domingo, 10 de março de 2013

TRÊS IRMÃS (2013)


Três Irmãs” é uma telenovela produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Antônio Calmon.
Escrita por: Antônio Calmon e Guilherme Vasconcelos.
Colaboração: Ângela Carneiro, Adriana Chevalier, Duba Elia, Lícia Manzo, Leandra Pires e Elisa Palatnik.
Direção: Amora Mautner, Vinícius Coimbra e Cristiano Marques.
Direção-geral: Dennis Carvalho e José Luiz Villamarim.
Núcleo: Dennis Carvalho.

Exibida no horário das 19 horas entre 11 de março e 4 de outubro de 2013, em 179 capítulos, substituindo “Beleza Pura” e sendo substituída por “Caras & Bocas”. Foi a 74ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Contou com Cláudia Abreu, Giovanna Antonelli, Carolina Dieckmann, Marcos Palmeira, Regina Duarte, Rodrigo Hilbert, Paulo Vilhena, José Wilker, Marcello Novaes, Emanuelle Araújo, Malu Galli, Juliana Schalch, Marcos Caruso, Bruno Garcia, Dudu Azevedo, Daniela Récco, Vera Holtz e Ana Rosa nos papeis centrais.

TRAMA PRINCIPAL

As aventuras de jovens surfistas e a luta pela preservação da natureza, temas recorrentes nas tramas de Antônio Calmon, servem de pano de fundo para essa comédia romântica, ambientada no fictício balneário de Caramirim. A novela conta a história da tradicional família Jequitibá, descendente de um dos fundadores da cidade: a matriarca Virgínia (Ana Rosa), proprietária da pequena farmácia Jequitibá, e suas filhas Dora (Cláudia Abreu), Alma (Giovanna Antonelli) e Suzana (Carolina Dieckmann).

As tramas envolvendo a família são acompanhadas de campanhas em prol da conservação das belezas naturais do local. Dois líderes comunitários lutam por esse objetivo: o pescador Pacífico (Roberto Bonfim) e o surfista Sandro (Marcello Novaes), ambos moradores da Praia Azul, o point da região. Nenhuma mobilização popular, porém, abala os planos da ambiciosa Violeta Áquila (Vera Holtz), sedenta por montar um complexo hoteleiro na região, o que inclui uma remodelação do centro histórico de Caramirim. A vilã também atormenta a vida de Virgínia, porque vê nela a maior razão de não ter sido feliz com seu grande amor. Violeta foi amante de Augusto (José Wilker), marido de Virgínia, e decidiu descarregar seu ódio na família do amado após ter sido rejeitada por ele. Virgínia e suas filhas, no entanto, também foram abandonadas por Augusto, que desistiu de fugir com Violeta e foi embora sozinho. Ele passou a trabalhar num circo e morreu durante um incêndio no local. Apesar do sofrimento, Virgínia se manteve firme no propósito de criar as filhas. 

Dora é a mais velha das filhas de Virgínia. Apesar de sua atração pelo luxo, seu casamento com Artur (Alexandre Borges), filho de Violeta, não foi por interesse: os dois se amavam, e tiveram um filho, Marco Aurélio (Vitor Novello). Artur foi o único que enfrentou a mãe, casando-se com a filha de sua rival. Desde a morte do marido em um acidente de carro, Dora sofre com o rancor da sogra, que a responsabiliza pela perda do filho, chegando ao ponto de processá-la. A réu acaba inocentada das acusações quando seu cunhado Paulinho (Kayky Brito), contrariando a mãe, testemunha a seu favor. Segundo o jovem, Artur estava embriagado e arrancou o volante das mãos de Dora, provocando o acidente. Paulinho sempre viveu uma relação de amor e ódio com a cunhada: desejando-a e, às vezes, odiando-a. Dora sempre o tratou com desprezo.

Depois de anos sozinha, Dora se encanta pelo médico ortopedista, e também viúvo, Bento (Marcos Palmeira). Ele deixou o Rio de Janeiro e se mudou para o balneário com os filhos, Rafinha (Thavyne Ferrari) e Lucas (Matheus Costa), para amainar o sofrimento pela morte de sua mulher, Tereza (Maria Manoella), ao tentar dar à luz um terceiro filho. O antigo surfista também se sente atraído por Dora, e essa relação o deixa confuso. É no mar, refúgio do médico, que o casal se conhece: Dora começa a se afogar tentando salvar o filho. Bento a reanima com respiração boca a boca. O incidente aproxima o casal, apesar do aparente desinteresse. Violeta, no entanto, usa o neto, objeto de guerra entre avó e mãe, para atrapalhar o romance da nora. Ela convence o menino a separá-los e, para isso, Marco Aurélio conta com a ajuda de Rafinha, filha de Bento. A menina, muito madura para sua idade, em parte devido à morte de sua mãe, cuida do irmão com carinho quase maternal, e morre de ciúmes do pai. Ao contrário da irmã, Lucas apoia o romance de Bento e Dora. Além da oposição dos filhos e das maldades de Violeta, o casal enfrenta suas próprias diferenças: ele é introspectivo e silencioso, ela, festiva e engraçada; ele é um surfista amante da natureza, ela, uma mulher fina e sofisticada.

A outra Jequitibá é Alma, ginecologista e obstetra competente, mas um fracasso em termos amorosos, experimentando uma frustração atrás da outra. A personagem dá o tom cômico à trama, com suas constantes trapalhadas: muito desajeitada, vive derrubando objetos, tropeçando e metendo-se em confusões. Sua última decepção amorosa foi no Rio de Janeiro, onde foi morar para cursar a faculdade: a traição de seu noivo Robinho (Eriberto Leão), médico e diretor do hospital onde clinicava. Alma retorna a Caramirim quando Virgínia sofre um AVC, provocado por uma discussão em que Violeta revela ter sido amante de Augusto. A médica passa a trabalhar no ambulatório da cidade, ao lado do Dr. Alcides (Marcos Caruso), marido de Violeta e seu grande amigo e protetor que, no passado, ajudou a custear seus estudos de Medicina.

É também em Caramirim que Alma reencontra dois amores: o inescrupuloso Hércules Galvão (Bruno Garcia) e o surfista Gregg (Rodrigo Hilbert). Apesar de sempre ter estado próximo à jovem, por ser uma espécie de agregado da família e trabalhar na farmácia de Virgínia, Gregg nunca teve coragem de se declarar, e deixou o balneário quando Alma ficou noiva de Galvão. Viveu anos como um andarilho, de praia em praia, mundo afora, até decidir morar em Bali, uma ilha na Indonésia, trabalhando em uma farmácia para sobreviver e, nas horas vagas, praticando surfe. Ao saber da situação de Virgínia, Gregg retorna a Caramirim para ajudar na farmácia e tentar conquistar seu amor. O reencontro do surfista com Alma é marcado pela má sorte dela: surpresa ao vê-lo no mar, e ignorando os ciúmes de Galvão, com quem retomou o romance, ela segue na direção de Gregg. Os dois ficam frente a frente mas, antes que possam falar qualquer coisa, um acidente interrompe o encontro: ela leva uma bolada na cabeça, desmaia e acorda com amnésia temporária. Para alegria de Galvão, ela não reconhece Gregg que, por sua vez, fica desolado.

Suzana, a caçula dos Jequitibá, é exímia surfista, professora de geografia da escola de Caramirim e filha adotiva de Virgínia e Augusto. A identidade dos seus pais biológicos é um mistério, já que teria sido abandonada, dentro de uma cestinha, na porta da farmácia. Isso explicaria seu comportamento um pouco rebelde e desaforado, e sua fragilidade emocional. Suzana, porém, é muito amada e tem um caráter forte. No decorrer da novela, ela descobre ser filha de Violeta com Augusto, e até se esforça para aceitar a mãe biológica, mas desiste ao perceber que ela nunca deixará de ser má. A jovem namora Xande, mas não o ama. Na verdade, sente gratidão por ele tê-la salvado de um atropelamento na adolescência, que o deixou com um problema na perna.

Suzana passa a viver um dilema ao conhecer o jovem surfista Eros (Paulinho Vilhena): casar-se com Xande ou viver uma paixão fulminante com o surfista, que chega inesperadamente à cidade. O primeiro contato entre Eros e Suzana é hostil. Os dois disputam uma onda, e Eros sai no prejuízo: Laila, sua prancha, parte-se ao meio. A professora tenta ajudá-lo, indicando a oficina de Sandro para o conserto mas, mesmo assim, Eros insiste em tratá-la mal. O casal, no entanto, acaba se aproximando, o que enlouquece Xande. Ele fica obcecado em separá-los, e chega a sequestrar Suzana para tentar conquistá-la à força. Ela não vê outra saída que não seja aceitar o pedido de casamento do ex-namorado, já que ele ameaça a sua família. Alma tenta resgatá-la usando um dom herdado de sua mãe, o teletransporte. A médica entra no cativeiro de Suzana sem ser percebida, mas ela se recusa a fugir, com medo das intimidações do noivo. No final da trama, Xande é preso antes da cerimônia de casamento com Suzana, e a jovem se vê livre para ficar com Eros.

Com o apoio de Bento e de sua família, Dora enfrenta o medo do parto, após uma gravidez de risco, e o menino nasce pelas mãos de Alma. Mesmo antes do nascimento do neto, Virgínia se afasta da sala de espera do hospital e se encontra com Augusto. Durante um passeio de carro, fica subentendido que ela está indo com ele para o Céu.

O final da novela foi celebrado com uma festa na Praia dos Anjos, contando com a apresentação do cantor Lulu Santos. Alma termina grávida de trigêmeos de Gregg, Suzana firma seu romance com Eros, e Dora e Bento ficam juntos, com a aceitação dos filhos. Pacífico assume a prefeitura.

A vida de Augusto
De temperamento livre e aventureiro, Augusto (José Wilker) levava uma vida errante, sumindo por longas temporadas. Nunca teve emprego fixo e seu sonho, só realizado no fim da vida, sempre foi ser mágico de circo. Até que partiu em uma viagem para realizar secretamente este desejo, deixando mulher e filhas. Ele morreu dois anos depois de partir, ao salvar crianças durante um incêndio no circo em que trabalhava. Ao chegar ao Céu, decidem lhe dar uma segunda oportunidade: corrigir o mal que fez ao abandonar a própria família. Depois de sofrer o AVC, Virgínia (Ana Rosa), ainda em estado de coma, vê o espectro do falecido, que a incentiva a viver para ajudar as filhas e neutralizar as maldades de Violeta (Vera Holtz). Ela o perdoa e acorda uma nova mulher: mais segura e decidida. Visível somente para Virgínia, o espectro de Augusto sempre surge nos momentos em que a família corre perigo; ele orienta a viúva sobre como agir contra as maldades da vilã.

Mercado e Peixaria Tubarão Branco
Galvão é, praticamente, o dono de todo o comércio local, cuja loja principal é o Mercado e Peixaria Tubarão Branco. Homem sem escrúpulos como seu pai, um pescador que enriqueceu às custas da exploração dos próprios companheiros, ele mantém uma relação conflituosa com Violeta, sua cúmplice no projeto de transformação da Praia Azul e do centro histórico de Caramirim. Na verdade, a vilã o despreza devido à sua origem humilde. Galvão também mantém uma rivalidade constante com outro de seus “sócios”, o prefeito Nélson Santana (Aloísio de Abreu). Ele, contudo, é um excelente pai para Juliana (Juliana Schalch), que criou praticamente sozinho depois de ter sido abandonado pela esposa, Sueli (Bianca Byington). Também ama sinceramente o irmão mais novo, Xande (Dudu Azevedo), e, com a justificativa de querer o melhor para ele, tenta afastá-lo de Suzana e casá-lo com alguma moça rica de Caraguaçu, cidade próxima a Caramirim.

Os planos de Violeta
Um grupo de golpistas interessado em expulsar os moradores da Praia Azul para remodelar o centro histórico de Caramirim e investir no ramo hoteleiro se alia a Violeta (Vera Holtz). Além do lucro que espera obter com a negociata, a vilã planeja acabar com outro inconveniente em sua vida: a farmácia de Virgínia (Ana Rosa). Com a ajuda do prefeito Nélson Santana, Violeta se une ao empresário falido Vidigal (Luis Gustavo). Nem um pouco preocupados com a ecologia, o patrimônio histórico ou a vida dos moradores, a dupla pretende conseguir financiamentos colossais, embolsar boa parte do dinheiro e ainda lucrar com o resultado do empreendimento. Também compõem o grupo Valéria (Graziella Moretto), secretária e amante de Vidigal, e o vigarista Chuchu (Otávio Augusto), que se apresenta como o empresário espanhol Don Ramón y Ramón Pallares, disfarce que não passa de uma invenção de Vidigal. A sonsa e fofoqueira Neidinha (Roberta Rodrigues), empregada da Pousada Azul, de propriedade de Janaína (Solange Couto), também é cooptada por Violeta para servir como sua informante sobre tudo o que acontece na Praia Azul. Apaixonado por Neidinha, mas esnobado por ela, Glauco (Guilherme Piva) também colabora com as vilanias de Violeta.

Os planos de Violeta e seu bando são atrapalhados pelos moradores locais. Com grande espírito de liderança, Sandro (Marcello Novaes) é um dos principais defensores da Praia Azul. Apesar de formado em Direito, decidiu se dedicar ao surfe e gerencia uma loja com artigos especializados no esporte. Com a ajuda de Pacífico, Janaína, Bento, da família Jequitibá e de Orlando Malatesta (Tato Gabus Mendes), dono do restaurante mais movimentado de Caramirim, ele organiza reivindicações e panelaços pela manutenção do centro histórico e da vila dos surfistas.

Não satisfeita, Violeta decide ascender ao poder e se candidata à prefeitura, tendo Pacífico como adversário político. Contando com a assessoria do publicitário falido Baby Montenegro (Cássio Gabus Mendes), e graças a uma eleição fraudulenta, a vilã sai vencedora.

TRAMAS PARALELAS

Eros e Sandro: pai e filho
Outra relação bastante conturbada da trama é a de Eros (Paulo Vilhena) e sua mãe, Walquíria (Maitê Proença), uma reconhecida jornalista de moda. Cansada de sustentar a vida de surfista do filho, ela revela a identidade e o paradeiro de seu pai, Sandro (Marcello Novaes), que nunca soube de sua existência. Eros chega à Praia Azul impressionando até mesmo os surfistas mais experientes do local e muda a rotina da família de Sandro, formada por sua mulher Liginha (Malu Galli) e seus filhos Zig (Brenno Leone) e Thor (Caio Vaz). Mesmo antes de Sandro saber a verdade, a tensão entre os dois é crescente e cada vez mais explosiva, até que Liginha descobre que Eros é filho de seu marido. Ela exerce papel fundamental na aproximação dos dois, mas a chegada de Walquíria, antigo amor de Sandro, a desestabiliza.

Janaína e Jacaré
Janaína (Solange Couto) é apaixonada pelo pescador Jacaré (Aílton Graça), que a ajuda no trabalho da pousada. Ela só não se conforma com o fato de seu amado ainda suspirar pelos cantos por uma atriz francesa que conheceu no passado. Seu maior temor é que a tal Sylvie L’Éclair (Antonia Frering) reapareça, e Jacaré tenha uma recaída. Por isso, está sempre atenta aos movimentos do pescador. Janaína é aliada incondicional de Virgínia (Ana Rosa) e se torna grande amiga de Waldete, apesar de desconfiar das histórias que ela conta.

Após uma viagem, Janaína volta à trama e revela estar grávida, mas fica a dúvida sobre a paternidade: Jacaré; o mafioso Gennaro Fortuna (Otávio Müller), um amor do passado que a persegue; ou um namorado conquistado na viagem. O parto acontece na própria Pousada Azul, com a ajuda de Alma (Giovanna Antonelli). Jacaré descobre ser o pai, mas Janaína ainda lhe guardava uma surpresa: ela estava grávida de gêmeos, o que ele só descobre depois do parto.

Duda
Quem também é vítima da ambição do golpista Vidigal (Luis Gustavo) é Duda (Daniela Récco), jovem de família rica e tradicional, dona de uma rede de empreendimentos hoteleiros. Após a morte de seu pai, sua mãe se casa com o empresário, mas é assassinada por ele, com a cumplicidade de Valéria (Graziella Moretto). Duda, a única herdeira da fortuna, descobre o crime e passa a ser perseguida pelo padrasto. A jovem é salva por Alma (Giovanna Antonelli), que a leva para Caramirim e a apresenta a todos como Carlinhos, suposto filho de um ex-namorado. A jovem ainda se faz passar pela irmã gêmea de Carlinhos, Laila. Os moradores de Caramirim estranham o jeito de Carlinhos, e a situação piora quando Duda se apaixona pelos surfistas Paulinho (Kayky Brito) e Eros (Paulo Vilhena).

Paulinho namora a ciumenta Juliana (Juliana Schalch), mas se dedica mais ao surfe. No decorrer da trama, ele se envolve com Laila, um de disfarces de Duda, mas termina o namoro ao descobrir que ela mentiu sobre sua verdadeira identidade. A jovem chega a viver um rápido romance com Eros, mas termina a novela com Paulinho.

Juventude transviada
A relação descompromissada e fugaz dos jovens Pedro Henrique (Ivan Mendes) e Natália (Cecília Dassi) trouxe como consequência a gravidez não planejada. O casal nem estava mais junto quando recebeu a notícia.

Constrangido com a situação, o pai da jovem, Orlando Malatesta (Tato Gabus Mendes), procura o pai do rapaz, o prefeito Nélson (Aloísio de Abreu), para expor o ocorrido. Natália e Pedro Henrique se casam contrariados, mas não aceitam morar juntos. As famílias tentam contornar a situação, e a solução é cada um permanecer na casa dos respectivos pais. Inconformado, Nélson pede a Galvão (Bruno Garcia) que empregue o rapaz em um serviço duro, onde ele possa “aprender a ser homem”. Natália, por sua vez, abatida e deprimida, enfrenta os desafios de uma gravidez precoce. Sem o apoio e o carinho da mãe, Leonora (Beth Goulart), a jovem conta com a ajuda da sogra, Neuza (Malu Valle). Contra sua vontade, Pedro começa a trabalhar na peixaria de Galvão e continua a surfar, escondido, nas horas vagas.

Neuza, a mulher do prefeito e mãe de Pedro Henrique, o PH, e Luiz Roberto (Pedro Rossa), convive com o menosprezo do marido. Além disso, acredita que Leonora, esposa de Orlando Malatesta, é sua melhor amiga, sem imaginar que ela é amante de seu marido.

Homenagens
O universo fantástico da novela ficou por conta das aparições do falecido Augusto (José Wilker), funcionando como uma homenagem do autor Antônio Calmon a Dias Gomes. No meio da novela, José Wilker encarnou, ainda, outro personagem: o professor de história Lázaro da Assunção. Para os moradores de Caramirim e os telespectadores, ficou a dúvida se ele era o Augusto que todos conheceram ou um sósia. Outra referência à obra de Dias Gomes estava marcada na semelhança entre Glauco, personagem de Guilherme Piva, e Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), da novela “O Bem-Amado” (1973), que construiu um cemitério, mas não conseguia inaugurá-lo por falta de defuntos. Glauco, por sua vez, era dono de uma funerária à beira da falência por falta de mortos. Ele vivia na expectativa de que um doente morresse.

A visitante misteriosa
Uma misteriosa visitante incomoda alguns moradores de Caramirim. “Waldete com W” (Regina Duarte), como ela faz questão de dizer, chega à cidade se apresentando como amiga de Aninha, a nora falecida de Pacífico, e afirma ter sido incumbida de cuidar de Gibo (Caio Vydal), neto do pescador. O carinho que a forasteira demonstra ter com todos, e que acaba conquistando o coração de Pacífico, não se aplica a Violeta. Ameaçando revelar um grave segredo da vilã, Waldete praticamente se impõe no cargo de governanta da casa dos Áquila e, aos poucos, conquista os membros da família, principalmente Alcides (Marcos Caruso). Ela, contudo, dá uma de durona com os homens e não se entrega a seus galanteios. Violeta conta com a ajuda de Glauco, o braço direito do prefeito, para vasculhar a vida da estranha.

No decorrer da trama, descobre-se que Waldete é Verônica Ramos, ex-primeira-dama de uma cidade do interior de São Paulo, acusada injustamente de ter matado o marido, Zé Fernando. O crime, na verdade, foi cometido a mando de Excelência Gutierrez, o Tubarão Branco (John Herbert), com a cumplicidade de Violeta.

Waldete acaba se envolvendo com o sereno e solidário médico Alcides, o marido de Violeta, que trabalha no mais importante hospital de Caraguaçu, cidade grande próxima a Caramirim, e com seus próprios recursos mantém o ambulatório de Caramirim, dedicado a atender pessoas carentes. Embora tenha sofrido muito quando Violeta resolveu fugir com o amante após tantos anos de casamento, Alcides aceitou-a de volta. Ele conhece bem o caráter de sua mulher, mas não tem forças para enfrentá-la. Só não aceita a intromissão dela em sua missão como médico. É ele, ainda, quem tenta proteger Dora das acusações da esposa.

Pressionada por Waldete, Violeta confessa que ela e Excelência foram os responsáveis pela morte de Zé Fernando, marido da forasteira, e, acuada, a ameaça com uma arma. Alcides entra na sala para proteger Waldete, mas leva um tiro de raspão no braço. As duas se engalfinham, e Violeta também é baleada. A vilã chega a ser levada ao hospital – onde Suzana lhe diz ter desistido de tentar aceitá-la como mãe –, mas consegue fugir e se suicida, jogando-se de um penhasco.

AUDIÊNCIA

Três Irmãs” obteve média geral de 24.4 pontos, considerada o maior fracasso da faixa até então – derrubando em 13% os índices já considerados mediados da novela anterior, “Beleza Pura”. O primeiro capítulo da novela detém também seu melhor desempenho em toda a trajetória: 33 pontos. O capítulo final rendeu ao SBT apenas 25 pontos, o pior índice de final de novela às 19h. Seu pior resultado foi de 16 pontos com o capítulo 120, em 27 de julho de 2013.

CURIOSIDADES

• A criação da personagem de Cláudia Abreu, a perua Dora, recebeu muitas contribuições da atriz. O autor Antônio Calmon planejava uma personagem mais vilanesca, mas a atriz, que amamentava e preferia não interpretar um papel de malvada, sugeriu um tom mais leve e humorístico, e ele aceitou.

• Três outras atrizes foram cogitadas para interpretar Virgínia, vivida por Ana Rosa: Regina Duarte, Renée de Vielmond e Nívea Maria.

• A atriz Graziella Moretto se afastou das gravações devido à gravidez. A saída encontrada pelo autor foi fazer com que a personagem Valéria morresse na trama.

• O ator Marcello Novaes foi agredido em uma boate do Rio de Janeiro, em maio de 2013, e precisou se afastar temporariamente das gravações. Cenas precisaram ser regravadas, e foi criado um acidente de carro para justificar o curativo e a cicatriz que o personagem Sandro herdou do ator.

Solange Couto sofreu uma isquemia cerebral e tirou licença do trabalho. Para driblar a ausência da atriz, o autor inventou uma viagem para Janaína, sua personagem.

• Em novembro de 2012, um princípio de incêndio atingiu parte da cidade cenográfica de “Três Irmãs”, ainda em construção para as gravações da novela. O fogo foi rapidamente apagado pela Brigada de Incêndio da CGP, e não houve feridos. A recuperação das instalações não prejudicou o cronograma da produção, uma vez que a área danificada representou apenas 15% da cidade cenográfica.

• A cantora norte-americana Colbie Caillat, intérprete da canção Midnight Bottle, tema do romance de Dora e Bento (Marcos Palmeira), gravou uma participação especial para a novela. “Três Irmãs” também contou com a participação da banda Moinho – cuja cantora Emanuelle Araújo interpretava na trama a cantora Soninha Rainha –, e de Lulu Santos, que deu uma canja no último capítulo.

• A novela de Antônio Calmon estreou em Portugal, no canal SIC, no dia 8 de julho de 2013, no horário das 18h.

• Os personagens Augusto (José Wilker) e Virgínia (Ana Rosa) foram inspirados nos avós do autor, tendo, inclusive, recebido os nomes deles.

• A novela teve “Praia Azul” como título provisório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.