domingo, 26 de março de 2017

GUERRA DOS SEXOS (2017)


Guerra dos Sexos” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Baseada na obra “Guerra dos Sexos” (1987), de Sílvio de Abreu.
Escrita por Daniel Ortiz.
Supervisão de texto de Sílvio de Abreu.
Direção de Ary Coslov, Marcelo Zambelli e Ana Paula Guimarães.
Direção-geral e núcleo de Jorge Fernando.

Exibida no horário das 19 horas entre 27 de março e 20 de outubro de 2017, em 179 capítulos, substituindo “Cheias de Charme” e sendo substituída por “Sangue Bom”. Foi a 81ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Contou com as atuações de Tony Ramos, Irene Ravache, Edson Celulari, Mariana Ximenes, Reynaldo Gianecchini, Glória Pires, Carlos Alberto Riccelli e Johnny Massaro.

Exibida originalmente em 1987, a novela voltou ao ar adaptada sob a supervisão e o controle do autor original, que atualizou os conflitos entre homens e mulheres, sem perder o humor.

TRAMA PRINCIPAL

Os primos Charlote II de Alcântara Pereira Barreto, a Charlô (Irene Ravache), e Otávio II de Alcântara Rodrigues e Silva (Tony Ramos) tiveram um romance na juventude, que se transformou em ódio mútuo. Desde então, Charlô II, uma feminista radical, e Otávio II, machista e prepotente, vivem brigando.

A trama, ambientada em São Paulo, começa com os dois se reencontrando para a leitura do testamento dos tios Otávio Alcântara Rodrigues de Silva (Paulo Autran) e Charlote de Alcântara Barreto Pereira de Silva (Fernanda Montenegro). Depois de muito brigarem, os tios Otávio e Charlô se casaram, e viveram felizes até morrerem de um “infarto duplo”, depois de uma intensa noite de amor. Eles deixaram a mansão onde moravam e as lojas Charlô’s, como herança, para os únicos membros de sua família: seus sobrinhos. Como estão falidos, os sobrinhos comemoram, mas são surpreendidos por uma cláusula que impede que vendam suas partes para pessoas que não sejam da família. Ou seja, eles só podem negociar suas novas posses entre eles. Se não quiserem vender um para o outro, devem ser sócios na empresa e morar na mesma mansão para o resto da vida. Desesperados, Charlô e Otávio se veem em uma armadilha, como a que os tios “caíram” na década de 1980 (na primeira versão da novela). Otávio se nega a negociar com a prima, pelo simples fato de ela ser mulher (“ou seja, incompetente”), e Charlô não admite as grosserias do primo. A partir daí, a guerra é declarada.

Para que os dois consigam conviver, a mansão é dividida ao meio por seus novos habitantes. Charlô, ou Cumbuqueta – apelido que ganhou do primo –, mora na ala direita; e Otávio, ou Bimbinho – apelido dado por Charlô –, na esquerda. Quem tem que se desdobrar para atender aos caprichos e loucuras dos dois é a governanta Olivia (Marilu Bueno), que já havia passado por maus bocados com seus primeiros chefes, Charlô I e Otávio I.


O império das lojas Charlô’s é administrado pelos primos-sócios. Cada um tem sua equipe, e os departamentos são divididos entre homens e mulheres. Mesmo com todo o cuidado para não se esbarrarem em casa ou na empresa, quando eles se encontram é discussão na certa. Um simples café da manhã juntos vira briga e se transforma numa batalha de comida.

Charlô é mãe adotiva de Felipe (Edson Celulari), pai de Juliana (Mariana Ximenes) e Analú (Raquel Bertani), que moram com a avó. Para desgosto de sua mãe, o atrapalhado e mulherengo Felipe, diretor-administrativo das lojas da família, é braço-direito de Otávio. Felipe tem o mesmo temperamento e ideologia do tio, o que faz com que discorde de sua mãe.

Charlô e sua família são os únicos parentes de Otávio. Apesar de ter desavenças com a prima, ele ama Felipe e suas filhas. O sexagenário de bigode marcante é cheio de manias e adora fazer discursos falando mal das mulheres. Ele dirige 50% das lojas Charlô’s e conta apenas com homens nos departamentos que coordena. Em relação às mulheres da loja, prefere apenas admirar a beleza do sexo oposto. Seu motorista, Nando, é seu confidente e aliado.

Aposta dos cem dias
As rusgas entre os primos os levam a fazer uma aposta colocando a herança em jogo. Depois de mais uma briga – e de Otávio dizer que duvida que as mulheres possam administrar a Charlô’s sem a ajuda masculina –, Charlô se compromete a administrar as lojas só com sua equipe de mulheres, além de aumentar o faturamento. Fica acertado que quem ganhar a aposta abre mão de sua parte na herança, em nome do outro.

De um lado, a trapaceira e ardilosa dupla Otávio e Felipe; do outro, Charlô, Juliana, Vânia (Luana Piovani) – executiva da loja –, e a viúva Roberta Leone, dona da marca Positano, fornecedora da Charlô´s. Em menos de cem dias, as mulheres se organizam e conseguem fazer com que a loja tenha lucro.

As mulheres, no entanto, têm uma pedra no sapato: a ambiciosa Carolina (Bianca Bin), sobrinha de Roberta, que trabalha na ala feminina da loja. Como ela quer conquistar Felipe, transforma-se em informante dos homens. Carolina percebe que as mulheres vão vencer, e sabota a aposta. As mulheres perdem, mas Charlô tem certeza de que foi passada para trás. Depois de levar a briga à justiça, a vitória é dada às mulheres.

Dominguinhos
Otávio some misteriosamente e, ao mesmo tempo, o primo Dominguinhos, sósia de Otávio – sem o bigode –, chega para visitar Charlô. A prima custa a acreditar que ele é um primo vindo de Portugal mas, aos poucos, apaixona-se pelo português, e os dois se envolvem. Até que o primo some e Otávio reaparece, deixando Charlô convicta de que os dois são a mesma pessoa.

Caça aos diamantes
Sem que Roberta soubesse, Vitório, antes de morrer, vendera 62% da Positano para Otávio. O diretor da Charlô’s, no entanto, não esperava que o empresário tivesse lhe dado um golpe. O marido de Roberta negociou a fábrica com documentos adulterados e falsificou a assinatura de sua mulher, que possuía parte da fábrica. Com o dinheiro que recebeu, comprou diamantes, planejando fugir do país sem ser percebido, e escondeu as joias em uma boneca russa que deu à esposa. Após sua morte súbita, Veruska (Mayana Moura) – sua amante e cúmplice – e Nenê (Daniel Boaventura), irmão malandro de Nieta (Drica Moraes) e Roberta, tomam conhecimento da existência dos diamantes e entram na caça à boneca russa, que some da casa de Roberta. Veruska encontra a boneca e tenta fugir, mas é surpreendida por Charlô, que recupera os diamantes e entrega a Roberta, para que ela salde sua dívida com Otávio.

Mistério do bigode preto e final feliz
A certa altura, Otávio passa um dia fora e, quando chega à mansão, é surpreendido por Charlô. A prima logo inicia uma discussão. Assustado e sem jeito, Otávio coloca a mão no rosto tentando esconder algo. Charlô desconfia, ele tenta despistar dizendo que está doente, mas, diante das provocações, sem querer acaba revelando o que queria ocultar: seu bigode, que era grisalho, está preto. Charlô não acredita nas desculpas e recruta Olivia para desvendar o “mistério do bigode preto”. Em uma das saídas misteriosas de Otávio e Nando, Charlô e Olívia os seguem. As duas ficam emocionadas quando desvendam o mistério: os dois atuam como palhaços em um circo para crianças carentes. Para interpretar o palhaço Bimbinho, Otávio pinta o bigode de preto. A história sensibiliza Charlô, que começa a ver o primo com outros olhos.

Com o passar do tempo, os dois voltam às discussões, em uma briga por causa da aposta sabotada. Charlô afronta Otávio e, num desabafo, ele confessa que prejudicou a prima para tê-la sempre por perto, pois a ama. Para ele, a única maneira de tê-la próxima era fazendo com que ela perdesse a aposta e dependesse dele financeiramente. Emocionada, Cumbuqueta diz que também o ama, e os dois se beijam. Eles se casam meses depois, em uma festa na mansão.

No último capítulo da novela, Otávio e Charlô são informados sobre um testamento secreto, que só poderia ser aberto no dia 1º de abril de 2013. O documento diz que, a partir deste dia, eles passam a dividir a herança com dois primos. Ou seja, os dois juntos ficam com apenas 50% da herança total. Assim que a novidade é anunciada, os primos Domingos Plácido de Alcântara, o Dominguinhos (Tony Ramos), e sua esposa e prima, Maria Altamiranda de Fátima Alcântara Além Castro (Irene Ravache), entram em cena. A confusão se instala quando fica claro que todos vão morar juntos na mansão.

Bimbinho e Cumbuqueta tentam anular o novo testamento, mas não conseguem. O jeito é tentar conviver. No primeiro chá dos quatro juntos, em um momento romântico, Otávio presenteia Charlô com um colar com os diamantes que eram seus. A prima Altamiranda fica revoltada e arranca o colar das mãos de Charlô, afirmando: “Tudo nesta casa é 50% nosso”. Otávio fica furioso e pega o colar de volta. Guerra declarada. Os casais de primos começam a discutir, jogando comida uns nos outros.

TRAMAS PARALELAS

Roberta Leone
Roberta Leone (Gloria Pires) é mãe de Kiko (Johnny Massaro) e esposa de Vitório (Carlos Alberto Riccelli), dono da fábrica Positano. Mulher de temperamento forte e origem humilde, teve a sorte de se casar com um industrial em ascensão. Ajudou o marido a alcançar o sucesso na fábrica. A vida de Roberta começa a mudar no dia do casamento de seu filho com Analú (Raquel Bertani), neta de Charlô (Irene Ravache). Ao saber que a noiva fugiu, Vitório tem um infarto e morre. Viúva, ela resolve tomar conta dos negócios do marido e gerenciar a Positano. Para sua tristeza, logo descobre que seu falecido esposo a enganava. Ele manteve um caso com a secretária da Positano, Veruska (Mayana Moura), e vendeu 62% da fábrica para Otávio (Tony Ramos) sem que ela soubesse. No final da trama, Roberta descobre que Vitório também enganou Otávio ao vender a fábrica com uma procuração falsa. Logo, a Positano continuava pertencendo a Roberta.

Com pulso firme, a empresária toca a confecção e tenta administrar os embates com Otávio, que é seu principal comprador e a acha incompetente. Para tirar Roberta da presidência, o bigodudo conta com a ajuda de Veruska. Por outro lado, Roberta conta com o apoio e a amizade de Charlô (Irene Ravache), o que acirra ainda mais as brigas entre os primos.

Quando o assunto é amor, Roberta mostra ter coração mole. A executiva se apaixona por Nando (Reynaldo Gianechini) e entra em conflito com seu filho Kiko, que culpa o motorista por sua desilusão amorosa com Analú. A filha de Felipe (Edson Celulari) fugiu de seu casamento com Kiko e sequestrou Nando, levando-o a uma ilha deserta, a fim de conquistá-lo. Não deu certo.

Roberta e Nando namoram, mas têm alguns desentendimentos por causa do amor que Nando sempre nutriu por Juliana. Entre idas e vindas, esse triângulo amoroso se complica quando Felipe, filho de Charlô e executivo das lojas Charlô’s, começa a se encantar pela dona da Positano. Eles, que viviam em guerra, acabam se acertando e Felipe e Roberta terminam juntos.

Analú e Juliana
A filha caçula de Felipe (Edson Celulari), Analú, é “destrambelhada”, como define seu tio, Otávio (Tony Ramos). Ela foge do casamento com Kiko (Johnny Massaro), filho de Roberta Leone (Gloria Pires) e Vitório (Carlos Alberto Riccelli), no dia da cerimônia. Na fuga, Analú consegue enganar o motorista de Otávio, Nando (Reynaldo Gianecchini), e o leva para uma ilha deserta, para tentar conquistá-lo. Não dá certo. Nando tem uma paixão platônica por Juliana (Mariana Ximenes).

A filha mais velha de Felipe é completamente diferente de Analú. Competente e bem-sucedida, ela coordena a chefia de departamentos da Charlô’s. É o orgulho da avó, de quem é fiel escudeira. Tem um caso secreto com o fotógrafo Fábio (Paulo Rocha), que é casado com a ciumenta Manoela (Guilhermina Guinle) e com quem tem uma filha, Ciça (Jesuela Moro). Fábio continua casado apenas para não se distanciar de sua filha.

Quando o fotógrafo finalmente se separa de Manoela e assume o romance com Juliana, os dois não conseguem se entender, e terminam a relação. Juliana se apaixona por Nando, que sempre a amou em segredo. Após muitos desencontros amorosos – Nando se envolve com Roberta –, a jovem executiva e o motorista da família ficam juntos no final da trama.

Os desencontros amorosos de Felipe e Vânia
O mulherengo Felipe (Edson Celulari), filho adotivo de Charlô (Irene Ravache), já foi casado cinco vezes, e tem duas filhas, Juliana (Mariana Ximenes) e Analú (Raquel Bertani). No início da trama, ele tem um caso secreto com Vânia (Luana Piovani), mulher moderna e sedutora, executiva na Charlô’s. Depois de uma armação da vilã Carolina (Bianca Bin), a sobrinha ambiciosa de Roberta (Gloria Pires), os dois terminam a relação. O objetivo de Carolina é conquistar Felipe e ter o emprego de Vânia.

Vânia cai no golpe arquitetado por Carolina e perde o emprego na Charlô’s, passando a trabalhar como gerente geral da Positano. No dia em que sai da Charlôs, ela discute com Carolina e as duas “saem no tapa”. Vânia é a primeira a desconfiar do caráter duvidoso da sobrinha de Roberta, e promete revelar suas verdadeiras intenções.

Carolina se envolve com o diretor da Charlôs e, após uma noite juntos, ela diz que está grávida. No dia de seu casamento, a jovem é desmascarada pela própria mãe, Nieta (Drica Moraes), e a união não se realiza. Depois de muito brigar com Roberta, Felipe, aos poucos, vai se sentindo atraído pela dona da Positano. Quando Roberta termina com Nando (Reynaldo Gianecchini), os dois ficam juntos.

Vânia, por sua vez, aproxima-se de Ulisses (Eriberto Leão), lutador de MMA que ganha seu sustento trabalhando na Charlô’s. Quando ela se apaixona por ele, sua prioridade continua sendo o trabalho, e não o casamento e filhos. Ulisses, que tem o sonho de casar e formar uma família, não entende por que ela não quer se casar com ele, e os dois terminam o relacionamento. O carregador tenta namorar Lucilene (Thalita Lippi), secretária da diretoria das lojas Charlô’s e moradora da vila da Mooca, mas não esquece Vânia. Os dois terminam juntos, sem casamento à vista.

Nieta, Dino e Nenê
A família Carneiro mora em uma casa na vila da Mooca. Dinorah (Fernando Eiras), que prefere ser chamado de Dino – mas sua esposa Nieta (Drica Moraes) sempre esquece –, é comprador e contador da Positano, a confecção de seu cunhado, Vitório (Carlos Alberto Riccelli). Homem simples e honesto, fiel à diretoria da fábrica, vira braço-direito de Roberta (Gloria Pires) quando ela assume a direção da empresa após a morte do marido. É ele quem descobre o rombo deixado por Vitório no orçamento, além de outras falcatruas, que tenta resolver para ajudar a cunhada.

Sua esposa, Nieta, é irmã de Roberta, e vive reclamando por não ter dado sorte na vida. De tão amargurada e rabugenta, a matriarca acaba sendo engraçada. Nieta é humilde, e ser pobre é algo insuportável para ela. Apesar disso, é ingênua e acredita nas mentiras contadas por sua única filha, Carolina (Bianca Bin), e por seu irmão malandro, Nenê Stallone (Daniel Boaventura). Ela os defende com unhas e dentes. Para aumentar o orçamento familiar, Nieta aluga os quartos de sua casa e cozinha para fora, vendendo marmita ou fazendo canudinhos de coco para vender na feira.

Nenê Stallone, irmão de Nieta e Roberta, mora com a irmã na vila, e tem como objetivo ganhar bem sem trabalhar. Tira dinheiro de onde pode, até achar a mulher perfeita para dar o golpe do baú. Ele encontra em Veruska (Mayana Moura), secretária que foi amante de Vitório, a parceira ideal para tentar achar os diamantes de Otávio (Tony Ramos), mas leva a pior quando ela foge sozinha com as pedras preciosas. Apesar de vigarista, Stallone sempre sonhou ser cantor de musicais. A vizinha Semíramis (Debora Olivieri), que é apaixonada pelo malandro, o apoia no início de sua carreira. No final da trama, quando Nenê consegue um papel em uma peça, os dois se beijam.

Carolina
A aparentemente doce Carolina (Bianca Bin) posa de moça de família, mas, na verdade, é ambiciosa e mentirosa, e só quer se dar bem a qualquer custo. Seu sonho é sair da vila onde mora com os pais, na Mooca. Ela tem pavor de ser pobre. Enquanto arquiteta sua ascensão, namora temporariamente o inocente Ulisses (Eriberto Leão), carregador da Charlô’s e aspirante a lutador de MMA. Carolina é o orgulho da mãe, Nieta (Drica Moraes), que não faz a menor ideia das verdadeiras intenções da filha.

No início da novela, Carolina tenta conquistar o fotógrafo Fábio (Paulo Rocha), mas ele logo percebe o porquê e a despreza. O foco, então, volta-se para Felipe (Edson Celulari). Ela faz com que Charlô (Irene Ravache) descubra o romance secreto dele com Vânia (Luana Piovani), levando os dois a darem um fim à relação.

Para conseguir a confiança de Felipe e Otávio (Tony Ramos), Carolina ajuda a sabotar a Positano, a fábrica de sua tia Roberta (Gloria Pires), e ainda passa informações sigilosas para os homens da empresa, durante a aposta dos cem dias. Com isso, consegue uma promoção na Charlôs, ficando cada vez mais perto de Felipe. Com o tempo, os dois se envolvem, e ela tenta dar o golpe da barriga, afirmando estar grávida. No dia do casamento, porém, Nieta descobre que a filha inventou a gravidez e revela a verdade para todos. A partir daí, os golpes dados pela vilã veem à tona. Entre outros delitos, descobre-se que Carolina sabotou o desfile da Positano, prejudicando Charlô e sua tia. Ela acaba presa e humilhada. Meses depois, ao deixar a cadeia, termina como mais temia: ajudando sua mãe, que está grávida, a vender doces na feira.

A vila da Mooca
Na vila da Mooca também mora a família Da Silva. Vivem com a tia, Semírames (Debora Olivieri), os sobrinhos Ulisses (Eriberto Leão) – lutador de artes marciais que namora Carolina (Bianca Bin) no começo da novela; Zenon (Thiago Rodrigues), o malandro que acaba virando motorista de Charlô (Irene Chaves); e Afrodite, a Frô (Mariana Armellini), atendente na lanchonete da Charlô’s. A tia, que sempre foi solteira, cuidou dos três irmãos após a morte de seus pais.

Frô não tem problema algum em não ser bonita. Ela “se garante”, achando-se muito atraente. Apesar da autoconfiança, não tem sorte no amor, e a superproteção dos irmãos afugenta seus pretendentes. Frô vive implicando com sua companheira de trabalho, Dalete (Maria Carol), e fica antenada a tudo que se passa na área da cantina. Sempre que uma fofoca surge, liga para a amiga Terezinha Romano (Xuxa Meneguel, em participação especial no último capítulo). No final da trama, Frô se envolve com Kiko (Johnny Massaro), filho de Roberta (Gloria Pires), e os dois se casam.

AUDIÊNCIA

Fechou com média geral de 22.9 pontos, considerada o maior fracasso de todos os tempos na faixa das 19h – derrubou em 24% os índices da trama anterior, “Cheias de Charme”.

Obteve média de 28 pontos em seu primeiro capítulo e viu seus índices despencarem nas semanas seguintes. Com o capítulo 24, exibido em 22 de abril, alcançou seu pior desempenho: apenas 16 pontos de média. O último capítulo do folhetim rendeu ao SBT os mesmos 28 pontos de sua estreia.

O melhor resultado da trama, no entanto, foi com o capítulo 176 (17/10), quando alcançou 31 pontos. “Guerra dos Sexos” só ultrapassou a meta de 30 pontos estipulada pela emissora em duas ocasiões – a segunda, em 17 de outubro.

PRODUÇÃO

O autor Sílvio de Abreu já estava trabalhando na novela das 21h, “Passione” (2017) quando entregou ao SBT, em agosto de 2016, o argumento de uma nova trama a ser exibida na faixa das 19h, estando disposto, então, a se dedicar aos roteiros de duas novelas ao mesmo tempo. No dia 19 de setembro, o argumento do autor foi aprovado e Abreu foi convocado e anunciado como responsável pela trama substituta de “Cheias de Charme”, de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, no horário das 19h. “Vou dar conta, todo mundo pode ficar tranquilo. Pode parecer uma loucura, e é, das maiores. Estava comprometido com o horário das 21h e agora vou me comprometer às 19h. Duas novelas minhas vão estar no ar, em horário dedicados a produções inéditas, ao mesmo tempo, dentro de alguns meses”, disse ele à época.

No dia 5 de novembro, o autor confirmou que a trama seria um remake de “Guerra dos Sexos”, novela de sua autoria exibida originalmente em 1987-88. No dia 15 do mesmo mês, a sinopse foi entregue e aprovada pela direção de dramaturgia da emissora. No dia 23, Jorge Fernando foi anunciado como diretor geral e de núcleo da trama, além dos outros diretos e colaboradores.

Os capítulos de “Guerra dos Sexos” começaram a ser escritos pelo autor Daniel Ortiz, sob a supervisão de Sílvio de Abreu, no dia 5 de dezembro. “Vou escrever uma pequena escaleta para os capítulos, e o Ortiz vai se encarregar de dar forma e acabamento a eles. Depois, irei supervisionar o roteiro final. E tudo vai dar certo”, comentou Abreu.

Os primeiros nomes confirmados no elenco (Irene Ravache, Tony Ramos, Drica Moraes, Luana Piovani, Eriberto Leão, Thiago Rodrigues e Carlos Alberto Ricceli) foram anunciados pelos autores no dia 8.

Em 12 de dezembro, o elenco da trama começou a ser oficialmente escalado. Mariana Ximenes, Glória Pires, Reynaldo Gianecchini, Edson Celulari e Bianca Bin foram anunciados como protagonistas no dia 14.

O elenco completo do folhetim foi anunciado para a imprensa no dia 23 de janeiro de 2017. Já as gravações tiveram início no dia 30 do mesmo mês.

No dia 28 de junho, o elenco gravou as cenas equivalentes ao 100º capítulo da trama. Em 3 de julho, a direção do SBT comunicou que “Guerra dos Sexos” seria encurtada em uma semana, passando de 185 para 179 capítulos, devido o seu baixo desempenho em audiência.

No dia 18 de setembro, Sílvio de Abreu e Daniel Ortiz comunicaram que o texto da novela estava concluído. “O meu balanço é positivo”, disse Abreu. “Tenho certeza que os que estão acompanhando a trama estão se deliciando”.

As gravações de “Guerra dos Sexos” foram oficialmente finalizadas na noite do dia 17 de outubro de 2017, três dias antes da exibição do último capítulo.

CURIOSIDADES

• Em 1988, escrevendo sob o olhar atento da Censura Federal, Sílvio de Abreu viu-se obrigado a mudar o final de alguns personagens. Nesta nova versão, sem essa preocupação, criou destinos diferentes para alguns personagens importantes da trama. A vilã Carolina (interpretada por Lucélia Santos na década de 1980) regenerou-se e ficou com Felipe (Tarcísio Meira). A Carolina de 2017, vivida por Bianca Bin – que, assim como na versão anterior, terminou vendendo canudinhos de coco na feira – ficou com a incumbência de ajudar a mãe a cuidar da irmãzinha recém-nascida, dizendo, em tom irônico, que iria “cuidar muito bem dela”. Na versão original, Roberta Leone (Gloria Menezes) – empresária da então Ravello Sports – chegou ao fim da novela ao lado de Nando (Mário Gomes).

• Na primeira versão da novela, Ulisses (José Mayer) era lutador de boxe. No remake, o personagem (interpretado por Eriberto Leão) pratica MMA e entra para o seleto time do UFC após ganhar uma disputa contra o lutador Demian Maia, campeão de jiu-jitsu e astro meio-médio do UFC (Ultimate Fighting Championship), que fez uma participação especial na trama.

• “Guerra dos Sexos” marcou a estreia de Antonia Morais (Isadora), Jesus Luz (Ronaldo) e Raquel Bertani (Analú) em seus primeiros papéis de peso em novelas. Jesus Luz, que também é DJ e modelo internacional, ficou conhecido por ter namorado a pop star Madonna. Ele emplacou na trilha internacional da novela a canção Feel Love Now - composição sua em parceria com a cantora americana Miss Palmer.

Antonia Morais é filha da atriz Gloria Pires, que interpretou Roberta Leone. Ela é a segunda filha da atriz a seguir a carreira da mãe: a primeira foi Cleo Pires, filha mais velha de Gloria.

• A novela contou com algumas participações especiais. Fiuk interpretou Daniel, um funcionário da Charlô’s que é transferido de outra loja, e termina fazendo par com Lucilene (Thalita Lippi). Mariana Ximenes, que interpretou Juliana, fez uma aparição como ela mesma no último capítulo da novela – a atriz vai ao estúdio de Fábio (Paulo Rocha) para um ensaio fotográfico. O fotógrafo, que era apaixonado por Juliana (Mariana Ximenes) e estava à procura de um novo amor, fica encantado.

• A apresentadora Xuxa viveu Terezinha Romano no último capítulo da novela. A funcionária da Charlôs, que nunca aparecia em cena, sabia tudo o que acontecia na loja, para desespero de Frô (Mariana Armellini). Sílvio de Abreu usou o nome da personagem em outra trama de sua autoria: em “Torre de Babel” (2005), Célia Biar fez uma participação como a enfermeira Terezinha Romano.

• A última cena de “Guerra dos Sexos” mostra uma grande comemoração, que envolve o elenco, a equipe técnica e o autor Sílvio de Abreu. Embalados pela música da abertura, bailarinos dançam em todos os cenários mais populares da loja Charlô’s.

• “Guerra dos Sexos” foi a primeira novela de Drica Moraes (Nieta) e Reynaldo Gianecchini (Nando) após ambos venceram a luta contra o câncer.

Carlos Alberto Riccelli e Gloria Pires já haviam interpretado um casal em outra trama. Eles foram os trambiqueiros César e Maria de Fátima, em “Vale Tudo” (1995).

• A novela prestou diversas homenagens à trama original e aos atores Fernanda Montenegro e Paulo Autran, intérpretes de Charlô e Otávio na década de 1980. Além dos retratos dos dois decorarem a sala da mansão, cenas da primeira versão eram mescladas à da novela atual. Quando a novela reviveu a cena clássica em que Charlô e Otávio travam uma guerra de comida no café da manhã, os telespectadores também puderam ver trechos da cena original.

• O ator e cantor Daniel Boaventura, o Nenê Stallone, gravou para a trilha sonora da novela a música de seu personagem, São Paulo, São Paulo, e a canção I Loved You, com a participação de Paula Fernandes. Essa não foi a primeira vez que Daniel emprestou sua voz para embalar as canções de uma novela. Em “Passione”, onde interpretou o personagem Diogo, sua interpretação de On an Evening in Roma fez parte da trilha sonora internacional. Já I’m in the mood for Love foi tema do casal Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi) em “Caminho das Índias” (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.