domingo, 22 de outubro de 2017

SANGUE BOM (2017)


Sangue Bom” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.
Colaboração: Alvaro Ramos, Letícia Mey, Juliano Righetto, Marta Nehring, Rodrigo Amaral e Tati Bernardi.
Direção: Maria de Médicis, Cristiano Marques e Luisa Lima.
Direção-geral: Carlos Araújo.
Direção de núcleo: Dennis Carvalho.

Exibida no horário das 19 horas entre 23 de outubro de 2017 e 27 de abril de 2018, em 161 capítulos, substituindo “Guerra dos Sexos” e sendo substituída por “Além do Horizonte”. Foi a 82ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Contou com as participações de Marco Pigossi, Sophie Charlotte, Fernanda Vasconcellos, Jayme Matarazzo, Isabelle Drummond, Humberto Carrão, Giulia Gam e Herson Capri nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

O desejo de se manter em evidência, de conquistar fama a qualquer custo, sem mérito e com o mínimo esforço, é o tema central de “Sangue Bom”, novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. A trama é protagonizada por seis jovens – Bento (Marco Pigossi), Amora (Sophie Charlotte), Malu Campana (Fernanda Vasconcellos), Fabinho (Humberto Carrão), Giane (Isabelle Drummond) e Maurício (Jayme Matarazzo) –, conectados por histórias de amor. Giane ama Bento, que ama Amora, que gosta de Maurício, que é o grande amor de Malu. Fabinho não ama ninguém, a não ser ele mesmo, e faz tudo para conquistar dinheiro e poder.

Bento, Amora e Fabinho se conhecem, ainda crianças, no lar de adoção de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso), no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Bento chega recém-nascido, após ser abandonado em uma rodoviária pela avó Glória Pais (Yoná Magalhães). O menino é fruto da relação de Lívia (Letícia Cannavale), filha de Glória, com Wilson (Marco Ricca), motorista da família. Glória consegue separar o casal, mas, para a sua tristeza, Lívia morre no parto. A criança é encontrada por Sílvério, faxineiro da rodoviária, e levada para o orfanato.

Fabinho teve uma história um pouco diferente. A mãe Irene (Deborah Evelyn), suspeita que está sendo traída pelo marido, Plínio (Herson Capri), e se afasta do pai do menino. Entra em depressão durante a gravidez, piora após dar à luz e passa anos na ala psiquiátrica de um hospital. Decide, então, entregar Fabinho, ainda bebê, a uma enfermeira.

Amora é abandonada pela irmã, Simone (Andreia Horta), na rua, aos nove anos. As duas eram crianças, e Simone não tinha como criá-la sozinha. Amora chega ao lar descalça e com roupas rasgadas. A primeira coisa que pede é um sapato, paixão pela qual terá ao longo da vida.

No decorrer da trama, cada personagem toma um rumo diferente e se esbarra com os outros protagonistas. Malu é irmã de criação de Amora. Giane trabalha com Bento em sua cooperativa de flores, a Acácia Amarela, e é apaixonada pelo amigo. Fabinho é adotado por uma família falida do interior do estado, mas volta à capital disposto a encontrar os pais biológicos. Nesse momento, reencontra Bento e Amora. Maurício é um playboy que só quer curtir a vida, mas tem um caráter de ouro. Amora é noiva do rapaz, só não imagina que sua irmã também seja apaixonada por ele.

Vida de aparências
Bárbara Ellen (Giulia Gam) é uma atriz decadente que faz tudo para retomar a fama. Ela acaba com o romance entre Plínio Campana (Herson Capri) e Irene (Deborah Evelyn) para ficar com o cineasta e garantir uma boa mesada. Com ele, tem sua única filha, Malu (Fernanda Vasconcellos). O casamento não dá certo, mas Bárbara segue engajada no plano de se manter bem de vida. A adoção de crianças é uma das maneiras que encontra para não ser esquecida pela mídia. Ela finge ser generosa e boa mãe.

Amora (Sophie Charlotte) é a primeira a ser adotada por Bárbara. A beleza física da jovem e a influência da mãe adotiva fazem com que Amora se torne referência em estilo no Brasil, ou seja, uma it girl, e objeto de desejo dos rapazes.

Além de Amora, Bárbara adota também Luz (Ana Graciela), Kevin (Marcus Rigonati) e Dorothy (Ayumi Irie). Segundo Bárbara, Luz veio do Acre; Kevin é do Zimbábue; e Dorothy, é sobrevivente do tsunami que atingiu a Tailândia, em 2004. Mas o tempo revela histórias diferentes. Bárbara tem uma imaginação prodigiosa e sempre conta a versão que mais a favorece. Dorothy, por exemplo, é, na verdade, filha de Bolívar (Rubens Camelo), mordomo de Bárbara. O boliviano entrega a menina para a atriz porque vive clandestinamente no país.

Amora é a mais parecida com Bárbara e, frequentemente, deixa ser influenciada por ela, inclusive em suas escolhas amorosas. Maurício (Jayme Matarazzo) é o primeiro pretendente da jovem. O rapaz é filho do famoso publicitário Natan Vasquez (Bruno Garcia) e de Verônica (Letícia Sabatella). Maurício se envolve com Amora, sem imaginar que Malu, sua amiga de infância e futura cunhada, nutre por ele uma paixão platônica. Aos olhos de Maurício, ele tem uma família perfeita. Bom rapaz que é, pretende reproduzir a experiência familiar em seu casamento com Amora.

Malu é formada em pedagogia e faz pós-graduação em assistência social. Íntegra e assertiva, não tem nada a ver com o mundo de fama e excessos, no qual vivem Amora e Bárbara.

Despertando paixões
Amora (Sophie Charlotte) vive um romance com Maurício (Jayme Matarazzo), sem imaginar que seus sentimentos seriam abalados ao reencontrar o florista Bento (Marco Pigossi), o amigo de infância. O contato entre os dois é retomado por intermédio de Malu (Fernanda Vasconcellos). A jovem escolhe Bento para ser um dos personagens de seu trabalho de pós-graduação sobre crianças que cresceram em lares adotivos. Durante a conversa, ela descobre que Bento conhece Amora desde pequena e que, apesar do afastamento de anos, ainda tem um carinho especial por ela. Para o rapaz, Amora ainda é uma boa menina.

E não demora muito para o destino colocar os dois cara a cara. Eles se reencontram em uma manifestação no bairro da Casa Verde. Organizado por Bento, o protesto é contra o lançamento de um empreendimento imobiliário de Bluma Lancaster (Xuxa Lopes). A manifestação pacífica conta com a bateria da escola de samba e com os moradores da Casa Verde. Para conseguir chegar até a festa de lançamento, Amora salta do carro e esbarra em Bento. A it girl reconhece, pelo olhar, o rapaz que a fez tão feliz na sua infância. Mesmo a contragosto da mãe, Amora decide procurá-lo. É quando admite que seus sentimentos são mais fortes do que ela imaginava.

Bento também encanta Malu, que fica balançada entre o florista e Maurício. Quanto mais convive com o rapaz, mais enxerga o carinho e a leveza com que ele leva a vida.

Quem se incomoda com toda essa história é Giane (Isabelle Drummond), também apaixonada por Bento, seu sócio na Acácia Amarela. A jovem se faz de mal-humorada e durona para esconder seus sentimentos do rapaz, que a vê como uma irmã. Filha de Silvério, o homem que encontra Bento quando bebê e o encaminha para a adoção, Giane é torcedora fanática do Corinthians e adora jogar bola com os meninos da vizinhança.

Bad boy
Fabinho (Humberto Carrão), assim como Bento (Marco Pigossi) e Amora (Sophie Charlotte), passou parte da infância no lar de adoção de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso). É adotado por um casal rico quando criança, mas viu a fortuna acabar com a morte do pai. Cansado de viver sem luxo, resolve voltar a São Paulo em busca dos pais biológicos e do dinheiro da família. Ao assistir a uma reportagem sobre Amora, de quem inveja o sucesso, vê uma foto de Irene (Deborah Evelyn) e Plínio (Herson Capri) juntos. O rapaz percebe que Irene usa o mesmo anel que foi deixado com ele quando abandonado na casa de adoção e deduz ser filho do casal.

A ingratidão de Fabinho é motivo de sofrimento para Margot (Noemi Marinho), sua mãe adotiva. Com a morte do marido, ela se dedica à criação do filho, mas não tem reconhecimento do garoto.

Decepção
Às vésperas do casamento com Amora (Sophie Charlotte), Maurício (Jayme Matarazzo) enfrenta a separação dos pais. O relacionamento perfeito, que só existe aos olhos de Verônica (Letícia Sabatella) e do filho, começa a ruir quando a esposa percebe que o marido Natan Vasquez (Bruno Garcia), não é o quem ela imagina. O publicitário é mulherengo e uma de suas amantes é Bárbara Ellen (Giulia Gam).

Verônica é uma empresária de sucesso, dona da Para Sempre, empresa especializada em organização de casamentos. É chefe de Renata (Regiane Alves), que está noiva de Érico (Armando Babaioff). Quando solteira, sonhava ser cantora, mas desiste para viver à sombra do marido até descobrir as traições dele.

Decepcionada com o casamento, a empresária passa a assumir, de vez em quando, a identidade da cantora sexy Palmira Valente. E, assim, conquista Érico. Ela encontra o moço desolado no bar Cantaí após ter sido demitido do trabalho e ainda ter flagrado a traição de Renata com seu primo Tito (Rômulo Neto). Na tentativa de consolar Érico, os dois se tornam mais que amigos. No decorrer da trama, o publicitário descobre a identidade secreta de Verônica e o casal se separa. A empresária faz sucesso na pele de Palmira Valente. No final do folhetim, os dois se reencontram e fazem as pazes, mas é com Érico que ela decide ficar.

Boazinha ou má?
Para ficar ao lado de Bento (Marco Pigossi), seu amor de infância, e continuar famosa, Amora Campana (Sophie Charlotte) abre mão de sua boa fé. Entre as armações da moça, está a troca do exame de DNA de Fabinho (Humberto Carrão) pelo de Bento. Socorro (Tatiana Alvim), amiga de Amora, é quem faz a substituição. Se ficasse provado que Bento é filho de Plínio, ele não poderia se envolver com Malu, que seria sua irmã por parte de pai. O caminho, então, estaria livre para Amora. Além disso, Bento passaria a ser herdeiro de Plínio e garantiria um futuro próspero para Amora.

Outra armação de Amora é o incêndio na Toca do Saci, ONG de sua irmã Malu (Fernanda Vasconcellos). Irritado com Malu por ter levado uma lição de moral dela na frente de Bento, Fabinho (Humberto Carrão) tenta incendiar a Toca do Saci. Na hora do crime, o bad boy é surpreendido por Bento. Os dois brigam. O florista bate a cabeça num móvel e perde os sentidos. Fabinho desiste do crime. Amora chega e, para impressionar Bento e reatar seu romance com ele, a it girl incendeia o lugar, diz que salvou o florista do incêndio e coloca a culpa em Fabinho. A jovem consegue o que quer: casar-se com Bento.

Aos poucos, Amora é desmascarada. Malu descobre que Bento não pode ser filho de Irene e Plínio porque o tipo sanguíneo do casal não é compatível com o do florista. A moça também descobre que Socorro (Tatiana Alvim) foi a enfermeira responsável pelo exame de DNA realizado por Fabinho e Bento. Pressionada por Malu, Socorro confessa a troca dos resultados. Amora finge estar grávida de Bento para Malu não contar sobre a troca dos exames de DNA. Para se livrar da mentira, Amora atrai Fabinho até a casa do florista. Ela quebra algumas coisas e diz que matou Giane (Isabelle Drummond). O bad boy parte para cima dela e tenta sufocá-la. A vizinhança chega, Amora finge passar mal, e simula a perda do bebê com o aval do médico Zezão (Claudio Cinti).

No hospital, Perácio (Felipe Camargo) reconhece Zezão e afirma que o médico é um charlatão. Malu, que ouve Perácio, vai atrás de Zezão. Ela e Maurício (Jayme Matarazzo) conseguem achar o médico e o colocam contra a parede. Mas Malu cai de uma escada. Ela é empurrada por Tito (Rômulo Neto) e é internada no hospital. Durante esse episódio, Glória (Yoná Magalhães) conta para Bento que ele é filho de Wilson (Marco Ricca). O florista vai ao hospital dividir a novidade com Malu. A jovem aproveita para falar da troca dos exames de DNA e também da falsa gravidez de Amora. Bento descobre as trapaças da esposa e se divorcia.

A vida da it girl se transforma e ela se torna vítima dessas e outras tramoias de Tito, que recebia ordens da apresentadora Lara Keller (Maria Helena Chira). Lara queria derrotar Amora, sua concorrente e substituta no programa Luxury. Além de estar prestes a ser presa por falsas acusações, Amora perde a irmã de sangue Simone (Andreia Horta) e assume a responsabilidade de seus dois sobrinhos. Simone, que abandou a it girl na rua e foi morar no Chile, volta a procurar Amora  depois de descobrir que estava com leucemia. Ela pede a irmã que cuide de seus dois filhos.

Ao ser inocentada dos crimes, Amora se arrepende de suas artimanhas, afasta-se de Bárbara Ellen (Giulia Gam) e da fama, assume os sobrinhos e passa a ser professora de inglês.

Recomeços
Apaixonada por Maurício (Jayme Matarazzo) desde os tempos de escola, Malu (Fernanda Vasconcellos) também se apaixona por Bento (Marco Pigossi) ao longo da trama. A moça, que acaba tendo um romance com os dois, fica com o coração dividido, mas descobre que enxerga Bento como um irmão e seu grande amor é Maurício. Os dois terminam juntos.

Giane (Isabelle Drummond) e Fabinho (Humberto Carrão), que brigam boa parte do tempo na novela, se apaixonam. O namoro demora a deslanchar, porque os dois têm personalidades fortes.

Amora (Sophie Charlotte) e Bento, que tiveram altos e baixos no relacionamento, também se entendem no final da trama. O casal se reencontra durante outro flashmob organizado por Bento, mais uma vez para protestar, contra Bluma (Xuxa Lopes), que vai construir um shopping no local em que ele iria erguer nova sede da Toca do Saci junto com Malu (Fernanda Vasconcellos). A empresária fará isso em represália ao prejuízo causado ao empreendimento depois dos protestos que aconteceram no primeiro capítulo da novela. No meio do evento, os olhares dos dois se cruzam, e tudo indica que o amor da dupla terá uma nova chance.

TRAMAS PARALELAS

Dinheiro a qualquer preço
Bárbara Ellen (Giulia Gam) só pensa em fama e dinheiro. No começo da trama, está casada com Jonathan James (Pablo Morais), um rapaz mais novo que conquista espaço na mídia por ser casado com ela. Com a morte do marido, Bárbara logo investe em outro bom partido: o publicitário Natan Vasquez (Bruno Garcia), futuro sogro de Amora (Sophie Charlotte).

Bárbara é interesseira e capaz de destruir casamentos, inventar histórias e interferir na vida dos filhos para manter a aparência. No passado, casou-se com o famoso cineasta Plínio Campana (Herson Capri) apenas para garantir poder e fama. Na época, ele era apaixonado por Irene (Deborah Evelyn), uma atriz em ascensão. Bárbara, no entanto, armou uma cena de traição e conseguiu separar o casal.

Magoada com Plínio, Irene larga tudo e foge, sem dizer que estava grávida. Plínio não desconfia ter sido pego em flagrante pela mulher e pensa ter sido abandonado por Irene. Aproveitando-se da crise que o cineasta enfrenta, Bárbara consegue seduzi-lo. Os dois se casam e têm Malu (Fernanda Vasconcellos). Plínio não aguenta Bárbara muito tempo e o casamento acaba.

Assim que Fabinho (Humberto Carrão) descobre ser filho de Plínio e Irene, promete se vingar de Bárbara por conta da separação dos pais. O jovem e Malu fingem estar namorando durante um evento na casa da moça para Fabinho seduzir a atriz decadente e conseguir desmascará-la. Malu coloca uma câmera no quarto de Bárbara e eles gravam toda confissão da atriz. Assim, a dupla prova que Bárbara foi o pivô da separação de Plínio e Irene. Para azar de Bárbara, Natan ainda flagra a dupla na cama e rompe com ela.

Após várias tentativas de voltar à mídia, Bárbara termina brilhando em A Que Ponto Chegamos, um reality show de baixo nível. Ao lado de Vitinho (Rodrigo Lopez) e Sandrona (Sylbeth Soriano), a atriz decadente atura Tina (Ingrid Guimarães) no confinamento. As duas são inimigas desde que Tina descobre que Bárbara foi a culpada pelo trauma de seu noivo, Vitinho. A ex-vedete abandonou o rapaz no altar, fazendo com que ele não conseguisse se casar com mais ninguém. Tina é uma de suas vítimas.  No reality, Tina entra na casa batendo panela e beija o ex. Tudo para irritar Bárbara, que mantém a pose.

Reviravoltas do amor
Wilson (Marco Ricca) é de uma família pobre da zona norte de São Paulo e é criado, junto com seu irmão Gilson (Daniel Dantas), por um avô rude. Quando jovem, trabalha como motorista da família Pais e acaba se apaixonando por Lívia (Letícia Cannavale), uma das herdeiras. Os dois engatam um romance, mas logo são separados. Sentindo-se rejeitada, Damáris (Marisa Orth) vai à mansão da família e anuncia estar vivendo um romance com Wilson. Lívia se sente traída pelo amado e, inconsolável, aceita a proposta da mãe, Glória (Yoná Magalhães), de se afastar da cidade sem deixar rastros. A jovem deixa a casa grávida. A última notícia que Wilson recebe de Lívia é a de sua morte durante o parto. Por conta disso, ele acredita que o filho também não tenha sobrevivido.

Após ter sido separado de Lívia, Wilson, atordoado, acaba se casando com Damáris. Com ela, tem três filhos: Tito (Rômulo Neto), Mel (Carla Salle) e Vinny (Mauricio Destri). Com o apoio do sogro, consegue prosperar e monta o Kim Park, um parque de diversões. O negócio mantém a família e os luxos de Damáris.

Para sua surpresa, ao final da novela, Wilson descobre ser pai de Bento, seu filho com Lívia, e fica surpreso ao descobrir que foi Glória, avó do menino, quem o abandonou recém-nascido. Com o tempo, Wilson perdoa Glória e se aproxima do filho, com quem, até então, nunca tinha se entendido muito bem. Wilson consegue emprego em uma das empresas de Karmita Lancaster (Carmem Verônica) e refaz sua vida.

Sua ex-mulher Damáris acaba abrindo mão dos bens e vira beata. Á frente do templo da purificação, a mulher também descarta Lucindo (Joaquim Lopes), que está casado com ela, mas não deixa de dar suas escapadinhas de vez em quando.

Uma nova chance
Perácio (Felipe Camargo) nasce em berço de ouro, mas o dinheiro não é suficiente para ajudá-lo a encontrar a felicidade. Ele acaba caindo nas graças da mau-caráter Brenda(Letícia Isnard), cujos filhos – Tábata (Samya Pascotto) e Xande (Felipe Lima) – assume. Seu sonho é ser um artista plástico reconhecido, mas, estimulado por Brenda, falsifica quadros. Sua mãe, Glória Pais (Yoná Magalhães), não suporta a nora.

Apesar de criar os enteados, Perácio não tem contato com o próprio filho Filipinho (Josafá Filho), fruto de seu relacionamento com a garçonete Rosemere (Malu Mader). Quando jovem, os dois se envolveram e a moça acabou engravidando. Perácio, no entanto, duvida que seja pai da criança.

A vida de Perácio começa a mudar quando ele se aproxima do filho. Influenciado por Filipinho e Rosemere, assume a falsificação dos quadros, liberta-se da ex-mulher e passa a fazer cópias legalizadas de quadros. Perácio e Rosemere retomam o relacionamento.

Farpas amorosas
Odila (Cris Nicolotti), irmã de Rosemere (Malu Mader), vive às turras com o ex-marido Nestor (Wandi Doratiotto), com quem apenas divide a casa. O casal tem uma filha, Renata (Regiane Alves), orgulho da família. Às vésperas de seu casamento com Érico (Armando Babaioff), a jovem entra em crise por ele ter sido o único homem de sua vida e o trai com o mulherengo Tito (Rômulo Arantes Neto), primo de Érico. A jovem até se arrepende, mas as tentativas de reconciliação não funcionam, e ela se muda para o Rio de Janeiro, onde passa a trabalhar em uma das empresas de Karmita Lancaster (Carmem Verônica).

Após ser traído pela noiva e, no mesmo dia, perder o emprego na Class Midia, agência de publicidade de Natan Vasquez (Bruno Garcia), Érico se torna um bem-sucedido publicitário com a ajuda de Palmira Valente (Letícia Sabatella), sua nova namorada. Ao descobrir que Palmira e Verônica, ex-mulher de Natal (Bruno Garcia), são a mesma pessoa, a relação se desgasta, e os dois se afastam. Após a turnê nacional de Palmira, os dois se reencontram no bar Cantaí, onde o casal se conheceu, e a paixão renasce.

O bon-vivant Tito adora uma conquista e faz muitas loucuras por conta disso. No fundo, é um playboy inconsequente. Ele e Lara Keller (Maria Helena Chira), inimiga de Amora (Sophie Charlotte), fazem coisas terríveis, como sabotar o bufê do próprio pai Wilson (Marco Ricca) e tentar matar Giane (Isabelle Drummond) ao prendê-la dentro de uma van com fumaça tóxica. Tudo para a culpa cair sobre Amora. No fim, a dupla é desmascarada. Mas Lara consegue sair ilesa das acusações e ainda se candidata à deputada federal. Já o rapaz termina pobre, preso e solitário.

Pais do coração
O casal Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso) dedicam a vida ao próximo. Como Salma não conseguia engravidar, os dois decidem acolher menores abandonados em sua casa. Salma engravida de Érico (Armando Babaioff), mas o projeto é mantido. Pelo lar, passaram Bento (Marco Pigossi), Amora (Sophie Charlotte) e Fabinho (Humberto Carrão).

Gilson é irmão mais velho de Wilson (Marco Ricca). Além de cuidarem de crianças abandonadas, Gilson e Salma são donos do Cantaí - um bar de música ao vivo. Moram em sua casa os órfãos Socorro (Tatiana Alvim), presidente do fã clube de Amora, e o webdesigner Jonas (Sergio Malheiros), muito amigo de Bento.

AUDIÊNCIA

Fechou com média geral de 24.7 pontos. Apesar de estar abaixo da meta de 25 pontos estipulada pela emissora, o folhetim foi visto com bons olhos pela direção de dramaturgia da emissora. Elevou em 8% os índices da novela anterior, “Guerra dos Sexos” – que detém o título de pior audiência da faixa das 19h.

Obteve média de 28 pontos em sua estreia, também seu melhor desempenho durante toda a exibição. O último capítulo repetiu o recorde com 28 de média.

PRODUÇÃO

Em fevereiro de 2017, os autores Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari entregaram ao SBT o argumento de sua primeira novela em conjunto para a emissora. Os autores já eram velhos conhecidos: Vincent colaborou em todas as obras escritas por Amaral em sua trajetória pela emissora. No dia 6 de março, a dupla foi convocada e anunciada como responsáveis pela novela substituta de “Guerra dos Sexos”, dos autores Sílvio de Abreu e Daniel Ortiz, na faixa das 19h.

No dia 26 de maio, os autores entregaram a sinopse completa do folhetim para a direção de dramaturgia da emissora. Em 5 de junho, foi anunciado “Sangue Bom” como título provisório da trama. Vincent Villari declarou: “Acho um título sonoro, jovial, popular, solar, vital. Que tem a ver com o espírito da novela e, de certa forma, com a história dos três órfãos cujas tramas giram em torno de suas origens – afinal, qual deles tem o sangue bom?”.

No dia 14 de junho, Carlos Araújo foi anunciado como diretor-geral da novela, e Dennis Carvalho como diretor artístico. Os nomes de colaboradores e diretores secundários também foram divulgados neste dia pelo SBT.

Os capítulos de “Sangue Bom” começaram a ser escritos por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari no dia 26 de junho. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Marisa Orth, Ingrid Guimarães, Marco Ricca, Malu Mader, Deborah Evelyn e Andreia Horta) foram anunciados pela dupla no dia 30.

As escalações oficiais do elenco começaram na segunda-feira, 3 de julho. Marco Pigossi, Sophie Charlotte, Fernanda Vasconcellos, Jayme Matarazzo, Isabelle Drummond e Humberto Carrão foram anunciados como os seis protagonistas no dia 6.

Em 10 de agosto foi anunciado que “Sangue Bom” permaneceria como título oficial do folhetim, após reunião com os diretores da trama. O elenco completo foi apresentado pela emissora no dia 14. Já as gravações tiveram início no dia 21 de agosto.

Em 22 de janeiro de 2018, o SBT divulgou nota informando sobre a duração da novela. Inicialmente projetada para contar com 173 capítulos, “Sangue Bom” perdeu duas semanas de exibição por vontade dos próprios autores, que decidiram finalizar a obra com 161 exibições: “Fizemos uma breve sinopse tendo em base o que vai acontecer, fizemos uma escaleta para os acontecimentos do capítulo, e a maneira mais saudável de terminar a novela é no número 161. Felizmente, isso foi concordado com a emissora”, comentou Maria Adelaide. Neste mesmo dia, ocorreram as gravações do 100º capítulo da trama.

No dia 16 de março, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari entregaram à direção do SBT o roteiro do último capítulo de “Sangue Bom”. Em 19 de abril, as gravações da novela foram oficialmente finalizadas. A trama se despediu do público no dia 27/04.

CURIOSIDADES

• Uma das inspirações para a criação da personagem de Giulia Gam, a Bárbara Ellen, foi a atriz britânica Elizabeth Taylor.

Maria Adelaide Amaral começou a se interessar por moda quando escreveu a peça Mademoiselle Chanel, em 1991. Na novela “Ti Ti Ti” (2015), mergulhou ainda mais nesse universo. Nesse período, as estilistas Gloria Kalil e Costanza Pascolato já falavam nas it girls, jovens que ditavam tendências e geralmente eram blogueiras. Elas tinham prestígio entre os editores de grandes revistas de moda. Para explorar o fenômeno, a autora escreveu a personagem Amora (Sophie Charlotte). Na trama, a personagem era apaixonada por sapatos e chegou a ter 180 pares.

• A cidade de São Paulo, que serve de pano de fundo para a novela, foi mostrada pelo lado menos convencional. A ideia dos autores era revelar os hábitos da classe C paulistana e lugares menos frequentados, como as pinacotecas, o Pacaembu, o Museu da Língua Portuguesa.

• Grande parte dos personagens da novela pertencia a quatro locais de trabalho: Luxury, Para Sempre, Crash Mídia e Cantaí. O programa de entretenimento Luxury era comandado por Lara (Maria Helena Chira), que foi substituída por Amora (Sophie Charlotte) em sua licença-maternidade. A Para Sempre funcionava como assessoria de casamentos e pertencia à Verônica (Letícia Sabatella). A agência de publicidade Crash Mídia era de Natan (Bruno Garcia). E o bar Cantaí, propriedade de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso), revelava diversos talentos do folhetim.

• O universo circense e cores fortes – tons de vermelho, roxo, verde, laranja e amarelo- foram usados como referência para a montagem do cenário do Kim Park. As cenas gravadas nesse ambiente contaram com 20 figurantes, desde profissionais de perna de pau até patinadores.

Marco Pigossi protagonizou “Sangue Bom” ao mesmo tempo que deu vida a outro protagonista no SBT: o piloto Rafael em “Boogie Oogie”, trama das 18h que também teve sua estreia no dia 23 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.