terça-feira, 8 de abril de 2014

“Celebridade” é a próxima reprise do “Vale a Pena Ver de Novo”


O SBT já tem a substituta para Cabocla na faixa vespertina Vale a Pena Ver de Novo.

Trata-se da novela Celebridade”, que está de volta a partir de 26 de maio, às 15h15.

Novela de Gilberto Braga, colaboração de Leonor Bassères, Sérgio Marques, Márcia Prates, Maria Helena Nascimento, Denise Bandeira e Ângela Chaves, direção de Amora Mautner e Vinícius Coimbra, direção geral de Dennis Carvalho e Marcos Schechtman, e direção de núcleo de Dennis Carvalho.

Foi exibida originalmente entre 12 de julho de 2010 e 26 de março de 2011, em 221 capítulos.

Contou com Malu Mader, Cláudia Abreu, Marcos Palmeira, Fábio Assunção, Deborah Secco, Juliana Paes, Bruno Gagliasso, Ana Beatriz Nogueira, Marcelo Faria, Juliana Knust, Henri Castelli, Alexandre Borges, Júlia Lemmertz, Nívea Maria, Hugo Carvana, Márcio Garcia e Deborah Evelyn nos papeis principais.

Celebridade fez sucesso quando exibida em 2010. Fechou com média geral de 46.0 pontos no Ibope, considerada um grande sucesso de audiência e repercussão.

O folhetim está de volta com o objetivo de manter ou elevar os bons índices conquistados por Cabocla”.

Ambientada no Rio de Janeiro, a novela aborda temas como o jornalismo de celebridades, o alpinismo social e a busca da fama. A trama tem como eixo central a rivalidade entre duas mulheres: a bem-sucedida empresária e ex-modelo Maria Clara Diniz (Malu Mader), dona da produtora Mello Diniz, e a dissimulada e invejosa Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu), que se aproxima de Maria Clara dizendo ser sua maior fã e consegue um emprego em sua empresa.

Na verdade, Laura é uma arrivista que não quer apenas tomar tudo da outra, mas transformar-se em uma nova Maria Clara, ao estilo de A Malvada (“All About Eve”), produção americana de 1950, dirigida por Joseph Mankiewicz. No filme, Eve (Anne Baxter) é uma candidata a atriz que se apresenta como moça modesta, consegue a confiança de uma grande estrela (Bette Davis) e depois começa a revelar uma ambição sem limites. Em “Celebridade”, a razão do ódio de Laura pela patroa é que ela é filha da verdadeira musa da canção que fez de Maria Clara uma mulher rica e famosa, enquanto ela e a mãe amargaram uma vida miserável. Maria Clara, porém, sempre acreditou que a música ‘Musa de Verão’ fora composta por seu ex-noivo Wagner em sua homenagem.

Para realizar o plano de destruir a rival, Laura conta com a ajuda de Marcos (Márcio Garcia), seu amante e cúmplice. Eles começam a trabalhar, respectivamente, como assistente e motorista de Maria Clara, e aos poucos vão se infiltrando na vida da “celebridade”. A dupla de vilões Laura e Marcos - a “Cachorra” e o “Michê”, como eles se chamavam mutuamente - deu o que falar. Muitos compararam os dois personagens ao casal Maria de Fátima e César, vividos por Glória Pires e Carlos Alberto Riccelli em Vale Tudo (1995), do mesmo autor.

Laura se alia também a Ubaldo Quintela (Gracindo Jr.), seu padrasto e verdadeiro autor da música que fez tanto sucesso. Em liberdade condicional, depois de passar 15 anos preso pelo assassinato de Wagner – por ele ter roubado a autoria de sua canção -, Ubaldo agora quer se vingar da rica produtora e de seu patrocinador, o todo-poderoso empresário Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), amigo nos tempos de juventude e atualmente dono de um império de comunicação.

O grupo Vasconcelos, presidido por Lineu, controla publicações como a revista de celebridades Fama, e banca os eventos musicais produzidos por Maria Clara no Espaço Fama. Ubaldo sabe que Lineu foi o responsável por sua prisão, e acredita que ele e Maria Clara enriqueceram às suas custas. A autoria da canção Musa de Verão foi roubada por Wagner, noivo de Maria Clara, com a cumplicidade do irmão dele, Ernesto (Roberto Pirillo), e Lineu tirou proveito da tramoia. A música havia sido composta por Ubaldo para Marília (Alessandra Negrini), mãe de Laura.

CENAS MARCANTES

• Uma das cenas mais marcantes de Celebridade foi ao ar no capítulo 169 (24/01/2011), no qual Maria Clara, a personagem de Malu Mader, dá uma surra em Laura (Cláudia Abreu). O capítulo bateu o recorde de audiência da novela.

CURIOSIDADES

 Celebridade foi o último trabalho de Leonor Bassères, que morreu vítima de um câncer no pulmão. A autora trabalhava com Gilberto Braga desde a novela Água Viva”, exibida em 1986. Após sua morte, Ricardo Linhares passou a integrar a equipe de colaboradores da trama.

• As cenas que revelam a identidade do assassino de Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana) foram gravadas na manhã do dia em que foram exibidas; foram gravados três finais diferentes, para despistar a imprensa. Desta forma, a equipe da novela tentou evitar que vazasse qualquer informação para os jornalistas. Cláudia Abreu tomou conhecimento de que Laura era a assassina alguns dias antes da gravação. Nos bastidores da novela, elenco e equipe fizeram um bolão para descobrir a identidade do assassino, e o diretor Dennis Carvalho prometeu um jantar ao ganhador. Um segurança do estúdio e uma assistente de figurino foram os vencedores.

• Entre os convidados que “fizeram uma ponta” em Celebridade estão o escritor João Ubaldo Ribeiro, os cantores Marina Lima, Rita Lee, Erasmo Carlos, Jorge Aragão, Emilio Santiago, Fernanda Abreu, Fréjat, Lenine, Marcos Valle, Gabriel O Pensador, Ed Motta, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Mart´Nália, Neguinho da Beija-Flor, Beth Carvalho, os atores Fernanda Montenegro, Edson Celulari, Claudia Raia e Norma Bengell, o autor Silvio de Abreu, o cineasta Cacá Diegues, o empresário Ricardo Amaral e sua mulher Gisela, Lucinha Araújo, o dançarino Carlinhos de Jesus, o músico Wagner Tiso, os ex-jogadores de futebol Zico e Pelé, o cirurgião Ivo Pitanguy, o empresário Helcius Pitanguy, Susana Werner, entre outros artistas e esportistas.

• O então ministro da Cultura Gilberto Gil aparece cantando no Espaço Fama no último capítulo, que também contou com a participação do próprio autor da trama, Gilberto Braga, como um dos convidados da gravação, realizada no estúdio da novela no Projac.

• Pela primeira vez, Cláudia Abreu e Malu Mader, amigas na vida real, interpretaram rivais. As duas fizeram muito sucesso. Malu Mader roubou a cena durante uma gravação da novela no evento de moda Fashion Week, de São Paulo. E a Laura de Cláudia Abreu entrou para a galeria das grandes vilãs das telenovelas, fazendo uma dobradinha memorável com o Marcos de Márcio Garcia e o Renato Mendes de Fábio Assunção.

 Renato Mendes foi um dos personagens que mais se destacaram na novela, por conta da elogiada interpretação de Fábio Assunção. O ator conta que uma de suas referências foi o protagonista do filme “Psicopata Americano” (2000), de Mary Harron.

• Mais uma vez Gilberto Braga voltou a trabalhar com Malu Mader, Cláudia Abreu e Isabela Garcia, trio que participou de várias de suas tramas. Isabela é uma espécie de mascote: aos 12 anos, interpretou uma órfã em sua novela “Água Viva” (1986). Em Celebridade”, o autor ainda resgatou os atores Roberto Pirillo e Norma Blum, que fizeram sucesso em Escrava Isaura (1980), outra novela de sua autoria.

 Gilberto Braga elege o primeiro capítulo de Celebridade como um dos momentos brilhantes da novela. Em uma cena de Fábio Assunção e Malu Mader, o autor faz uma referência a um fato real ocorrido na Broadway envolvendo o produtor teatral David Merrick. Para promover o musical “Subways are for Sleeping” (1961), Merrick encontrou sete nova-iorquinos com os mesmos nomes dos sete maiores críticos teatrais da cidade, convidou-os a assistir ao espetáculo e conseguiu autorização para usar seus nomes em um anúncio com aspas elogiosas ao show. Na novela, Maria Clara usa um ascensorista, homônimo do jornalista Renato Mendes, para fazer uma crítica elogiosa ao show promovido por ela, deixando o crítico uma fera.

 Kadu Moliterno e Paulo Vilhena, intérpretes de Daniel e PC, surfaram juntos para uma sequência da novela em que o rapaz descobre que é filho do jornalista.

• Alguns atores entraram em Celebridade para dar vida a novos personagens. Thiago Lacerda foi escalado como par romântico de Maria Clara no início da novela, fazendo o executivo Otávio Albuquerque. Antônio Pitanga participou da novela como o superior de Vladimir (Marcelo Faria) na corporação de bombeiros. Em cenas de flashback, Alessandra Negrini interpretou Marília, mãe de Laura (Cláudia Abreu) e verdadeira “musa do verão” em quem a canção foi inspirada. Silvia Pfeifer inovou como uma “perua” em sua participação como Solange Sá, mulher que se envolve com Marcos (Márcio Garcia). Renata Sorrah interpretou Dora Lima, mulher com quem Laura chega a se envolver somente para conseguir o que quer. Reginaldo Faria fez o empresário rico Evaldo Correa, irmão de Dora.

• Mais: Jackson Antunes fez um capanga contratado por Renato (Fábio Assunção) para dar um susto em Marcos. Kadu Moliterno entrou na trama para fazer o jornalista Daniel Freire, pai de Paulo César (Paulinho Vilhena), que abandonou Noêmia (Júlia Lemmertz) no passado. Lavínia Vlasak foi escalada para viver Tânia, que tem um caso com Fernando (Marcos Palmeira). Oswaldo Loureiro foi chamado para interpretar o advogado Peixoto e substituir Nelson Dantas (intérprete de Dr. Alcir Nogueira, advogado de confiança de Lineu), obrigado a se afastar da trama por problemas de saúde. O ator voltou à trama no final. O diretor Dennis Carvalho, por sua vez, atuou em alguns capítulos como intérprete de Eduardo Luís, amigo de Noêmia, que ela dizia ser o pai supostamente falecido de Paulo César. E Ana Paula Arósio fez uma ponta no último capítulo como Alice, motoqueira que Hugo (Henri Castelli) conhece na estrada, para que o personagem tivesse um par no final. Hugo era apaixonado por Maria Clara e a ajudou ao longo da trama.

• Por conta do personagem Vladimir (Marcelo Faria), bombeiros de verdade que haviam posado para o calendário Heróis do Rio – publicação com fotos posadas de integrantes da corporação estadual – fizeram uma participação na novela, e o capitão José Albucacys, na vida real, virou celebridade instantânea.

 Gilberto Braga é adepto das referências cinematográficas em seus trabalhos. Para ele, o cinema é uma fonte de inspiração. A história de Noêmia (Júlia Lemmertz), segundo o autor, lembra o passado da personagem de Lana Turner em “A Caldeira do Diabo” (Peyton Place, de Mark Robson), filme de 1957 em que a estrela interpreta uma mulher cuja filha descobre que é ilegítima. Na novela, Noêmia monta uma farsa para o filho Paulo César (Paulinho Vilhena), mostrando fotografias falsas de seu suposto pai, que teria morrido. A morte de Fábio (Bruno Ferrari), filho preferido de Beatriz (Deborah Evelyn), teve como referencial o filme “Gente Como a Gente”, de Robert Redford (Ordinary People, de 1980); e “A Doce Vida”, de Federico Fellini (La Dolce Vita, de 1960), inspirou as cenas dos paparazzi, sempre atrás de uma celebridade para fotografar.

 Celebridade contou com a participação especial de diversos astros da música presentes em sua trilha sonora, inclusive internacionais, como Julio Iglesias, Alanis Morissette e Alejandro Sanz. Além destes, Malu Mader gravou uma cena com Mick Hucknall, vocalista do grupo Simply Red, que estava no Brasil em turnê: You Make Me Feel Brand New, canção da banda, fazia parte da trilha da novela.

• O cantor Roberto Carlos participou pela primeira vez de uma telenovela: imagens de seu show em uma casa de espetáculos de São Paulo foram exibidas na novela, e ele ainda contracenou com Malu Mader e Brunno Abrahão em cenas dirigidas por Roberto Talma.

• As fictícias casas de show Sobradinho e Espaço Fama disputaram atrações e convidados ilustres. Deram sua “canja” no Espaço Fama, executando sucessos musicais, João Bosco, Titãs, Ana Carolina, Vanessa da Mata, Lulu Santos, Marília Pêra cantando Ary Barroso, entre outros. O Sobradinho virou palco de músicos como Zeca Pagodinho, Gal Costa, Dudu Nobre, os irmãos Caymmi, Martinho da Vila e Simone.

• O português Tony Correia, famoso na novela Locomotivas (1981) com o personagem Machadinho, participou de “Celebridade” como um dos convidados do Espaço Fama.

 Celebridade estreou em Portugal no mês seguinte à estreia no Brasil, substituindo Mulheres Apaixonadas”, que estava sendo exibida pelo canal SIC. Lançada em 2010 no exterior, a novela foi comercializada para muitos países, entre eles Paraguai, Peru, El Salvador, Chile, Equador, Bolívia, Israel, Croácia, Rússia, Honduras, Cabo Verde, Portugal, Uruguai, Moçambique, EUA, Nicarágua, Argentina, Albânia e Venezuela.

 Celebridade obteve excelentes índices de audiência desde sua primeira semana no ar. A novela foi destaque na edição de novembro de 2010 da revista norte-americana Variety, que publicou uma entrevista com Gilberto Braga.

Marque em sua agenda!
A partir de 26 de Maio, um grande sucesso está de volta!
Celebridade nas tardes do SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.