terça-feira, 24 de novembro de 2015

Lázaro Ramos revisita sua própria história de vida para interpretar Zé Maria

Lázaro interpreta Zé Maria seu primeiro personagem de época em novelas

Ator e diretor de teatro, cinema e TV – Lázaro Ramos já ajudou a contar a história de muitos brasileiros, ao longo da carreira. Mas é Zé Maria, herói de “Lado a Lado”, que está fazendo Lázaro revisitar as próprias lembranças, mergulhando na capoeira, no samba e na luta contra o racismo.  É o que ele conta, nessa entrevista exclusiva.

O papel foi apresentado ao ator pelo próprio João Ximenes Braga, que assina a novela junto com Claudia Lage. O convite oficial veio na segunda quinzena de agosto, como relembra Lázaro: “Fiquei superfeliz porque, por incrível que pareça, nunca fiz nada de época. Ainda mais uma época que tem muitas possibilidades dramatúrgicas, que nunca foram exploradas em uma novela.”

Zé Maria é um barbeiro bom caráter e um capoeirista corajoso, além de ser um homem apaixonado pela linda Isabel, uma mulher à frente de seu tempo, vivida por Camila Pitanga. E a história de amor dos dois é um dos fios condutores da trama de “Lado a Lado”. “Esse personagem que luta por uma crença, uma causa política ou social, vez por outra habita meu currículo. Mas acho que o Zé Maria tem uma ingenuidade na maneira de se relacionar afetivamente. É um personagem de outra época, não está com a cabeça pronta para esse tipo de mulher que está começando a nascer no Brasil. Isso é muito diferente”, comenta Lázaro.

Todas essas faces de Zé Maria prometem se juntar a muitas outras, ao longo da história, quando o personagem começar a brigar pelos direitos dos negros, participando de vários eventos históricos do início do século XX. “Eu já fiz personagens que fizeram parte da história não oficial do país como o Madame Satã, como o João de Camargo, do Cafundó. O Zé Maria é um personagem que provavelmente habitaria os livros de História, principalmente os contemporâneos. Tem a Revolta da Chibata, a Revolta da Vacina...”, comenta Lázaro, citando fatos que servirão de pano de fundo para a trama.

“Esse personagem não tem uma referência só, ele é quase um Forrest Gump que vai passando por fatos históricos que outras pessoas passaram”, compara Lázaro Ramos, citando o célebre personagem de Tom Hanks no filme homônimo. “Isso traz um olhar novo para a profissão. Porque você visita esse lugar como ator, mas visita também a sua curiosidade como brasileiro, de saber que época foi essa”, comemora o ator.

A preparação para o papel incluiu muito estudo, é claro. Além de palestras oferecidas pela produção da novela, como uma do historiador Eduardo Bueno, Lázaro Ramos tem aprendido muito sobre o período em que a trama se passa com o sociólogo Muniz Sodré. Zé Maria também está exigindo uma entrega física, porque, para ele, Lázaro trouxe a capoeira de volta para a sua vida, fazendo com aulas com o mestre Cocoroca, que ensina os golpes e a história do esporte – ou jogo – que é símbolo nacional.

“A novela trata disso, dessa matriz que nos formou. É engraçado porque são três símbolos muito fortes, que hoje em dia são símbolos nacionais – a capoeira, o futebol e o samba – que quando surgiram eram rejeitados”, comenta Lázaro, animado. E imagina a reação do público após a estreia: “Hoje um menino que vir essa novela, não vai nem acreditar: ‘gente, mas tinha uma época em que nem se jogava futebol no Brasil? Tinha uma época em que o samba não era cultuado? Tinha uma época em que a capoeira era tão marginalizada?’ É isso que eu falo, da riqueza dessa história, desse período.”

Mesmo com todo esse preparo, Lázaro Ramos lembra que está agindo com o coração para conceber Zé Maria: “Falo isso porque essa cultura negra faz parte da minha história de vida, meu currículo, meu grupo de teatro. Esse samba, essa capoeira, eu já visitei no início da minha carreira. Então eu estou trabalhando muito com a minha memória emotiva, dos meus tempos de teatro lá na Bahia, e com o coração, porque eu acho uma história de amor lindíssima.”

Lado a Lado” é uma novela de Claudia Lage e João Ximenes Braga, com direção-geral de Dennis Carvalho e Vinícius Coimbra, e núcleo de Dennis Carvalho. A estreia está marcada para o dia 7 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.