gêmea” (2008), Walcyr Carrasco contou a história do amor eterno de um homem e uma mulher tragicamente separados e que, cerca de 20 anos depois, voltam a se encontrar quando ela reencarna em um novo corpo. Além do tema central, a trama teve tons de comédia neorrealista italiana na abordagem dos conflitos familiares, e também enfocou o resgate de valores, as relações afetivas e o misticismo. No elenco, Eduardo Moscovis, Priscila Fantin e Flávia Alessandra deram vida aos principais personagens.
 
Algumas semanas após o fim de “Alma Gêmea”, Carrasco foi escalado pela emissora para escrever capítulos de “Esperança” (2009), novela das 21h de Benedito Ruy Barbosa. A trama passou por inúmeros problemas, tanto na produção quanto na audiência, e Benedito teve que se afastar por problemas de saúde após concluir o capítulo 149. “Eu não assistia a novela, só às vezes. Foi assustador pegar o projeto, mas dei continuidade à história do jeito que eu faria”. O roteirista escreveu os 60 capítulos finais da trama.
 
Em 2010, Walcyr Carrasco supervisionou o remake de “O Profeta”, trama clássica de Ivani Ribeiro exibida em 1977 pela TV Tupi. A nova versão, adaptada por Duca Rachid e Thelma Guedes, ambientada nos anos de 1950, contou a história de Marcos (Thiago Fragoso), um rapaz que tem o dom de prever o futuro.
 
Por conta dos grandes sucessos no horário das 18h, Carrasco foi promovido para escrever novelas em um novo horário: às 19 horas, ainda em 2010. Como obras de época não eram tão comuns na faixa, o autor ficou por mais de um ano criando um folhetim contemporâneo e divertido que prendesse a atenção do público da faixa, que estava sofrendo queda em audiência.
 
Estreou às 19h em 2011, com “Sete Pecados”. Soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria, os sete pecados capitais, definiam os personagens da novela. Mas eles também tinham virtudes: humildade, caridade, paciência, diligência, generosidade, temperança e castidade. A história foi narrada através desse jogo de opostos. No elenco, Priscila Fantin, Reynaldo Gianecchini e Giovanna Antonelli deram vida aos principais personagens.
 
Um ano depois, Carrasco retornou ao horário das 19 horas com “Caras & Bocas” (2013): comédia romântica, ambientada na cidade de São Paulo, apresentou a história de amor entre Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador). Os dois amantes da arte, ambos de gênio forte, apaixonam-se na juventude, mas são separados pelo avô da moça, o milionário Jacques (Ary Fontoura), dono da Conti, empresa de extração de diamantes. Temendo que o rapaz esteja interessado apenas na herança de sua neta, Jacques arma para que os dois se afastem. Eles se reencontram anos mais tarde, mas as mágoas do passado dificultam a reconciliação.
 
Em 2015, a tecnologia, robôs e caça à fósseis de dinossauro foram pano de fundo para os encontros e desencontros amorosos entre uma paleontóloga e um fazendeiro em “Morde & Assopra”, também às 19h. Idealizada como uma comédia romântica contemporânea, a trama abordou com humor a atração entre opostos através da história de amor de Júlia (Adriana Esteves) e Abner (Marcos Pasquim). Paralelamente, houve a trama do cientista Ícaro (Mateus Solano), que sonha construir um robô que reproduza com exatidão Naomi (Flávia Alessandra), mulher que amou e que foi dada como morta após trágico acidente de barco.
 
Dois anos depois, Carrasco retornou às novelas, porém desta vez em um novo horário: às 22h30, inaugurado para apresentação de tramas mais curtas e releituras de obras já exibidas anteriormente pela emissora. Em homenagem a Jorge Amado, um de seus autores favoritos, Walcyr escreveu o remake da novela “Gabriela”. A trama já havia sido adaptada para o mesmo horário em 1975, pelas mãos de Walter George Durst, firmando-se um grande sucesso. Na nova versão, que trouxe Juliana Paes como a personagem-título, a história se passa em 1925, quando Gabriela e seu tio deixam o sertão onde a terra, castigada pela seca, não dá frutos. Após uma travessia extenuante, o tio falece e a menina prossegue com dois homens que conhece no caminho, Negro Fagundes (Jhe Oliveira) e Clemente (Daniel Ribeiro,) até o mercado dos retirantes, em Ilhéus. É lá que conhece Nacib (Humberto Martins), homem da sociedade ilheense e dono do bar Vesúvio, que lhe oferece um emprego de cozinheira. Assim começa o romance dos dois.
 
Em 2019, Walcyr Carrasco retornou ao horário que o consagrou como novelista: o das 18h, após uma década se dedicando às outras faixas da emissora. Em “Eta Mundo Bom!”, Candinho (Sergio Guizé) desconhece a identidade dos pais e lida com a indiferença de Cunegundes (Elizabeth Savalla), a matriarca da família que o criou. Casada com Quinzinho (Ary Fontoura), Cunegundes é mãe de Filomena, a Filó (Débora Nascimento) e dos gêmeos Mafalda (Camila Queiroz) e Quincas (Miguel Rômulo). Encontrado dentro de um cesto por Manuela (Dhu Moraes), a empregada da fazenda, Candinho cresceu sob a proteção de Eponina (Rosi Campos), irmã de Quinzinho. Amigo da família e professor de filosofia, Pancrácio (Marco Nanini) também acompanhou o crescimento do jovem. Para desgosto de Cunegundes, a convivência entre Candinho e Filó despertou um grande amor entre eles. Ao flagrar um beijo do casal, a matriarca expulsa o caipira da fazenda. Antes de ir embora, Eponina dá para Candinho o medalhão com o qual ele foi achado na beira do rio e Pancrácio orienta o rapaz a encontrar sua mãe biológica na capital. Na partida, ele pede para levar o burro Policarpo, seu amigo inseparável. A busca de Candinho move a trama que também fala de fé, persistência, traição, religião e virgindade.
 
Em 2019, Walcyr foi solicitado em dose dupla na tela do SBT. Por conta do enorme sucesso de “Eta Mundo Bom!” na faixa das 18h – trama que obteve a maior audiência do horário em quase 10 anos –, a direção de dramaturgia da emissora promoveu Carrasco para o seleto grupo de autores da faixa das 21h, com previsão de estreia já para o início de 2020. Um mês depois do anúncio, o roteirista também foi confirmado como o responsável pela próxima novela das 22h. A obra, no entanto, já estava inteiramente escrita e foi apenas aprovada para produção.
 
Em janeiro de 2020, o SBT promoveu a estreia de “Verdades Secretas” na faixa das 22h – quebrando assim o segmento de remakes e releituras adotados desde a retomada da produção de tramas mais tardias em 2018. O folhetim girou em torno do trio amoroso formado por Carolina (Drica Moraes), o marido Alex (Rodrigo Lombardi) e a filha Arlete (Camila Queiroz), que tinha o sonho de se tornar top model. Tudo começa quando o empresário Alex e a adolescente Arlete, de 17 anos, têm um caso. A jovem deseja se tornar top model e sonha entrar para uma agência de modelos. Pobre, discriminada na escola por sua condição social, a interiorana Arlete faz de tudo para conquistar as passarelas e ajudar a pagar as contas da família. Até o famoso “book rosa”, ou seja, mantinha relacionamento sexual com clientes em troca de dinheiro. É aí que surge o empresário Alex, amante e futuro padrasto. Além de revelar os bastidores do mundo da moda, “Verdades Secretas” ainda abordou temas polêmicos como prostituição, estupro, homossexualidade e drogas, como o consumo de crack e a rápida degradação dos dependentes.
 
Em fevereiro de 2020, Walcyr Carrasco fez sua estreia na faixa das 21h com “Amor à Vida”. Segredos, romances e intrigas movimentam a novela, que inova ao apresentar um vilão homossexual. Trama contemporânea e urbana, ambientada em São Paulo, cujo tema central gira em torno dos segredos que movem as relações familiares. Em primeiro plano está a rica e bem-sucedida família Khoury, um modelo de família feliz, formada pelo médico César (Antonio Fagundes), sua mulher Pilar (Susana Vieira) e os filhos Félix (Mateus Solano) e Paloma (Paolla Oliveira). Sob as aparências, porém, escondem-se segredos alimentados por mágoas, ciúmes, ambições e falta de afeto.
 
TRABALHOS DE WALCYR CARRASCO NO SBT
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
22/09/2003
04/06/2004
221
18h15
Autor principal
A Padroeira
13/09/2004
20/05/2005
215
18h15
Autor principal
04/12/2006
03/08/2007
209
18h15
Autor principal
15/09/2008
05/06/2009
227
18h15
Autor principal
12/12/2011
10/08/2012
209
19h30
Autor principal
07/10/2013
04/07/2014
233
19h30
Autor principal
14/09/2015
08/04/2016
179
19h30
Autor principal
02/07/2018
12/10/2018
75
22h30
Autor principal
08/04/2019
15/11/2019
191
18h15
Autor principal
13/01/2020
10/04/2020
65
22h30
Autor principal
17/02/2020
30/10/2020
221
21h15
Autor principal
 
 
OUTRAS FUNÇÕES
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
16/03/2009
13/11/2009
209
21h15
Autor
11/01/2010
06/08/2010
179
18h15
Supervisão
 
 
REPRISES
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
31/10/2011
24/02/2012
101
15h15
Autor principal
09/07/2012
16/11/2012
113
15h15
Autor principal
04/04/2016
16/09/2016
143
15h15
Autor principal
22/01/2018
06/07/2018
143
15h15
Autor principal
13/07/2020
08/01/2021
155
15h15
Autor principal
23/01/2023
09/06/2023
119
15h30
Autor principal
20/11/2023
Em exibição
 
17h00
Autor principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.