quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

“Espero que a ‘Vida da Gente’ seja a vida de cada espectador”, diz Lícia Manzo


Escrever uma novela já é por si só uma grande responsabilidade; o ritmo de produção e gravação dos capítulos exige muita disciplina e concentração de quem assina a trama. Lícia Manzo, escritora tarimbada, que estreia como autora da nova novela das seis, “A Vida da Gente”, está preparada para essa nova empreitada. Apesar da expectativa, ela está segura, principalmente por conta da equipe ao seu lado: “Sinto-me muito honrada e desafiada com esse projeto. A novela reuniu uma equipe que me deixou muito tranquila. Principalmente, quando soube que o Jayme Monjardim dirigiria”, diz Lícia.

Apesar de toda a logística e infraestrutura que envolve a novela, a autora confessa que sua grande preocupação é não perder a afetividade na construção da história, prevista para 137 capítulos. Lícia revela que a família e a afetividade estarão no centro da trama: “São duas questões muito discutidas na atualidade. Estou escrevendo com o coração. Espero que ao assistir ‘A Vida da Gente’ o público possa dizer: ‘Essa é a minha vida’”, completa. Pesquisadora das relações afetivas, Lícia procura falar dos novas estruturas familiares na vida moderna.

A relação dominadora que Eva (Ana Beatriz Nogueira) terá com Ana (Fernanda Vasconcelos) e sua atenção demasiada, são o oposto da forma como ela lida com sua outra filha, Manuela (Marjorie Estiano), por considerá-la incapaz. A dedicação quase exclusiva ao trabalho e a ambição de Jonas (Paulo Betti) em detrimento do convívio com os filhos Rodrigo (Rafael Cardoso) e Nanda (Maria Fernanda) deixando marcas profundas na história da vida desses personagens; a difícil decisão de ter filhos na vida contemporânea; a sensibilidade dando lugar à racionalidade; todas essas questões estão no centro da trama da novela.

O diretor geral da novela, Jayme Monjardim, é só elogios à parceria com Lícia Manzo. Para ele o encaixe é perfeito: “Fazer novela é como um casamento. É preciso alimentar todo dia. Esta é uma mecânica que não pode furar.” Teresa Lampreia, uma das diretoras de “A Vida da Gente”, confere às gravações um olhar feminino e aprova o estilo do texto: “O elenco é incrível e dá credibilidade ao que a Lícia escreve. Tenho um prazer muito grande em dirigir essa novela. Eu acho que a história vai se encaixar na vida das pessoas.”

Lícia Manzo conta com a participação do público no desenrolar da trama e se mostra muito receptiva à opinião do telespectador. Para ela, essa interação faz parte da gênese da televisão e a novela é uma obra aberta, que pode mudar durante a exibição. “Não é como um livro que já sabemos o final. A participação do público é um recurso positivo que a novela me traz”, diz a autora.

A verdade é que amor, conflito entre pais e filhos, maternidade e paternidade, destino, razão, emoção, ambição, vocação, amizade, serão capítulos dessa humana e emocionante história escrita por Lícia Manzo e Marcos Bernstein. Esta é “A Vida da Gente”, nova novela das seis, que vai fazer parte da sua vida a partir desta segunda, 22 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.