quinta-feira, 28 de maio de 2015

Diretor elege cena do acidente de Ana e Manu como a mais bela de “A Vida da Gente”


“O papel principal é do texto”, é assim que Jayme Monjardim, diretor de núcleo de “A Vida da Gente”, define a novela que dialogou durante sete meses com o sentimento de milhares de telespectadores. Fabrício Mamberti, diretor geral da novela, comemora o sucesso da equipe em fazer com que a simplicidade do texto fosse refletida na imagem: “A simplicidade era fundamental nesse trabalho, e tinha que estar refletida na expressão dos atores. Simplicidade é muito mais difícil de atingir”, conta Mamberti.

Elogiada pela qualidade da fotografia, da direção de arte e pelo tom de realidade que os atores conferiram aos personagens, entre outros aspectos, “A Vida da Gente” se despede da grade de programação com lugar cativo no imaginário popular. Jayme explica o motivo de tanto sucesso: “Tudo foi pensado desde o início para que a novela tivesse exatamente a cara que tem. Nosso compromisso era valorizar o texto da autora (Lícia Manzo)”. Fabrício conta que a direção de arte trabalhou muito para conferir realidade aos cenários. “Por isso, uma parede arranhada, um cenário meio desarrumado... Tudo encaixava na proposta de criar uma realidade, um cenário imperfeito, assim como é a vida”, complementa o diretor.

Segundo Jayme, desde o início a novela adotou uma linguagem que era a de manter o ator no primeiro plano – foco no ator e cenário desfocado – para conferir veracidade à história. O diretor lembra a necessidade de valorizar cada detalhe, cada expressão, para que o ator possa dar vida a cada palavra do texto. “A história fala de sentimentos, das emoções, de momentos felizes e infelizes, pequenos detalhes de nossas vidas. Por isso, tudo isso tem que ser tratado com muita delicadeza, de forma sutil. Daí a importância do ator e de encontrar o tom certo”, complementa Monjardim.

O diretor, considerado pelo elenco como o coração da novela, chama de “golaço” a primeira experiência de Lícia Manzo como autora de folhetim: “Viemos com a missão de substituir uma novela de sucesso enorme, que foi ‘Cordel Encantado’ – uma das maiores produções nos últimos 10 anos – e acho que conseguimos ficar à altura. Estou muito orgulhoso de ter feito essa novela”, contabiliza.

A Vida da Gente” teve inúmeras cenas emocionantes. Sugerimos ao diretor eleger um momento preferido e fazer um balanço de seu trabalho: “A novela me ensinou como trabalhar coisas novas. A gente conseguiu o tom certo para a trama, o que me deixa muito recompensado. Se eu tiver que valorizar uma cena em especial, eu escolheria as cenas que o Fabrício rodou no fundo do lago (cena do acidente de Ana e Manu). Para mim esta sequência é uma das coisas mais lindas, acho que dá a cara da novela, e eu daria esse mérito ao Fabrício”, encerra Jayme Monjardim, com a sensação de trabalho realizado. Já Fabrício elege como o momento mais emocionante o despertar de Ana do coma: “Apesar de simples, a cena ficou extremamente elegante graças à carga dramática produzida pela emoção de Ana Beatriz Nogueira e Fernanda Vasconcellos”.

Jayme Monjardim e Fabrício Mamberti se despedem de “A Vida da Gente” realizados, e garantem que o último capítulo reserva muitas emoções. Por isso, não perca o capítulo desta sexta-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.