domingo, 13 de setembro de 2015

MORDE & ASSOPRA (2015)


Morde & Assopra” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.
 
Autoria: Walcyr Carrasco.
Escrita por: Walcyr Carrasco e Cláudia Souto.
Colaboração: André Ryoki e Daniel Berlinsky.
Direção: André Felipe Binder, Fábio Strazzer, Marcelo Zambelli e Roberta Richard.
Direção geral: Pedro Vasconcellos.
Direção artística: Rogério Gomes.
 
Exibida na faixa das 19h30 entre 14 de setembro de 2015 e 8 de abril de 2016, em 179 capítulos, sucedendo “Ti Ti Ti” e antecedendo “Aquele Beijo”. Foi a 78ª “novela das sete” exibida pela emissora.
 
Está sendo reapresentada na faixa das 15h30 do “Vale a Pena Ver de Novo” desde 23 de janeiro de 2023, sucedendo “A Favorita”.
 
Tecnologia, robôs e caça a fósseis de dinossauro são pano de fundo para os encontros e desencontros amorosos entre uma paleontóloga e um fazendeiro.
 
TRAMA PRINCIPAL
 
Idealizada como uma comédia romântica contemporânea, “Morde & Assopra” aborda com humor a atração entre opostos através da história de amor de Júlia (Adriana Esteves) e Abner (Marcos Pasquim). Ela é uma paleontóloga determinada a encontrar os restos de um réptil marinho, extinto há milhões de anos. Ele, um fazendeiro caipira do interior de São Paulo, cuja sobrevivência da família depende dos pés de café de sua fazenda. Paralelamente, há a trama do cientista Ícaro (Mateus Solano), que sonha construir um robô que reproduza com exatidão Naomi (Flávia Alessandra), mulher que amou e que foi dada como morta após trágico acidente de barco.
 
A história tem início no Monte Fuji, no Japão, onde Júlia, acompanhada por seus assistentes Cristiano (Paulo Vilhena) e Virgínia (Bárbara Paz), comanda uma escavação para encontrar os ossos de uma nova espécie, ainda não descoberta pela ciência. Ela precisa ser bem-sucedida na pesquisa para concluir sua tese de doutorado e dar aulas na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Júlia encontra os ossos do corpo do réptil, mas, pouco tempo depois de encontrar e desenterrar o crânio do extinto animal, um terremoto destrói a área e toda sua pesquisa, acabando com suas chances de concluir o trabalho. Sem fósseis nem dinheiro, ela vê seus sonhos serem enterrados com o esqueleto que havia descoberto.
 
Desolada, Júlia conhece o brasileiro Ícaro, que está no Japão para se encontrar com um especialista em robótica que pode ajudá-lo a criar um robô semelhante a sua falecida esposa, Naomi. Ícaro conta a Júlia sobre a existência de sítios arqueológicos na cidade de Preciosa, no Brasil, onde foram descobertas várias ossadas de animais pré-históricos. Animada, Júlia decide ir para Preciosa, disposta a dar continuidade à sua pesquisa. Para isso, conta com o apoio do noivo, o inglês John Lewis (Michel Bercovitch), que trabalha na fundação que financia as pesquisas. Ela ignora, porém, que John e Virgínia são amantes e cúmplices na venda ilegal de ossos pré-históricos, e que Júlia é uma espécie de mina do ouro para os dois.
 
A chegada de Júlia à fictícia cidade de Preciosa divide a opinião da população, e irrita Abner, em cuja propriedade está enterrado o resto da ossada de um titanossauro. Para permitir escavações no local, Abner teria de concordar com a derrubada de sua plantação de café, algo impensável, principalmente porque ele conta com a futura colheita para pagar as dívidas de um empréstimo bancário feito para custear o tratamento médico de sua falecida esposa. Se as dívidas não forem pagas, o fazendeiro perde sua fazenda e a casa onde mora com a mãe, Hortência (Walderez de Barros), a irmã, Raquel (Gabriela Carneiro da Cunha), e a filha, Tonica (Klara Castanho).
 
Revoltada, Júlia tenta de todas as formas convencer aquele ser “pré-histórico” da importância da escavação, mas em vão. Abner sempre bota aquela “bruxa” para correr.
 
O confronto pelas terras acaba envolvendo o prefeito da cidade, Isaías (Ary Fontoura), e a primeira-dama, Minerva (Elizabeth Savala), que logo percebe o prestígio que a descoberta de um tesouro inestimável para a ciência traria para Preciosa. Minerva idealiza a inauguração da “Cidade dos Dinossauros”, atraindo milhares de turistas, e Isaías, influenciado pela mulher, ajuda a paleontóloga a obter licenças para escavações, além de tentar desapropriar a fazenda de Abner. Outro grande aliado de Júlia é o caçador de dinossauros Tiago (André Bankoff), amigo de infância de Ícaro.
 
Os constantes embates entre Júlia e Abner acabam por despertar uma paixão avassaladora entre os dois, que passam a novela inteira entre encontros e desencontros. O romance também é atrapalhado pelas armações de Celeste (Vanessa Giácomo), cunhada de Abner, que faz o que pode para casar-se com ele.
 
No último capítulo de “Morde & Assopra”, Júlia, Abner, Tonica e Cristiano fazem uma expedição à caverna onde a paleontóloga havia achado pistas sobre seus pais e caem em um buraco, uma espécie de portal do tempo, e vão parar no centro da Terra, num mundo pré-histórico povoado de dinossauros. Virgínia e John, que seguiram os quatro aventureiros, surgem de surpresa e rendem o grupo, fazendo Tonica de refém e obrigando-os a localizarem os diamantes que procuram. A dupla de vilões, porém, morre ao ser atacada por dinossauros. Em seguida, Júlia, emocionada, encontra os pais (Sylvia Massari e Zé Carlos Machado), que há anos haviam atravessado o portal e moravam em um vale de dinossauros. Eles revelam que estão por trás da fundação que financia as pesquisas da filha e que retiram o dinheiro para o financiamento da grande quantidade de diamantes existente no local. Uma instabilidade no centro da Terra, porém, tem provocado terremotos constantes, e eles já haviam decidido voltar para casa. Todos fazem o caminho de volta, carregando o crânio do titanossauro que Júlia tanto procurava. A esperta Tonica enche a mochila do pai com os diamantes que encontrou.
 
De volta a Preciosa, Júlia se casa com Abner e os dois aprendem a viver com as diferenças. A paleontóloga é aclamada por toda a população por conta do prestígio internacional que a descoberta do titanossauro levou para a cidade.
 
TRAMAS PARALELAS
 
O sonho de Ícaro
Assim como Júlia, Ícaro também está determinado a realizar seu sonho: recriar a mulher que amou, desaparecida após cair de um barco durante um passeio.
 
Apesar de médico, ele sempre estudou informática, e é amante de robótica.
 
Construiu seu laboratório em um casarão antigo, onde se dedica a invenções, e onde convive com o robô Zariguim, o engenheiro e assistente Akira (Chao Chen), e a empregada Palmira (Neusa Maria Faro).
 
Instruído pelo cientista japonês que visitou em Tóquio, Ícaro cria Naomi à imagem e semelhança da ex-mulher, colocando memórias de sua esposa nos circuitos do robô, que aprende a falar e a tocar piano, exatamente como a jovem fazia. Sua criação é tão perfeita que chega a enganar qualquer um que se aproxime dela, como o jovem Leandro (Caio Blat), que fica encantado ao ver Naomi e ouvi-la tocando piano.
 
Sem saber que se trata de um robô, o recém-chegado à cidade de Preciosa se apaixona pelo androide, que revela ter sentimentos ao corresponder a essa paixão. Mesmo após descobrir a verdade sobre sua musa, Leandro continua a amá-la, desejando viver a seu lado.
 
Ao longo da história, a verdadeira Naomi reaparece na vida de Ícaro, escondendo um segredo, e durante um tempo a presença das duas na casa confunde as pessoas, que desconhecem a existência do robô. A mulher de Ícaro chega a ser presa, acusada da morte do delegado Pimentel (Tarcísio Filho), mas Naomi robô vai ao tribunal e a inocenta, revelando a todos os presentes que é um androide, e que foi a responsável pelo crime. Em seguida, a robô consegue fugir com Leandro.
 
Os dois não sabem por quanto tempo mais ela poderá sobreviver, já que ficará sem os cuidados de seu criador, mas não se importam: querem ficar juntos e se amar seja o tempo que durar.
 
No fim da trama, Naomi finalmente conta a Ícaro o segredo que guardou durante anos, e que a fez desaparecer da vida do marido. Sentindo-se sozinha por conta da dedicação do cientista a suas experiências, ela se envolveu com o ex-administrador de Ícaro e teve um caso com ele, com quem aceitou fugir após ser chantageada. Mas ela já estava grávida de Ícaro na noite em que se jogou do barco para simular sua morte e, após acordar em um hospital, descobriu que havia perdido o bebê. Abalada, passou a sofrer de distúrbios emocionais.
 
A vida com o homem com quem fugiu se transformou em um inferno. Os dois tinham discussões constantes e, durante uma das brigas, ele caiu da sacada de um hotel. Naomi chegou a ser detida e julgada pelo suposto assassinato do companheiro, mas foi inocentada. Desequilibrada, passou anos internada em um hospício, e foi morar com a auxiliar de enfermagem Amanda (Carla Marins) e seu filho, Rafael (Henry Fiuka). Até que resolveu procurar Ícaro novamente, levando o menino Rafael como se fosse o filho dos dois. No decorrer da trama, Amanda chantageia Naomi. Mas, após todas essas revelações, Ícaro perdoa a mulher que sempre amou e os dois voltam a viver juntos e felizes.
 
Amor incondicional
Uma das tramas de maior destaque da novela é a da humilde faxineira Dulce (Cássia Kiss), mãe abnegada de Guilherme (Klebber Toledo). Para pagar a faculdade de medicina do filho no Rio de Janeiro, ela trabalha no hotel de Roney (Mauro Gorini) e Janice (Dhu Moraes), e vende cocadas à noite. O que Dulce ignora é que Guilherme não cursa nenhuma universidade, e usa o dinheiro da mãe em festas com amigos e roupas caras.
 
Após anos enganando Dulce, e com o fim do curso, o rapaz volta para Preciosa e, mesmo sem o diploma, finge ter se formado. Guilherme se envolve, sem compromissos, com a jovem Márcia (Aline Peixoto), e ao mesmo tempo faz-se passar por médico e filho de pais ricos para se aproximar da arrogante Alice (Marina Ruy Barbosa), a filha de Minerva (Elizabeth Savala) e do prefeito Isaías (Ary Fontoura), com o objetivo de se casar com a moça. Durante muito tempo, ele continua enganando Dulce, que acredita nas suas mentiras, até que, publicamente, ele finge não conhecê-la, por vergonha de sua pobreza.
 
O rapaz é desmascarado no dia de seu casamento com Alice e, denunciado por Minerva, é preso por estelionato. Depois, enquanto aguarda seu julgamento em liberdade, é obrigado pela mãe a arranjar um emprego, sendo constantemente humilhado pela ex-noiva, que não perde a chance de chamá-lo de “Vira-lata”.
 
A certa altura da trama, a vida de Alice sofre uma nova reviravolta, quando ela descobre que é filha biológica de Lilian (Narjara Turetta) – empregada em sua casa – e Moisés (Dionísio Neto), dono de uma mercearia. Assim como aconteceu com o ex-noivo, a jovem é obrigada a assumir sua origem. Guilherme, por sua vez, engravida Márcia, que morre ao dar à luz um menino. A criança é acolhida com carinho por Dulce.
 
Dulce, que viveu em função de Guilherme, reencontra o pai de seu filho, Diogo (Cacá Amaral), namorado que foi embora quando ela estava grávida. Aconselhada por Júlia (Adriana Esteves), que se tornou sua amiga no decorrer da novela, ela o perdoa.
 
Após muitos desencontros, Alice e Guilherme percebem que se amam de verdade e se casam no fim da história, formando uma família com o pequeno Amadeu, filho que o rapaz teve com Márcia. Dulce descobre que tem câncer, sem chances de cura, e casa-se com Diogo. Ela morre no último capítulo da novela, após uma emocionante despedida da família e do filho.
 
Salomé
Salomé (Jandira Martini), a avarenta mãe de Celeste (Vanessa Giácomo) e Marcos (Sérgio Marone), nunca aceitou o casamento do filho com Natália (Carol Castro), jovem humilde criada em um convento, sobrinha do padre da cidade. O tio não resistiu à emoção de ver a moça se casando e morreu na festa, após celebrar a cerimônia. Depois de passar a novela inteira infernizando a vida da nora, Salomé finalmente conseguiu separá-la de seu filho, fazendo-o acreditar que ela tinha um caso com seu sobrinho, Josué (Joaquim Lopes), filho de sua irmã, Dinorá (Ana Rosa).
 
Perto do fim da história, Salomé perde toda a fortuna que acumulou durante anos após fazer um investimento mal-sucedido em fundos chineses. Para não perder suas posses, passa tudo o que tem para o nome da empregada Cleonice (Vera Mancini), a quem também sempre espezinhou. Cleonice, porém, dá um golpe na patroa, que é obrigada a obedecer suas ordens até que deixa a casa, casando-se com o médico Eliseu (Paulo Goulart). Sem conseguir recuperar seu dinheiro, Salomé é obrigada a viver de favor na casa que um dia foi sua, e que, graças a Cleonice, passa a pertencer à Natália, que se reconcilia com Marcos. Para piorar, ainda tem de cuidar não só do filho de Natália e Marcos como do filho de Celeste, que deixa a criança com a mãe e vai embora de Preciosa com o fotógrafo Davi (Erik Marmo).
 
Celeste
Celeste (Vanessa Giácomo) sempre gostou do cunhado, Abner (Marcos Pasquim), e imaginava um dia casar-se com um homem como ele. Chegou a ser noiva de Áureo (André Gonçalves), o filho do prefeito Isaías (Ary Fontoura) e de Minerva (Elizabeth Savala), mas foi abandonada por ele a 15 dias do casamento. O noivo sumiu sem deixar rastros, e Celeste ficou com fama de encalhada.
 
Após a morte da irmã, ela resolveu conquistar Abner, não hesitando em paparicar também Hortência (Walderez de Barros) e Tonica (Klara Castanho), a mãe e a filha do amado. Quando Júlia (Adriana Esteves) surge em Preciosa, Celeste se transforma na principal rival da paleontóloga na disputa pelo amor do fazendeiro, embora sempre aja com dissimulação.
 
No decorrer da história, Áureo retorna a Preciosa após ter passado anos sem dar notícias – nem mesmo à família –, e revela que fugiu do casamento com Celeste porque era gay. Os dois retomam a amizade e passam a andar juntos o tempo todo, com Áureo ajudando a ex-noiva a tentar fisgar Abner. A certa altura, Celeste convence o fazendeiro de que está grávida dele, e os dois quase sobem ao altar.
 
Tudo, porém, não passa de uma farsa. A filha de Salomé (Jandira Martini), na verdade, espera um filho de Áureo, que teve uma recaída e passou uma noite com a amiga.
 
Desmascarada, só resta uma alternativa a Celeste: casar-se com Áureo. Este, a princípio, tenta honrar o compromisso, mas, numa repetição do passado, foge do casamento, desta vez em plena celebração na igreja. Áureo vai embora da cidade em companhia de Josué (Joaquim Lopes), e passa a se apresentar em uma boate de São Paulo, caracterizado de drag queen. Celeste, por sua vez, dá à luz o filho e deixa a criança com a mãe, indo embora com o fotógrafo Davi (Erik Marmo) para o Rio de Janeiro, onde pretende posar nua e iniciar uma carreira artística.
 
Élcio ou Elaine?
A história de Élcio/Elaine (Otaviano Costa) arrancou risadas do público. A trama do personagem começa com sua fuga de São Paulo. Ele deve pensão alimentícia a três ex-mulheres e, avisado do mandado de prisão, vai parar em Preciosa, onde mora Augusta (Cissa Guimarães), sua única ex-mulher que ainda é sua amiga. É ela quem tem a ideia que o leva a se disfarçar de Elaine. Como não tem outra saída, ele acata a sugestão.
 
Disfarçado de mulher, Élcio começa a trabalhar como empregada na casa do Dr. Eliseu (Paulo Goulart), e se encanta por Lara (Juliana Schalch), a filha mais velha do médico. A jovem, por sua vez, está apaixonada por Fernando (Rodrigo Hilbert), e vê em Elaine (Otaviano Costa) a esposa perfeita para o pai.
 
Ao longo da trama, Élcio se envolve com Raquel (Gabriela Carneiro da Cunha), a irmã de Abner (Marcos Pasquim), e a engravida. Ele acaba se casando com ela, em uma cerimônia civil realizada na delegacia da cidade, já que, a esta altura, está preso por ter tido sua verdadeira identidade descoberta.
 
No fim da novela, porém, Élcio foge de Preciosa com o sargento Xavier (Anderson di Rizzi), que se apaixonara por Elaine. No caminho, encontra Áureo (André Gonçalves) e Josué (Joaquim Lopes), também em fuga. Acompanhados pelos respectivos parceiros, o filho do prefeito e o ex-marido de Augusta brilham no palco de uma boate de São Paulo, caracterizados como divas do show business, cantando hits gays.
 
O Spa e o tráfico de chocolates
O Spa Preciosa impõe a seus hóspedes um método radical de emagrecimento, que inclui regime de baixíssimas calorias e muitos exercícios físicos. A diretora e dona do spa, Augusta (Cissa Guimarães), faz questão de acompanhar tudo de perto para que nada saia errado. Rígida e autoritária, ela é do tipo que revista as bolsas de todos os hóspedes na chegada ao spa. Mesmo assim, não consegue evitar o contrabando de chocolates e doces, realizado por Efraim (Guilherme Gonzalez), um dos funcionários.
 
A equipe do local é formada pela médica Carolina (Flávia Garrafa), pelo personal trainer Igor (Antonio Firmino) e pelo massagista Zé Paulo (Oswaldo Lot). A principal cliente é a atriz Duda Aguiar (Suzy Rêgo), que precisa emagrecer às pressas porque assinou um contrato para posar para uma revista. Além dela, o spa também tem outros hóspedes fixos, entre eles Irene (Miriam Lins), Pink (Cristina Mutarelli) e seu marido Dorival (Ary França), que, apesar de magro, acompanha a mulher em sua rotina de emagrecimento.
 
AUDIÊNCIA
 
Apesar de um início preocupante e conturbado, com índices entre 21 e 28 pontos, “Morde & Assopra” obteve média geral de 30,1 pontos, sendo considerada um sucesso para a faixa.
 
A estreia da novela rendeu 32 pontos ao SBT – o melhor desempenho desde “Caras & Bocas” (2013), também escrita por Walcyr Carrasco. O último capítulo do folhetim alcançou média de 38 pontos, sendo este seu melhor desempenho.
 
CURIOSIDADES
 
• “Morde & Assopra” contém muitas cenas que remetem à infância do autor Walcyr Carrasco, que foi criado em Marília, no interior de São Paulo. A cidade serviu de inspiração para a criação da trama, já que a região em que está situada é um campo de escavação com inúmeras espécies pré-históricas.
 
• Duas semanas antes da data de estreia de “Morde & Assopra”, um terremoto de grandes proporções abalou o Japão. Na ficção, os personagens Júlia (Adriana Esteves), Cristiano (Paulo Vilhena) e Virgínia (Bárbara Paz) estão no Monte Fuji quando acontece um terremoto em um sítio paleontológico, logo no primeiro capítulo da trama. Apesar da coincidência, as cenas da novela foram gravadas dois meses antes de sua estreia.
 
• Antes de irem ao ar as primeiras cenas da trama, foi exibida uma introdução mostrando imagens de Tóquio, com a voz em off do ator Mateus Solano, intérprete do personagem Ícaro na trama, dedicando a história ao Japão. O texto dizia: “Dedicamos esta novela ao povo japonês. As cenas no Japão foram gravadas dois meses antes da tragédia que atingiu o país. Lamentamos profundamente os tristes acontecimentos. Todos nós de ‘Morde & Assopra’ dedicamos nossa solidariedade a esse povo que nos acolheu tão bem durante as gravações. E desejamos, de coração, que a harmonia volte a reinar na terra do sol nascente”.
 
Cássia Kis Magro, Jandira Martini e André Gonçalves foram alguns dos destaques da novela, como intérpretes da simplória Dulce, da avarenta Salomé e do engraçado Áureo. A interpretação de Cássia Kis foi tão bem-sucedida que a trama envolvendo sua personagem e o filho, Guilherme (Klebber Toledo), ganhou mais espaço na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.