domingo, 21 de dezembro de 2014

A VIDA DA GENTE (2014)


A Vida da Gente” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Lícia Manzo.
Escrita por Lícia Manzo e Marcos Bernstein.
Colaboração de Álvaro Ramos, Carlos Gregório, Giovana Moraes, Marta Goes e Tati Bernardi.
Direção de Teresa Lampreia, Luciano Sabino, Adriano Melo e Leonardo Nogueira.
Direção geral de Jayme Monjardim e Fabrício Mamberti.
Direção de núcleo de Jayme Monjardim.

Exibida no horário das 18 horas entre 22 de dezembro de 2014 e 29 de maio de 2015, em 137 capítulos, substituindo “Cordel Encantado” e sendo substituída por “Amor Eterno Amor”. Foi a 78ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com Marjorie Estiano, Fernanda Vasconcellos, Rafael Cardoso, Jesuela Moro, Thiago Lacerda, Nicette Bruno, Stênio Garcia, Alice Wegmann, Gisele Fróes, Sthefany Brito, Daniela Escobar, Leona Cavalli, Leonardo Medeiros, Maria Eduarda, Paulo Betti, Regiane Alves e Ana Beatriz Nogueira nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Ambientada em Porto Alegre e Gramado, a trama fala sobre a sólida amizade entre duas irmãs – Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano), apesar da preferência da mãe, Eva (Ana Beatriz Nogueira), pela primeira. Permeada pelas relações familiares contemporâneas, a história é narrada a partir do romance entre Ana e Rodrigo (Rafael Cardoso), criados como irmãos durante boa parte da infância e adolescência, desde que Eva e Jonas (Paulo Betti), pai dele, se casaram. Da convivência, surge o amor dos dois jovens, que se apaixonam ao mesmo tempo em que seus pais iniciam um processo de separação litigioso.

Pelas circunstâncias, Jonas e Eva são contra o romance dos filhos, que passam a se encontrar em segredo. Mas a relação não resiste por muito tempo às interferências de seus pais, e os dois acabam se separando. Quando, um mês depois, Ana descobre que está grávida, acontece a primeira reviravolta em sua vida. E, antes que possa contar a Rodrigo o que está acontecendo, a jovem se deixa levar pelas pressões da mãe.

Temendo pela carreira de Ana, uma promissora tenista que garante o sustento da família por meio de contratos publicitários, Eva – com a ajuda de Vitória (Gisele Fróes), treinadora de sua filha – engendra um plano. Com a desculpa de uma lesão grave no cotovelo, as duas farão uma longa viagem para a Argentina – período suficiente para a gestação e o nascimento do bebê. E, quando nascer, a criança será entregue para adoção.

Diante de uma mãe manipuladora e uma treinadora autoritária, Ana concorda com o plano e embarca para a Argentina. Mas, após dar à luz, se recusa a entregar o bebê. E a solução encontrada por Eva é registrar a neta como se fosse sua filha, fruto de um caso fortuito que tivera durante a estadia no exterior.

Ao retornar ao Brasil, Ana retoma sua carreira de tenista como se nada tivesse acontecido. Mas seus conflitos com Eva se acirram, principalmente por discordarem a respeito da criação da pequena Júlia (Jesuela Moro). Exasperadas com a tirania da mãe, Ana e a irmã Manuela decidem ir morar com a avó, a doce Iná (Nicette Bruno), em Gramado, onde pretendem criar a menina.

Um acidente, no entanto, muda o destino da família. O carro no qual viajavam capota e afunda num rio. Manu consegue se salvar, trazendo consigo a sobrinha. Mas Ana, socorrida algum tempo depois, entra num coma profundo e, segundo os médicos, irreversível.

Ao ver Rodrigo arrasado com a situação de Ana, Manu revela ao rapaz o que ele já desconfiava – Júlia é, na verdade, filha dele com a tenista. Rodrigo entra na justiça e, após o teste de DNA, consegue a guarda de Júlia. Eva, que já culpava Manuela pelo acidente de Ana, se revolta ainda mais com a filha por tê-la denunciado a Rodrigo e a expulsa de casa. Jonas, pai autoritário, também não apóia a decisão do filho. 

Sem dinheiro ou perspectiva profissional, Rodrigo busca refúgio na casa de Iná, onde Manuela também está morando. Lá, os dois jovens dividem os cuidados com Júlia que, naturalmente, passa a ter em Manu sua referência materna. E da convivência e do apoio mútuo entre eles, nasce um forte sentimento. Percebendo o que está acontecendo, Iná dá força para que a neta invista num relacionamento com Rodrigo.

Enquanto isso, Eva não sai do lado de Ana, controlando e vivendo a vida da filha como sempre fizera antes do acidente. Seu comportamento obsessivo chega a preocupar médicos e enfermeiros do hospital onde a tenista está internada, principalmente Lúcio (Thiago Lacerda), neurocirurgião responsável por Ana.

“Quatro anos se passam...”
Há uma passagem de tempo de quatro anos na história. Manu e Rodrigo, agora casados, formam uma família feliz ao lado de Júlia. Além disso, os dois prosperaram. Ela abriu um pequeno e bem sucedido negócio de doces e bolos para festas. E ele se formou em arquitetura. Durante esses anos, Manuela fez questão de escrever um blog dedicado à irmã, onde relatava, carinhosamente, os progressos de Júlia e a vida da família.

Tudo parece se encaminhar, até que, contrariando as expectativas médicas, Ana desperta de seu coma, provocando outra reviravolta na trama. Ignorando as orientações de Lúcio, Eva se antecipa e, sem medir palavras, revela à tenista o que acontecera durante o longo período em que esteve desacordada. Impiedosa, ela diz que Manuela apropriou-se da vida da irmã, tomando para si seu namorado e sua filha. Ana, confusa, se recusa a acreditar, mas Manu confirma a história contada pela mãe. E, sentindo-se culpada, propõe se afastar de Rodrigo.

Ana fica com raiva com o que acredita ter sido uma traição de sua irmã, e elas acabam brigando. Mas, a relação de carinho e cumplicidade que sempre existira entre as duas fala mais alto. E, após ler o blog escrito por Manu, a tenista volta atrás e faz as pazes com a irmã.

Para tranquilizar Manuela, Ana diz que o que houve entre ela e Rodrigo faz parte do passado e confessa estar interessada em Lúcio, seu médico, com quem descobriu ter muitas afinidades. Manu não se convence, mas retoma sua vida com Rodrigo, que também não sabe como administrar o amor que ainda sente por Ana. A tenista, por sua vez, inicia um relacionamento com o neurocirurgião.

Paralelamente às questões amorosas que envolvem as duas irmãs, Ana tenta se reaproximar da filha. E é justamente em uma de suas visitas a Júlia, que ela e Rodrigo se beijam, reacendendo um sentimento que estava adormecido. A partir de então, os dois passam a se encontrar escondidos.

Quando descobre o que está acontecendo, graças às intrigas de Eva, Manu não perdoa a traição da irmã. Ela se separa de Rodrigo e, indiferente aos pedidos de desculpas de Ana, se muda para Florianópolis. Lúcio, ao perceber que Ana ainda está envolvida com Rodrigo, também rompe com a namorada.

Com isso, Ana e Rodrigo assumem o que sentem um pelo o outro e passam a viver juntos. Mas Júlia, triste com a partida de sua “mãe”, começa a rejeitar a tenista abertamente, além de apresentar problemas no colégio. Sentindo-se responsável pelo sofrimento da filha e preocupada com seu comportamento, Ana decide terminar sua relação com Rodrigo.

Sensibilizada com a situação de Júlia e atendendo ao apelo de Rodrigo, Manuela concorda em retornar a Porto Alegre, mas não reata seu casamento com o arquiteto. Enquanto isso, Ana e Lúcio se reaproximam e reiniciam um namoro. Júlia toma o médico como seu segundo pai, e assim passa a dividir seu tempo entre seus “pais” e suas “mães”.

Os encontros entre os quatro – Ana, Manu, Rodrigo e Lúcio – são esporádicos, porém tensos. As duas irmãs, que sempre tiveram uma aliança inquebrantável, passam a se tratar com frieza. Às vésperas de seu casamento com Lúcio, Ana tenta uma reconciliação com Manuela, mas a irmã é irredutível. Além de acusá-la de traidora, diz que ela está usando o médico para expiar sua culpa.

Abalada pelas palavras da irmã, Ana desiste de se casar com Lúcio e se afasta de todos, entrando numa profunda depressão.  A tenista busca refúgio, mais uma vez, na casa de sua avó, Iná.

No final, o amor por Júlia faz com que todos se reconciliem. Com hepatite aguda, a menina precisa fazer um transplante de fígado. E Manu, por ser compatível, é a doadora. Diante do momento delicado, que mobiliza a família, as duas irmãs, finalmente, fazem as pazes. Durante o processo de internação da filha, Rodrigo percebe ser Manuela a mulher de sua vida. Já Ana encontra em Lúcio o homem que sempre sonhou ter ao seu lado. Os dois casais criam, juntos, a pequena Julia.

Eva, que passou toda a história vivendo a vida de Ana, por quem nunca escondeu sua preferência, termina sozinha, afastada das filhas, da mãe e da neta.

TRAMAS PARALELAS

O SEGREDO DE VITÓRIA
A rígida treinadora de Ana (Fernanda Vasconcellos) nas quadras de tênis, Vitória (Gisele Fróes), é respeitada e temida. Deixou a pobreza no passado e hoje devota sua vida ao trabalho, dedicando às filhas – Sofia (Alice Wegmann) e Bárbara (Pietra Pan) – e ao casamento de dez anos cada vez menos atenção. É seu marido, Marcos (Ângelo Antônio), quem se ocupa da casa e das meninas. Diminuído pela projeção profissional da esposa, em contraponto ao próprio fracasso, Marcos busca em Dora (Mallu Gali), cumplicidade e admiração.

Vitória, no entanto, tem um segredo guardado há anos, que volta a assombrá-la. Aos 19 anos, engravidou e deu o bebê para adoção, fato que jamais revelou à família. Mas a verdade vem à tona quando Alice (Stephany Brito), decidida a conhecer sua mãe biológica, se matricula na escola de tênis mantida pela treinadora.

Quando descobre que Alice é sua filha, Vitória propõe a ela que mantenha a relação das duas em sigilo. Decepcionada, a jovem se afasta da treinadora, mas antes exige saber o nome de seu pai biológico. Ao conhecer Renato (Luiz Carlos Vasconcellos), um ex-alcoólatra, Alice se comove com sua história e decide ajudá-lo na reabilitação.

Ao longo da trama, Marcos e Vitória se separam – ele passa a viver com Dora, e ela se envolve com o empresário Mariano (Francisco Cuoco), pai de uma de suas alunas.

O FILHO DO IRMÃO
Após separar-se de Eva (Ana Beatriz Nogueira), Jonas (Paulo Betti) assume a relação que mantinha em sigilo com Cris (Regiane Alves), uma alpinista social. Em crise de meia-idade, ele se submete aos caprichos da jovem, que não abre mão de ter um filho. Como fez vasectomia após a morte de sua primeira esposa, Jonas, a princípio, concorda em procurar uma clínica de fertilização.

Durante o processo de escolha do doador de sêmen, no entanto, ele recua. Para Jonas é inadmissível que sua mulher engravide de outro homem. E, já que Cris não desiste da ideia de ser mãe, ele propõe ao irmão comprar seu sêmen em troca de uma alta quantia de dinheiro.

Lourenço (Leonardo Medeiros), que vive com um parco salário de professor universitário, aceita a proposta de Jonas. Mas a decisão lhe custa seu casamento com Celina (Leona Cavalli). Prestes a completar 40 anos, ela protelou a maternidade pois Lourenço alegava que, antes de ser pai, precisava publicar seu livro – o que nunca aconteceu. Por isso, Celina não admite que o marido dê um filho a outra mulher.

No final, Lourenço assume a paternidade de Tiago (Kaic Crescente), o filho gerado por Cris, e, após muitas brigas com Jonas, ganha a guarda do menino. Celina, por sua vez, dá à luz Bernardo, fruto de uma relação furtiva que teve ao longo da trama. Ela e Lourenço reatam o casamento, formando uma família.

NANDA E FRANCISCO
Irmã mais velha de Rodrigo (Rafael Cardoso), Nanda (Maria Eduarda) orgulha-se em ser uma pedra no sapato de seu pai, a quem acusa de ausente. Irreverente, ela tem prazer em afrontar Jonas (Paulo Betti), especialmente após seu casamento com Cris.

Quando a madrasta finalmente engravida, Nanda sai de casa e passa uma temporada em Londres. É lá que conhece o músico Lui (Marat Descartes), com quem inicia um namoro.

Quando retorna a Porto Alegre, Nanda passa a morar com Lui e seu filho, Francisco (Victor Navega Motta). Ela e o menino não se entendem, mas os dois são obrigados a conviver, principalmente após a morte inesperada do músico.

INÁ E LAUDELINO
O romance de Iná (Nicette Bruno) e Laudelino (Stênio Garcia) também merece destaque. Com características bem diferentes – ele é comedido, enquanto ela é uma pessoa generosa, sempre de bem com a vida –, eles formam um casal apaixonado. Assim como em qualquer relação, os dois vivem altos e baixos, principalmente por conta do ciúme de Laudelino, acentuado pela insistente recusa de Iná em aceitar seu pedido de casamento.

Quando Laudelino, dono de uma marcenaria, se recusa a emprestar dinheiro para ajudar Manuela (Marjorie Estiano) e Maria (Neusa Borges) a abrirem um bufê de doces e bolos para festas, Iná fica chateada e termina o namoro. Mas logo ele volta atrás, tornando-se, inclusive, sócio-investidor no negócio, que ele batiza de “Sabores da Juju”, em homenagem à pequena Júlia.

Ao longo da trama, Laudelino descobre estar com um tumor na próstata e conta com o apoio de Iná para enfrentar o próprio preconceito com a doença e o tratamento.

AUDIÊNCIA

A Vida da Gente” obteve média geral de 21.8 pontos, o segundo pior índice de uma novela das 18h nos últimos tempos, até então. O folhetim teve 23 pontos em sua estreia, mas acabou caindo nas semanas posteriores. No último capítulo, alcançou 24 pontos – seu melhor desempenho foi de 27, com o capítulo 51 (18/02/2015).

PRODUÇÃO

Em maio de 2014, a autora Lícia Manzo entregou ao SBT o argumento daquela que viria ser sua primeira novela solo na emissora – ela havia trabalhado como colaboradora de Antônio Calmon na novela “Três Irmãs” (2013). No dia 16 de junho, Lícia foi convocada e anunciada como substituta da trama de Duca Rachid e Thelma Guedes, “Cordel Encantado”, no horário das 18h. A sinopse oficial da novela foi entregue no dia 1º de agosto. No dia 11 do mesmo mês, a autora anunciou “Laços Rompidos” como título provisório do folhetim. No dia 20, Fabrício Mamberti foi anunciado como diretor geral da trama ao lado de Jayme Monjardim, que também assumiu a direção de núcleo. Nomes de colaboradores e diretores também foram anunciados.

Os capítulos de “Laços Rompidos” começaram a ser escritos no dia 1º de setembro. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Ana Beatriz Nogueira, Regiane Alves, Paulo Betti, Nicette Bruno, Gisele Fróes, Marcello Aidoldi, Ângelo Antônio, Stênio Garcia e Luis Carlos Vasconcelos) foram anunciados pela própria autora no dia 4.

No dia 08/09, o elenco começou a ser oficialmente escalado. No dia 11, Lícia anunciou uma alteração no título provisório da trama, deixando de ser “Laços Rompidos” e batizando-a de “Guaíba”. No mesmo dia, Marjorie Estiano, Fernanda Vasconcellos e Rafael Cardoso foram confirmados como trio de protagonistas. No dia 15 de outubro, Lícia Manzo anunciou “A Vida da Gente” como título oficial do folhetim, após reunião com os diretores da novela. O elenco completo foi anunciado no dia 19. As gravações tiveram início no dia 27 do mesmo mês.

No dia 4 de março de 2015, Lícia Manzo confirmou a duração da novela: 137 capítulos, como havia previsto na sinopse. Segundo a autora, não foi necessário “fazer alterações em relação à duração”. No dia 24, a autora concluiu o texto da novela.

No dia 25/03, o elenco gravou cenas correspondentes ao 100º capítulo da trama. As gravações de “A Vida da Gente” foram oficialmente finalizadas no dia 21 de maio.

CURIOSIDADES

• “A Vida da Gente” foi a primeira novela de Lícia Manzo, mas não sua estreia na TV. A autora já havia sido redatora de programas como “Sai de Baixo”, “A Diarista” e “Retrato Falado”, além de ter criado a série “Tudo Novo de Novo”. Seu primeiro contato com telenovelas, no entanto, foi ao lado de Antônio Calmon, quando atuou como colaboradora de “Três Irmãs” (2013).

• O tenista Gustavo Kuerten fez uma participação especial no primeiro capítulo de “A Vida da Gente”. Na trama, o atleta aparece dando uma declaração sobre o bom desempenho de Ana, personagem de Fernanda Vasconcellos, em quadra. A cena foi gravada em Florianópolis.

• Para incentivar o envolvimento do telespectador com a trama da novela, a página de “A Vida da Gente” na internet, além de contar com informações sobre os personagens, história e bastidores da produção, trazia um jogo no qual o internauta podia disputar uma partida de tênis com a protagonista Ana (Fernanda Vasconcellos) ou brincar de jogo dos sete erros usando os cenários da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.