domingo, 11 de dezembro de 2016

JOIA RARA (2016)


Joia Rara” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Duca Rachid e Thelma Guedes.
Escrita por Thelma Guedes, Duca Rachid e Thereza Falcão.
Colaboração de Manuela Dias, Ângela Carneiro, Luciane Reis, Camila Guedes, Newton Cannito e Alessandro Marson.
Direção de Paulo Silvestrini, Joana Jabace, Enrique Diaz e Fábio Strazzer.
Direção geral de Amora Mautner.
Núcleo de Ricardo Waddington.

Exibida no horário das 18 horas entre 12 de dezembro de 2016 e 30 de junho de 2017, em 173 capítulos, substituindo “Flor do Caribe” e sendo substituída por “Meu Pedacinho de Chão”. Foi a 82ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com as participações de Bruno Gagliasso, Bianca Bin, Carmo Dalla Vecchia, Carolina Dieckmann, Domingos Montagner, Nathalia Dill, Mel Maia e Nelson Xavier nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

A história de amor de um homem por uma mulher, de uma mãe pela filha, de um avô pela neta e de uma criança pelo mundo inteiro é a trama central de “Joia Rara”, novela de Duca Rachid e Thelma Guedes. Os protagonistas do folhetim são Franz Hauser (Bruno Gagliasso), Amélia Fonseca (Bianca Bin) e Pérola (Mel Maia), com os vilões Manfred Ducke (Carmo Dalla Vecchia), Sílvia Zampari (Nathalia Dill) e Ernest Hauser (José de Abreu).

Franz não é um mocinho clássico. É mimado, cheio de defeitos, um homem dividido entre seus reais desejos e o destino que o pai, o milionário Ernest, traçou para ele. Do outro lado está Amélia, moça pobre, desprendida e batalhadora. Ela mora num cortiço junto com o irmão, o líder operário Raimundo Fonseca (Domingos Montagner), e o padrinho, Apolônio (Luis Gustavo). Apesar de viverem em mundos diferentes, Franz e Amélia se apaixonam à primeira vista. Deste amor nasce Pérola. Ernest não se conforma ao ver o herdeiro da Fundição Hauser com uma operária. Dois personagens também não querem a felicidade do casal: a vingativa Sílvia, que deseja destruir os Hauser, e Manfred, que acredita ser o filho bastardo do patriarca.

Filho da governanta Frau Gertrude (Ana Lucia Torre), Manfred foi criado junto com Franz e os outros dois filhos de Ernest: Hilda Hauser (Luiza Valdetaro) e Viktor Hauser (Rafael Cardoso). O jovem é rancoroso e sente inveja de Franz por acreditar ser filho bastardo do patriarca da mansão e por não ser reconhecido por Ernest como um ente da família. Já Sílvia, deseja vingar o pai, Heitor Zampari (Ísio Ghelman), inimigo de Ernest. A jovem finge ser desenhista para se infiltrar na fábrica e na poderosa família Hauser. Fria e objetiva, é uma mulher solitária que não demonstra o verdadeiro caráter, apoia as armações de Manfred, mas, surpreendida pelo amor de Viktor, muda seus planos.

A trama começa com uma viagem de Franz ao Himalaia. Lá, o herdeiro sofre um acidente e é resgatado por monges budistas. Ao voltar para o Brasil, conhece Amélia e o nascimento de Pérola, filha do casal, muda o destino de quase todos os personagens da trama. A menina é valiosa e especial. Isso pode ser explicado pelos religiosos: ela é a reencarnação de Ananda (Nelson Xavier), um líder espiritual budista. Pérola tem, portanto, uma missão: ensinar as pessoas a amar incondicionalmente.

Nas alturas
Antes de viver a história de amor com Amélia, Franz se aventura no Himalaia, em 1934. Ao lado dos amigos Manfred e Eurico (Sacha Bali), o jovem deseja chegar ao ponto mais alto da Cordilheira, que nunca havia sido alcançado. Após conseguir realizar o sonho, o trio é surpreendido com uma avalanche e se perde.

Franz é achado na neve por monges budistas. Ele estava desacordado e ferido. O rapaz é levado para o fictício mosteiro de Padma Ling. Durante dias, os religiosos oram à sua cabeceira, velam seu sono e cuidam dos seus ferimentos com medicina natural. Ao recobrar a consciência, conhece Ananda Rinpoche, o líder do mosteiro. Os dois criam um vínculo profundo, apesar de Franz não acreditar no mundo espiritual.

Criado para assumir os negócios do pai no Brasil, Franz provavelmente se casará com uma moça de família tradicional para dar continuidade à fina hereditariedade dos Hauser. O sábio Ananda questiona as convicções do rapaz. Nada surte efeito. Logo, eles descobrem uma paixão em comum: o futebol. Às vésperas da Copa do Mundo, o brasileiro ensina aos monges as técnicas do esporte em partidas divertidas que mobilizam todo o mosteiro. Franz fica triste ao saber que encontraram o corpo de Eurico. Ele não imagina que Manfred foi salvo por alpinistas.

Recuperado do acidente, Franz se despede dos monges para retornar ao Brasil. Na despedida, diante da tristeza do jovem por achar que nunca mais reencontrará o amigo, Ananda profecia: “Se você não voltar aos Himalaias, quem sabe os Himalaias não vão até você?”. O jovem volta para seu país de origem com as cinzas de Eurico.

A volta de Franz
No Brasil, Ernest Hauser fica desesperado ao saber do acidente de Franz. Nascido na Suíça, dono de uma joalheria e de uma fundição de prata, Ernest é conservador, arrogante e comanda a família com pulso firme. O milionário, que tem a ajuda da governanta Frau Gertrude, mãe de Manfred, sonha ver Franz assumir os negócios. A caçula, Hilda e o filho do meio, Viktor desejam seguir carreiras artísticas.

Por acreditar na morte de Franz, Ernest nomeia Manfred como diretor da Fundição Hauser. A chegada de um telegrama muda tudo. O documento informa que Franz está vivo, mas nem todos ficam felizes. Franz volta a ser um empecilho para os planos de Manfred.

O bastardo e a vingadora
A família Hauser não sabe, mas tem dois inimigos: Manfred e Sílvia. O primeiro acredita que é filho bastardo de Ernest com a governanta Gertrude. O moço tem o coração tomado pela inveja e pelo rancor. Não admite, mas sente pena de si próprio. Apesar de ser tratado com cordialidade, continua sendo o filho da empregada e abomina tal condição. Mesmo sem saber este segredo, Franz o trata como irmão, mas Manfred quer mais: o lugar de Franz, a mulher de Franz, a inteligência de Franz. Ainda quer tomar seu lugar na fábrica e no coração de Ernest. Para isso, é capaz de mentir, ferir, tramar e roubar. E ajuda Ernest a separar Franz de Amélia.

Desde o início da novela, Manfred tenta prejudicar Franz. Ele chegou a tramar a morte do jovem no Himalaia. Pouco antes do acidente, Manfred sabotou o equipamento do “meio-irmão” para que ele despencasse da Cordilheira. Outras armações de Manfred têm a colaboração de Sílvia. A moça aparece de repente na joalheria à procura de um trabalho como designer de joias. Ernest e Franz se encantam por seu portfólio e a contratam. Após uma investigação, Manfred descobre que ela quer se vingar dos Hauser. Seu pai, Heitor Zampari, de quem herdou o talento para joalheria sem precisar estudar, morrera na miséria depois de ser preso injustamente por causa de Ernest.

Manfred e Sílvia vão desviar dinheiro da Fundição Hauser. Os dois são descobertos por Venceslau Lopez (Reginaldo Faria), pai de Iolanda (Carolina Dieckmann). Ao invés de denunciar a dupla para Ernest, o contador se torna aliado deles. As artimanhas de Manfred faz com que Ernest tenha que vender as ações da empresa. O “filho bastardo” do milionário compra grande parte das ações e reúne provas de que foi o empresário quem matou sua mulher, Catarina (Mariana Mac Niven). Manfred obriga Ernest reconhecê-lo como seu primogênito e a se casar com sua mãe, Gertrude.

Amor à primeira vista
Os caminhos de Franz e Amélia se cruzam na volta do jovem ao Brasil. A moça procura Ernest para reclamar das péssimas condições de trabalho na Fundição Hauser e para ele não demitir um de seus funcionários. O milionário manda o motorista, Cícero (Jorge Maya), atropelar a moça. Cícero, que é vizinho da jovem no cortiço, pede para Amélia sair da frente do veículo. Ao ouvir seu nome, Franz se lembra de que, no topo do Himalaia, pouco antes do acidente, seu amigo Eurico lhe contou que estava apaixonado por ela.

Amélia não sai da frente do carro e, por pouco, não é atropelada. Franz a ajuda a se levantar do chão. Emocionado com a recordação e impressionado com a beleza da jovem, ele se apaixona por ela. O herdeiro acompanha a operária até o cortiço e promete ajudá-la. A partir deste momento, eles passam a se ver quase todos os dias. Mundo, irmão de Amélia, é o rival número um de Ernest e não aprova a aproximação dos dois. Líder dos operários na Fundição Hauser, não se cansa de reclamar da exploração do patrão. Além disso, o milionário é apaixonado por Iolanda, namorada de Mundo, e tenta conquistá-la o tempo todo.

Amélia tem sua primeira noite de amor com Franz. Mundo não aceita o namoro da irmã com o filho do patrão. O líder operário vive em confronto com o pai de Franz. Para piorar, Ernest pede para Iolanda acompanhá-lo num suposto jantar de negócios. Mundo descobre a armação, agride o milionário e é preso. Amélia e Franz se desentendem por causa da prisão. A briga não dura muito e os dois fazem as pazes. Ernest retira a queixa contra Mundo para tentar conquistar a confiança de Franz. O empresário deseja separar seu primogênito da operária.

Desencontros e armações
Manfred descobre que Amélia está grávida de Franz. Antes de a moça contar a novidade para o namorado, Manfred e Ernest conseguem separar o casal. O milionário inventa uma viagem de trabalho para seu filho ir junto com Sílvia para Paris. Franz não consegue se despedir de Amélia e pede para seu pai entregar uma carta e um anel de noivado para a jovem. Ao invés de atender ao pedido do filho, Ernest escreve outra carta. Nela, Franz supostamente termina o namoro com Amélia.

Arrasada com a notícia, Amélia vai viver ao lado do padrinho, Apolônio, do irmão, Mundo, e de Iolanda em Campos, interior do Rio de Janeiro. Meses depois, Franz retorna ao Brasil, vê que Amélia não vive mais no cortiço, descobre a armação do pai e vai atrás da namorada. O jovem consegue o endereço da moça e chega na hora do nascimento da filha, Pérola (Mel Maia). Mais uma vez, o casal faz as pazes.

Franz abre mão da herança para ficar com Amélia. Ele se muda para o interior, trabalha na roça e prova para Mundo que merece o amor da moça. A família decide voltar para o Rio. Franz e Amélia se unem oficialmente e celebram o casório no Cabaré Pacheco Leão. Ernest não se conforma e pede para todos seus amigos negarem emprego para seu primogênito. Influenciado por Manfred, o rapaz trabalha como operário no turno da noite na Fundição. O jovem é rejeitado pelos operários.

Mundo reúne os trabalhadores e vai até o escritório de Ernest para negociar a carga horária de trabalho. Durante a discussão, Benito (Anthero Montenegro) atira no milionário. Tudo não passa de mais uma armação de Ernest, Manfred e Sílvia para botar a culpa no líder operário. Todos são perseguidos pela polícia, inclusive Toni (Thiago Lacerda), braço direito de Mundo, e sua mulher Gaia (Ana Cecília Costa), que está grávida. Amélia, que jurou para Franz não ter nenhuma ligação com o Partido Comunista, vai até o esconderijo dos operários para ajudar no parto de Gaia. Todos acabam presos.

Franz recebe documentos falsos sobre a ligação de Amélia com o partido. Ele não acredita na mulher e a jovem pede a separação. Pérola é criada pela família do pai e é a única que consegue amolecer o coração do avô, Ernest. Sílvia e Franz se casam. Dez anos se passam. Amélia e os outros operários são anistiados, a Segunda Guerra Mundial acaba e, então, o destino muda outra vez.

Monges no Rio
O monge Sonan (Caio Blat) acredita que Ananda reencarnou. Segundo a filosofia budista, um Rinpoche sempre escolhe onde e em quem vai reencarnar, e é missão de seus discípulos comandarem esta busca. De acordo com suas intuições e com os sinais deixados pelo líder espiritual, Sonan aposta que Ananda reencarnou em uma criança do Rio de Janeiro.

Acompanhado dos fiéis monges Tempa (Ângelo Antônio) e Jampa (Fabio Yoshihara), Sonan viaja para o Brasil. O trio é assaltado, não consegue encontrar Franz, e acaba na pensão de dona Conceição (Cláudia Missura), onde é acolhido pelas vedetes e pelos moradores do cortiço. Depois de algumas buscas, os três acham Franz e tem certeza de que Pérola é a reencarnação de Ananda Rinpoche. Os sinais são muitos. A pequena reconhece todos os objetos pessoais do líder e faz vários desenhos do mosteiro onde ele morou, como se já conhecesse o lugar. Além disso, nasceu no mesmo ano em que ele morreu.

Franz e Amélia, que estão separados, apesar de ainda se amarem, reagem de maneira diferente à notícia. Ele, ainda que tenha um enorme carinho pelos monges, continua cético em relação à reencarnação. Amélia se enche de dúvidas, mas acaba acreditando, diante das várias evidências. Pérola é a mais animada, quer ir logo para o Mosteiro de Padma Ling começar seus estudos e assumir sua condição de líder espiritual budista. No fundo, o que ela quer mesmo é ver os pais juntos novamente. Nada mais apropriado do que as montanhas nevadas do Himalaia para o esperado reencontro.

Nova chance
No aniversário de 60 anos de Ernest, confusões acontecem. Manfred pede para Benito sabotar a Fundição Hauser. Há uma explosão na fábrica e operários ficam feridos gravemente, inclusive Toni. Franz acredita que a culpa é sua por ter contratado o novo fornecedor. Ernest demite Franz e dá a direção da fábrica para Manfred. Arrasado diante das acusações pelo acidente, Franz decide ir logo para o Himalaia com Amélia e Pérola.

Ernest não concorda com a viagem dos três para o Himalaia. O empresário invade a casa de Amélia e avisa que não permitirá a ida de Pérola para lá. Os dois brigam pela guarda da menina na justiça. Depois de ouvir Pérola, o juiz decide que a pequena ficará com a mãe e a viagem deve ser realizada no período das férias escolares da criança. Franz diz a Amélia que pedirá a separação a Sílvia e que nunca amou a designer de joias. Manfred sugere a Ernest que Sílvia vá para o Himalaia para atrapalhar a viagem, mas Viktor, apaixonado por Silvia, esconde o passaporte. A designer perde o navio.

Amélia e Franz reatam o romance no Himalaia. Sílvia consegue ir atrás dos três e revela que está grávida. Mesmo assim, Franz não volta atrás. O jovem vai continuar fiel aos seus sentimentos pela mãe de Pérola. De volta ao Brasil, Mundo sofre um atentado e Amélia descobre que o mandante do crime é Ernest. Ela conta o episódio para Franz, que não acredita na acusação.

Amélia proíbe Ernest de ver a neta. Franz diz ao pai que vai garantir na justiça o direito do avô de ver Pérola. O casal entra em conflito novamente. Ernest quer a guarda da menina e vai conseguir tirá-la da mãe por meio de outra armação. Desta vez, Franz desconfia do empresário e apoia Amélia, que pede para ele voltar a morar na mansão por causa da filha. Após Franz descobrir outras tramoias de Ernest, como a tentativa de destruir a candidatura política de Mundo, os dois reatam. O jovem ainda afirma que vai romper com o pai e que pretende ir embora da mansão com Pérola.

Falsas acusações
Sílvia tem seus planos de vingança interrompidos ao se apaixonar por Viktor. Ela e o cunhado se aproximam depois do casamento com Franz, que acaba percebendo o envolvimento entre os dois. Após o nascimento de Heitor, ele também descobre que o bebê é filho de Viktor, o perdoa e fica feliz com a notícia. Ernest fica furioso com a novidade e ameaça lutar pela guarda de Heitor.

Sílvia confessa para Viktor que é filha de Heitor Zampari. O rapaz fica furioso com a moça, mas ela revela que a única pessoa que ama de verdade da família Hauser é ele. Após muitas investigações sobre a morte da mãe de Viktor, Sílvia consegue a confissão de Salvador (Élcio Romar), um ex-empregado de Ernest. Salvador afirma que o pai da designer chegou à mansão após a morte de Catarina, mulher do milionário. Salvador escreve para Sílvia uma carta documentando os acontecimentos daquele dia, apontando o pai de Viktor como o assassino. Além disso, Viktor também consegue correspondências que sua mãe havia trocado com Heitor.

Manfred deseja guardar as provas de Sílvia contra o milionário e provoca um acidente de carro. O veículo explode e todos pensam que a designer ela está morta. O delegado encontra os documentos de Sílvia perto do carro carbonizado e conta para Franz que ela morreu. Viktor se desespera e diz a Franz que ela foi assassinada. Ele acredita que o culpado é Ernest. Pilar (Silvia Salgado) entrega a Manfred às provas que Sílvia tinha lhe pedido para guardar.

Desacordada na casa de Bibiana (Dja Martins) e Eufrásio (José de Araújo), que socorreram a designer, Sílvia chora e chama pelo filho. Manfred e Ernest são convocados para depor sobre o acidente. Manfred diz ao delegado que Franz é o responsável pela morte de Sílvia e ainda paga Kleber (Paulo Verlings) para prestar depoimento contra seu “meio-irmão”. O delegado dá voz de prisão a Franz, que pede para ser preso após seu segundo casamento com Amélia. O delegado aceita a proposta. Ernest depõe a favor do filho. Mesmo assim, ele é condenado a 30 anos de prisão.

Os presos dizem a Franz que estão armando um plano de fuga. Ele decide fugir com os colegas de cela. Franz e Amélia passam a investigar Pilar e Kleber. Disfarçado de idoso, Franz encontra a casa onde Sílvia está. A designer se reencontra com Viktor e o filho, mas não lembra o acidente. Com a memória comprometida, Manfred leva Sílvia para a mansão e a manipula. Ela acredita que Franz queria matá-la e o denuncia. Tempos depois, Sílvia recupera a memória e lembra que Manfred é quem provocou o seu acidente.

Grandes revelações
Ernest revela para seus filhos que matou a mãe deles, Catarina. Franz, Viktor e Hilda não perdoam o pai. Expulso da mansão, tempos depois de Manfred comprar as ações da Fundição Hauser com o dinheiro roubado da joalheria, Ernest consegue um emprego na fábrica e depois no clube. Mas ambos não dão certo e ele acaba como catador de sucata.

Pérola fica orgulhosa do trabalho honesto do avô. Vendo a situação com Franz, Viktor chama Ernest para conversar sobre as revelações de Sílvia sobre Manfred. A designer contou que eles tramaram o assalto à joalheria. Por causa deste roubo Ernest faliu, pôs suas ações à venda e Manfred as comprou.

As revelações não param por aí. Venceslau confessa a Ernest que Manfred é seu filho e avisa que sua governanta, Gertrude, foi quem inventou toda essa história por ser louca pelo suíço. Ernest decide usar sua autoridade de pai, uma vez que foi obrigado por Manfred a ser reconhecido legalmente como filho, para interná-lo num hospício. Gertrude fica furiosa com a notícia e Ernest a expulsa da mansão.

O psiquiatra libera Manfred. Ele discute com Ernest em função da expulsão Gertrude da mansão. Manfred também conta a Ernest que é o “verdadeiro” pai de Pérola. O empresário vai tirar essa história a limpo e pergunta a Amélia se Pérola pode ser filha de Manfred. Amélia afirma que Pérola é filha de Franz. Dias depois, Manfred tenta sequestrar Amélia durante o carnaval, mas não consegue.

O delegado reúne provas contra Manfred, que foge para não ser preso. Ele marca encontro com Amélia. Ela e Franz armam uma emboscada com a ajuda da polícia e conseguem prender Manfred. Ernest pede para Franz cuidar dos negócios da família. O tempo passa e Ernest é julgado por todos os seus delitos. O empresário ainda admite para o juiz que mandou Manfred trabalhar na mina quando criança. Ernest é condenado a dois anos e seis meses de reclusão em regime fechado.

Manfred é transferido para um hospital psiquiátrico, mas foge. Com a ajuda da vedete Marlene (Stella Maria Rodrigues), sequestra Pérola. Meses após o sequestro, a dançarina foge do esconderijo com medo do vilão. A menina se recusa a comer e fica doente. Manfred se desespera ao notar que Pérola está mal e pede ajuda para sua mãe, Gertrude. A ex-governanta vai ao cativeiro com o Dr. Fernando (Othon Bastos) para que ele possa tratar Pérola. O médico diz que Pérola precisa ser internada, mas Manfred não aceita a ideia e o ameaça.

Gertrude vai à farmácia comprar medicamentos para Pérola, e o farmacêutico liga para a polícia. Ao lado dos policiais, Amélia, Franz, Ernest e Sonan cercam o cativeiro. Manfred engana todos e foge de carro, mas é cercado novamente. Ao tentar proteger Manfred, Ernest é baleado pela polícia. Ernest pede perdão ao vilão que morre em seus braços.

Pérola acorda sozinha em um local abandonado e reza para que Sonan consiga achá-la. O religioso a encontra e a leva para casa. Todos comemoram o retorno da menina. No hospital, Gerturde confessa a Ernest que matou sua esposa, Catarina, colocando veneno na comida dela. Apesar de ficar espantado com a revelação, o milionário perdoa a ex-funcionária.

Ao saber da verdadeira história sobre a morte de sua mãe, Franz conclui que Gertrude foi a causadora de todo o mal que atingiu a família Hauser. Ernest recebe a visita dos filhos, da neta e das noras no hospital. O empresário morre nos braços de Pérola. Em seu testamento, Ernest pede perdão aos filhos novamente e agradece o amor de Dália (Tania Khalill), que se tornou sua namorada no final da trama e ainda lhe deu outro filho.

Anos depois, Franz e Amélia têm mais dois filhos. Aos 20 anos, Pérola (Nicole Gomes) se torna monja. Na maturidade, Pérola (Glória Menezes) tem sua biografia contada em um livro chamado Joia Rara e dá entrevista para seu biógrafo (Mouhamed Harfouch). A monja, que prega a paz no mundo, lembra que seus pais envelheceram e morreram juntos no mesmo dia.

TRAMAS PARALELAS

Para sempre
Quase todos os operários da Fundição Hauser moram em um cortiço na Lapa, com influências italianas e nordestinas. Vivem felizes apesar da falta de dinheiro. Amélia (Bianca Bin) mora em um dos cômodos com Raimundo Fonseca (Domingos Montagner), conhecido como Mundo, e o padrinho, Apolônio (Luis Gustavo). A família divide o espaço com Iolanda (Carolina Dieckmann), o pai dela, Venceslau (Reginaldo Faria), Toni (Thiago Lacerda) e sua mulher, Gaia (Ana Cecília Costa).

Operário na Fundição Hauser, Mundo é idealista e justo. Um dos líderes da causa operária, ele sonha com um Brasil com menos desigualdade social. É irmão de Amélia e a defende com unhas e dentes. Apaixonado por Iolanda, Mundo resiste à ideia de casar com Iolanda por temer que a vida em família atrapalhe sua luta. Já Iolanda sonha com o matrimônio. Secretária de Ernest Hauser (José de Abreu) na fábrica, a moça também desperta a paixão de seu patrão.

Iolanda e Mundo vão passar por muitos percalços para viver esse amor. O primeiro deles acontece logo após a secretária aceitar o pedido de Ernest para acompanhá-lo durante um suposto jantar de negócios. O líder operário desconfia do convite e vai tirar satisfações com o patrão na mansão. Mundo é preso por agredir fisicamente o milionário, que não esconde suas verdadeiras intenções por Iolanda. A moça, então, pede demissão da fábrica e Ernest acaba retirando a queixa na delegacia. A intenção do empresário é conquistar a confiança do filho Franz (Bruno Gagliasso), já que Mundo é cunhado de seu herdeiro.

O dono da Fundição Hauser não desiste de ter sua ex-secretária como esposa e trama de novo contra Mundo. Ernest anuncia que vai aumentar a carga horária de seus funcionários. Liderados por Mundo, os operários protestam no escritório do milionário. Numa ação combinada com o próprio empresário, Benito (Anthero Montenegro) atira em Ernest. Mundo leva a culpa da tentativa de homicídio e os trabalhadores são perseguidos. O líder operário é preso e passa dez anos na cadeia.

Iolanda é obrigada a se casar com Ernest por causa de seu pai. Venceslau aposta a casa e a filha em um jogo de cartas com o empresário, e perde tudo. Em seguida, o contador da Fundição Hauser sofre um infarto e precisa de atendimento médico especializado. Para conseguir dinheiro e pagar as despesas do hospital, a moça se casa com o milionário.

Mundo fica atordoado com a notícia do casamento, mas os dois acabam se rendendo a paixão. Iolanda promete ao líder operário que vai abandonar Ernest. Ao sair da penitenciária, Mundo se aproxima de sua vizinha, a vedete Dália (Tania Khalill). Mas, mesmo casada, Iolanda e o operário acabam se entendendo. O casal tenta escapar, mas é flagrado pelo empresário, que impede a fuga. A ex-secretária descobre que está grávida. Ernest fica furioso ao saber que o filho não é seu, mas não diz nada a Iolanda.

O empresário vai conspirar, pela terceira vez, contra Mundo, que ingressa na vida política. Com a ajuda de Manfred (Carmo Dalla Vecchia), ele contrata capangas para matar Mundo. Apesar de ficar ferido gravemente, o plano da dupla não dá certo. Iolanda passa mal, perde o bebê e decide contar para Mundo que ele era o pai da criança. Ele não perdoa a omissão da amada e eles se afastam. O tempo passa e Iolanda o ajuda a desmascarar Ernest. Mundo é eleito deputado federal, Iolanda abandona Ernest e volta para os braços do antigo namorado.

Ernest não consegue aceitar a situação e, influenciado por Dália, denuncia o casal que acaba preso por adultério. Os dois são liberados após pagarem fiança, mas a moça é processada e absolvida. Após conseguir o desquite, Iolanda e Mundo se casam. Ela descobre que não pode mais ter filhos e o casal adota um bebê. Juntos, participam de todos os acontecimentos políticos do Brasil do século 20.

Amores estrelados
Reinam plumas, paetês e diversão no Cabaré Pacheco Leão, comandado por Arlindo (Marcos Caruso) e sua esposa, Miquelina (Rosi Campos). O lugar é ponto de encontro de quem gosta de música e dança de qualidade. Na primeira fase da trama, nos anos 30, a estrela da vez é a vedete Lola Gardel (Letícia Spiller) que, apesar da beleza e do rebolado, é considerada meio ultrapassada. Os anos 40 trazem uma novidade chamada Aurora Lincoln (Mariana Ximenes), recém-chegada de Paris com seu partner Joel (Marcelo Médici).

As vedetes moram na pensão de dona Conceição (Cláudia Missura), uma mulher engraçada e avarenta. Dália (Tania Khalil), Cristina (Giovanna Ewbank), Matilde (Fabiula Nascimento), Serena (Simone Gutierrez), Elisa (Guta Ruiz) e Zilda (Aninha Lima) sofrem com suas mesquinharias. Dona Conceição tem uma ajudante, sua sobrinha Creontina (Luana Martau), uma divertida moça do interior.

Lola é uma dançarina veterana e tem um caso antigo com Manfred (Carmo Dalla Vecchia). Ela ama o vilão, colabora com as suas armações, mas é sempre humilhada por ele. O segredo - e também o maior arrependimento de sua vida- é ter dado a Manfred o paradeiro dos operários que foram presos pela polícia após a suposta tentativa de assassinato de Ernest Hauser (José de Abreu). Famosa entre os rapazes, Lola passa a ser cortejada pelo operário Fabrício (Ricardo Pereira). Ela aceita os convites do rapaz, os dois começam a namorar até que Fabrício descobre que Lola ajudou Manfred a entregar seus colegas de trabalho e termina o relacionamento com a artista.

Lola ainda tem outro problema em sua vida: Aurora. Após fazer sucesso em Paris, a vedete brasileira chega da França e vai atrás de Décio (Miguel Rômulo), antigo namorado que lhe deu um calote. Logo, ela é convidada a trabalhar no Cabaré Pacheco Leão. Lola fica enciumada com a presença da artista e as duas se tornam rivais. Aurora é ousada e protagoniza um dos espetáculos mais audaciosos da casa. Apresenta Fever em sua estreia com direito a balanço, dança em cima da mesa, banho de taças de champagne e labaredas no palco.

Aurora se envolve com Manfred, antigo caso de Lola, e a rivalidade entre as duas piora. O relacionamento não dura muito. A vedete se apaixona por Davi (Leandro Lima), um ex-pracinha que perdeu o movimento das pernas. A moça incentiva o rapaz a fazer fisioterapia e ele volta a andar. Os dois se casam, mas o relacionamento acaba logo. Davi descobre que a dançarina arrumou seu emprego de gerente-geral do clube por meio de Décio. Além disso, paga seu salário.

Aurora se envolve com Fabrício e Lola com Davi. As duas descobrem que estão grávidas de seus antigos parceiros e entram em trabalho de parto ao mesmo tempo. Ambas se esbarram no hospital e trocam farpas. Após o nascimento dos filhos, as vedetes voltam a se acertar com seus companheiros do passado e selam a paz entre elas. Aurora continua como vedete do cabaré, mas, após do terceiro filho, abandona tudo para cuidar da família ao lado de Davi. Os dois têm cinco filhos. Lola vai com Fabrício e os filhos para Portugal, onde ele se exila depois do golpe de 1964.

Triângulo amoroso
Toni (Thiago Lacerda), que é descendente de italianos, trabalha na Fundição Hauser e mora no cortiço com Gaia (Ana Cecília Costa) no início da trama. Ele integra o movimento operário com Mundo (Domingos Montagner) e é apaixonado pela namorada. Gaia é uma mulher forte, determinada, destemida, e uma das melhores amigas de Amélia (Bianca Bin). Os dois se casam e ela fica grávida de um menino.

Durante um protesto dos operários no escritório de Ernest Hauser (José de Abreu) contra o aumento da carga horária de trabalho, o empresário sofre um falso atentado e a polícia passa a perseguir os funcionários da fábrica. Com a ajuda de Amélia, Gaia dá a luz a Giuseppe (Xande Valois) e é presa junto com Toni, a amiga e Mundo, líder operário e irmão de Amélia.

Gaia é deportada para a Lituânia e sofre ao ter o filho retirado ainda bebê de seus braços. O menino, que se chama Giuseppe, é entregue para uma casa de adoção a mando de Ernest. O casal Laura (Claudia Ohana) e Valter (Leopoldo Pacheco) adota a criança, que recebe o nome de Tavinho. O tempo passa e Getúlio Vargas assina o decreto que concede anistia a todos os presos políticos. Amélia, Toni e Mundo são soltos depois de 10 anos.

Toni desiste da luta operária depois de perder a mulher e o filho. Ele acredita que Gaia morreu. O ex-operário se apaixona por Hilda (Luiza Valdetaro) sem saber que ela é uma Hauser. Certo dia, Ernest flagra o casal junto e Toni fica chateado com a namorada. Os dois fazem as pazes e Hilda decide fugir da mansão para se casar e investir na carreira de cantora. Juntos, eles adotam Peteleco (João Fernandes).

Os dois vivem felizes até que Toni descobre que Gaia está viva e de volta ao Brasil. A lituana faz questão de comunicar a Hilda que lutará pelo amor de seu ex. Gaia e Toni passam a procurar pelo filho e descobrem que ele vive com Laura. Eles se reaproximam e acabam revivendo o passado. Hilda não perdoa a traição do companheiro e sai de casa. Toni e Gaia se tornam novamente um casal. Hilda investe na carreira artística e faz sucesso como cantora.

Toni sente ciúmes de Hilda ao vê-la acompanhada do cantor Aderbal (Armando Babaioff) e decide reconquistar o amor dela. Gaia descobre que tem uma grave doença e pouco tempo de vida. A lituana procura Hilda e aconselha que ela aceite Toni de volta e o perdoe pela traição. Além disso, pede para a cantora cuidar do pequeno Giuseppe como se fosse seu filho. Toni procura por Hilda e eles reatam o relacionamento. Hilda se torna uma das cantoras mais queridas do país. Toni abre uma rede de supermercados chamada Família Baldo e ainda cria a Fundação Gaia de apoio ao trabalhador.

Às escondidas
Filha de Heitor Zampari (Ísio Ghelman), inimigo e ex-funcionário de Ernest Hauser (José de Abreu), Sílvia Zampari (Nathalia Dill) deseja vingar a morte do pai, que foi acusado injustamente de ter matado a mulher do patrão. A jovem finge ser designer de joias para se infiltrar na fábrica e na poderosa família Hauser. Sílvia é uma mulher solitária que nunca mostra seu verdadeiro caráter para ninguém e vai participar de diversas armações ao lado de Manfred.

Após Amélia (Bianca Bin) pedir a separação a Franz (Bruno Gagliasso), Sílvia se aproxima do jovem. O casal se separa porque Amélia está presa injustamente e Franz acredita que ela tem ligações com o Partido Comunista. Sílvia seduz o rapaz e ele a pede em casamento. A designer tenta destruir a amizade entre Franz e seu irmão Viktor (Rafael Cardoso), mas ela mesma trai seus planos ao se apaixonar por Viktor.

O irmão mais novo de Franz quer ser artista plástico e, durante sessões de pintura com Sílvia, não resiste aos encantos da moça. Viktor pede para Sílvia assumi-lo, mas ela resiste. Franz descobre que seu irmão tem um caso com a designer e deixa de falar com Viktor. Sílvia fica grávida e diz que o filho é de Franz, mas Viktor a pressiona e ela garante que o filho é dele. Heitor nasce, Franz perdoa o irmão e fica feliz ao saber que não é o pai da criança. Ernest ameaça lutar pela guarda de Heitor quando descobre que o menino é seu neto.

Sílvia e Viktor fogem com medo de Ernest. Ela conta para o pintor que é filha de Heitor Zampari. O rapaz fica furioso, mas a perdoa. Após investigações sobre a morte da mãe de Viktor, Sílvia consegue a confissão de Salvador (Élcio Romar), um ex-empregado de Ernest. Segundo ele, Ernest assassinou a esposa. Manfred (Carmo Dalla Vecchia) deseja guardar as provas de Sílvia contra o milionário e sabota o carro da designer. O veículo de Sílvia explode e todos pensam que ela morreu.

Bibiana (Dja Martins) e Eufrásio (José de Araújo) salvam Sílvia, que perde a memória. Manfred se aproveita da situação e manipula as lembranças da moça para que ela culpe Franz pelo acidente. Sílvia depõe contra o irmão de Viktor, mas se recupera e lembra-se de seu passado.

Sílvia e Viktor se casam numa cerimônia íntima na mansão Hauser. Amélia e Franz são padrinhos do noivo. Viktor ganha fama internacional como artista plástico e Sílvia transforma a joalheria numa referência do mercado de joias. O casal tem mais uma filha.

Amor proibido?
Discípulo de Ananda (Nelson Xavier), Sonan (Caio Blat) toma como missão procurar onde o mestre escolheu reencarnar. O monge budista tem premonições e segue pistas deixadas pelo líder religioso. Ele acredita que seu mestre reencarnou em uma criança no Rio de Janeiro. Ao lado de seus amigos, os monges Tempa (Ângelo Antônio) e Jampa (Fabio Yoshihara), Sonan viaja para o Brasil. Os três acabam na pensão de dona Conceição (Cláudia Missura), onde também moram as vedetes do Cabaré Pacheco Leão.

Uma delas é Matilde (Fabiula Nascimento), moça de origem humilde que foi tentar carreira de artista no Rio de Janeiro. Ela é bondosa e gosta de ajudar os outros. Isso faz com que Sonan se aproxime dela. A relação entre os dois leva Matilde a se apaixonar pelo monge. Ela tenta lidar com a impossibilidade de concretizar seu amor, mas não consegue. A paixão fala mais alto e os dois acabam se beijando. Sonan resiste.

O monge decide voltar para o Himalaia. Matilde fica triste e pede perdão ao religioso pelo amor que sente por ele. A vedete aceita o pedido de noivado de Dr. Rubens (Marcos Damigo) para esquecer Sonan. Essa atitude faz com que o monge desista de seu retiro espiritual e abandone o monastério para ficar com Matilde. Ele escreve uma carta para a vedete declarando o seu amor por ela, mas a confissão é interceptada por Serena (Simone Gutierrez), a melhor amiga da dançarina.

O tempo passa e a vedete está prestes a se casar com Dr. Rubens. O monge retorna para o Brasil e, com a ajuda de Pérola (Mel Maia), toma conhecimento do casamento de Matilde. Na data do matrimônio, ele interrompe a cerimônia e confessa que entregou seus votos para se casar com a artista. Os dois ficam juntos e têm um filho: Francisco. Ao lado dos amigos Tempa e Jampa, Sonan funda o primeiro templo budista no Brasil. Francisco, filho do casal, se torna um cientista.

AUDIÊNCIA

Fechou com média geral de 18.4 pontos, considerada o segundo maior fracasso de todos os tempos na faixa das 18h – superando, apenas, “Lado a Lado”. O folhetim estreou em baixa, com média de 21 pontos, e viu seus índices despencarem no decorrer da primeira semana, até alcançar o índice pífio de 13 pontos no sábado (17/12). O maior desempenho da novela foi de 23 pontos, alcançado pela primeira vez em 31 de maio, e também no último capítulo.

PRODUÇÃO

Em abril de 2016, as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes entregaram ao SBT o argumento da próxima novela da dupla. Juntas, elas escreveram o remake de “O Profeta” (2010), e as inéditas “Cama de Gato” (2013) e “Cordel Encantado” (2014), todas bem-sucedidas. No dia 16 de maio, a dupla foi convocada e anunciada como responsáveis pela novela substituta de “Flor do Caribe”, do autor Walther Negrão, na faixa das 18h.

No dia 15 de julho, as autoras entregaram a sinopse completa do folhetim para a direção de dramaturgia da emissora. No dia 25 do mesmo mês, foi anunciado “O Pequeno Buda” como título provisório da trama, já evidenciando que a novela abordaria o tema do budismo através de seus protagonistas. No dia 3 de agosto, Amora Mautner foi anunciada como diretora-geral da novela, e Ricardo Waddington como diretor de núcleo – repetindo, então, a parceria já iniciada em “Cama de Gato”. Os nomes de colaboradores e diretores secundários também foram divulgados neste dia pelo SBT.

Os capítulos de “O Pequeno Buda” começaram a ser escritos por Duca Rachid e Thelma Guedes no dia 15 de agosto. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (José de Abreu, Nelson Xavier, Mariana Ximenes, Letícia Spiller, Thiago Lacerda, Luis Gustavo e Marcos Caruso) foram anunciados pela dupla no dia 18.

As escalações oficiais do elenco começaram na segunda-feira, 22 de agosto. Bruno Gagliasso, Bianca Bin, Carmo Dalla Vecchia, Ana Lúcua Torre, Nathalia Dill e Carolina Dieckmann foram anunciados como intérpretes de parte dos personagens principais no dia 25 do mesmo mês.

No dia 1º de outubro foi anunciado o título oficial do folhetim: “Joia Rara”, após reunião com os diretores da trama. “O título pode ser justificado de várias maneiras dentro da novela. Pode ser pela joalheria que o nosso vilão possui. Pode ser pela luz que a personagem Pérola representa. Tem um contexto que será melhor compreendido quando as pessoas começarem a acompanhar a trama”, explicou a autora Duca Rachid para justificar o título do folhetim. O elenco completo foi apresentado pela emissora no dia 3 de outubro. Já as gravações tiveram início no dia 10 do mesmo mês.

A gravação do 100º capítulo do folhetim ocorreu no dia 7 de março de 2017. Em 26 de maio, Duca Rachid e Thelma Guedes entregaram à direção do SBT o roteiro do último capítulo de “Joia Rara”, afirmando estarem “satisfeitas, orgulhosas, e com a sensação de dever cumprido”.

No dia 27 de junho, as gravações de “Joia Rara” foram oficialmente finalizadas. A trama se despediu do público no dia 30/06, três dias depois.

CURIOSIDADES

• As autoras da novela, Duca Rachid e Thelma Guedes, sempre quiseram falar sobre a vida de Buda. Enquanto escreviam a novela “Cordel Encantado” (2014), Thelma sonhou que “um lama morria e uma menina nascia no Brasil”. Assim surgiu a ideia do folhetim. A partir desse sonho, elas construíram histórias paralelas.

• “Joia Rara” é a terceira novela de Thelma Guedes e Duca Rachid que Amora Mautner dirige. Amora juntou o elenco em uma casa fora do Projac e passou dois meses fazendo exercícios de improvisação com os atores. “Joia Rara” também é o terceiro folhetim de Thelma e Duca sob a direção de núcleo de Ricardo Waddington.

• Para a gravação de uma das cenas no Nepal, foram necessários 15 mil monges entoando mantras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.