domingo, 15 de outubro de 2017

INSENSATO CORAÇÃO (2017)


Insensato Coração” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Gilberto Braga e Ricardo Linhares.
Colaboração: Ângela Carneiro, Maria Helena Nascimento, Nelson Nadotti, João Ximenes Braga, Fernando Rebello, Izabel de Oliveira e Sérgio Marques.
Direção: Cristiano Marques, Flávia Lacerda, Maria de Médicis e Luísa Lima.
Direção-geral: Dennis Carvalho e Vinícius Coimbra.
Núcleo: Dennis Carvalho.

Exibida no horário das 21 horas entre 16 de outubro de 2017 e 18 de maio de 2018, em 185 capítulos. Substituiu “Passione” e foi substituída por “Fina Estampa”. Foi a 75ª “novela das nove” exibida pela emissora.

Contou com as atuações de Glória Pires, Gabriel Braga Nunes, Paolla Oliveira, Eriberto Leão, Herson Capri, Deborah Secco, Antônio Fagundes e Camila Pitanga nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Escolhas amorosas, dificuldade de amar e relacionamentos familiares dão a tônica de “Insensato Coração”, que traz como trama central uma clássica história de amor, vivida pelos personagens Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira). Os dois são surpreendidos por uma paixão avassaladora que irrompe no primeiro capítulo, durante o sequestro do avião em que viajam. Enquanto lutam para salvar suas vidas, eles se conhecem e se apaixonam. O casal tem de enfrentar uma série de obstáculos para concretizar seu amor, entre eles lidar com o mau-caratismo de Léo (Gabriel Braga Nunes), irmão do herói, que sempre se achou preterido pelo pai, Raul (Antonio Fagundes), amargando uma inveja do irmão mais novo. A relação de Raul com os dois filhos é um dos pilares da trama.

Pedro é um piloto de táxi-aéreo, com uma bem-sucedida carreira pela frente, que está de casamento marcado com Luciana (Fernanda Machado), namorada da adolescência. Ele mora em Florianópolis, sua cidade natal, com a mãe, Wanda (Natália do Vale), o irmão, Léo, e o pai, Raul, seu maior exemplo de ética, dignidade e responsabilidade.

A relação de Léo e Pedro, por sua vez, não é o que parece. Pedro é correto, gentil e trabalhador. Foi feito na mesma forma do pai, com quem se entende sem fazer o menor esforço. Além da afinidade, pai e filho se admiram mutuamente. Já Léo é diferente. Ele quer ser amado, respeitado e admirado como o irmão, mas prefere conseguir isso pelo caminho mais curto, sem fazer esforço. Wanda protege o primogênito e, ao contrário de Raul, sempre faz vista grossa para os desvios que Léo comete, motivo de muitas desavenças na família Brandão. Para Wanda, Raul gosta mais de Pedro do que de Léo. Raul, no entanto, sabe que Léo não é uma pessoa confiável, e sofre com isso, além de decepcionar-se sempre que confirma esse sentimento. Essa relação familiar conflituosa ajudou a alimentar a inveja que Léo sempre sentiu do irmão, levando-o a cometer os piores atos, sempre com dissimulação, para provar que pode vencer na vida – inclusive atrapalhar o romance de Marina e Pedro. Em nenhum momento, porém, Léo deixa transparecer a raiva que tem de Pedro, e mostra-se sempre amigo e solidário.

Marina é uma jovem profissional do design, inteligente, rica e determinada, que acaba de chegar da Itália para montar um escritório no Rio de Janeiro. Foi criada e educada pela avó, a empresária Vitória Drumond (Nathalia Timberg), depois que seus pais morreram em um acidente de carro. Cresceu ao lado da prima Bibi (Maria Clara Gueiros), cuja mãe, também filha de Vitória, morreu no mesmo acidente.

Coincidentemente, Marina estava indo para Florianópolis para ser madrinha do casamento de Luciana. As duas estudaram juntas nos Estados Unidos e ficaram próximas, mas Marina não conhecia Pedro, e vice-versa. Quando, após o incidente no avião, Luciana apresenta a amiga ao noivo, o choque é imediato. Pedro até que tenta seguir com o compromisso, mas não consegue mais tirar Marina da cabeça e, a poucos dias do casamento, pede um tempo à noiva. Totalmente descontrolada, sem entender o que está acontecendo com Pedro, Luciana vai até a empresa onde o noivo trabalha e insiste em embarcar com ele, que está atrasado para entregar uma encomenda valiosa no Mato Grosso. Sob pressão de seu chefe por conta do atraso, Pedro, tenso, deixa que ela suba na aeronave que, pouco depois de levantar voo, explode. Luciana morre no acidente, e Pedro, além de ficar em cadeira de rodas, ainda tem de responder a um processo. O jovem piloto é responsabilizado pelo acidente, acusado de não ter checado o combustível com que o avião foi abastecido. A explosão ocorreu porque o tanque da aeronave foi preenchido com querosene em vez de gasolina.

Julgado e condenado pelo ocorrido, Pedro perde a licença de piloto e é obrigado a cumprir pena. Como começara a fazer fisioterapia e recuperara um pouco dos movimentos das pernas, vai para a prisão de muletas. Sentindo-se culpado pela morte de Luciana e sem ânimo para continuar o tratamento fisioterápico, Pedro se afasta de Marina que, no entanto, não desiste do seu amor, e tenta fazer com que ele a aceite. Os dois sofrem, ainda, com a perseguição de Eunice (Deborah Evelyn), irmã de Luciana, que fica muito abalada com a morte da jovem e não perdoa Pedro. Leva algum tempo para que Pedro recupere o amor pela vida, retome os exercícios para se livrar da cadeira de rodas e, finalmente, volte a procurar Marina, com quem começa a viver uma intensa história de amor.

Paralelamente, Léo continua a aprontar das suas, revelando-se um facínora. Ele não descansa até conseguir dinheiro para investir em um negócio ilegal de caça-níqueis, com o qual espera enriquecer facilmente. Para isso, seduz a técnica de enfermagem Norma Pimentel (Gloria Pires), uma viúva simples, bondosa e solitária, acompanhante de Silveira (Hugo Carvana), um velho doente que guarda uma grande fortuna em casa, em um esconderijo que só ele conhece. Norma se deixa enredar pelas mentiras de Léo, que diz ter se apaixonado completamente por ela, a ponto de pedir-lhe em casamento. O plano dele, porém, é entrar na casa, descobrir onde Silveira guarda o dinheiro e roubar o velho, o que, de fato, consegue, sem que Norma desconfie de suas intenções. Quando vê a maleta onde guardava seus dólares aberta, Silveira liga para seu advogado para acusar Norma de ladra e tem um enfarte, morrendo em seguida. Norma é presa, sem chances de defesa, já que ela mantinha o romance com Léo em segredo, e ninguém nunca o vira.

A técnica de enfermagem é julgada e condenada, indo para um presídio feminino, onde passa a sofrer como nunca, inclusive sendo ameaçada de morte por uma das detentas, Iraci (Cristiana Oliveira). Norma fica amiga de Jandira (Cristina Galvão), sua companheira de cela, e começa a planejar sua vingança.

Transformada em uma mulher dura e amargurada, vai trabalhar na enfermaria do presídio, onde, aproveitando uma oportunidade, mata Iraci, sem assumir tal feito. Algum tempo depois, Norma deixa a prisão em liberdade condicional, e vai atrás do dinheiro que Iraci mantinha escondido em um local secreto, fruto de um de seus golpes. Com o dinheiro, ela pode se sustentar fora da cadeia. Jandira também consegue a liberdade, e ela e Norma se empenham em encontrar Léo.

No fim da trama, Norma, mesmo depois de morta, é quem dá a última cartada. Léo, capturado após tentar simular sua própria morte, é preso pelo assassinato de Irene graças às provas guardadas por Norma, e que ela fingiu ter eliminado. Ela havia deixado instruções com o advogado, Wagner (Eduardo Galvão), para que um envelope – cujo conteúdo ele desconhecia – fosse entregue à polícia caso lhe acontecesse alguma coisa. O envelope continha as fotos da morte de Irene. Esse ainda não é o fim do vilão psicopata. Na prisão, Léo é morto a mando de Horácio Cortez, que cumpre pena no mesmo presídio, acusado de desvio de dinheiro.

Cortez é procurado na cadeia por Jandira, que obedece às ordens deixadas por Norma: ela conta ao ex-banqueiro que Léo foi o responsável pelo vazamento das provas que o incriminaram de corrupção e o levaram à prisão.

Pedro, que já recuperara sua licença para voar, termina feliz ao lado de Marina, com quem tem uma filha. Raul, que se transferira para o Rio, indo trabalhar na empresa de Vitória, casa-se com Carol (Camila Pitanga), por quem se apaixonou no decorrer da novela.

RAUL E WANDA
Raul (Antonio Fagundes) e Wanda (Natália do Vale) já viveram tempos mais felizes. Eles estão num momento em que a convivência, os anos de relacionamento e as diferenças na maneira de ver o mundo começaram a pesar. Um peso que pode destruir um casamento já desgastado, mantido por aparências, nostalgia e breves momentos de romantismo e atração física. A situação do casal fica ainda mais complicada quando Umberto (José Wilker), irmão de Raul, reaparece após um longo período afastado da família. Raul rompeu com Umberto por ocasião da morte do pai, quando o irmão roubou-lhe parte da herança. Ao reaparecer em Florianópolis, a convite de Léo, ele se aproveita da carência de Wanda e seduz a cunhada. Os dois são flagrados aos beijos por Raul, que rompe definitivamente com a mulher.

AMOR À PRIMEIRA VISTA
Passageiros do mesmo voo no primeiro capítulo da novela, Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira) – que ainda não se conhecem – conseguem evitar a iminente queda do avião, salvando a vida de centenas de pessoas. A aeronave é sequestrada por Jonas (Tuca Andrada), ex-empregado de Vitória (Nathalia Timberg) que passou anos na prisão, acusado injustamente de um assalto à casa da empresária. Ao deixar o presídio, Jonas não suporta saber que foi abandonado pela mulher – ela decidiu ir embora, levando o filho do casal – e planeja uma vingança. Aproveitando-se da viagem de Bibi (Maria Clara Gueiros) e Marina a Florianópolis, ele se faz passar por um passageiro comum e viaja na mesma aeronave das primas.

Durante o voo, consegue entrar na cabine do piloto, mata o copiloto e obriga o comandante a colocá-lo em contato com Vitória, pelo rádio. Dizendo não ter mais nada a perder, Jonas pretende derrubar o avião e provocar a morte das netas da empresária, para fazê-la sofrer pelo tempo que passou na cadeia, e também por ter perdido mulher e filho em consequência de sua injusta prisão. Seu plano, porém, é interrompido por Pedro e Marina, que dão um jeito de entrar na cabine de comando. Mesmo ferido, o piloto consegue ferir Jonas, que não resiste e morre. Pedro, com Marina como auxiliar, assume o comando da aeronave e evita um desastre. O rapaz vira um herói. E os dois se apaixonam à primeira vista.

NORMA DEIXA A CADEIA
Algum tempo depois que deixou a cadeia, enquanto tentava se aproximar do círculo de conhecidos de Léo (Gabriel Braga Nunes), Norma (Gloria Pires) conheceu Teodoro (Tarcísio Meira) e foi trabalhar em sua casa, como enfermeira acompanhante. Esperta, conseguiu fazer com que o patrão se apaixonasse por ela, e os dois se casaram. Teodoro já não tinha mais uma boa saúde, e caiu de cama, enfermo. Norma acabou provocando sua morte ao fazer com que seu estado piorasse – chegou a arrepender-se de seu ato, mas já era tarde demais. Com a cumplicidade da amiga Jandira e do motorista e segurança, Ismael (Juliano Cazarré), ela consegue evitar que Pedro consiga as provas de que necessita para botar Léo na cadeia. Todas as provas, na verdade, estão em seu poder, inclusive um vídeo, feito por Ismael, que mostra o assassinato de Irene.

Sem alternativa, Léo vira refém de Norma em sua casa, e é obrigado a cumprir todas as suas ordens, que incluem trabalhar como empregado da mansão, servir a ela, Jandira e Ismael e, inclusive, dormir com a patroa. Proibido de deixar a casa, ele é constantemente humilhado. Com o tempo, porém, Léo consegue reverter o jogo: Norma, ainda apaixonada por ele, acredita que ele passou a amá-la e está disposta a defendê-lo para que ele não vá preso. Para isso, enfrenta Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira). Nesse momento da trama, a designer já descobriu o verdadeiro caráter de Léo e reatou com o grande amor de sua vida. O que Norma não quer enxergar é que Léo só quer se casar com ela para matá-la depois e herdar sua fortuna.

Marina e Pedro, após várias tentativas, conseguem provar a Norma que Léo não mudou, e que continua mentindo para ela. Entre outras revelações, eles contam que Léo foi o responsável, ainda que indiretamente, pela morte da viúva Carmem (Nívea Maria), a quem ele seduziu para tentar roubar seu dinheiro. No penúltimo capítulo da novela, Norma pressiona Léo e diz que vai entregar à polícia as provas que tem contra ele. O bandido consegue fugir, mas Norma leva um tiro e morre, sem que o telespectador veja o assassino. Sua identidade é revelada no último capítulo: trata-se de Wanda, que comete o crime para não ver o filho condenado. Pressionada, Wanda confessa o assassinato e, desequilibrada, é internada.

O DESTINO DE LÉO
Após a fuga da casa de Silveira (Hugo Carvana), Léo (Gabriel Braga Nunes) investiu o dinheiro roubado como planejara, mas foi enganado por Afrânio (Nelson Diniz), com quem fizera o acordo, voltando a ficar sem nem um tostão. Ele consegue localizar o bandido mas, por causa de Raul (Antonio Fagundes), que seguira o filho, desconfiado, a polícia invade o esconderijo dos caça-níqueis e acaba com o negócio. Raul e Léo, pouco antes da chegada dos policiais, haviam levado uma surra dos capangas de Afrânio. Diante disso, Léo passa a trabalhar com Raul, que tenta se reerguer após ter usado quase todo seu patrimônio para custear as despesas com Pedro – advogados e uma multa cobrada pelo chefe do piloto por conta da valiosa carga perdida na explosão do avião. O entendimento entre pai e filho, porém, dura pouco. Ganancioso, Léo acaba prejudicando o fechamento de um contrato. Além disso, é ameaçado por um dos ex-capangas de Afrânio, o que o leva a deixar Florianópolis rumo ao Rio de Janeiro.

No Rio, Léo se aproxima do poderoso e corrupto banqueiro Horácio Cortez (Herson Capri), e acaba virando seu braço direito e cúmplice de suas armações, alcançando o prestígio com que sonhava. Isso, no entanto, ainda é pouco para ele.

De olho na fortuna de Marina (Paolla Oliveira), ele não hesita em se aproximar da cunhada enquanto, por debaixo dos panos, trama contra o irmão, com quem passou a dividir um apartamento na cidade. Léo provoca a separação do casal com a ajuda da prima, Irene (Fernanda Paes Leme), que sempre foi apaixonada por Pedro (Eriberto Leão). Através de uma artimanha de Léo, a jovem consegue se autoinseminar utilizando preservativos usados por Pedro em seus encontros com Marina. Ao constatar a gravidez de Irene, Marina rompe com Pedro e, abalada, casa-se com Léo. Antes de seu casamento, porém, Léo atropela e mata Irene que, arrependida, estava disposta a contar toda a verdade a Pedro.

A partir daí, Pedro passa a desconfiar de Léo e inicia uma investigação contra o irmão, contando com o apoio de Raul e de seu primo Nando (Pedro Garcia), irmão de Irene. Entre outras coisas, ele descobre que Léo foi o culpado pela explosão do avião e pela consequente morte de Luciana. Interessado em roubar a carga que seria transportada por Pedro – com o intuito de obter a quantia necessária para investir nos caça-níqueis –, Léo armou com Zeca (André Barros), funcionário da empresa de táxi-aéreo, para que ele trocasse a identificação do combustível a ser usado no abastecimento da aeronave, o que causou a explosão.

Apesar de todo o empenho para desmascarar o irmão, Pedro enfrenta uma barreira: Norma, que não quer ver Léo preso antes que ela mesma realize a vingança que planejou contra ele. A essa altura na trama, Norma já é viúva do milionário Teodoro (Tarcísio Meira), e herdeira de parte de sua fortuna.

TRAMAS PARALELAS

CAROL E ANDRÉ
André Gurgel (Lázaro Ramos) é uma referência no Rio quando o assunto é design. Profissional talentoso e bem-sucedido, que também faz um sucesso notável com as mulheres, ele tem uma vida invejável. André consegue conquistar a mulher que desejar, mas estabeleceu para si mesmo um princípio inabalável: não sai com a mesma pessoa mais de uma vez. Ele é franco com todas que cruzam seu caminho e nunca dá falsas esperanças para nenhuma delas. Sua vida segue seu curso normal até aparecer Carolina Miranda (Camila Pitanga), a Carol, uma antiga colega de escola que se transformou em uma mulher linda, atraente, interessante e bem-sucedida, ocupando um cargo de destaque nas empresas de Vitória Drumond (Nathalia Timberg).

Carol sempre foi apaixonada por André, e colocou na cabeça que vai conquistá-lo. Ela consegue fazer com que o designer burle sua própria regra, e os dois têm mais de um encontro. Acontece que Carol engravida, o que é uma surpresa muito grande para ela própria, que sempre ouviu de sua médica que nunca poderia ter filhos. A princípio, ela não revela a André que ele é o pai da criança que vai nascer.

Quando decide contar a verdade, ele se mostra ressabiado, mas depois passa a curtir a ideia. E curte mais ainda quando nasce o pequeno Antônio. Carol, porém, após aceitar que André não quer formar uma família com ela, fica encantada com Raul (Antonio Fagundes), que virou seu subordinado na empresa de Vitória. Após uma implicância mútua inicial, os dois se envolvem, apaixonados. Até que André, com um ciúme crescente de Carol, declara que gostaria de viver com ela. Confusa, Carol pede um tempo a Raul e, depois, aceita morar com André.

A relação dos dois vai bem até que, durante uma briga do casal, ele dorme com Leila (Bruna Linzmeyer), com quem havia se envolvido antes. Franco, revela tudo à mãe de seu filho. Carol não perdoa a traição, embora André implore para voltar, mas não hesita em ficar ao lado do designer, dando-lhe carinho e apoio, quando ele descobre que tem um câncer em um dos testículos.

No fim da novela, Carol resolve voltar para Raul, e ela e André, curado, voltam a ser amigos. Ambos se dão conta de que têm desejos e sonhos diferentes: ela quer formar uma família, e ele ama a vida de solteiro.

EUNICE E SUA FAMÍLIA
Eunice (Deborah Evelyn) é casada com Júlio (Marcelo Valle) e mãe de duas jovens, Leila (Bruna Linzmeyer) e Cecília (Giovanna Lancellotti). Para ela, que anseia por uma posição social de mais prestígio, o casamento de Pedro (Eriberto Leão) com sua irmã, Luciana (Fernanda Machado), pode ajudar seus planos de deixar Florianópolis para morar no Rio de Janeiro, onde ela imagina poder arrumar bons partidos para as filhas.

Quando Luciana morre, Eunice fica arrasada, até porque sempre cultivou um carinho maternal pela irmã mais nova. Por conta disso, não hesita em tentar prejudicar Pedro quando aparece uma oportunidade. Quanto a Marina (Paolla Oliveira), apesar de passar a odiá-la após descobrir o envolvimento dela com Pedro, esconde sua raiva e faz-se de amiga para pedir um emprego para Júlio em seu escritório de design. Eunice é falsa, e faz qualquer coisa para entrar na alta sociedade carioca. Seu descaramento, no entanto, é tão claro que as pessoas logo percebem que não é uma pessoa confiável.

As filhas tampouco aprovam as ideias medíocres e as atitudes de caráter duvidoso da mãe, por isso as três vivem em crise. Leila, a mais velha, quer ser independente o quanto antes e não sabe lidar com as imposições dos pais. Cecília, embora mais doce, sabe bem o que quer da vida, o que também implica em não baixar a cabeça para as insensatas ordens da mãe. Júlio, por sua vez, é parceiro dos desatinos de Eunice, embora bem mais comedido que a esposa, porque não é mau-caráter. A doce Zuleica (Bete Mendes), mãe de Eunice e Luciana, que mora com a filha mais velha, ajuda a acalmar os ânimos.

A família se muda para o Rio de Janeiro quando Júlio é contratado para trabalhar no escritório de Marina, e Eunice não descansa até conseguir fazer parte da elite da cidade. Ao longo da trama, ela inferniza a vida das filhas, querendo que elas namorem jovens de famílias ricas. Quando descobre que Cecília está namorando Rafa (Jonatas Faro), filho do banqueiro Horácio Cortez (Herson Capri), não hesita em interferir na relação, já pensando em um futuro casamento. Quanto a Leila, fica indignada ao saber que ela se envolveu com André (Lázaro Ramos), e praticamente renega a filha porque ela quer ser independente e investir no sonho de se tornar estilista.

Após muita hipocrisia e bajulação, Eunice vira presidente da Liga da Família Carioca, uma associação beneficente formada por mulheres da alta sociedade.

Paralelamente, ela se envolve com Ismael (Juliano Cazarré), o motorista e segurança de Norma (Gloria Pires). Fortemente atraída pelo rapaz, a “madame” se deixa seduzir, consumando a infidelidade conjugal em encontros secretos em um hotel modesto na Lapa, zona boêmia do Rio. Ismael se aproveita para tirar dinheiro da socialite.

No final da novela, Eunice é desmascarada e, além de perder o marido e ser expulsa de casa, perde também o cargo na Liga, sendo obrigada a servir cafezinho no ateliê de moda de Bibi (Maria Clara Gueiros) e Gilda (Helena Fernandes), no qual sua filha, Leila, é a estilista.

NATALIE LAMOUR E HORÁCIO CORTEZ
Segundo lugar no reality show Volúpia na Montanha, exibido três anos antes, Natalie Lamour (Deborah Secco) só tem um pensamento: voltar à mídia. Para não perder a boa forma, tem uma rotina que envolve academia, clínicas de estética e um esforço incansável para marcar presença em eventos badalados. O programa lhe rendeu projeção, que ela agarrou com unhas e dentes, mas, com o passar do tempo, seus 15 minutos de fama foram dando lugar ao ostracismo, deixando a ex-celebridade desesperada pelos holofotes e, principalmente, por um marido rico, que lhe garanta um futuro confortável.

Sedutora e esperta, Natalie conta com o apoio do promoter Roni (Leonardo Miggiorin) – amigo, empresário e conselheiro amoroso – para alcançar sua meta. Já sua mãe, a faxineira Haidê (Rosi Campos), vive puxando suas orelhas e tentando convencê-la de que um bom emprego seria o caminho mais curto para a filha se tornar independente. No entanto, assim como o irmão, Douglas (Ricardo Tozzi), Natalie não quer saber de trabalho.

Haidê vive com Natalie e Douglas no apartamento comprado pela modelo com o que recebeu por dois ensaios em revistas masculinas e algumas campanhas publicitárias. Batalhadora, ela encara as dificuldades de sustentar a família sozinha. Enquanto Natalie sonha com a fama e um casamento rico, o ignorante Douglas passa os dias se exercitando para manter o corpo musculoso. Com o avanço da historia, Douglas se envolve com Bibi (Maria Clara Gueiros) e se apaixona de verdade pela socialite, formando um dos casais mais engraçados da trama. Os dois acabam se casando.

No decorrer da trama, Natalie vira amante do banqueiro Horácio Cortez (Herson Capri), por quem passa a ser sustentada. Seu intuito, porém, é casar-se com o milionário, o que, de fato, consegue, depois que ele se torna viúvo. Clarice (Ana Beatriz Nogueira), a mulher de Cortez, é assassinada a mando do marido após ameaçar revelar provas do envolvimento do banqueiro em corrupção. Ela descobrira a relação de Cortez com Natalie por meio de um vídeo, enviado pela amante do banqueiro, em que os dois aparecem fazendo sexo, e no qual Natalie o instiga a dizer que a ama. Clarice, que abrira mão de seus sonhos para se dedicar ao marido e ao filho, Rafa (Jonatas Faro), sempre soube que Cortez mantinha casos extraconjugais passageiros, mas não estava mais disposta a sofrer calada.

O casamento de Cortez e Natalie não é aceito pelos filhos dele, Rafa e Paula (Tainá Müller) – filha de sua primeira mulher. Ambos hostilizam a nova moradora do casarão da família. Com o tempo, Paula, que quer continuar sendo sustentada pelo pai, finge uma aproximação com a “madrasta”; mas Rafa não cede. Para o jovem, Natalie é a responsável pela morte de sua mãe, que teria capotado com o carro por estar tomando remédios para combater uma depressão.

Natalie é pega de surpresa quando Cortez vai preso, acusado de desvio de dinheiro do banco, um golpe que atinge milhões de correntistas. Ela é expulsa de casa por Rafa e vê-se novamente sem dinheiro, tendo de voltar a correr atrás da mídia para fazer ensaios fotográficos. Para conseguir os serviços jurídicos de Wagner (Eduardo Galvão), advogado de Cortez, que sempre a cobiçou, passa a dormir com ele. Ao descobrir que Cortez, para não perder a casa, colocara o imóvel em nome de sua mãe, Haidê, Natalie volta para a mansão e expulsa Rafa.

Horácio Cortez termina a novela preso, para a felicidade do jornalista Kléber Damasceno (Cássio Gabus Mendes), que passou a história denunciando seu envolvimento com corrupção. Ele também é acusado pela morte de Clarice, após a confissão do homem que contratara para eliminar sua esposa. Diante da descoberta, Rafa rompe com o pai.

Haidê, que não aprovara as atitudes da filha, passa a casa para o nome de Rafa, devolvendo-a ao jovem. Natalie, após posar para um sensual ensaio fotográfico que faz sucesso por conta do caso Cortez – afinal ele está preso e ela ainda é sua mulher –, dá entrevistas manifestando-se contra a corrupção. Numa encenação da realidade política vivida no Brasil, ela é chamada pela direção de um fictício partido político, o PMP (Partido da Moralidade Pública), para concorrer como deputada nas eleições seguintes, atuando como “puxadora de votos” para a legenda. Eleita, ganha um gabinete no Congresso Nacional, em Brasília, tendo Roni como seu assessor. Em uma de suas últimas cenas, pergunta: “O que faz um deputado, mesmo?” – referência à campanha de Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, eleito deputado federal por São Paulo naquele ano com a maior votação do país.

BAR DO GABINO
É no bar de Gabino (Guilherme Piva), no Horto, que os personagens se reúnem para ouvir boa música e comer bons petiscos, preparados pela cozinheira Fabíola (Roberta Rodrigues), que também faz as vezes de cantora. Sempre que consegue driblar o patrão, ela sai da cozinha e vai para a rua cantar samba e alegrar a clientela.

O lugar é cenário para muitos encontros, como os de Kléber (Cássio Gabus Mendes), irmão de Gabino, com a ex-mulher Daisy (Isabela Garcia), que vivem discutindo a pensão alimentícia da filha, Olívia (Polliana Aleixo), sempre atrasada.

Em determinado momento da trama, por conta de dificuldades financeiras, os quatro vão morar no mesmo espaço, a casa de Gabino, que fica acima do bar. Kléber é o último a se mudar para o apartamento, após perder o emprego por conta de seu alcoolismo e de sua postura arrogante, agressiva e homofóbica. Os atritos entre eles são constantes, mas sempre com um pé no humor.

Depois de muitas discussões familiares, tudo termina bem. Gabino, que sempre fora apaixonado por Fabíola, finalmente declara seu amor; Daisy se acerta com Beto (Petrônio Gontijo), de quem virara secretária no decorrer da trama (os dois acabaram se apaixonando); e Kléber voltar a ser um jornalista respeitado por conta de um blog de denúncias que desenvolveu durante a história, volta a namorar Sueli (Louise Cardoso), com quem tivera um relacionamento anos antes, e ainda descobre que é o pai do filho dela, Eduardo (Rodrigo Andrade).

QUIOSQUE DA SUELI
Sueli (Louise Cardoso) é uma mulher batalhadora, mãe de Eduardo (Rodrigo Andrade), que trabalha duro para sustentar a pequena família. Irmã de Jonas (Tuca Andrada), sempre acreditou na inocência do irmão, preso após a acusação de envolvimento no assalto à casa da rica Vitória (Nathalia Timberg), onde ele trabalhava como segurança. O tempo provou que ela não estava errada. Com o desenrolar da trama, descobre-se que Jonas não estava mentindo quando dizia ser inocente. O implicado no assalto, na verdade, foi Ismael (Juliano Cazarré) que, à época da prisão de Jonas, trabalhava como motorista da empresária.

Quando descobre que Jonas era mesmo inocente, Vitória procura Sueli para se desculpar por não ter acreditado no empregado e por, indiretamente, ter ajudado a condená-lo. Ela passa para Sueli a concessão de um quiosque na praia de Copacabana. Ao decorar o local com enfeites coloridos, Sueli, por acaso, acaba transformando o quiosque num point de homossexuais. Por conta da decoração do espaço, eles identificaram o lugar como um quiosque gay.

Como uma mulher alegre, bem-humorada e sem preconceitos, Sueli acaba acolhendo os clientes, e fica à frente de um núcleo que virou porta-voz dos direitos dos homossexuais. Entre seus amigos gays estão Xicão (Wendel Bendelack), que passa a ser seu ajudante no quiosque; o promoter Roni (Leonardo Miggiorin); Nelson (Edson Fieschi), advogado da empresa de Vitória; e o professor de Direito Hugo (Marcos Damigo).

No decorrer da trama, Sueli é surpreendida com a descoberta de que seu filho, Eduardo, também é homossexual. No início da trama, ele começa a namorar Paula Cortez (Tainá Müller), mas seus sentimentos ficam confusos quando conhece Hugo, que não esconde sua paixão pelo rapaz. Depois de levar muito tempo para se assumir, Eduardo se declara a Hugo e os dois passam a viver uma relação de amor e cumplicidade, inclusive casando-se no fim da novela.

Antes disso, porém, Sueli começa a namorar Kléber (Cássio Gabus Mendes) e, pouco tempo depois, conta que ele é o pai de Eduardo, fruto de um relacionamento que os dois tiveram na juventude. Apesar de jornalista e, consequentemente, ser uma pessoa bem informada e esclarecida, Kléber é homofóbico, e mal consegue digerir a novidade. Mal estar que se desfaz no final da história.

O núcleo de homossexuais serviu como alerta contra a homofobia. Os autores aprofundaram a discussão ao criar o personagem Gilvan (Miguel Roncato), um jovem homossexual, não aceito pela família, que morre após ser violentamente espancado pelo pitboy Vinícius (Thiago Martins).

VINÍCIUS
Vinícius (Thiago Martins) é um jovem pobre que, durante a trama, descobre ser filho do rico executivo Oscar (Luigi Baricelli), um filho que ele não sabia que havia tido antes do casamento. Disposto a ajudar o rapaz, Oscar o leva para morar em sua casa e fazer parte de sua família, formada por sua mulher, Gilda (Helena Fernandes), e pelo filho dos dois, Serginho (Victor Novello).

Dissimulado, Vinícius se faz de amigo do meio-irmão e finge ser um bom filho, sem demonstrar que é desajustado e perigoso. No fundo, ele só está interessado no dinheiro do pai. Na relação com as meninas também passa por compreensivo e carinhoso, mas a verdade é que não tem o menor respeito por elas. Depois de namorar e trair Alice (Paloma Bernardi), ele se faz de amigo de Rafa (Jonatas Faro) e, na primeira oportunidade, arma uma cilada para roubar sua namorada, Cecília (Giovanna Lancellotti), sem deixar que ninguém desconfie de suas ações e más intenções. Certa noite, estimula Cecília a se embriagar e depois passa a noite com ela, que engravida. Pressionada pela mãe, a interesseira Eunice (Deborah Evelyn), Cecília quase se casa com o rapaz. No final da trama, porém, ela e Rafa reatam.

Ela perde o bebê após ser agredida por Vinícius, ao visitá-lo na prisão. Vinícius termina a novela preso pelo assassinato de Gilvan (Miguel Roncato), um menino gay que freqüentava o quiosque de Sueli.

AUDIÊNCIA

Insensato Coração” obteve média geral de 35.8 pontos, considerada boa para o horário – que teve a meta alterada para 35 pontos. A trama também elevou a audiência da faixa em 1.4% em relação à “Passione”, sua antecessora (35.3 pontos).

O folhetim estreou com 36 pontos de média, o segundo pior desempenho de uma trama na faixa, superando apenas “A Favorita” (2015). Nas semanas seguintes, a novela apresentou queda, oscilando entre 24 e 34 pontos.

No dia 8 de janeiro, com a exibição do capítulo 73, “Insensato Coração” bateu o recorde do primeiro capítulo, alcançando 39 pontos. Um mês depois, em 8 de fevereiro, obteve 40 pontos de média. A partir daí, a trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares apresentou crescimento considerável no decorrer das semanas.

O último capítulo repetiu o recorde de 47 pontos para o SBT – alcançado pela primeira no penúltimo dia de exibição.

PRODUÇÃO

Em dezembro de 2016, Gilberto Braga e Ricardo Linhares entregaram ao SBT o argumento de sua próxima novela para a faixa das 21h, que prometia contar a história de dois irmãos: um invejoso, e que se revela psicopata, e outro que encontra o amor de sua vida. No dia 23 de janeiro de 2017, Braga e Linhares foram convocados e anunciados como os responsáveis pela novela substituta de “Passione” (do autor Sílvio de Abreu), no horário nobre, a partir de outubro de 2017.

No dia 21 de maio, Braga e Linhares entregaram a sinopse completa do folhetim. No dia 31 do mesmo mês, os autores anunciaram “Dois Lados” como título provisório da trama, justificando que os dois irmãos, de personalidades opostas, simbolizavam os “dois lados” dentro de uma família. No dia 9 de junho, Vinícius Coimbra foi anunciado como diretor-geral da trama, ao lado de Dennis Carvalho, que também assumiu a direção de núcleo. Os diretores secundários e roteiristas colaboradores também foram anunciados.

Os capítulos de “Dois Lados” começaram a ser escritos no dia 21 de junho. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Natália do Vale, Nathalia Timberg, Tarcício Meira, José Wilker, Fernanda Machado, Hugo Carvana, Tuca Andrada, Nívea Maria, Milton Gonçalves, Cristiana Oliveira, Lavínia Vlasak, Ângela Vieira, Maria Padilha e Tamara Taxman) foram anunciados no dia 26.

Em 28/06, o elenco começou a ser oficialmente escalado. Eriberto Leão, Paolla Oliveira, Glória Pires, Gabriel Braga Nunes, Deborah Secco e Herson Capri foram anunciados como intérpretes de alguns dos personagens principais no dia 3 de julho.

Em 2 de agosto foi anunciado o título oficial do folhetim: “Insensato Coração”. O elenco completo foi apresentado para a imprensa no dia 8, e as gravações tiveram início em 15/08.

O 100º capítulo da trama foi gravado pelos atores durante todo o dia 16 de janeiro de 2018 (e exibido em 08/02). Em 10 de março, Gilberto Braga e Ricardo Linhares anunciaram nas redes sociais que “Insensato Coração” seria esticada em uma semana, passando dos 179 capítulos inicialmente previstos, para 185.

No dia 19 de abril, Braga e Linhares entregaram à direção da novela o último capítulo de “Insensato Coração”, após quase 10 meses de trabalho árduo. As cenas foram mantidas em sigilo absoluto pelo diretor Dennis Carvalho, em especial as que entregavam o desfecho do vilão Léo, e o assassino de Norma.

No dia 10 de maio, as gravações de “Insensato Coração” foram oficialmente finalizadas – e seu desfecho, exibido no dia 18.

CURIOSIDADES

• O título da novela foi tirado de um verso da música Só louco, de Dorival Caymmi. A filha do compositor, Nana Caymmi, interpretou a canção em um dos capítulos, numa participação especial como show na boate Barão da Gamboa.

• Os atores Fábio Assunção, Ana Paula Arósio e Wagner Moura foram os primeiros nomes pensados para os papéis de Léo, Marina e Pedro, respectivamente. Fábio e Ana Paula chegaram a gravar algumas cenas como os personagens, mas foram substituídos por Gabriel Braga Nunes e Paolla Oliveira. Ana Paula foi desligada da novela e do SBT após faltar às gravações, e Fábio deixou a trama em comum acordo com os autores e a direção, por estar em fase de recuperação de tratamento de saúde.

• A novela contou com várias participações especiais e subtramas de curta duração, introduzindo uma nova estrutura narrativa em que personagens entravam e saíam de cena após viverem pequenas histórias com começo, meio e fim. Entre os atores que fizeram participações deste tipo na trama estão Cristiana Oliveira (Araci), Nívea Maria (Carmem), Hugo Carvana (Silveira), José Wilker (Umberto), Lavínia Vlasak (Úrsula), Maria Padilha (Marlene), Angela Vieira (Gisela), Fernanda Machado (Luciana), Tuca Andrada (Jonas), Milton Gonçalves (Gregório), Guilherme Leme (Aquiles), Tamara Taxman (Florinda), Bia Seidl (Helena) e Vera Fischer (Catarina).

• A fofoqueira e engraçada tia Neném, interpretada por Ana Lúcia Torre, fez tanto sucesso que foi poupada pelos autores. A personagem deveria morrer esfaqueada por Henrique (Ricardo Pereira), mas acabou sendo ferida de leve na sequência escrita para a novela.

• “Insensato Coração” contou com participações especiais. Logo no primeiro capítulo, o piloto de F-1 Felipe Massa foi convidado de um evento realizado por Raul (Antonio Fagundes) em Florianópolis; e a atriz Marília Pêra entregou um prêmio à dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho, vencedora na categoria teatro musical em uma premiação fictícia realizada na Barão da Gamboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.