quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Marjorie Estiano e Camila Pitanga viram amigas como suas personagens

Camila e Marjorie em cena como Isabel e Laura

“Parceira!” É assim que Marjorie Estiano saúda Camila Pitanga, antes de dar um abraço apertado na colega. As duas acabam de chegar ao camarim do estúdio de “Lado a Lado”, para mais um dia de gravação. Dupla de protagonistas da próxima novela das seis, vivendo Laura e Isabel, elas se conheceram agora e estão descobrindo suas próprias afinidades, como revelam nessa entrevista.

“A gente tem muita afinidade. Ainda nem temos a intimidade que vamos construir, que só o tempo dá. Mas de tudo que eu ouço da Marjorie, do que eu vejo do trabalho, da postura dela, acho que a gente tem muito a ver”, elogia Camila Pitanga, antes de acrescentar: “É facil. A Marjorie é uma pessoa discreta e séria, comprometida com o trabalho.”

Marjorie retribui as declarações: “A Camila é uma pessoa que acompanha o todo, se interessa pelo conjunto. É daquela mentalidade de que todo mundo tem que estar bem, para que a coisa role bem. Porque cada um tem o seu processo, que não necessariamente será parecido. Mas a comunhão entre eles é que é fundamental e a Camila promove muito isso”, analisa Marjorie. “Obrigada, parceira!”, diz Camila, sorrindo.

Amizade de Laura e Isabel: admiração e encontro de grandes diferenças
A partir daí, Camila Pitanga mostra que a amizade de Laura e Isabel traz os paradoxos que permeiam toda a novela, na sua opinião. “A amizade dessas mulheres foi o lance com que eu mais me encantei na novela. A valorização dessa amizade. Não é meramente uma união entre duas mulheres. São dois depoimentos, duas origens muito diferentes. A mistura, a atenção que uma dedica à outra, o simbólico disso é muito forte, é muito importante. É algo que, para aquela época deveria ser um choque, mas para hoje, para nós, é a melhor maneira de você falar não ao preconceito racial, de uma maneira propositiva. Em vez de ficar só no discurso...”

“Em vez de levantar bandeira, é uma coisa natural”, concorda Marjorie. Camila reforça: “É muito belo. O encontro delas tem uma força muito grande.” Marjorie pontua que a afinidade entre Laura e Isabel não surgirá de uma identificação absoluta, porque muitas vezes as personagens vão discordar uma da outra. “É lindo ver nessa cena que vamos gravar hoje que realmente elas têm posições diferentes, mas se respeitam”, analisa Camila.

Em seguida, ela arrisca definir a dupla de heroínas: “Elas se admiram. Mesmo na diferença. Realmente eu e Marjorie vamos descobrir nossas diferenças, mas o bacana é isso, ter permanentemente essa curiosidade, essa aceitação da diferença, do outro. Elas são esse pilar, esse eixo de amor e de encontro dessas grandes diferenças. A novela se chama ‘Lado a Lado’, acho que é a amizade dessas mulheres é que representa esse leitmotiv que a novela está querendo trazer. Não está só nelas.” (Em tempo, o termo em alemão leitmotiv , na dramaturgia, refere-se à repetição de determinado tema em uma obra, como um tema central.)

Camila vai além e analisa o personagem de Lázaro Ramos, o barbeiro Zé Maria, que será par romântico de Isabel. Para ela, o personagem de Lázaro traz esses paradoxos em si mesmo: “Eu acho muito interessante isso no Zé Maria. Porque ele é um homem que tem esse discurso totalmente de vanguarda, da afirmação. Mas ao mesmo tempo, no que ele entende de relacionamento de homem e mulher, ele é totalmente conservador. É ‘Lado a Lado’, todos esses paradoxos. A vida é paradoxal. Acho que a novela fala desse paradoxo de classe, do paradoxo que um mesmo homem pode ter na sua vida.”

Lado a Lado” é uma novela de Claudia Lage e João Ximenes Braga, com direção-geral de Dennis Carvalho e Vinícius Coimbra, e núcleo de Dennis Carvalho. A estreia está marcada para o dia 7 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.