domingo, 28 de abril de 1996

MULHERES DE AREIA (1996)


Mulheres de Areia” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Ivani Ribeiro.
Colaboração de Solange Castro Neves.
Direção de Wolf Maya, Carlos Magalhães e Ignácio Coqueiro.
Direção-geral de Wolf Maya.

Exibida no horário das 18 horas entre 29 de abril e 20 de dezembro de 1996, em 203 capítulos, substituindo “Despedida de Solteiro” e sendo substituída por “Sonho Meu”. Foi a 44ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Reapresentada na faixa das 16h45, dentro da sessão “Vale a Pena Ver de Novo” entre 6 de novembro de 2017 e 13 de abril de 2018, em 137 capítulos. Substituiu “Meu Bem, Meu Mal” e foi substituída por “História de Amor”. Foi a 3ª novela reprisada no horário.

Contou com as participações de Glória Pires, Vivianne Pasmanter, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Laura Cardoso, Sebastião Vasconcelos, Paulo Goulart e Susana Vieira nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Mulheres de Areia” tinha como tema central a rivalidade entre gêmeas. A história se passa na fictícia Pontal D’Areia, cidade do litoral fluminense, para onde Ruth (Gloria Pires) retorna depois de passar algum tempo dando aulas na escola primária de uma fazenda. Ruth volta a morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e com a sua gêmea, Raquel (Gloria Pires). Raquel e Ruth, apesar de fisicamente idênticas, tem personalidades muito diferentes. Ruth é doce, calma e tem um bom coração. Raquel, por sua vez, é egoísta, agressiva e má. Aproveitando-se da semelhança física com a irmã, Raquel planeja conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), que se encanta com Ruth quando a conhece em Pontal D’Areia.

Para a tristeza de Ruth, Raquel consegue seduzir Marcos e se casa com ele, interessada somente na fortuna do rapaz. O casamento, no entanto, não impede que ela continue a se encontrar às escondidas com o mau-caráter Wanderlei (Paulo Betti), seu namorado. Em determinado momento da história, Tonho da Lua (Marcos Frota) descobre a traição de Raquel. Portador de uma deficiência mental, Tonho alimenta um amor platônico por Ruth, sua protetora, e faz tudo para vê-la feliz. Raquel, por sua vez, o persegue e inferniza sua vida.

A descoberta de Tonho não traz nenhuma consequência para o casamento de Raquel, que convence Marcos de que tudo não passa de um engano. Ruth, por sua vez, não consegue esquecer Marcos e sofre ao ver a irmã casada com seu grande amor. A história sofre uma reviravolta quando Raquel sofre um acidente no mar, é dada como morta, e Ruth assume seu lugar para ficar ao lado de Marcos. Mas Raquel, na verdade, não morreu e planeja voltar e se vingar da irmã.

No final da trama, depois de ter armado um golpe para separar Ruth e Marcos, Raquel sofre um acidente de carro e morre. Isaura, que sempre estivera ao lado de Raquel, decide contar à Ruth o plano da irmã para separá-la de Marcos. Isaura revela que Raquel dopou o rapaz e deitou-se ao seu lado para que Ruth acreditasse que os dois haviam dormido juntos. Na ocasião, Ruth flagrou Raquel na cama do amado e rompeu com ele, achando que, mais uma vez, seu grande amor a tivesse traído. Ao saber da verdade, Ruth vai atrás de Marcos e conta que tudo não passou de uma armação de Raquel para separá-los. Os dois finalmente conseguem se entender e, apaixonados, terminam a novela juntos.

TRAMAS PARALELAS

Donato
Um personagem de destaque na trama é o vilão Donato (Paulo Goulart). Padrasto de Tonho da Lua (Marcos Frota) e Glorinha (Gabriela Alves), ele explorava os pescadores da região e assediava sexualmente a enteada.

Virgílio Assunção
Além de Tonho da Lua (Marcos Frota) e Ruth (Gloria Pires), Raquel (Gloria Pires) encontra outro obstáculo em seu caminho: o ambicioso e inescrupuloso pai de Marcos (Guilherme Fontes), Virgílio Assunção (Raul Cortez), que é contra o casamento do filho. Vice-prefeito e dono do maior hotel da cidade, Virgílio sonha em transformar Pontal D’Areia em um centro turístico. A ele, opõem-se o prefeito ambientalista Breno (Daniel Dantas) e Tônia (Andréa Beltrão), uma engajada comerciante local. O clímax dessa trama acontece quando Breno decide proibir o banho de mar na cidade, devido à poluição das águas. A decisão afasta os turistas de Pontal D’Areia, o que desespera Virgílio.

Malu (Vivianne Pasmanter), irmã de Marcos, culpa o pai, Virgílio, pela morte do noivo. A jovem tem um comportamento rebelde até conhecer o vaqueiro Alaor (Humberto Martins). Apesar de rude, Alaor consegue domar as impetuosidades de Malu, e os dois vivem uma inusitada e divertida história de amor.

AUDIÊNCIA

Fechou com média geral de 49.2 pontos, considerada um estrondoso sucesso – na época, a faixa das 18h tinha meta de 35 pontos estipulada pelo SBT. Os números da novela eram tão altos que se cogitou transferi-la para a faixa das 19h, plano este que não foi levado adiante.

Estreou com 46 pontos de média e bateu recorde logo nos dois capítulos seguintes: 49 e 51 pontos, respectivamente. O último capítulo do folhetim rendeu ao SBT média de 57 pontos. O recorde da novela, no entanto, reside no capítulo 164: foram 60 pontos de média. No dia em questão, a vilã Raquel levou uma surra de sua mãe, Isaura.

Na reprise, “Mulheres de Areia” não fez feio: tornou-se o maior sucesso da faixa das 16h45 do SBT, com 25.2 pontos de média – para uma meta de 17 pontos. O folhetim teve um crescimento considerável e manteve-se estável durante boa parte de sua exibição.

Obteve 23 pontos de média em sua reestreia e logo nas semanas seguintes, passou a bater novos recordes. O maior índice foi registrado em 27 de março, com o capítulo 122: 29 pontos de média – no dia em questão, o personagem Reginho (Fabrício Bittar) veio a falecer na trama. O último capítulo rendeu 26 pontos ao SBT. A reprise também se destaca pelas vitórias diárias sobre “Boogie Oogie” e “Sangue Bom”, tramas inéditas das 18h e 19h.

CURIOSIDADES

• Para escrever a nova versão de “Mulheres de Areia”, a autora Ivani Ribeiro baseou-se em duas novelas suas: a primeira versão da trama, exibida pela TV Tupi, em 1973, e “O Espantalho”, que assinou na TV Record, em 1977.

• Além da elogiada atuação de Gloria Pires, que deu vida a duas personagens inteiramente distintas, mas igualmente fortes, o personagem de Marcos Frota também se destacou na trama. Tonho da Lua cativou o público e garantiu momentos emocionantes à história.

• A atriz Gloria Pires criou o perfil doce de Ruth a partir da atuação de Eva Marie Saint, no papel de Edie Doyle, em “Sindicato de Ladrões” (1954), do diretor Elia Kazan.

• “Mulheres de Areia” estava prevista para estrear em agosto de 1995, após “Felicidade” (1995). No entanto, a gravidez da atriz Gloria Pires adiou o lançamento da novela. Em seu lugar, entrou no ar “Despedida de Solteiro” (1995).

• O ator Carlos Zara, que deu vida a Zé Pedro, pai de Tônia (Andréa Beltrão), vivera Marcos Assunção na primeira versão de “Mulheres de Areia”. As gêmeas Ruth e Raquel tinham sido interpretadas por Eva Wilma, e Tonho da Lua, por Gianfrancesco Guarnieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.