domingo, 13 de agosto de 2017

JUSTIÇA (2017)


Justiça” é uma mininovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de Manuela Dias.
Colaboração: Mariana Mesquita, Lucas Paraizo e Roberto Vitorino.
Direção: Luísa Lima, Walter Carvalho, Isabella Teixeira e Marcus Figueiredo.
Direção artística: José Luiz Villamarim.

Exibida no horário das 22 horas entre 14 de agosto e 8 de setembro de 2017, em 20 capítulos. Foi a trama responsável por reabrir a faixa para telenovelas.

Sem um protagonista definido, cada semana retrata diferentes tramas que se cruzam, contando com Débora Bloch, Marina Ruy Barbosa, Jesuíta Barbosa, Adriana Esteves, Jéssica Ellen, Cauã Reymond, Drica Moraes, Antonio Calloni, Julia Dalavia, Camila Márdila, Cássio Gabus Mendes, Enrique Díaz, Marjorie Estiano, Luisa Arraes, Vladimir Brichta, e Leandra Leal nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Justiça” conta quatro histórias diferentes e intercaladas. Em comum, crimes ocorridos na mesma noite em 2009, em Recife. A trama mostra um playboy que mata a noiva ao flagrá-la nos braços de outro; uma mulher presa por atirar em um cachorro; uma futura estudante de jornalismo detida com drogas; e um homem que realiza eutanásia na mulher. Sete anos depois, essas quatro pessoas saldam suas dívidas com a Justiça e deixam a penitenciária. Entretanto, as marcas do passado são penosas e a retomada da vida é um desafio.

VICENTE
O dia é 28 de junho de 2009. Após reatar o namoro com Isabela (Marina Ruy Barbosa), Vicente (Jesuíta Barbosa) a pede em noivado. O relacionamento dos dois é conturbado porque o playboy é controlador e ciumento. A situação do casal piora quando a empresa de ônibus do pai do jovem, Euclydes Menezes (Luiz Carlos Vasconcellos), abre falência. Antenor (Antonio Calloni), um dos sócios de Euclydes na GTransportes e padrinho de Vicente, comete um desfalque na firma e foge do país.

Ao saber da nova condição financeira do noivo, Isabela passa a reconsiderar a vida ao lado dele. Além de não gostar da personalidade intempestiva de Vicente, ela descarta a ideia de mudar de nível social. Antes do rompimento, Isabela é vítima de um crime passional. Ao flagrá-la nos braços do ex-namorado, Otto (Pedro Lamin), Vicente atira nela. Elisa (Deborah Bloch), professora universitária e mãe de Isabela, presencia a cena, em choque. Vicente é preso e condenado por assassinato.

A vingança
Elisa não se conforma com a perda da filha e acredita que a única forma de fazer justiça é matar Vicente, o assassino de Isabela. Ela se torna uma exímia atiradora e não abre mão da vingança. Em 2016, Elisa namora Heitor (Cássio Gabus Mendes), professor e reitor na universidade onde ela leciona ética na faculdade de direito.

Heitor tenta impedir Elisa de levar adiante seu plano de vingança, mas a namorada está decidida. No dia em que Vicente finalmente ganhará a liberdade, Elisa o aguarda na saída da penitenciária. Mas, ao vê-lo com uma nova família, Elisa recua.

Vida nova
Ainda no presídio, Vicente se casou com Regina (Camila Mardila), a prima de um preso que conheceu em um domingo de visita. Juntos, eles são pais da pequena Isabela (Fabiana Ferreira). O sonho de Regina é construir um futuro melhor para a família. Para garantir os estudos da filha e pagar as contas de casa, ela vende empadinhas na rua. 

O Vicente que deixa a cadeia é outro. Transformado e arrependido, vai morar com a nova família em um apartamento simplório do edifício Holiday, em Recife. Perturbado pelo passado, Vicente, que desistiu de se suicidar após o nascimento da filha, deseja o perdão de Elisa. Para isso, vai à casa da professora, mas é expulso por ela. Heitor assiste ao episódio e tenta mostrar para a namorada que o jovem mudou.

A reaproximação
Convidado por Heitor, Vicente passa a frequentar a faculdade de direito. Em um primeiro momento, Elisa fica transtornada com a presença do assassino de sua filha em sala de aula. Aos poucos, no entanto, ela cede às pressões do namorado e do próprio Vicente e, mesmo confusa, reaproxima-se do ex-presidiário.

Elisa descobre que, no passado, Isabela engravidou de Vicente, mas abortou o bebê. A professora se torna a orientadora da tese de mestrado do rapaz e consegue um estágio para ele na universidade. O convívio entre os dois aumenta, e Elisa se torna madrinha de batismo da pequena Isabela.

O passado de Vicente não incomoda Regina, mas a aproximação dele com Elisa a deixa perturbada. Desconfiada do envolvimento dos dois, a comerciante vai à casa da professora e, após confirmar suas suspeitas, termina o relacionamento. Heitor, por sua vez, também estranha o comportamento da namorada e acaba se envolvendo com uma aluna.

Fim
Elisa e Vicente se afastam. Ela reata com Heitor; e ele, arrependido, procura Regina. Diante da promessa de que o marido vai mudar, a vendedora de empadas o aceita de volta e fica feliz ao saber que ele foi aprovado no mestrado. A felicidade da família, no entanto, é interrompida por uma fatalidade.

A caminho de casa para comemorar com a mulher e a filha, Vicente oferece uma carona para Elisa na saída da faculdade. Durante o trajeto, a professora confessa que não conseguiu perdoá-lo. De repente, um caminhão bate forte no lado de Vicente, que fica gravemente ferido. Elisa não pede socorro e vê o assassino da filha morrer ao seu lado.

Com a morte de Vicente, Elisa consegue, finalmente, seguir adiante com sua vida. Já Regina fica devastada com a perda do marido. Para ela, a professora está envolvida, de alguma maneira, com ao trágico desfecho de Vicente. A partir de então, passa a nutrir um desejo de vingança.

Na última cena dessa história, Regina aparece treinando tiro, assim como Elisa no começo da série.

FÁTIMA
A família é o maior bem de Fátima (Adriana Esteves). Casada com Waldyr (Ângelo Antônio), motorista de ônibus na empresa GTransportes, e mãe de Mayara (Leticia Salatiel/Julia Dalavia) e Jesus (Bernardo Berruezo/Tobias Carrieres), ela leva uma vida simples. É faxineira na casa da professora Elisa (Débora Bloch) e mora na periferia quase rural de Recife. O sossego de Fátima termina quando, em 2009, o policial Douglas (Enrique Diaz) e sua namorada Kellen (Leandra Leal) se mudam para a casa vizinha. Furacão, o cachorro do casal, invade a festa de aniversário da primogênita, provocando tumulto e acabando com a comemoração.

As invasões do animal se tornam constantes. Além de provocar o medo nas crianças, o cachorro destrói as plantações e ataca as galinhas que a família mantém no quintal.  Afora os problemas com a vizinhança, Fátima lida com a perda do emprego do marido. Inconformado com a falência da empresa de ônibus, Waldyr bebe, se envolve em uma briga no bar e acaba internado no hospital após ser esfaqueado. No mesmo dia, o cão dos vizinhos persegue e morde o pequeno Jesus. Para defender o filho, Fátima atira no bicho.

Injustiça
Apaixonado por seu cachorro, Douglas arma um flagrante contra Fátima. O policial “planta” duas latas de droga no jardim da vizinha, e ela é presa como traficante. Após ficar sete anos na cadeia, Fátima não pensa em vingança. Ela só quer ter a família de volta. Entretanto, tudo está diferente. Com a morte do pai e a prisão da mãe, Jesus (Tobias Carrieres) se tornou menino de rua, e Mayara (Julia Dalavia), já com 18 anos, trabalha como prostituta. 

Ao retornar para sua antiga casa, Fátima reencontra Douglas. Abandonado por Kellen, o policial está em depressão. Apesar de ser o responsável pela injustiça cometida contra ela, Fátima se compadece e o ajuda. Com o tempo, os dois passam a ter uma boa convivência.

Nova realidade
Após receber um salário atrasado da antiga patroa – e com as dicas de sua mais nova amiga, Regina – Fátima começa a vender quentinhas. Nos primeiros dias de trabalho, ela é roubada por um grupo de pivetes, entre eles seu filho Jesus. Os dois se reconhecem, mas o menino foge com o bando de amigos. Depois, vai atrás da mãe em sua antiga casa para devolver o dinheiro e os documentos. Eles voltam a viver juntos, mas a felicidade de Fátima ainda está incompleta. Falta encontrar Mayara.

Para ajudar a vizinha, Douglas dá o endereço do prostíbulo onde Mayara trabalha – Snack Night Club, uma sauna administrada por Kellen e Celso (Vladimir Brichta). Fátima vai ao encontro da filha para trazê-la de volta pra casa, mas a jovem se recusa pois deseja se vingar de Kellen.

Novos amores
Fátima passa a vender quentinhas na entrada de uma obra e, durante o trabalho, conhece Firmino (Júlio Andrade) – peão durante o dia e músico à noite. Dias antes, ele já havia prestado atenção em Fátima durante um show. Os dois iniciam uma amizade que se transforma, aos poucos, em namoro.

Durante um encontro do casal, Fátima conhece Oswaldo (Pedro Wagner), irmão de Firmino. O cantor revela à namorada que Oswaldo é acusado de estuprar uma jovem no passado. Por isso os dois não têm uma boa relação. Diante da revelação, a comerciante conta que passou sete anos na cadeia.

Enquanto Fátima reconstrói a vida ao lado de um novo amor, Douglas parece ter esquecido Kellen. Após conhecer Irene (Clarisse Pinheiro) na cantina da faculdade durante uma missão, o policial a convida para sair. Os dois engatam um namoro, e Douglas logo a pede em casamento.

Diarista
Fátima é contratada para cobrir as férias da empregada de Elisa, sua antiga patroa. Feliz em retomar o emprego, a diarista, no entanto, estranha a presença de Vicente (Jesuíta Barbosa), assassino da filha da professora, na casa. Fátima fica incomodada ao perceber a relação que existe entre os dois, principalmente pelo fato de Vicente ser marido de sua amiga Regina. Após presenciar uma discussão entre Elisa e Regina, Fátima pede demissão.

Vingança
Mayara nunca perdoou Kellen por ter armado, junto com Douglas, a prisão injusta de Fátima há sete anos. Para se vingar, adotou o codinome Suzy e entrou para a Snack Night Club, sauna administrada por Kellen. Sem saber sua verdadeira identidade, a gerente se torna amiga da garota de programa.

Mayara conhece Rose (Jéssica Ellen) na praia e a ajuda a ficar mais próxima de Celso, namorado e sócio de Kellen. Ao descobrir a amizade entre as duas, a loira briga com a funcionária. Durante a discussão, Kellen dá uma navalhada na rival.

Após ver a filha hospitalizada, Fátima ameaça a antiga vizinha e exige que ela fique longe de Mayara. A jovem volta para casa e deixa de trabalhar na sauna, mas não larga a prostituição.

Fim
Quando a vida de Fátima parece voltar ao normal, a vendedora é ameaçada, mais uma vez, por um policial, que cobra quentinhas para deixá-la trabalhar na rua. Cansada de ceder às chantagens, Fátima o enfrenta e acaba sendo levada para o camburão. Jesus vê a cena e pede ajuda a Firmino e Douglas. Os dois conseguem salvá-la. E, para agradecer a atitude do vizinho, Fátima dá para Douglas um filhote de cachorro. 

A poucos dias de seu casamento com Irene, Douglas reata com Kellen, que fugiu da sauna com o dinheiro de Celso. Os dois viajam para um lugar paradisíaco e, juntos, fazem planos para abrir uma sauna. Fátima lamenta a novidade, mas acata a decisão do amigo. Com a partida dos vizinhos, a vendedora vê sua vida mudar novamente quando Firmino a pede em casamento.

ROSE
Débora (Luisa Arraes) e Rose (Jéssica Ellen) cresceram juntas. Rose é filha de Zelita (Teca Pereira), empregada doméstica que ajudou a jornalista Lucy (Fernanda Viana) a criar a filha, Débora. Em 2009, as adolescentes estavam eufóricas com o aniversário de 18 anos de Rose e também com a sua aprovação no vestibular para Jornalismo. Para comemorar, decidem ir a um luau à beira-mar.

Em meio à alegria da noite, as duas compram com Celso (Vladimir Brichta) – o dono do quiosque e com quem Rose mantinha um romance – algumas drogas para dividirem com outros amigos. A comemoração não termina bem. A polícia faz uma batida no local e Douglas (Enrique Diaz) revista alguns jovens. Rose é detida com drogas, enquanto Débora é liberada e assiste, de longe, a amiga ser presa.

Sem mágoas
Em 2016, Rose – que perdeu sua vaga na universidade e foi privada de ir ao enterro da mãe – deixa a prisão e encontra uma nova Débora. Sua amiga agora é casada com Marcelo (Igor Angelkorte) e trabalha como professora de educação infantil. Entretanto, Débora não é feliz. Enquanto Rose esteve presa, ela foi estuprada durante um bloco de carnaval. E, obcecada pelo desejo de vingança, não consegue seguir com sua vida.

Indignada, Rose oferece ajuda para encontrar o estuprador que nunca foi preso. As duas iniciam uma caçada que põe em risco o futuro de Débora com Marcelo.

Reencontro
Rose e Celso se reencontram após sete anos e retomam a história interrompida pela prisão da jovem. Para ajudá-la, Celso a oferece um emprego no quiosque, prontamente aceito por Rose. A aproximação dos dois, no entanto, desperta o ciúme de Kellen (Leandra Leal).

Além do quiosque na praia, Celso é um dos donos da Snack Night Club, casa noturna gerenciada por Kellen, até então sua namorada. O local é frequentado por homens poderosos de Recife, como Antenor Ferraz (Antônio Calloni), um aspirante ao cargo de governador que está na mira de Maurício (Cauã Reymond).

Maurício e Celso são sócios na sauna. Os dois já se conheciam desde 2009, quando Celso forneceu o produto para a eutanásia de Beatriz (Marjorie Estiano), mulher do contador.

Crise na relação
Desde a chegada de Rose, o relacionamento de Débora e Marcelo ficou estremecido. O técnico em Informática desconfia do caráter da ex-presidiária e não apoia a busca da mulher por seu algoz. A essa altura, a identidade do criminoso já foi revelada – trata-se do pintor de paredes Oswaldo (Pedro Wagner), irmão de Firmino (Julio Andrade).

Na tentativa de fazê-la desistir dessa caçada obstinada, Marcelo propõe que os dois adotem um bebê. Débora fica animada com a ideia, afinal sempre quis ter um filho, mas ainda assim não esquece seu desejo de vingança. Até que Marcelo, estranhando o comportamento da mulher, encontra um retrato-falado do estuprador em sua bolsa. Os dois discutem e se separam.

Gravidez
Durante um dia de trabalho no quiosque, Rose é abordada por Kellen. A gerente da Snack Night Club não gosta da nova funcionária do namorado e faz questão de deixar claro que ela é a mulher de Celso. Mas Rose não se intimida com as ameaças de Kellen.

Rose conhece Mayara (Júlia Dalavia), e as duas se tornam amigas. Quando descobre que está grávida, Rose é incentivada pela garota de programa a contar a novidade a Celso. O dono da Snack Night Club reage com alegria, convida Rose para morar com ele e termina a relação com Kellen.    

Ao contarem a novidade a Débora, Celso e Rose ficam sabendo que ela, enfim, localizou o estuprador. Após o encontro com o casal, no entanto, Débora recebe a visita inesperada de Marcelo. E sentindo-se sozinha, mente ao ex-marido, dizendo que desistiu da ideia de se vingar. Marcelo não contém a felicidade, e os dois reatam.

Fim
Marcelo e Débora retomam a ideia da adoção. Mas no dia do encontro com a assistente social, Débora some. Com a ajuda dos capangas de Celso, a jovem vai atrás de Oswaldo. Durante o acerto de contas com o criminoso, ela perde o controle e o mata. Antes de fugir, Débora deixa um bilhete assumindo o assassinato.

Preocupado com o sumiço da mulher, Marcelo vai atrás dela no endereço que encontrou anotado em um papel em casa. Ao chegar ao local, acha o bilhete escrito por Débora, mas o joga fora para protegê-la. Livre para finalmente seguir adiante, Débora segue sem rumo por uma estrada até conseguir uma carona.

Enquanto a amiga faz justiça com as próprias mãos, Rose tenta reconstruir a vida ao lado de Celso. Além do filho que espera, adota a pequena Jéssica, filha de uma amiga da prisão. O casal se muda para a casa que era de Maurício. Celso ainda surpreende a mulher com um laptop e a encoraja a seguir com o antigo sonho de ser jornalista.

MAURÍCIO
Maurício (Cauã Reymond) e Beatriz (Marjorie Estiano) estão no auge do relacionamento em 2009. Apesar de viver uma situação complicada no trabalho – a empresa na qual trabalha, a GTransportes, abriu falência após um golpe do sócio Antenor (Antonio Calloni) –, o contador está orgulhoso com a realização profissional da mulher. Beatriz acaba de estrear um espetáculo de dança muito bem-recebido pela crítica. 

Um acidente, no entanto, muda a vida do casal. Ao sair do teatro após uma apresentação, Beatriz é atropelada por Antenor, que foge sem prestar socorro. Maurício assiste à cena, desesperado. A demora da ambulância é determinante no quadro da jovem bailarina que fica tetraplégica. Inconformada com a nova condição, Beatriz implora pela a eutanásia.

O contador cede ao apelo da amada e compra uma substância letal com Celso (Vladimir Brichta). Antes de morrer, Beatriz grava um depoimento inocentando o marido. Mesmo assim, Maurício é preso e condenado por assassinato.

O troco
Durante os sete anos na prisão, Maurício se tornou sócio de Celso na Snack Night Club e multiplicou os lucros do negócio. Ao deixar a cadeia, tem um único objetivo: se vingar de Antenor. O empresário, que permanece impune, está em plena campanha para governador do estado de Pernambuco.

Com a ajuda de Celso, Maurício se aproxima de Antenor e oferece dinheiro para bancar a candidatura do rival. O contador conquista a confiança do político. Em uma primeira tentativa de matar o candidato, oferece um helicóptero sabotado para ele. Seu plano não dá certo – Antenor escapa com vida do acidente aéreo, e o episódio aumenta sua popularidade.

Nova estratégia
Maurício adota outra estratégia e se aproxima de Vânia (Drica Moraes), candidata à primeira-dama. Cantora frustrada e sem o amor do marido, Vânia é alcoólatra, assina papéis sem ler para Antenor e parece não se importar com o dinheiro proveniente de uma ONG de fachada do político. Ela só não se conforma com o desprezo dele.

Durante uma crise de ciúmes, Vânia rastreia o carro de Antenor e o encontra na Snack Night Club. Ela o flagra com Mayara (Julia Dalavia), provoca uma confusão e acaba expulsa da casa noturna pelo próprio marido. Inconformada, busca consolo no bar e encontra Maurício. Com o foco em Antenor, o contador se aproveita de sua carência e a seduz.

Já envolvida por Maurício e cansada de ser maltratada pelo marido, Vânia concorda em revelar todas as fraudes de Antenor para a jornalista Lucy (Fernanda Viana). A entrevista é exibida em rede nacional durante um debate político.

Fim
Após denunciar o marido, Vânia procura Maurício, mas é rejeitada pelo contador. Desorientada com mais essa traição e sem ter para onde ir, segue para um hotel. Antenor não a perdoa por ter tentado acabar com sua reputação e, revoltado, vai atrás da mulher. Na discussão, Vânia acaba caindo da janela do quarto.

A imagens das câmeras de segurança do hotel mostram que Antenor esteve no local no dia da morte de Vânia. E, apesar de ter sido um acidente, ele é preso. Após revelar todo o seu plano de vingança a Antenor quando vai visitá-lo na cadeia, Maurício sofre um atentado cometido pelos capangas do político. Recuperado, o contador decide ir embora de Recife para recomeçar a vida em outro lugar. Na estrada, acaba dando carona para Débora (Luisa Arraes), que vaga sem rumo. Os dois seguem viagem juntos.

AUDIÊNCIA

Fechou com média geral de 26.5 pontos, considerada um sucesso. O folhetim estreou com média de 30 pontos, sendo este seu melhor resultado, e despediu-se do público com 26 em seu capítulo final.

PRODUÇÃO

As discussões sobre a reavitação da faixa das 22 horas para telenovelas começou, nas salas de reuniões do SBT, em 2014. Em julho de 2016, a pedido da direção da emissora, a roteirista Manuela Dias começou a trabalhar na sinopse de uma mininovela para ser lançada como teste no segundo semestre de 2017. Em 13 de fevereiro daquele ano, o SBT anunciou que a faixa das 22h seria reativada com a trama de Manuela Dias, com previsão de estreia para agosto.

No dia 17 de março, a autora entregou a sinopse completa do folhetim para a direção de dramaturgia do SBT. No dia 27 do mesmo mês, foi anunciado “Justiça” como título provisório da trama, já evidenciando que a novela abordaria este tema de diversas maneiras. No dia 5 de abril, José Luiz Villamarim foi anunciado como diretor-geral e artístico da novela, bem como seus diretores assistentes e os colaboradores para auxiliar Manuela Dias no roteiro.

Os capítulos de “Justiça” começaram a ser escrito pela autora no dia 17 de abril. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Marina Ruy Barbosa, Marjorie Estiano e Ângelo Antônio) foram anunciados por Dias no dia 21. No dia 24, o elenco começou a ser oficialmente escalado.

Em 16 de maio, Manuela Dias comunicou que o roteiro de todos os 20 capítulos da mininovela já estavam todos concluídos – o título “Justiça” também foi confirmado como oficial.

As gravações da trama tiveram início em 12 de junho, no Recife. Atores como Cauã Reymond e Drica Moraes, que já estavam trabalhando em outras novelas da casa (“Passione” e “Guerra dos Sexos”, respectivamente), foram afastados para que pudessem viajar e dar vida aos novos personagens. O período de filmagens durou 29 dias, chegando ao fim em 11 de julho, pouco mais de um mês antes da estreia da trama.

CURIOSIDADES

• O formato e a narrativa da mininovela eram inovadores. Exibida de segunda a sexta-feira, “Justiça” foi composta por quatro histórias independentes, mas interligadas. O ator que é protagonista de uma trama, aparece como figurante na outra história, por exemplo. Cada semana foi dedicada a um determinado núcleo. Em comum, Recife, a cidade onde tudo aconteceu.

• A autora Manuela Dias se inspirou em um caso verídico para escrever a trama. O marido de sua empregada foi preso por ter matado o cachorro do vizinho. Ela ficou mobilizada com a história e passou a refletir sobre as leis e as punições que variam com o tempo e a sociedade. “Justiça” não discutiu leis ou processos jurídicos. A trama abordou o conceito de justo sob o ponto de vista ético e moral. Perdão e arrependimento foram temas satélites dessa discussão, assim como a vingança.

• A mininovela ainda contou com aberturas diferentes. A primeira versão, exibida na estreia da trama, mostrava a imagem do edifício Holiday, arquitetura clássica de Recife. Outras aberturas exibiam um cachorro de rua que procurava comida na sarjeta, meninos que brincavam de pular em um açude na beira da estrada, e velas em uma igreja que eram apagadas por uma chuva não planejada. Todas as cenas foram gravadas exclusivamente para a abertura em locações reais da capital pernambucana durante quatro dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.