segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Thiago Fragoso diz que papel em “Lado a Lado” o ajudou a dar a volta por cima

Passado o sufoco da recuperação pós-acidente, Thiago volta aos estúdios

A data está marcada: dia 7 de dezembro, “Lado a Lado” trará a tão aguardada volta de Thiago Fragoso para a televisão. Após um grave acidente durante a apresentação de um musical em janeiro, cirurgias e meses de recuperação, o ator será um dos protagonistas da nova novela das 18h: Edgar, um advogado íntegro e idealista, que está de casamento marcado com Laura (Marjorie Estiano), mas já não tem tanta certeza de seus sentimentos pela noiva.

Cotado para o papel quatro meses após o acidente, Thiago contou que o apoio do diretor Dennis Carvalho e a escalação para o papel foram importantes para dar a volta por cima. “Mesmo com toda a história que aconteceu, ele ligava sempre para saber como eu estava. Ele nunca desistiu, sempre achou que eu ia estar bem para fazer o papel. Foi uma moral que ele me deu que é muito estimulante. Tem hora que você precisa de estímulo, quando você passa por esse tipo de coisa”, revela o ator.

Na preparação para interpretar o jovem advogado, Thiago formou uma equipe com Paloma Riani, sua coach (espécie de treinador para atores), e Helena Varvaki, que trabalha sua expressão corporal. “A gente delineia qual é o universo com a Paloma e depois explora isso fisicamente, corporalmente, sensorialmente, com a Helena. Isso foi muito importante porque como eu estou com um novo corpo, a Helena me ajudou a ficar mais confiante, ver como está funcionando, como não está.”

Viagem a Londres para encarnar um gentleman
Um dos objetivos da preparação era alcançar o tom desejado pela direção e pelos autores de “Lado a Lado”, João Ximenes Braga e Claudia Lage: o de uma novela de época com linguagem contemporânea. Thiago explica: “os autores querem que seja tudo muito natural, não querem nada engessado. Eu lembro muito de uma coisa que o pai do Daniel Dantas, o Nelson Dantas, falava e o filho sempre lembrava: ‘o personagem não sabe que é de época’.”

Thiago conta que deixa que a produção de arte e o figurino falem por si, contextualizando a época, e acrescenta: “Estou buscando, mais do que fazer um homem de época, um homem moderno. Ele é um homem supermoderno, se você parar para pensar, porque até hoje tem homem machista para caramba.”

Isso porque a personagem de Marjorie, Laura, é uma moça que deseja trabalhar em uma época em que moças ricas eram obrigadas a serem apenas do lar. Edgar vai apoiá-la, para a surpresa de todos, por ser, ele mesmo, um homem à frente de seu tempo.

A preparação de Thiago Fragoso incluiu até uma viagem a Londres. “Eu tive uma recomendação médica de tirar uma semana de folga, para eu e minha mulher tirarmos um pouco a cabeça das coisas aqui antes de eu começar a trabalhar. Teve gente que falou: ‘vai para Paris’. Mas eu achei que Londres daria aquela coisa gentleman, que é uma faceta muito importante do Edgar.”

Edgar, nas palavras de Thiago, é gentleman na acepção maior da palavra. Não só sabe ser educado, mas também ser digno, sincero e verdadeiro. “Acho que ele representa o surgimento de um novo homem, face ao surgimento dessa nova mulher. A Laura representa isso, ela vem, digamos, em um pré-feminismo, nesse questionamento dos papéis de gênero. E a partir do momento em que ela questiona, acaba criando espaço para que isso seja questionado pelo homem também. E o Edgar entra nessa de cabeça. É um personagem muito bom, muito forte nesse sentido”, celebra Thiago.

Lado a Lado” é uma novela de Claudia Lage e João Ximenes Braga, com direção-geral de Dennis Carvalho e Vinícius Coimbra, e núcleo de Dennis Carvalho. A estreia está marcada para o dia 7 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.