terça-feira, 7 de junho de 2016

FLOR DO CARIBE (2016)


Flor do Caribe” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Walther Negrão.
Escrita por Alessandro Marson, Fausto Galvão, Júlio Fischer, Suzana Pires, Vinícius Vianna e Walther Negrão.
Direção de Tereza Lampreia, Thiago Teitelroit, Fábio Strazzer e João Bolthauser.
Direção geral de Jayme Monjardim e Leonardo Nogueira.
Núcleo Jayme Monjardim.

Exibida no horário das 18 horas entre 6 de junho e 9 de dezembro de 2016, em 161 capítulos, substituindo “Lado a Lado” e sendo substituída por “Joia Rara”. Foi a 81ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com as atuações de Henri Castelli, Grazi Massafera, Igor Rickli, Sérgio Mamberti, Duda Mamberti, Suzana Pires, Cláudia Netto e Cacá Amaral nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Na fictícia Vila dos Ventos, entre dunas, salinas e belas praias, a guia de turismo e bugueira Ester (Grazi Massafera) vive uma forte paixão por Cassiano (Henri Castelli), piloto do esquadrão de caças da Aeronáutica. O amor que nasceu na adolescência perdura, e o casamento passa a fazer parte dos planos do casal. Tudo muda, no entanto, com o retorno de Alberto (Igor Rickli) ao vilarejo, depois de três anos afastado. O herdeiro da rica família Albuquerque reencontra os amigos e, aparentemente, fica feliz ao vê-los juntos. Só que uma mágoa do passado implode essa amizade. Alberto, rejeitado por Ester há alguns anos, decide conquistá-la a qualquer custo, nem que para isso tenha de passar por cima de seu melhor amigo. Por considerar Alberto um irmão, Cassiano não percebe suas más intenções.

Amigos, amigos, amores à parte
A oportunidade de Alberto se livrar do amigo Cassiano surge com uma proposta de seu avô, Dionísio (Sérgio Mamberti). Doente e cansado, o empresário acredita que seja a hora de seu neto assumir a presidência do Grupo Albuquerque, um conglomerado de salinas, minas de diamante e tungstênio. O passado dos negócios é sombrio. Dionísio abriu a empresa em 1940. Durante a Segunda Guerra Mundial, o empresário colaborou com o Eixo – reunião de países que propagavam ideologias autoritárias, como o nazismo e o fascismo – fornecendo, ilegalmente, tungstênio para a fabricação de munição. O patriarca dos Albuquerques também denunciou o esconderijo de várias famílias para a polícia secreta, mas não sem antes roubar suas joias e objetos de valor. Alberto sequer desconfia de tudo isso.

De início, o rapaz não acredita ser uma boa ideia assumir o conglomerado. Ele gosta da vida sem responsabilidades que leva, mas logo percebe que pode usar o cargo para se livrar de Cassiano e se aproximar de Ester. Alberto, então, abandona a vida de playboy no Rio de Janeiro e se entrega à nova função.

Nos primeiros dias de trabalho, faz papel de bom patrão. Entrega seu carro aos salineiros, funcionários do Grupo Albuquerque, para que o vendam e fiquem com o dinheiro como uma forma de amortizar a dívida que a empresa tem com eles. E vai além. Compromete-se a pagar todos os atrasados. Os salineiros, liderados por Seu Chico (Cacá Amaral), pai de Cassiano, não acreditam na promessa do novo dono do Grupo Albuquerque. Mas Alberto não desiste de provar seus bons propósitos. Sabendo que Seu Chico e os salineiros estão, além de insatisfeitos, ficando cegos, devido aos anos de trabalho nas salinas, convence Cassiano a participar de uma transação milionária que garantiria o pagamento de todos os atrasados dos funcionários e ainda os ajudaria no tratamento de saúde.

Seu Chico nunca aceitou a amizade entre Alberto e seu filho. Acha que o empresário não é confiável. Cassiano, no entanto, concorda em entregar um carregamento de diamantes a Dom Rafael (Cesar Troncoso), no Caribe. Aparentemente, uma operação legal. Cassiano iria em um dia e voltaria no outro. O piloto só não imaginava que estava caindo numa armadilha. Dom Rafael é um mafioso, antigo parceiro de Dionísio na distribuição de diamantes do Grupo Albuquerque pela China, Países Árabes, Europa, Antuérpia e Holanda.

Ester não gosta da ideia de ficar longe do amado. Pressente que algo ruim está para acontecer. Mas nem ela consegue convencer o rapaz a desistir da missão. Cassiano confia em Alberto como em um irmão e não vê maldade na proposta. Além disso, a relação entre os amigos de infância está mais forte do que nunca. Poucos dias antes, Alberto ofereceu o anel de sua avó, uma belíssima joia, a Cassiano para que ele pedisse Ester em casamento. Tudo na intenção de construir a imagem de um bom companheiro. Depois de uma atitude como essa, seria impossível imaginar que Alberto seria capaz de orquestrar um golpe contra Cassiano. Nem Ester poderia prever a traição.

Dom Rafael é capaz de matar quem tentar enganá-lo. E é por isso que Alberto, sem o conhecimento do avô, inclui o mafioso no plano de tirar Cassiano de seu caminho. Na remessa de diamantes, Alberto substitui as pedras preciosas por cristais de sal.

Ao chegar ao Caribe, o plano de Alberto se desenrola como previsto. Dom Rafael descobre que as pedras são falsas, e Cassiano é feito prisioneiro. Alberto acredita que Cassiano jamais conseguirá fugir do domínio do mafioso. Seria, então, uma questão de tempo para que Alberto conseguisse se aproximar de Ester.

Cassiano  descobre o golpe e passa a lutar, diariamente, por sua liberdade. Um de seus companheiros de carceragem, o falsário Duque (Jean Pierre Noher), há três anos no cativeiro, tenta ajudá-lo nessa empreitada. É com o apoio dele que Cassiano se mantém vivo. Se dependesse de Dom Rafael, o militar já estaria morto. Duque convence o mafioso de que o rapaz pode lhe ser útil como piloto.

Atestado de óbito
Ester não se conforma com o sumiço do amado e parte com Alberto para o Caribe na esperança de reencontrá-lo. O empresário consegue convencê-la a deixá-lo ver sozinho Dom Rafael. Alberto, então, entrega os verdadeiros diamantes ao traficante e recebe, em troca, uma falsa certidão de óbito de Cassiano. A notícia da morte do piloto é dada para Ester por um delegado. O policial afirma que Cassiano era um traficante foragido. A moça não se convence da história, mas, diante do atestado de óbito, leva o corpo do noivo para o Brasil e mantém a história da quadrilha internacional em segredo, para não manchar a imagem de Cassiano.

Herdeiro
Ester descobre estar grávida de Cassiano e conta com o apoio de seus pais – Samuel (Juca de Oliveira) e Lindaura (Angela Vieira) – para levar adiante a gravidez. Pouco depois de dar à luz a Samuca (Vitor Figueiredo) – batizado assim em homenagem ao avô materno –, é pedida em casamento por Alberto. De início, não aceita a proposta, afinal ainda não esqueceu Cassiano e acha melhor refazer sua vida antes de se envolver com outra pessoa. Alberto não desiste e decide financiar uma ONG para a moça trabalhar. E não fica só por aí. Ele tenta fragilizá-la emocionalmente, dizendo que vai embora de Vila dos Ventos. Ester, então, pede o empresário em casamento. O que não significa que tenha esquecido Cassiano.

Tentativa de fuga
 O amor por Ester é o maior incentivo de sobrevivência para Cassiano. O piloto dedica seus dias a planejar sua fuga, sempre contando com a ajuda de Duque. Toda vez que saem da prisão, observam os arredores e desenham um mapa que os ajudam a escavar as galerias das minas, em busca de uma rota para escapar.

Cassiano é escalado para pilotar o avião que levará Dom Rafael e sua família para uma apresentação musical de Cristal (Moro Anghileri), filha do mafioso. A jovem se interessa por Cassiano, mas Dom Rafael não admite aproximação entre os dois. Aproveitando uma oportunidade, Cassiano consegue uma brecha para ligar para o pai, Chico.

Depois de muito esforço e planejamento, Duque e Cassiano fogem pelo túnel que cavaram e encontram a saída da prisão.  Eles são perseguidos pelos capangas de Dom Rafael, mas, dessa vez, conseguem escapar. Contam com a ajuda de Amaralina (Sthefany Brito), jovem que percorre o mundo em busca de seu avô, única família que lhe resta. O que ela não desconfia é que acaba de encontrá-lo. É o próprio Duque. Quem também colabora com a dupla é Cristal, apaixonada pelo piloto, em quem chega a dar um beijo. A jovem consegue que eles embarquem em um navio mercante para o Brasil. Esperançoso, Cassiano liga para o pai e lhe avisa que está voltando para Vila dos Ventos.

Casamento de Alberto e Ester
Samuel, Lindaura e Samuca ficam felizes com a notícia do casamento de Ester com Alberto. Já Dionísio não aprova a união. Mas o neto não abre mão da amada, afinal foram cinco anos de persistência até ela se tornar sua mulher. Uma cerimônia judaica simples, como a noiva desejava, reuniu a família e os amigos mais próximos do casal na mansão dos Albuquerques.

Chico, que sempre acreditou que o filho Cassiano estivesse vivo, agora tem certeza. Como conseguiu falar com o rapaz ao telefone, sente-se na obrigação de impedir o casamento de Ester com Alberto. A moça, no entanto, segue em frente.

Retorno ao Brasil
Duque e Cassiano embarcam no navio mercante e chegam ao Brasil. O piloto não vê a hora de reencontrar Ester, que, agora, além de Samuca, é mãe de Laurinha (Serena e Vitoria Lovatel), filha dela com Alberto. Cassiano não imaginava que seria tão difícil convencê-la de que sua versão da história é a verdadeira. A moça não entende a razão de Cassiano ter ficado sete anos sem dar notícias.

Cassiano descobre que foi Duque quem fez seu atestado de óbito falso, o que levou todos a acreditarem que o piloto nunca mais voltaria. Duque defende-se, alegando a intenção de preservar a vida do amigo.

Mais do que se vingar de Alberto, Cassiano deseja reconquistar o amor de Ester, aproximar-se do filho e retomar sua vida em Vila dos Ventos. O piloto abre um bar em sociedade com Duque, batizado de Flor do Caribe e inaugurado com o show de Cristal, em turnê pelo Brasil.

A volta de Cassiano é confusa para o filho dele com Ester. Samuca não reage bem à notícia de que o rapaz é seu pai. O menino acha que foi abandonado por ele quando criança. Alberto, por sua vez, entra em desespero com a decisão de Ester de se separar e a possibilidade de perder os filhos. Para piorar, fica atormentado com a reaproximação de sua mãe, a socialite Guimar (Cláudia Netto), que o deixou com o avô ainda menino.

Alberto comunica Ester que pedirá a guarda de Samuca e Laurinha, caso ela mantenha a ideia da separação.

Ciúmes
A confiança que Ester começa a depositar em Cassiano é abalada quando Alberto lhe mostra um CD e uma carta de Cristal para o ex-noivo. Ester se sente traída, pede explicações a Cassiano e se tranquiliza ao ouvir dele que Cristal é somente uma amiga que o ajudou a fugir do Caribe.

Pressionada por Alberto, Ester cede às suas chantagens – ou ela esquece de vez Cassiano ou ficará sem os filhos – e aceita ficar com ele, contanto que durmam em quartos separados. Logo muda de ideia, ao descobrir que Alberto armou uma cilada para Cassiano, levando-o de volta para a masmorra de Dom Rafael. Ester sai de casa, e Duque viaja com os tenentes da Aeronáutica Ciro (Max Fercondini), Amadeu (Dudu Azevedo), Rodrigo (Thiago Martins) e Isabel (Thaíssa Carvalho) para o Caribe em busca de Cassiano. O resgate é feito com sucesso, e Duque obriga Dom Rafael a distribuir diamantes aos prisioneiros, agora livres.

Duque descobre uma maneira de levar Dom Rafael para o Rio de Janeiro, o que o ajudará a provar a inocência de Cassiano: combina com Amparo (Martha Nieto), esposa do traficante, que ela e a filha fingirão ter sido sequestradas. Dom Rafael decide ir ao Brasil resgatá-las.

Ester não consegue ficar longe de Cassiano e dá entrada no divórcio. Alberto não desiste da amada. Decide colocar Samuca contra o pai, dizendo que o piloto é um bandido que o abandonou quando pequeno. O menino fica na dúvida. O vilão também tenta aproximar Cristal de Cassiano, enlouquecendo Ester de ciúmes. Alberto oferece sociedade à Cristal no Grupo Albuquerque, caso ela consiga seduzir e conquistar o piloto, mas a jovem recusa a proposta.

Imbróglio jurídico
Ester consegue empréstimo no banco e abre uma empresa de buggys com a cunhada Taís (Débora Nascimento). A casa da família entra como garantia.

Alberto só pensa em vingança. Obriga Hélio (Raphael Viana), advogado da empresa, a assessorá-lo no processo contra Ester e avisa que quer a reintegração de posse do imóvel onde funciona a ONG. Pede os livros-caixa da instituição para questionar, judicialmente, as prestações de contas e assegura que ficará com a guarda dos filhos. Ele não tarda para dar os primeiros passos nessa direção: um oficial de justiça entrega a Ester uma ordem de apreensão de Laura em favor de Alberto. Ester, então, aceita voltar a morar na casa de Alberto para não ficar longe da filha.

Guiomar, mãe de Alberto, promete ajudar Ester a recuperar a casa da ONG. Sabendo que não é bem-vinda na casa do ex-sogro, Dionísio, Guiomar promete deixar a mansão caso ele lhe compre uma casa. A intenção da socialite é abrigar as crianças da ONG no local. E ela consegue algo melhor. Alberto passa para o nome da mãe a casa que era da ONG. E, para alívio de Ester, não foi encontrado nada de errado nas contas da instituição.

Mina desativada
Candinho (José Loreto) e sua cabra Ariana, parceiros inseparáveis, encontram turmalina da Paraíba, uma pedra preciosa, em Vila dos Ventos. Cassiano desconfia de que o local onde o rapaz achou a pedra possa ser o da mina desativada dos Albuquerques. Alberto a colocou à venda há algum tempo, sem saber que ali existia uma verdadeira fonte de fortuna, e fecha negócio com Duque, sócio de Cassiano.

Não tarda para Alberto descobrir que fez um péssimo negócio e manda explodir a mina. Cassiano acaba soterrado, mas se recupera do acidente. Para a sua surpresa, com a explosão é descoberta uma jazida de turmalina da Paraíba no local.

Novos aliados
Querendo desfazer todo o mal que provocou, Dom Rafael se alia a Cassiano contra Alberto. A primeira ação do ex-vilão é avisar a Cassiano que o avião que era dele, e agora é de Alberto, transportará uma carga contrabandeada.

Ester denuncia à polícia a existência do bunker, onde eram guardadas joias e obras de arte roubadas por Dionísio. Apesar de não chegar à mansão dos Albuquerques a tempo de encontrar as peças, os policiais evitaram a decolagem do avião.

As obras de arte e as joias pertenciam a vítimas do holocausto e foram tomadas por Dionísio na época da guerra. Os avós paternos de Ester, Sr. Schnaider (Stephane Dosse) e Sra. Schnaider (Helena Varvaki), sofreram essa crueldade. Samuel lembra bem o episódio: o anel que Alberto entregou para Cassiano pedir Ester em casamento, mas logo foi devolvido pela jovem, era, originalmente, da avó de Ester. Dionísio se apossou da joia durante a Segunda Guerra Mundial, quando, passando-se por amigo da família, prometeu-lhes passaporte para fugir da Holanda. Os documentos nunca foram entregues, e os pais de Samuel foram executados pelos nazistas.

Dionísio, na verdade, chama-se Klaus Wagner, um dos mais frios e cruéis criminosos do período de Hitler. Fugiu para o Brasil, mudou a identidade e fez sua vida no país. No decorrer da novela, vai sendo desmascarado. Ester descobre o mal que ele fez a seu pai e seus avós, levados para o campo de concentração quando Samuel ainda era criança. A moça vai ajudar a colocar Dionísio na cadeira.

Fora de si e tomado pelo desejo de vingança, Alberto tranca Ester no bunker. Ela é libertada com a condição de não revelar para a polícia o que sabe sobre as peças roubadas. Apesar de querer fazer Dionísio pagar pelo mal que fez à família de seu pai, acaba se rendendo às ameaças de Alberto. Dionísio e o neto planejam se vingar de Samuel, afinal foi ele quem levantou as suspeitas do roubo das joias.

Dionísio promete para Hélio, advogado da empresa, o cargo de vice-presidente caso o ajude a liquidar Samuel. Hélio aceita a proposta, afinal sempre sonhou com o poder. Nunca aceitou o fato de ser filho de pescador. Samuel é sequestrado por capangas de Dionísio e preso em um compartimento de serviço de um navio. Os criminosos arrebentam um cano de água para que o judeu morra afogado, mas a tenente Isabel consegue rastrear o celular do pai de Ester e evita a tragédia. A polícia chega ao porto, resgata Samuel, mas os capangas conseguem fugir. Achando que o inimigo está morto, Dionísio cumpre o combinado e dá a vice-presidência da empresa para Hélio. Alberto fica indignado e tenta interditar o avô, alegando insanidade.

Assim que descobre que Samuel sobreviveu ao atentado, Arruda, um dos capangas de Dionísio, veste-se de médico e invade o hospital onde o judeu se recupera do trauma. O bandido é surpreendido por Cassiano e preso.

Como o plano fracassou, Dionísio dá uma semana a Hélio para que ele lhe devolva o dinheiro pago aos capangas. O rapaz acaba demitido e lhe resta apenas pedir emprestado o dinheiro da poupança dos irmãos para quitar a dívida com o ex-patrão.

A ligação de Hélio com o sequestro de Samuel é denunciada à polícia por Juliano (Bruno Gissoni), pescador da região e amigo da família do rapaz. Hélio confessa, em depoimento, que foi o mandante do sequestro e da tentativa de homicídio contra Samuel, dizendo ter tido a intenção de incriminar Alberto. Apesar disso, Juliano e Cassiano desconfiam de que Hélio esteja encobrindo a verdade sobre o crime. Ele demora, mas acaba confessando que Dionísio foi o mandante da operação. Dionísio é punido com prisão domiciliar, devido à sua idade avançada e à saúde debilitada.

Vara de família
Alberto não abre mão de ficar com a guarda da filha Laurinha e trama contra Ester, fazendo-a passar por irresponsável. Coloca sonífero no suco da ex-mulher, e ela perde a hora da audiência. O empresário também suborna Yvete (Patrícia Naves), sua secretária particular, e Kátia (Josie Pessôa), recepcionista do Grupo Albuquerque, presenteando-as com colares de diamantes, para que digam que ele sempre foi ótimo pai, marido e patrão. Apesar de tantas armações, a guarda da menina fica com Ester.

Momentos finais
No decorrer da novela, a advogada Aurora (Suzana Pires) assume o caso Dionísio. Ela trabalha em uma organização que se dedica a localizar, investigar e punir crimes de guerra. Além de cumprir uma tarefa profissional, a advogada tem uma forte motivação pessoal para capturar Klaus Wagner, identidade secreta de Dionísio. Seu avô Manolo (Elias Gleizer) é uma das vítimas das atrocidades cometidas pelo vilão. Seus pais, assim como os de Samuel, foram entregues aos nazistas por Dionísio.

Aos poucos a imagem do empresário vai sendo destruída, inclusive para o neto, que o idolatrava. Alberto ouve uma conversa da mãe, Guiomar, com o avô e descobre estar diante de um monstro. O rapaz sempre acreditou que sua mãe tivesse sido a responsável pelo suicídio de seu pai e nunca a perdoou por tê-lo abandonado ainda criança com o avô. Guiomar não nega ter se afastado do filho e viajado o mundo se divertindo, mas, no fundo, todas as mágoas foram criadas por Dionísio. O empresário não soube dar amor ao filho e o levou à loucura. Guiomar deixou Alberto com o avô para que pudesse se dedicar à recuperação do marido, mas não havia mais tempo. O estrago já tinha sido feito. Após a morte do marido, ela tentou ficar com o Alberto, mas Dionísio sempre a impediu. Agora é o rapaz que precisa de cuidados. Alberto está trilhando o mesmo caminho que o pai.

Aurora instala uma escuta na casa de Dionísio e descobre que ele tentará fugir do Brasil. Uma mega operação é montada, contando com o apoio da Aeronáutica, e o empresário é preso. Os tenentes Cassiano, Amadeu e Isabel assumem o lugar da tripulação que participaria da fuga.  Ciro e Rodrigo dão suporte em solo. A prisão de Dionísio destrói a imagem do Grupo Albuquerque, que entra em colapso. Toda a verdade vem à tona.

Klaus Wagner, conhecido como Mensageiro da Morte, é julgado pelo extermínio de milhares de minorias perseguidas pelo Terceiro Reich – judeus, ciganos, negros, deficientes e homossexuais. O brasileiro adotou a identidade alemã para atuar como oficial da temida SS de Adolf Hitler. Foi dado como morto em 1945, mas, na verdade, estava escondido no Brasil. São inúmeros os relatos de prisioneiros sobre as atrocidades cometidas por Klaus Wagner nos campos de concentração, como Dachau, Sobibor e Bergen-Belsen, o mesmo onde morreu Anne Frank. Dionísio é condenado à prisão perpétua e cumpre pena em um presídio alemão.

Alberto tem um surto ao descobrir que Ester está grávida de Cassiano. Guiomar até tenta mantê-lo em casa, com acompanhamento psiquiátrico, mas ele acaba internado.

Cassiano e Duque ficam milionários com a exploração da turmalina da Paraíba. Com a ajuda de Dom Rafael, eles exportam a pedra para a Europa e o Oriente. Em reconhecimento pela descoberta feita por Candinho e sua cabra Ariana, Cassiano decide dar uma parte do lucro para o rapaz e sua família. Com a fortuna garantida pela mina, Cassiano investe na empresa de buggy de Ester.

Hélio consegue habeas corpus para aguardar o julgamento em liberdade. Enquanto esteve preso, contou com o apoio de pessoas que sempre desprezou. Seus pais deram o que podiam e não podiam para lhe pagar um advogado, e Zuleika (Gisele Alves) não desistiu do amado nem durante o período em que esteve na prisão. Hélio reconhece todos os crimes que cometeu e se torna uma pessoa mais equilibrada e humilde. Mas nada o livra da punição. Diante das provas apresentadas, Hélio é condenado a seis anos de prisão em regime fechado.

Alberto fica sabendo do casamento de Ester e Cassiano e, atordoado, foge do hospital psiquiátrico. Ele não impede a cerimônia. Apenas observa a felicidade do casal. Invade a lancha onde os dois passariam a lua de mel e deixa um recado para Cassiano: “parabéns pela sua última vitória”. Do barco, Ester e Cassiano testemunham Alberto tentando se afogar. Eles conseguem evitar o suicídio do amigo, e Alberto lhes agradece. Talvez seja um recomeço para a amizade dos três.

TRAMAS PARALELAS

Ases Indomáveis
A bordo de potentes caças da Força Aérea Brasileira, a FAB, Cassiano (Henri Castelli), Ciro (Max Fercondini), Amadeu (Dudu Azevedo) e Rodrigo (Thiago Martins) viajam o mundo em missões secretas. O quarteto faz parte do grupo de pilotos de elite da Aeronáutica.

Longe do trabalho, Cassiano dedica-se ao noivado com Ester (Grazi Massafera). Ciro, Amadeu e Rodrigo moram em uma república de pilotos em Vila dos Ventos. No decorrer da novela, eles recebem, como hóspede, a tenente Isabel (Thaíssa Carvalho). A jovem conquista seu lugar na casa, no esquadrão e ainda passa a ser alvo de paquera dos pilotos.

O sumiço de Cassiano é visto com desconfiança pelos colegas de trabalho. Nenhum deles acredita que o piloto possa ter fugido e abandonado seus dois amores: a Aeronáutica e Ester.

Ao final da novela, Rodrigo se casa com Amaralina (Sthefany Brito), neta de Duque (Jean Pierre Noher), em Las Vegas. Isabel se rende a Amadeu. Ciro termina a trama ao lado de Mila (Tainá Müller). De início, ela não queria compromisso, mas não tardou a se apaixonar pelo rapaz.

Bar de Bibiana
Bibiana (Cyria Coentro) é uma cozinheira de mão cheia. Moradores e turistas não resistem a seu tempero. Todos os dias, prepara moquecas fresquinhas com os peixes trazidos por seu marido, o pescador Donato (Luiz Carlos Vasconcelos). Bibiana sofre com os constantes conflitos entre seu filho mais velho, Hélio (Raphael Viana), e o pai. Ambicioso, Hélio não se conforma com a origem humilde da família e despreza o trabalho de Donato. Não aceita ter de seguir os passos do pai e ser pescador a vida inteira. Os outros filhos do casal, Marizé (Lívian Aragão) e Lipe (Pablo Mothé), sofrem com as brigas.

Tudo se complica quando Hélio provoca um acidente que leva à morte um turista e deixa sua esposa ferida. Donato assume a culpa do crime para livrar o filho. O pescador encontra as vítimas no meio da estrada e decide pedir socorro. Quando a polícia chega, percebe que o pescador tem sinais de embriaguez – passou a noite bebendo depois de brigar com o filho – e que sua caminhonete está com um amassado na lateral e marcas de tinta da moto das vítimas. Donato, apesar de inocente, assume o crime e é condenado a 20 anos de prisão, em regime fechado. Bibiana sequer desconfia da verdade. Nunca suspeitou que o filho pudesse ser o verdadeiro culpado.

Hélio passa no vestibular e dedica-se aos estudos para deixar para trás a vida de pescador. Quando Donato sai da prisão, após sete anos – ganhou liberdade condicional devido a bom comportamento –, descobre que o filho está trabalhando como advogado do Grupo Albuquerque.

Ao descobrir que o marido pagou por um crime no lugar de Hélio, Bibiana decide afastá-lo da família. Os irmãos do advogado também ficam decepcionados.

Hélio acaba se envolvendo em mais ações ilegais, orquestradas por Dionísio (Sérgio Mamberti), e termina a novela preso. Ele sempre fez as vontades do patrão, com a promessa de que sua carreira daria um salto. Mas não consegue escapar da acusação de sequestro de Samuel (Juca de Oliveira), pai de Ester (Grazi Massafera). Apesar de demonstrar sinais de arrependimento e de todo o esforço dos pais para que ele tivesse um bom acompanhamento jurídico, o rapaz é condenado a seis anos de prisão.

Família de Cassiano
Seu Chico (Cacá Amaral), marido de Dona Olívia (Bete Mendes) e pai de Cassiano (Henri Castelli) e Taís (Débora Nascimento), dedicou sua vida ao trabalho de salineiro, no Grupo Albuquerque. Por discordar da maneira como Dionísio (Sérgio Mamberti) comanda a empresa, Seu Chico não se conforma com a amizade de seu filho com Alberto (Igor Rickli), herdeiro do império. Ele não confia no neto de Dionísio. Logo sua opinião é confirmada, afinal Alberto dá um jeito de tirar Cassiano de seu caminho para afastá-lo, de vez, de Ester (Grazi Massafera).

Dona Olívia equilibra a casa com sua tranquilidade. Enquanto seu marido é um turrão, ela mostra seu lado positivo e doce.

Taís, irmã de Cassiano, torna-se sócia da cunhada Ester (Grazi Massafera) em uma empresa de buggy. No decorrer da novela, ela enfrenta muitos problemas amorosos: sofre nos braços de Hélio (Raphael Viana); e não dá certo com o comandante Montovai (Licurgo).

A beleza da jovem é descoberta por um famoso estilista, Jeff Glam (Leandro Hassum), que chega à cidade para ajudar a organizar o desfile de Lino (José Henrique Ligabue), talento da moda recém-descoberto em Vila dos Ventos. Taís se torna modelo internacional e se envolve com um italiano, colega de trabalho.

Traumas
Samuel (Juca de Oliveira) é uma das vítimas da Segunda Guerra Mundial. Conseguiu escapar dos campos de concentração de Amsterdã, na Holanda, mas nunca viveu em paz. Viu os pais serem levados pelos nazistas e, desde então, sofre com as lembranças da guerra. Mesmo passados 70 anos, ainda vive atordoado ao lado de sua esposa Lindaura (Ângela Vieira) e de sua filha Ester (Grazi Massafera). Basta os caças da Força Aérea Brasileira sobrevoarem Vila dos Ventos para ele entrar em pânico e se imaginar em meio a uma guerra.

No decorrer da novela, Samuel descobre que Dionísio é o brasileiro que traiu seu pai e roubou as joias da família. Com a ajuda de Ester e de amigos como Manolo (Elias Gleizer), outra vítima de Dionísio, Samuel consegue colocar o vilão na cadeia. Dionísio é julgado pelo extermínio de milhares de minorias perseguidas pelo Terceiro Reich – judeus, ciganos, negros, deficientes e homossexuais. É condenado à prisão perpétua e cumpre pena em um presídio alemão.

Paizão
O destino pregou uma peça em Quirino (Aílton Graça). Prestes a se ordenar padre, entrou em sua vida um bebê abandonado. Quirino assumiu a criança e a criou como seu filho. Juliano (Bruno Gissoni) se transformou em um homem de caráter e um dos melhores pescadores de Vila dos Ventos. Motivo de orgulho para seu pai, que abandonou os estudos da batina para se dedicar a ele.

Com Juliano já criado, Quirino decide cuidar de sua vida e se declarar para Doralice (Rita Guedes). Os dois trabalham juntos na mansão dos Albuquerques e sempre sentiram atração um pelo outro. Quirino, no entanto, manteve-se à distância, sem saber se seus sentimentos eram correspondidos pela cozinheira. Mal sabia que Dora, como é carinhosamente chamada, também é apaixonada por ele.

Os dois se casam e celebram a união numa festa forrozeira no sítio de Veridiana (Laura Cardoso). A família logo aumenta após decidirem criar mais um bebê abandonado, William (Renzo Aprouch).

Doralice não pode ter filhos e sofre demais com isso. No decorrer da novela,  apaixona-se por Juliano e resolve abandonar a família para fugir desse sentimento. Entra para um convento e é abençoada com uma criança, cuja mãe morre logo após o parto. Doralice pede que Quirino adote a menina junto com ela e tenta reatar os laços matrimoniais, mas já é tarde. Ela, então, decide viver em um orfanato no interior de São Paulo. Quirino, por sua vez, envolve-se com Nicole (Cinara Leal).

Dona Veridiana e seus netos
Um bom dia em Vila dos Ventos é garantido por Candinho (José Loreto). Acompanhado de sua cabra Ariana, ele oferece, de porta em porta, leite fresco. O rapaz não desgruda do animal por nada e conversa com Ariana como se fosse sua melhor amiga. Candinho é um rapaz sem maldades, fantasioso e imaginativo. No fundo, tem alma de criança.

Candinho mora com a avó Veridiana (Laura Cardoso) e os irmãos Lino (José Henrique Ligabue) e Dadá (Renata Roberta) em um sítio. Dona Veridiana, neta de sertanejos sobreviventes das grandes secas do século passado, é uma mulher de fibra. Cria os netos sozinha no sítio onde cresceu e os leva na rédea curta.

Veridiana não sabe o paradeiro da filha, Maria Adília (Inez Viana), que desapareceu e deixou as crianças aos seus cuidados. Os três já estão criados, mas ainda sofrem a ausência da mãe. Dadá é doida para se casar, e Lino é um rendeiro de mão cheia. O rapaz só morre de medo de ser taxado de afeminado.

No decorrer da novela, Lino se envolve com Carol (Maria Joana), que tenta ajudar a família a descobrir o paradeiro de Maria Adília. A moça sugere que Veridiana e os netos gravem um vídeo, que será divulgado por ela na internet. E a resposta não tarda a aparecer. Um homem, que diz ter sido marido de Maria Adília, afirma que ela teria morrido há três anos. Mas, para a surpresa de todos, ainda havia esperanças. Na cidade para um show no bar Flor do Caribe, a cantora Elba Ramalho conta para Lino que conheceu uma autora de livros de cordel. A mulher conta histórias parecidas com as de Veridiana, insinuando que a moça possa ser Maria Adília.

Lino e Carol vão à Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, à procura de Maria Adília e, finalmente, encontram-na. Ela aceita voltar para Vila dos Ventos, com a condição de que ninguém saiba de seu retorno. Maria Adília, no fundo, teme ser vista por Dionísio (Sérgio Mamberti). Ela teve um caso com o empresário, nos tempos em que trabalhava em sua casa, e engravidou. Dionísio se recusou a assumir o bebê, Candinho, e ameaçou matá-lo, se ela não desaparecesse. Adília, então, foi obrigada a ir embora de Vila dos Ventos.

O encontro entre Adília e Dionísio acaba acontecendo, apesar de ela tê-lo evitado a todo custo. Dionísio promete deixá-la em paz, contanto que ela guarde segredo sobre a paternidade do rapaz. Mas a verdade vem à tona. Dionísio decide se aproveitar da situação, para melhorar sua imagem pública, e assume a paternidade de Candinho. O rapaz, no entanto, não recebe o mínimo de carinho do pai e decide se afastar.

No final da novela, a aptidão de Lino com as rendas é reconhecida, graças ao incentivo de Carol. Ela traz para Vila dos Ventos o produtor de moda mais famoso do circuito fashion internacional, Jeff Glam (Leandro Hassum), que lança o rapaz no mercado mundial. Taís (Débora Nascimento), também graças ao estilista, ganha as passarelas como modelo.

Recomeço
Recém-divorciada do empresário Reinaldo (Marcos Winter), a bióloga Natália (Daniela Escobar) muda-se para Vila dos Ventos com as filhas Carol (Maria Joana) e Ludmila (Tainá Müller) em busca de uma nova vida. A pesquisadora também decide ir para a região costeira para se dedicar aos estudos da vida marinha. No decorrer da novela, encanta-se pelo jovem pescador Juliano (Bruno Gissoni). Natália engravida, e os dois se casam.

AUDIÊNCIA

Flor do Caribe” obteve média geral de 21.2 pontos. Apesar do índice ser considerado baixo, levando em conta a meta de 25 pontos estipulada pelo SBT, o folhetim foi responsável por elevar em 17% os índices de “Lado a Lado”, que derrubaram a faixa em seu período de exibição.

A trama de Walther Negrão estreou com 18 pontos, mas logo seus índices começaram a subir. Rendeu 21 em seu último capítulo – o melhor desempenho, de 28 pontos, foi alcançado no dia 21 de setembro de 2016, com o capítulo 93.

PRODUÇÃO

Em outubro de 2015, o autor Walther Negrão entregou ao SBT o argumento de sua 18ª novela à direção de dramaturgia do SBT. No dia 16 de novembro, Negrão foi convocado e anunciado como substituto para a trama de Claudia Lage e João Ximenes Braga, “Lado a Lado”, na faixa das 18h.

A sinopse oficial da novela foi entregue no dia 11 de janeiro de 2016. No dia 21, o autor anunciou “O Caribe é Aqui” como título provisório do folhetim. No dia 30, Leonardo Nogueira e Jayme Monjardim foram anunciados como diretores-gerais da trama – Monjardim também assumiu o comando da direção de núcleo. Os colaboradores de roteiro e diretores secundários também foram anunciados.

Os capítulos de “O Caribe é Aqui” começaram a ser escritos no dia 11 de fevereiro. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (são eles Sérgio Mamberti, Cláudia Netto, Juca de Oliveira, Ângela Vieira, Jean Pierre Noher, Daniela Escobar, Laura Cardoso, Aílton Graça, Luiz Carlos Vasconcelos, Cyria Coentro, Bete Mendes, Cacá Amaral e Suzana Pires) foram anunciados pelo autor no dia 15.

No dia 18, o elenco começou a ser oficialmente escalado. Grazi Massafera, Henri Castelli, Igor Rickli, Débora Nascimento, Raphael Viana e Bruno Gissoni foram anunciados como intérpretes de parte dos personagens principais no dia 22.

Em 23 de março, Negrão anunciou o título oficial do folhetim: “Flor do Caribe”, após extensa reunião com os diretores da novela. Segundo o autor, o novo título era “mais atraente e fazia alusão ao Caribe, parte crucial da novela”. O elenco completo foi apresentado no dia 29, e as gravações tiveram início no dia 4 de abril.

As cenas do 100º capítulo da novela foram gravadas no dia 26 de agosto. Em 5 de setembro, foi anunciado que “Flor do Caribe” seria esticada em duas semanas, deixando de ter 149 capítulos e passando para 159 (a novela deixou de ser exibida em dois dias, em ocasiões especiais), por conta dos índices razoáveis que estava registrando em relação à “Lado a Lado”.

No dia 21 de outubro, Walther Negrão entregou à direção do SBT o roteiro do último capítulo de “Flor do Caribe”. O autor se mostrou satisfeito com todos os resultados alcançados.

No dia 25 de novembro de 2016, as gravações de “Flor do Caribe” foram oficialmente finalizadas.

CURIOSIDADES

• Para interpretar pilotos de caça em “Flor do Caribe”, Henri Castelli, Max Fercondini, Dudu Azevedo e Thiago Martins receberam aulas teóricas na base aérea de Natal. Os atores aprenderam a prestar continência e a voar em caças.

• Outros atores também passaram por preparações específicas para desempenharem seus papeis. Para compor o rico empresário Alberto, Igor Rickli fez aulas de esgrima. José Henrique Ligabue, que viveu Lino, recebeu aulas de sanfona. José Loreto, intérprete de Candinho, aprendeu a ordenhar cabra. As mulheres, por sua vez, se dedicaram às aulas de direção – Sthefany Brito teve aulas com tuc-tuc, carro típico da Guatemala, e Grazi Massafera e Débora Nascimento aprenderam a dirigir buggy.

Walther Negrão abordou a Segunda Guerra Mundial através, principalmente, de dois personagens, Samuel (Juca de Oliveira) e Dionísio (Sérgio Mamberti). A primeira cena da novela, inclusive, ilustrava Amsterdã, na Holanda, em 1944, e destacava as lembranças de Samuel sobre os campos de extermínio nazista que levaram à morte de seus pais. Mesmo passados 70 anos, os fantasmas desses tempos de terror e abandono ainda o assombram. Ele fica atormentado ao ouvir barulho de aviões, por exemplo. Walther Negrão se encantou pelo tema ao trabalhar como assistente de direção na peça “O Diário de Anne Frank” – uma jovem judia descreve o seu dia a dia, o de familiares e amigos judeus, escondidos em Amsterdã durante a ocupação nazista.

• O primeiro trabalho de Jayme Monjardim como diretor-geral foi em “Direito de Amar”, uma novela de Walter Negrão. Monjardim apontou o vento intenso e a mudança das marés como desafios para a equipe. O visual já era outro, meia hora depois de uma cena ter sido gravada.

• A novela contou com atores estrangeiros: Moro Anghileri, da Argentina, e Cesar Troncoso, do Uruguai.

• A cantora Elba Ramalho subiu ao palco do bar Flor do Caribe, de propriedade de Cassiano (Henri Castelli) e Duque (Jean Pierre Noher). Ela interpretou Minha Vida é te Amar, parte da trilha da novela, e o forró Deitar e Rolar.

• A trama contou também com a participação de Neguinho da Beija-Flor, a porta-bandeira Selminha Sorriso e a bateria da escola de samba de Nilópolis. A apresentação se deu no casamento de Natália (Daniela Escobar) e Juliano (Bruno Gissoni).

• O jogador Fred interpretou o namorado de Cristal (Moro Anghileri).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.