domingo, 10 de abril de 2016

AQUELE BEIJO (2016)


Aquele Beijo” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Miguel Falabella.
Escrita por Miguel Falabella.
Colaboração de Antônia Pellegrino, Flávio Marinho, Luiz Carlos Góes e Alessandra Poggi.
Direção de Leandro Neri, Tande Bressane e Marcelo Zambelli.
Direção geral de Cininha de Paula.
Núcleo de Roberto Talma.

Exibida no horário das 19 horas entre 11 de abril e 7 de outubro de 2016, em 155 capítulos, substituindo “Morde & Assopra” e sendo substuída por “Cheias de Charme”. Foi a 79ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Contou com Giovanna Antonelli, Marília Pêra, Herson Capri, Ricardo Pereira, Grazi Massafera, Sheron Menezzes, Cláudia Jimenez e Diogo Vilela nos papéis principais.

Romances tumultuados e o desejo de poder norteiam essa comédia romântica.

TRAMA PRINCIPAL

A arquiteta Cláudia (Giovanna Antonelli) namora o empresário Rubinho (Victor Pecoraro) desde a adolescência, mas as diferenças entre os dois impedem que fiquem juntos. O advogado Vicente (Ricardo Pereira) abriu mão de seu amor pela modelo Lucena (Grazi Massafera) para se dedicar aos estudos. Até consegue retomar o romance, mas acaba se apaixonando por Cláudia. Rubinho e Lucena se unem para impedir esse novo romance. Além disso, a briga por um terreno que virou moradia para uma comunidade carente acaba com o casamento dos grandes empresários Maruschka (Marília Pêra) e Alberto (Herson Capri), pais de Rubinho.

Ela não abre mão de usar o terreno para expandir a Comprare, uma grande loja de moda. Ele, por sua vez, apaixona-se por Sarita (Sheron Menezzes), a líder comunitária que briga pelos direitos dos moradores, e abandona qualquer resquício de ambição. Mas Maruschka não se cansa de tentar provar que as diferenças sociais e culturais criam abismos intransponíveis. E a maior vítima de seus preconceitos é Cláudia, cuja mãe, Regina (Nívea Maria), sempre trabalhou como governanta na mansão de Maruschka e Alberto.

Cláudia cresceu ao lado de Rubinho, e a paixão entre eles foi inevitável. Mesmo sem o aval de Maruschka, que acha que a origem humilde da jovem pode prejudicar o futuro do filho, os dois continuam juntos, e Cláudia alimenta o sonho de se casar na igreja. O único problema é a indecisão do rapaz, o que a deixa muito frustrada. Não que Rubinho não a ame. Ele a adora. Só não tem a certeza se devem ou não se casar. Cláudia, então, dá um ultimato ao rapaz. Ele deve tomar uma decisão até a volta dela de uma viagem a trabalho, a Cartagena das Índias, na Colômbia. Mas ninguém poderia prever que um estranho mudaria o destino dos dois.

Após a bateria de seu celular acabar – durante uma discussão com Rubinho, em que talvez ele lhe dissesse o que ela queria ouvir –, Cláudia pede o celular de um estranho emprestado para acabar a conversa. O escolhido é Vicente, um jovem advogado que dedicou sua vida aos estudos. Não foi à toa que passou em primeiro lugar no concurso para a Procuradoria do Estado. Desde cedo, ele sabia o que queria e lutou pelo seu sonho, sempre incentivado pela mãe, Amália (Marina Mota). Só que tanta dedicação lhe custou um grande amor. A modelo Lucena não aguentou “brigar” com os livros de Vicente e o abandonou.

Por conta do pedido de Cláudia, ela e Vicente acabam se aproximando. E, ainda no aeroporto, descobrem que seguirão o mesmo destino: a Colômbia. Por mais uma coincidência, hospedam-se no mesmo hotel, em quartos vizinhos. Cláudia fala ao novo amigo sobre sua relação cheia de frustrações com Rubinho. Vicente conta a Cláudia sobre o motivo de sua viagem a Cartagena: reencontrar Lucena, uma antiga namorada prestes a se casar. Cláudia e Vicente logo veem que têm muito que dividir. A ida do advogado à Colômbia mexe com Lucena, mas não a ponto de fazê-la desmanchar o noivado com Juan (Manolo Cardona).

Durante a viagem, Cláudia chora por achar que Rubinho aproveitou sua viagem a Colômbia para se envolver com Brigitte (Juliana Didone), uma das funcionárias da Comprare. E Vicente conta com o apoio de Cláudia para comparecer ao casamento de Lucena. Na ocasião, o advogado apresenta a arquiteta como uma grande amiga. Após dividirem suas angústias e compartilharem momentos de tristeza, os dois se beijam, um pouco embriagados, solitários, acreditando que foram deixados para trás. Para Cláudia, aquilo foi um erro. Nem tanto para Vicente.

Ao voltarem para o Brasil, Cláudia se surpreende com o pedido de casamento de Rubinho. Só se ressente por ele não querer se casar na igreja. Ele quer uma cerimônia apenas no civil e uma recepção na casa da mãe. Vicente, por sua vez, volta a defender os moradores do Covil do Bagre, que lutam para não serem expulsos da região por Maruschka e Alberto, que querem o terreno para expandirem seus negócios, construindo a Comprare Home.

O terreno é de Alberto, herança de seu pai, mas há 20 anos abriga a comunidade Covil do Bagre. Sarita, moradora do local e estudante de Direito, conta com a ajuda de Vicente para impedir que eles sejam expulsos dali e que tenham suas casas demolidas. A jovem tem uma relação de carinho com a comunidade. Ela, sua irmã Marisol (Mary Sheila) e sua prima Grace Kelly (Leilah Moreno) foram criadas no Lar da Mão Aberta, após terem sido abandonas por suas mães, Diva (Elisa Lucinda) e Deusa (Zezeh Barbosa), respectivamente, que foram a Europa tentar a vida como prostitutas. Sarita reconhece toda a dedicação com que foi cuidada por Olga (Maria Zilda Bethlem) e Otília (Patrícia Bueno), donas do Lar, e a amizade de Ana Girafa (Luis Salém), dona do salão de belezas onde Sarita trabalha. Mas Sarita entra em crise quando se vê apaixonada por Alberto. E fica ainda mais confusa quando ele desiste de lutar pelo terreno e passa a lhe dar razão, indo contra Maruschka. Sarita, então, entrega-se aos sentimentos, mas Alberto ainda teria um grande caminho a percorrer para se livrar de Maruschka.

Antes de desconfiar do romance entre Alberto e Sarita, Maruschka só pensava em dar um fim ao noivado de Cláudia e Rubinho. Finge aceitar o casamento dos dois e chega a lhes dar de presente um apartamento em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Mas é tudo um plano. Na verdade, esforça-se para que a reforma no apartamento não vá à frente. Tudo para atrasar o casamento. Ela só não imaginava que o maior obstáculo para o enlace do casal seria um advogado, Vicente. Desde o retorno de Cláudia ao Brasil, Rubinho não consegue aceitar que ela e Vicente não tiveram nada na Colômbia. E, para piorar, a arquiteta e o advogado vivem se encontrando por acaso, afinal a irmã de Cláudia, Camila (Fernanda Souza), mora na Vila Caiada com o marido, o médico Ricardo (Frederico Reuter), bem em frente ao restaurante da família de Vicente, o Sonho D’Aveiro. Rubinho não está tão enganado por se sentir inseguro. No fundo, Cláudia e Vicente ficaram mexidos com o beijo que deram em Cartagena. Mas tudo muda com a chegada de Lucena ao Brasil.

A modelo resolve pedir a anulação do casamento ao descobrir que Juan é um bandido procurado pela polícia colombiana. Mas isso ela não conta a ninguém. Diz apenas que o casamento não deu certo e que não tem um tostão, pois seu marido confiscou tudo. Lucena é hospedada na casa de Amália. Logo reconquista o coração de Vicente e consegue se tornar a garota-propaganda da Comprare.

Aparentemente, tudo voltava aos eixos: Cláudia de casamento marcado com Rubinho, e Vicente noivo de Lucena. Só que a modelo esconde um segredo do advogado que coloca em rico o romance entre os dois: ela está grávida de Juan.

Cláudia se casa com Rubinho, sem nenhuma pompa e circunstância, e precisa morar na casa da sogra, afinal o apartamento não ficou pronto. O casal vive brigando, principalmente por conta das intromissões de Maruschka, mas o primeiro grande abalo no casamento é a revelação de que Cláudia e Vicente se beijaram em Cartagena. Lucena, movida por ciúmes, conta tudo para Rubinho. O advogado foi sincero com a noiva, e Lucena sabia de tudo. Sentindo-se humilhado, Rubinho pede um beijo à modelo, afinal, assim, poderiam se vingar dos respectivos pares. O beijo é dado, mas o suposto empate de Rubinho não dura muito. Ele perde Cláudia por uma mentira que ajudou a manter: a mãe dela foi usada como laranja da Comprare. Maruschka e Alberto abriram uma conta no nome de Regina, na Bahamas, para lavar dinheiro e sonegar imposto. A governante é presa e, ao descobrir que Rubinho já sabia da história, Cláudia pede o divórcio.

Regina é solta graças ao trabalho de Vicente e ao depoimento de Alberto, que decide assumir toda a culpa dos crimes. Começam aí as primeiras revelações de um esquema de corrupção envolvendo a Comprare. Encabeçada pela advogada Vera (Ângela Rebello), uma comissão já investigava, há tempos, as falcatruas envolvendo Maruschka e Alberto. Vicente, Sarita, Juliana (Maysa Mundim), Henrique (Edi Botelho) e Raul (Jandir Ferrari) fazem parte dessa comissão. Esse trabalho representa outro desafio para Sarita: investigar o homem que ama, sem poder lhe avisar nada e sabendo que ele é culpado. Além de Regina, Maruschka é chamada a depor; Felizardo, dona da Shumel – umas das confecções fornecedoras da Comprare – é preso; Valério (José D'Artagnan Jr.), braço-direito de Alberto, também é detido. Mas todos são liberados. Alberto assume tudo sozinho, mas logo consegue o direito de responder o processo em liberdade. Tem de pagar uma multa imensa para a Receita Federal e, para isso, vende seus bens. Não há, definitivamente, espaço para Maruschka ou para qualquer tipo de falcatrua ou ambição na vida de Alberto. Além do mais, logo ele descobre que o terreno onde está o Covil do Bagre não pertence a ele. Seu pai garantiu em testamento que o terreno deveria ficar para sua amante, a mãe da vidente Iara (Claudia Jimenez), moradora da região. Os planos de Maruschka realmente não tem mais chances de serem postos em prática.

Quando Cláudia pede a ajuda de Vicente para tirar sua mãe da cadeia, ele estava em plena lua de mel com Lucena. Os dois se casaram – em uma cerimônia em que também se uniram Raíssa (Maria Maya) e Sebastião (Raoni Carneiro) –, e Vicente achava que a modelo esperava um filho seu. Mas a verdade não tarda a vir à tona: através de uma ultrassonografia, ele descobre que o bebê já tem 16 semanas. Não pode ser dele. Vicente pede, então, a separação. Não demora muito para ele e Cláudia se aproximarem.

Rubinho não se dá por vencido. Primeiro segue o carro de Vicente e Cláudia e provoca uma batida. Não satisfeito, tempos depois, bate com o seu carro no portão do apartamento da ex-mulher. Chega a ser preso, pois ela já havia pedido proteção judicial, mas logo ganha a liberdade. Rubinho dá um tempo nessas investidas, mas não esquece Cláudia. Quem consegue mesmo separar o casal é Lucena. Ela diz a Cláudia que Juan depositou um dinheiro em sua conta conjunta com Vicente. Caso Cláudia mantenha o romance com o advogado, Lucena dirá a polícia que aquele dinheiro sujo pertence a Vicente. Com medo de que a carreira do namorado seja arruinada, a arquiteta se afasta dele.

Apesar de já não ter mais nenhum compromisso com Lucena, Vicente quase morre para salvá-la. Juan vem ao Brasil para levar a ex-mulher à força para a Colômbia. Ele não quer mais nada com a modelo. Só quer tê-la por perto para lhe tomar o filho, assim que ele nascer. Depois disso, garante-lhe que vai se livrar dela. Vicente e o delegado Raul começam a investigar o sumiço de Lucena. Ela, esperta, liga para Vicente de dentro do carro, permitindo que o advogado e o delegado possam ouvir o trajeto de fuga que o bandido pretende fazer. Uma equipe de policiais os interceptam na estrada. Na emboscada, Vicente acaba sendo baleado por Juan, e o bandido foge.

Com medo de que Vicente morra, Lucena lhe conta a chantagem que fez para que Cláudia se afastasse dele. A modelo vai embora, disposta a sumir no mundo para não ser encontrada por Juan. Vicente sobrevive, mas tem grandes chances de ficar paraplégico. Ele e Cláudia até reatam, mas ele pede a ele que se afaste, pois acredita que sua paraplegia possa atrapalhar a vida da amada.

Aproveitando a crise entre Vicente e Cláudia, Rubinho tenta se passar por amigo da ex-mulher. Só que Cláudia só pensa em Vicente e vibra quando ele, após uma cirurgia e um longo período de recuperação, volta a andar. O casal, então, marca a data do casamento. No dia da cerimônia, no entanto, Rubinho dá sua última cartada: suborna o motorista da noiva, faz-se passar por chofer e a sequestra. Desesperada, afinal aquele é o dia em que realizará seu sonho de se casar na igreja, Cláudia se atraca com Rubinho, e ele bate com o carro. A noiva convence os policiais de que tudo não passou de uma loucura de Rubinho, livra-se de dar depoimento e chega à igreja dentro de um carro da polícia. Cláudia e Vicente se casam e, tempos depois, têm um filho. Rubinho perde-se de vez. Ele se casa com a filha de um senador e responde a um inquérito pelo desvio de milhões em verbas públicas, orquestradas pelo sogro. Maruschka se envolve com um homem rico e vai morar com ele, em Londres.

TRAMAS PARALELAS

Sarita e Alberto
Alberto (Herson Capri) e Sarita (Sheron Menezzes) tinham pouco, ou quase nada, em comum quando se apaixonaram. Ele era rico, ambicioso, mau-caráter e ladrão. Ela era o senso de honestidade em pessoa. Ele se encantou pela força de vontade dela, pela capacidade de superação, afinal foi abandonada pela mãe, cresceu em um orfanato e se tornou uma grande advogada. Sarita mostra-se, inclusive, capaz de deixar os sentimentos de lado para fazer justiça e colocá-lo na cadeia.

Durante a disputa pelo terreno onde está instalado o Covil do Bagre, Alberto procurou Sarita para lhe propor um acordo. O primeiro encontro entre os dois foi conturbado. A líder do Covil não queria saber de conversa com o empresário. Os dois se enfrentaram no salão de Ana Girafa (Luis Salém), onde Sarita trabalhava, e a jovem foi firme em seu propósito: ninguém deixaria sua casa para que Alberto construísse um novo empreendimento. Mesmo com o argumento dele de que a loja representaria desenvolvimento para a região, Sarita afirmou que não haveria trégua e que todos brigariam pela comunidade, tudo dentro da lei. Mas tantas brigas acabam aproximando os dois. O empresário se encanta por Sarita, fazendo com que ele se transforme por completo, deixando a ambição de lado: separa-se de Maruschka (Marília Pêra); passa a morar na casa de Sarita, no Covil do Bagre; assume seus erros; responde por seus crimes em liberdade; esforça-se para fazer Sarita feliz. Os dois se casam, adotam Cleo (Duda), uma menina do Lar da Mão Aberta, e Sarita engravida.

Maruschka
Nada fazia com que Maruschka (Marília Pêra) freasse seus ímpetos de poder. Para se casar com Alberto (Herson Capri), por exemplo, foi capaz de entregar à adoção um filho de seis meses. No decorrer da novela, e graças ao esforço de Regina (Nívea Maria), ex-governanta de Maruschka, descobre-se que Luis Rubens é hoje Ana Girafa (Luis Salém). O então menino cresceu no Lar da Mão Aberta e, com o passar do tempo, negou sua identidade masculina, passou a se apresentar como um travesti, a trabalhar como dona de salão e a fazer shows de dublagem. Apesar de negar a existência desse filho toda vida, é Ana Girafa quem dá abrigo à Maruschka quando ela está falida.

A crise financeira é decorrente de tantos escândalos enfrentados pela Comprare.

Maruschka se desespera com a possibilidade de ter de despedir um de seus fiéis assessores: Ticiano (Edgar Bustamante), Gisele (Thereza Piffer) e Brigitte (Juliana Didone). Sua esperança está na possibilidade de ser salva por Grace Kelly (Leilah Moreno), que, após descobrir que sua mãe, Deusa (Zezeh Barbosa), é milionária, fica determinada a ser sócia de Maruschka. Mas o dinheiro de Deusa fica preso na França. Após essa tentativa fracassada, Maruschka não encontra meios de pagar todos os impostos que sonegou ao governo. Resultado: a sua tão amada Comprare vai a leilão. Grace Kelly faz uma oferta atrás da outra até arrematar a loja.

Completamente perdida, sem quase nenhum de seus bens, Maruschka entrega o que lhe resta para Rubinho investir no mercado financeiro. Ele perde tudo. É quando Maruschka e sua mãe, Mirta (Jacqueline Laurence), vão morar com Ana Girafa.

No final da novela, Ana Girafa está ganhando muito dinheiro em seu salão com uma fórmula alisadora, e Maruschka se muda para Londres para morar com um milionário. A essa altura, ela já não sente mágoa de Alberto e incentiva seu romance com Sarita.

Grace Kelly e Diva
Diva (Elisa Lucinda) e Deusa (Zezeh Barbosa) deixaram suas filhas no Lar da Mão Aberta e partiram para a Europa, em busca de melhores condições de vida. Marisol (Mary Sheila) e Sarita (Sheron Menezzes), filhas de Diva, e Grace Kelly (Leilah Moreno), filha de Deusa, cresceram sem ter nenhuma notícia de suas mães.

Sabiam apenas que se prestaram a trabalhar como prostitutas. Entre as duas, Deusa foi a que lucrou mais com sua opção de vida. Tornou-se amante de um conde e, após a morte dele, herdou uma fortuna. Volta ao Brasil disposta a reconquistar o amor da filha, Grace Kelly. A jovem, porém, só tem olhos para o seu dinheiro. Sabendo que Deusa morre de culpa por tê-la abandonado, Grace Kelly faz dezenas de chantagens emocionais para conseguir dinheiro e realizar seu sonho de consumo: ser dona da Comprare.

Diva também não tarda a voltar ao país, mas só pensa em vingança. Diz que seguiu os passos da irmã sem saber que teria de se prostituir. Conhecendo bem a índole da sobrinha, une-se a ela para matar Deusa. As duas contratam matadores de aluguel, e Deusa é baleada na saída de seu prédio. Quase morre, mas sobrevive para ver Diva e Grace Kelly serem presas.

As duas vilãs conseguem liberdade tempos depois. Diva, então, decide iniciar a sobrinha no mundo da prostituição. Não tarda para as duas se desentenderem, e Diva fugir com as economias de Grace Kelly. Desde então, a jovem nunca mais conseguiu se reerguer.

Ditadura da Beleza
Na casa de Bob Falcão (Sandro Christopher) e Íntima (Elizangela), na Vila Caiada, a beleza impera. Belezinha (Bruna Marquezine), única filha do casal, deixa sua adolescência de lado para participar de concursos de beleza, satisfazendo os desejos da mãe, que quer que a jovem se torne, um dia, miss Brasil. Belezinha, no entanto, sofre com tanta pressão para se manter sempre bonita e magra. No fundo, o que ela deseja é curtir o namoro com Agenor (Fiuk). Só que o rapaz não é nenhum modelo de fidelidade e vive furando encontros para se encontrar com Brigitte (Juliana Didone), assessora de Maruschka (Marília Pêra) na Comprare.

Íntima acha que Agenor não é o rapaz ideal para sua filha e a incentiva a se envolver com Orlandinho (Daniel Torres), um rapaz que se empenha para conquistá-la com poemas, ou com Renato (Pedro Medina), que a ajuda a estudar matemática. Até mesmo a irmã de Agenor, Raíssa (Maria Maya), diz que o irmão não é homem para ser levado a sério, que é mulherengo demais e que Belezinha não deve ficar chorando por ele. Mas a jovem não consegue esquecê-lo. Quando se dá conta de que Agenor não presta, já é tarde demais: ela está grávida. E a gravidez de Belezinha estraga todos os planos de Íntima.

Agenor não só se compromete a assumir o bebê, como decide se casar com Belezinha. O casamento, porém, não dura muito. Após transportar um faqueiro, Belezinha tem cólica, sangramento e acaba perdendo o bebê. Fica triste, mas decide pedir a anulação do casamento e seguir sua vida, longe de Agenor.

Os dois realmente tocam suas vidas. Belezinha ganha o concurso de miss Rio de Janeiro e consegue se reaproximar de sua mãe. Íntima tinha desistido de treiná-la e se dedicava a ensaiar Graciosa (Malu Stanchi). Agenor assume, junto com a irmã Raíssa, a Quase-Shunel, uma confecção que passa a liderar o mercado de moda. Só então, depois de conquistarem seus espaços, Agenor e Belezinha se casam e têm um filho.

Orladinho, por sua vez, transforma seu blog de poesias em uma revista e termina a novela ao lado de Graciosa.

Sebastião e Raíssa
Sebastião (Raoni Carneiro) cresceu sem conhecer o pai, segredo guardado a sete chaves por sua mãe, Brites (Maria Vieira). Mesmo sem saber a sua identidade, Sebastião sonhou com esse misterioso homem sugerindo-lhe que apostasse na loteria. O suposto bilhete premiado deveria trazer o número 1950, o ano de nascimento de seu pai, única informação revelada a Sebastião por Brites.

O rapaz não pensa duas vezes e segue seus instintos. O problema é que não tem um tostão no bolso para pagar pelo bilhete que, segundo ele, pode lhe render uma fortuna de R$ 10 milhões. A saída é procurar a namorada, Raíssa (Maria Maya), e pedir-lhe R$ 100 emprestados em troca de uma sedutora proposta. Sebastião oferece a ela metade do prêmio e, no auge da euforia, ainda lhe promete casamento, se, de fato, os dois se tornarem milionários. Raíssa aceita a oferta e sai à procura de duas testemunhas – Marieta (Renata Celidônio) e Olavo (Ernani Moraes) – para validar o acordo, formalizado em um improvisado documento. O bilhete é mesmo premiado, mas, a partir daí, começa uma briga pelo prêmio.

Primeiro a cartela é roubada por Violante (Thelma Reston), sogra de Olavo (Ernani Moraes), uma espécie de síndico da Vila Caiada. Após o bilhete ser encontrado, o casal começa a disputar o prêmio na justiça. Acabam entrando em acordo e decidindo seguir o definido logo de início: cada um ficaria com a metade do prêmio. Mas, ambiciosos como nunca, decidem se casar para duplicarem seus valores. A cerimônia acontece no mesmo dia que a de Vicente (Ricardo Pereira) e Lucena (Grazi Massafera). Apesar de tanta ambição, no fundo, Sebastião e Raíssa sempre foram apaixonados.

No final da novela, Raíssa se une ao irmão, Agenor (Fiuk), e lança a confecção Quase-Shunel, um sucesso no mercado de moda. Multiplica seus ganhos e termina feliz ao lado de Sebastião.

Felizardo Barbosa e a impostora
Felizardo (Diogo Vilela) é marido de Locanda (Stella Miranda) e pai de Agenor (Fiuk) e Raíssa (Maria Maya). Não é um homem fiel e vive aos beijos com a vizinha, Íntima (Elizangela). Nos fundos da casa, na Vila Caiada, a família mantém a confecção Shunel, que produz peças para a Comprare. Um dos grandes trunfos da Shunel é a exímia costureira Marisol (Mary Sheila), que nem sempre é reconhecida como deveria pelos patrões. Tudo parece ir bem, mas Felizardo ainda tem um sonho a realizar: buscar a irmã Damiana (Bia Nunnes) na Paraíba. Com a ajuda de um detetive, consegue encontrá-la. A felicidade é tanta que decide ir buscá-la pessoalmente em sua terra natal. Só não imaginava que tudo não passava de uma farsa. Na verdade, a mulher que encontra tem a certidão de nascimento de Damiana, mas não é ela. Trata-se de uma amiga que, após a morte da verdadeira Damiana, decide assumir a sua identidade pela oportunidade de ter uma vida de rainha no Rio de Janeiro.

Locanda e Raíssa desconfiam de que ela seja uma farsante, mas, esperta, Damiana consegue manipular o teste de DNA, ao entregar à Raíssa um tufo de cabelo da verdadeira Damiana. Felizardo, por sua vez, cego de tanta felicidade, briga com todos que duvidem da integridade de Damiana. A única que sabe da farsa é Raimundinha (Lana Gueleiro), empregada na casa de Felizardo.  Ela usa essa informação para chantagear e arrancar dinheiro da farsante.

Sem sequer imaginar que Damiana seja apaixonada por ele, Felizardo arruma um noivo para a suposta irmã, Valério (José D'Artagnan Jr.). Os dois se casam, sem amor.

Apenas no final da novela, Felizardo descobre que Damiana não é sua irmã e acaba sendo morto por ela, esfaqueado. Ela é presa.

Revelações de paternidade
A revelação de que Agenor (Fiuk) não é filho de Felizardo (Diogo Vilela) só acontece no final da novela. O suposto pai só descobre isso segundos antes de ser assassinado por Damiana (Bia Nunnes). Agenor é filho do cantor Fábio Jr., de quem sua mãe sempre foi fã.

Sebastião também fica mexido ao descobrir ser meio-irmão de Vicente (Ricardo Pereira). Sua mãe, Brites (Maria Vieira), teve um caso com Laurindo, marido de Amália (Marina Mota), sua prima. Os dois meninos foram criados como irmãos.

As Portuguesas
Depois da morte do marido, a portuguesa Amália (Marina Mota) teve de assumir o restaurante Sonho D’Aveiro, na Vila Caiada, sozinha. Seu filho, Vicente (Ricardo Pereira), também sabia que precisaria se dedicar ao máximo aos estudos para conquistar sucesso em sua carreira. Com Amália, vivem sua prima Brites (Maria Vieira), mãe de Sebastião (Raoni Carneiro).

No decorrer da novela, Amália é assediada pelo vidente Joselito (Bruno Garcia), com quem acaba tendo um final feliz. No final, os dois viajam juntos para a Índia, em busca de conhecimento espiritual.

Vidência e falcatruas
Após a morte de sua mãe, Dona Leda, – um ônibus perdeu o freio, entrou na casa e matou a senhora – Iara (Claudia Jimenez) teria supostamente recebido o dom da vidência. Mãe Iara, como passou a ser conhecida, passa a ganhar a vida fazendo consultas e dando banhos milagrosos. Mas o que ninguém imagina é que Joselito (Bruno Garcia), seu primo, é quem tem a verdadeira mediunidade.

Iara não perde nenhuma chance de implicar com o primo, culpando-o pela morte de sua mãe. Iara acredita que o rapaz tenha previsto o desastre que tirou a vida de dona Leda. Mais do que isso, a falsa vidente tem a certeza de que Joselito trocou de lugar com a tia para escapar do ônibus que perdeu o controle e invadiu a casa onde os três estavam assistindo à TV. Minutos antes do acidente, Joselito ofereceu a sua poltrona para Leda. A mãe de Iara aceitou prontamente a gentileza do sobrinho, e morreu.  O rapaz, que realmente consegue antever os acontecimentos, jura que não teve nenhuma visão. Segundo ele, foi apenas um infeliz acaso. Mas Iara não se convence disso e, por conta do episódio, se vê no direito de tratar o primo como quiser.

Após se apaixonar por Amália (Marina Mota), Joselito perde o dom da vidência e quem passa a tê-lo é sua prima. Primeiro, Mãe Iara fica assustada com o dom, mas logo se deslumbra com o sucesso que começa a fazer e passa a desmarcar clientes para dar entrevistas e posar para fotos. Joselito tenta alertá-la para os problemas que esse estilo de vida pode lhe trazer. Mas ela só pensa na fama e em atrair garotões sarados para a sua tenda.

Perto do final da novela, Iara morre do mesmo jeito que a mãe e passa a perturbar Joselito, perambulando pelo bairro e aterrorizando a comunidade. Só no final da novela, deixa a Terra.

Os Comilões
Olavo (Ernani Moraes), marido de Marieta (Renata Celidônio), é uma espécie de síndico da Vila Caiada e, assim, controla tudo o que acontece por lá. O casal leva senhoras a espetáculos em cartaz no Rio de Janeiro em um veículo apelidado de Van Premier. Mas o peso dos dois é um problema para o “negócio”, pois, segundo Olavo, só Marieta ocupa três lugares no carro.

Quem perturba a vida do casal é a mãe de Marieta. Violante (Thelma Reston) chega sem avisar e apenas comunica que precisará passar uns tempos na casa da filha. Diz que foi incluída no serviço de proteção às testemunhas por estar sendo ameaçada pelo prefeito de sua antiga cidade. Ela o teria denunciado por roubo de merenda escolar. Violante vive se envolvendo em confusões, arquitetando golpes e criando situações constrangedoras para sua família.

Olavo morre de ciúmes da mulher, que faz o maior sucesso como madrinha da HAMFA (Homens que Amam Mulheres Fartas). Fica ainda mais inseguro com as cantadas de Hélio Perunadona (Marcelo Picchi), o presidente da HAMFA.

Para se manter como síndico da região, Olavo disputa o cargo com Felizardo (Diogo Vilela). Felizardo se compromete a fazer todo o possível por seus eleitores, inclusive pelos moradores do Covil do Bagre, sempre menosprezados por ele. O dono da Shunel tenta difamar seu adversário, mas tudo em vão. Olavo é reeleito.

Totalmente fora do peso e desapegada de sua saúde, Marieta descobre estar grávida quando já começa a sentir as dores do parto. Ao chegar ao hospital – levada por Taluda (Priscilla Marinho), empregada do casal, e Olavo –, ela dá à luz a uma menina. Olavo a registra como Marivan, nome repugnado pela mãe.

Marieta e Olavo se separam, três anos depois, quando ela perde 68 kg em um programa de TV. Ele não gostou do novo visual da mulher, agora sem fartura.

Lar da Mão Aberta
O Lar da Mão Aberta é um orfanato, criado pela mãe de Otília (Patrícia Bueno) e Olga (Maria Zikda Bethlem) há anos. As irmãs passam por grandes dificuldades financeiras, e o casarão necessita de muitos reparos. Diante da ameaça de Alberto (Herson Capri) de tirar o Lar de seu terreno – onde ele quer construir a Comprare Home –, Olga tenta convencer a irmã a vender a casa. Lá vivem dezenas de crianças abandonadas, e Otília não abre mão de cumprir o juramento que fez à mãe: nunca deixar que o Lar da Mão Aberta acabe.

Olga é uma mulher má, tendo coragem de maltratar as crianças do orfanato, como Cleo (Duda Costa) e Tide (Frederico Volkmann). Para conseguir se desfazer do orfanato, conta com a ajuda de sua filha, recém-chegada da Europa. Estela (Cynthia Falabella) deixa a França às pressas por ter provocado a morte da senhora para quem trabalhava. Ela usou uma alta dose de sonífero para apagá-la de vez. Para ajudar Olga, Estela usa o mesmo medicamento para fazer com que sua tia Otília vá, aos poucos, perdendo os sentidos. Só que Tide ouve toda a conversa. E logo Estela foge para o Paraguai, com medo de que seu plano seja descoberto. Mas as duas têm um final triste: Estela é presa, e Otília morre em um incêndio no orfanato, provocado por ela mesma. Ela estava desesperada com a possibilidade de ser condenada pelos maus-tratos às crianças e por tentado matar a irmã.

Camila e Ricardo
Camila (Fernanda Souza) e o médico Ricardo (Frederico Reuter), há tempos, não se entendem. Nem mesmo o pequeno Flavinho, filho do casal, consegue esfriar os ânimos. Ela não gosta da vida de dona de casa que leva. Não gosta de cozinhar, quer gastar o que não tem para comprar roupas, sapatos e jantar fora. Ela sente falta da vida de solteira. Ricardo não suporta tantas cobranças e tanta insatisfação. Um dia, Camila decide trabalhar como vendedora da Comprare e sai de casa. Durante a separação do casal, Ricardo se envolve com a cabeleireira Bernadete (Karin Hils), e ela engravida. A essa altura, Camila já não é mais a mesma. Já tinha sido demitida da Comprare e passado a trabalhar no restaurante Sonho D’Aveiro. Essa nova mulher – madura e responsável – reconquista Ricardo.

A reconciliação não dura muito, pois logo Camila ganha uma bolsa de estudos de confeiteira em Paris e abre mão do casamento e da guarda do filho para viver esse sonho. Desde então, só voltou ao Brasil duas vezes para ver o filho e está no terceiro casamento, ainda infeliz com o rumo que sua vida tomou.

Ricardo, por sua vez, assume o filho de Bernadete, adota Tide (Frederico Volkmann) e fica com a guarda de Flavinho. Ele e Bernadete terminam felizes.

Marisol
Marisol (Mary Sheila) e Brigitte (Juliana Didone) começaram a história em lados opostos. Marisol morava no Covil do Bagre e trabalhava na Shunel como costureira, enquanto acalentava o sonho de se tornar uma grande estilista. Talento nunca lhe faltou, faltavam-lhe oportunidades. Já Brigitte era assistente de Maruschka (Marília Pêra) na Comprare e mantinha um romance tumultuado com Agenor (Fiuk).

Quando Maruschka percebeu que uma das costureiras da Shunel tinha mãos de fada, pediu que Brigitte descobrisse quem era a tal. Mas Marisol só conseguiu uma chance como estilista da Comprare sob a condição de não aparecer para o público – no lugar dela, quem representava o papel de estilista da loja era uma costureira bonita e sem talento algum, Odessa (Karina Marthin). Tudo por conta do preconceito de classe e raça de Maruschka.

Quando a Comprare entrou em crise, Maruschka demitiu Brigitte. Decepcionada e mais madura, a jovem usou seu talento para fazer da Quase-Shunel, empresa sob a administração dos irmãos Agenor e Raíssa (Maria Maya), uma grande marca. Foi lá que Marisol conseguiu se destacar.

No final da novela, Marisol ainda desenha coleções ocasionais para a Quase-Shunel, mas se tornou a principal estilista da Dulce Gabriella de Milão. Mora em Roma com seu marido, um modelo nigeriano.

Brigitte colocou a Quase-Shunel no mapa da moda. Ela e Marisol tornaram-se grandes amigas e foi em Roma que ela conheceu o marido, um modelo dinamarquês, com quem se casou. Eles foram morar em Paris e tiveram dois filhos.

AUDIÊNCIA

Aquele Beijo” obteve média geral de 25.0 pontos, considerado baixo para a faixa. A novela derrubou em 17% os índices de sua antecessora, “Morde & Assopra” – importante ressaltar a meta de 30 pontos estipulada pela emissora para o horário das 19 horas.

O primeiro capítulo do folhetim rendeu ao SBT 35 pontos, a melhor estreia desde “Sete Pecados”, em 2011. Entretanto, logo na primeira semana, a trama perdeu 34% de sua audiência, registrando apenas 23 pontos em seu primeiro sábado. O pior índice da novela foi alcançado em 30 de julho de 2016, com o capítulo 96: apenas 18 pontos de média. “Aquele Beijo” teve 30 pontos em seu último capítulo.

PRODUÇÃO

Em julho de 2015, o autor Miguel Falabella entregou ao SBT o argumento principal de sua próxima novela, que marcaria seu retorno aos roteiros e à faixa das 19h. No dia 24 de agosto, o autor foi convocado e anunciado como o responsável pela novela substituta de “Morde & Assopra”, de Walcyr Carrasco. Falabella retornava ao horário após seis anos.

No dia 17 de novembro, o autor entregou a sinopse completa do folhetim para a direção de dramaturgia da emissora. No dia 27 do mesmo mês, foi anunciado “Um Mundo Melhor” como título provisório da trama. No dia 5 de dezembro, Cininha de Paula foi anunciada como diretora-geral da novela, e Roberto Talma como diretor de núcleo. Os nomes dos colaboradores e diretores secundários também foram divulgados pelo SBT.

Os capítulos de “Um Mundo Melhor” começaram a ser escritos por Miguel Falabella no dia 17 de dezembro. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Giovanna Antonelli, Marília Pêra, Herson Capri, Cláudia Jimenez, Maria Zilda Bethlem, Diogo Vilela e Nívea Maria) foram anunciados pelo próprio autor no dia 22.

No dia 28, o elenco começou a ser oficialmente escalado. Ricardo Pereira, Grazi Massafera, Sheron Menezzes, Victor Pecoraro, Leilah Moreno e Luís Salém foram anunciados como intérpretes de parte dos personagens principais no dia 4 de janeiro de 2016.

No dia 29 de janeiro foi anunciado o título oficial do folhetim: “Aquele Beijo”, após extensa reunião com os diretores da trama. Segundo o autor, o título é uma “metáfora ao amor, para quando alguma coisa mais profunda acontece”, como é o caso da história de Vicente e Cláudia. O elenco completo foi apresentado pela emissora no dia 4 de fevereiro. Já as gravações tiveram início no dia 11/02.

A gravação do 100º capítulo da trama ocorreu no dia 7 de julho. No dia 11, foi anunciado que “Aquele Beijo” seria encurtada em três semanas, deixando de ter 173 capítulos e passando para 155, por conta dos baixos resultados alcançados na audiência.

No dia 24 de agosto, Miguel Falabella entregou à direção do SBT o roteiro do último capítulo de “Aquele Beijo”, e afirmou: “essa novela eu termino muito mais feliz e aliviado que ‘Negócio da China’ [novela anterior do autor às 18h, de 2012], o saldo é extremamente positivo”.

No dia 26 de setembro, as gravações de “Aquele Beijo” foram oficialmente finalizadas, onze dias antes da exibição do último capítulo.

CURIOSIDADES

• Para viver o promotor Vicente, Ricardo Pereira assistiu a várias audiências para conhecer de perto o trabalho de um procurador público; foi a uma comunidade para conhecer a realidade de quem mora lá; passou dois dias em um orfanato e trabalhou em uma adega portuguesa. Lá, conheceu um rapaz que levava uma vida bem parecida com a do seu personagem: um rapaz estudioso e que ajudava os pais a comandar um restaurante. O ator português aceitou interpretar um brasileiro e, para isso, intensificou os exercícios com a fonoaudióloga.

• A atriz Mary Sheila, para viver a estilista Marisol, conheceu costureiras e aprendeu como funciona uma máquina de costuras.

• A diretora Cininha de Paula estava desde 2011 sem dirigir novelas, pois decidiu fazer uma reciclagem no teatro e no cinema. “Aquele Beijo” foi sua primeira direção-geral de novelas.

• A novela foi toda narrada por Miguel Falabella. Houve cenas em que ele fazia perguntas aos personagens, e eles lhe respondiam. Era ele, inclusive, quem escrevia as cartas anônimas que atordoaram alguns personagens da novela, como Locanda (Stella Miranda), Cláudia (Giovanna Antonelli) e Maruschka (Marília Pêra). No último capítulo da trama, ele aparece como um marajá, casando-se com Ashuarya (Bethy Lagardère), amiga rica de Maruschka (Marília Pêra), em um fictício palácio na Índia. A festa de casamento serviu de encerramento para a trama e contou com a participação de todo o elenco e dançarinos. A coreógrafa Fernanda Chama foi quem montou a coreografia, encenada em um cenário cheio de marcas indianas.

• Para marcar o lançamento da novela, o SBT preparou uma ação online. O telespectador deveria entrar em um determinado site e postar um vídeo dando, mandando ou recebendo um beijo de quem estivesse ao seu lado. A partir do material, foi feita uma edição em que telespectadores, atores e o próprio autor, Miguel Falabella, apareciam em uma sequência, como em uma corrente, em que recebiam ou davam beijos uns nos outros. No decorrer da exibição da novela, foram criados outros jogos interativos, como Jogo da Memória e o Provador Virtual, através do qual o internauta poderia experimentar online as roupas da Comprare. Bastava ter uma webcam conectada ao computador. Na Comprare, os clientes também podiam experimentar as roupas virtualmente.

Grazi Massafera despediu-se da trama mais cedo, pois estava se dedicando a duas novelas ao mesmo tempo: Lucena em “Aquele Beijo” e a protagonista Ester da novela “Flor do Caribe” (2016), na faixa das 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.