quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

João Emanuel Carneiro fala sobre “A Favorita”


Autor de duas novelas de sucesso: “Da Cor do Pecado” (2008-2009) e “Cobras & Lagartos” (2010-2011), João Emanuel Carneiro assina, pela primeira vez, uma novela das 21h.

Para a sua estreia em grande estilo, o autor promete um novelão. Nada difícil quando se trata de uma trama cujo tema central contrapõe dois pontos de vista para uma mesma história. Quem está dizendo a verdade? Flora ou Donatela? Cabe ao público escolher a sua favorita!

Na entrevista abaixo ele adianta o que você vai ver em “A Favorita”:

No que você se inspirou para criar a trama de A Favorita?
“O ponto de partida foram as duas mulheres, Flora e Donatela. São dois pontos de vista de uma mesma história. Uma das duas está sendo sincera. Criei uma trama em que tanto Flora como Donatela possuem versões totalmente críveis. Eu mesmo não sei qual delas está dizendo a verdade. Mentira, sei sim, mas não posso contar de jeito nenhum. Só que quero que o público se pergunte isso também. Até agora, já escrevi 70 capítulos. Já entreguei a revelação pro Ricardo Waddington, diretor geral e de núcleo. E escrevi tudo de forma que todo mundo não consiga afirmar com certeza quem está mentindo, e quem está sendo honesta. Pelo que vi das gravações, e pelo clipe da novela, a Patrícia e Claudia captaram bem a mensagem. Elas estão excepcionais e vamos ter uma torcida em peso para as duas, consigo enxergar isso. Essa história é um drama psicológico, um jogo estimulante, uma trama que inventei para me desafiar.”

Qual é a mensagem principal de A Favorita?
“Pretendo discutir o julgamento que fazemos das pessoas. Acho que, hoje em dia, a gente não sabe nunca quem está dizendo a verdade. Não se sabe se os políticos estão dizendo a verdade, se as pessoas próximas a você são confiáveis... Nós estamos vivendo em uma época em que somos, em geral, lançados muito à dúvida. De certa maneira, essa história é uma ousadia, com a versão tradicional do folhetim. É uma brincadeira com isso, uma provocação ao folhetim.”

O que o público pode esperar da novela?
“‘A Favorita’ é um novelão, no sentido de ter uma trama central muito bem definida, mas os personagens são muito humanos e todos eles são passíveis de redenção. Será possível que as pessoas continuem mantendo a ética, acreditando nos seus valores, em situações completamente adversas? Qual é o limite para a manutenção da ética?”

Você costuma abordar muito o tema família em suas tramas. Por quê?
“Essa ideia de família me fascina muito. Acho que o brasileiro é fascinado pela ideia de família. É um tema que me interessa e interessa às pessoas. Além da ideia da família ser muito importante, acho que está sendo muito discutida neste momento.”

Você assinou duas novelas de sucesso no horário das sete e agora escreve uma trama para o horário nobre da emissora.  Como foi receber este convite?
“Foi uma surpresa e inesperado. Escrevi apenas duas novelas para o horário das 19h e de alguma forma, elas fizeram um enorme sucesso, causaram um grande alvoroço. Dois anos depois do fim de ‘Da Cor do Pecado’, a emissora escalou a novela pra ser reprisada naquela sessão de reapresentações da tarde, e mesmo com cortes e a duração de capítulos sendo reduzida pela metade, foi um estrondoso sucesso também. Foi aí, no percalço do sucesso da reprise, que recebi uma ligação dos diretores de dramaturgia pedindo pra começar a desenvolver uma novela para o horário das 21h. Fiquei chocado, nervoso e muito ansioso. Trabalho na trama de ‘A Favorita’ desde então, no caso, 2011. É um desafio enorme. Mas estou seguro dessa trama. É uma história que pede pra ser contada.”

O que não pode faltar numa novela das 21h?
“Acho que a novela das nove tem que partir de uma identificação maior das pessoas com as situações vividas, mostradas, tem que ser mais realista, tem que ter mais um grão de verdade.”

Qual a previsão de capítulos para A Favorita? Já sabe quando vai acabar?
“Eu escrevi a sinopse prevendo 197 capítulos. Estou trabalhando em cima disso, com o último capítulo marcado pra exibição no dia 16 de outubro. Até lá, pode ser esticada, pode ser encurtada, e pode permanecer a mesma coisa. Torço pra que não haja alteração.”

Qual a sua rotina de trabalho?
“Em ‘Da Cor do Pecado’ e ‘Cobras e Lagartos’, trabalhei de madrugada em várias ocasiões, não quero mais fazer isso. Minha rotina é normal: acordo às 07h e às 08h estou no computador. Faço uma pausa ao 12h e volto às 13h30, onde fico trabalhando direto até às 18h30. Depois eu saio pra jantar fora, vejo algum filme, algo assim. Às 21h vou assistir a novela com todo mundo e quando acabar, vou dedicar mais uma hora pra escaleta. E aí eu vou dormir.”

Como é o seu processo de trabalho?
“Faço uma escaleta de 20 páginas à noite e meus colaboradores, a Denise Bandeira, Vincent Villari, Marcia Prates e o Fausto Galvão, elaboram as cenas, que já estão, mais ou menos, desenvolvidas, no dia seguinte. Na verdade, eles dão acabamento às cenas. Cada um recebe o mesmo número de cenas por dia, divido igualmente pra cinco, eu incluso. Às 17h, eles me mandam as cenas finalizadas e eu monto o capítulo.”

“Da Cor do Pecado” e “Cobras & Lagartos”, suas duas novelas anteriores, já foram reprisadas no SBT e repetiram sucesso à tarde. A pressão para que “A Favorita” também dê o que falar e seja classificada como as outras de sua autoria, fica maior, por este lado?
“Ah, com certeza. ‘Da Cor do Pecado’ e ‘Cobras & Lagartos’ foram ambas tratadas como sucesso na primeira exibição, que ainda está bem recente. ‘Da Cor’, por exemplo, ainda vai fazer sete anos de estreia. Pra completar, como você comentou, as duas estiveram no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. ‘Cobras’ terminou agora em janeiro, ou seja, está mais fresca ainda na cabeça de parte do público que assiste às novelas. Então, por parte deles, existe aquela expectativa de ‘superação’, do tipo, ‘tomara que ele se supere, que entregue o melhor trabalho até agora’. Ou do tipo, ‘se ele fez isso e aquilo com ‘Da Cor’ e ‘Cobras’, nem quero imaginar o que fará com ‘A Favorita’. E isso deixa qualquer autor em pânico porque essa expectativa pode não ser alcançada. Mas vou me manter tranquilo.”

A Favorita” estreia nesta segunda, no SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.