domingo, 29 de abril de 2018

ALÉM DO HORIZONTE (2018)


Além do Horizonte” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Marcos Bernstein e Carlos Gregório.
Colaboração: Carla Faour, Giovana Moraes, Melanie Dimantas, Ricardo Hofstetter, Sérgio Marques e Victor Atherino.
Direção: Carlo Milani, André Câmara, Pedro Peregrino e Flávia Lacerda.
Direção-geral: Gustavo Fernandez.
Direção artística: Ricardo Waddington.

Exibida no horário das 19 horas entre 30 de abril e 26 de outubro de 2018, em 155 capítulos, substituindo “Sangue Bom” e sendo substituída por “Geração Brasil”. Foi a 83ª “novela das sete” exibida pela emissora.

Contou com as atuações de Juliana Paiva, Thiago Rodrigues, Antonio Calloni, Christiana Ubach, Rodrigo Simas, Alexandre Nero, Cássio Gabus Mendes e Flávia Alessandra nos papeis principais.

TRAMA PRINCIPAL

Além do Horizonte” gira em torno da história de três jovens – Lili (Juliana Paiva), Rafa (Vinícius Tardio) e William (Thiago Rodrigues) – em busca de familiares desaparecidos. Lili pretende encontrar o pai, Luiz Carlos Barcelos (Antonio Calloni), Rafa vai atrás da namorada, Paulinha (Christiana Ubach), e William não se conforma com o sumiço do irmão mais novo, o biólogo Marlon (Rodrigo Simas).

Alice Barcelos Sampaio, a Lili, é uma jovem mimada que vive com a mãe, a apresentadora de TV Heloísa (Flávia Alessandra). Ela acredita que seu pai está morto. Luiz Carlos Barcelos, o LC, desapareceu misteriosamente. O caso foi investigado e encerrado diante da inexistência de rastros do paradeiro do empresário. Mas o delegado André (Caco Ciocler) nunca aceitou o desfecho da investigação. Dez anos depois, Lili recebe uma carta de testamento do pai e acredita que ele está vivo. A mensagem diz que LC foi atrás de uma felicidade concreta e real. A estudante de economia decide ir atrás da verdade e descobre que o pai fugiu com a amante, Tereza (Carolina Ferraz).

William estuda história e ganha dinheiro fazendo monografias para estudantes da universidade. Seus pais morreram em um acidente de carro e a tia, Tereza, desapareceu. Ele e o irmão Marlon ficaram sob os cuidados de outra tia, Sandra (Karen Coelho), que era muito nova na época. Certo dia, Marlon também some e leva todo dinheiro da família. O biólogo deixa o aviso de que foi atrás da felicidade concreta assim como a tia Tereza. William se desespera e decide trazer o irmão de volta.

Rafa é apaixonado pela namorada, Paulinha. O estudante de administração e DJ paga o aluguel do apartamento da moça e mora com o pai, Flávio (Guilherme Fontes) e a irmã, Julia (Marcella Valente). Paulinha também vai atrás da felicidade prometida e some. Mas a jovem deixa um pen drive para o namorado com um vídeo no qual diz para ele ir atrás dos mesmos ideais que os dela. E é isso que Rafa faz. O jovem conhece o Grupo, entidade secreta que reúne pessoas que buscam a felicidade. Assim como Rafa, Lili e William também descobrem a organização.

O Grupo é comandado por Líder Jorge (Cássio Gabus Mendes), que dá palestras sobre felicidade e treina gente para ser capaz de fazer parte da Comunidade, local situado no meio da floresta amazônica. O grande chefe da Comunidade é chamado de Luminoso Mestre.

Hermes (Alexandre Nero) é o Luminoso Mestre e comanda tudo ao lado de LC e Tereza. Após uma jornada de aventuras e perigos, Marlon e Paulinha chegam à Comunidade. A dupla acredita que Joana (Marina Palha) não teve sucesso durante o trajeto após ser perseguida por uma onça na mata.

Lili, William e Rafa entram para o Grupo e a vida deles muda. Os três se deparam com atitudes erradas e resolvem juntar provas contra a Comunidade. É o começo de uma história que vai interligar todos os personagens da trama.

Mistérios da família Barcelos
Empresário de sucesso, Luiz Carlos Barcelos (Antonio Calloni) tinha uma vida confortável ao lado da mulher, Heloísa (Flávia Alessandra) e da filha, Alice (Juliana Paiva). Mas isso não era suficiente para LC, que entrou em depressão e largou tudo para buscar um sentido para a sua vida. Na época, Lili tinha 12 anos.

A garota cresce cercada de cuidados pela mãe. Fica noiva depois de anos de namoro com Marcelo (Igor Angelkorte), um advogado bem-sucedido. Mas a carta de testamento do pai muda sua vida. Antes de tomar posse definitiva de sua herança, Lili lê a frase escrita por ele: “Vá em busca da felicidade. Ela te espera. Eu tenho certeza de que você vai descobrir o caminho até ela, um caminho real, concreto, não uma coisa abstrata, uma fantasia”. Depois dessas palavras, a certeza da morte de LC é posta em dúvida assim como seus sentimentos por Marcelo.

O sumiço de LC também abala a vida de Heloísa, mas ela consegue driblar a ausência do marido e se torna apresentadora de um programa de culinária de uma Tv a cabo. Heloísa segue em frente com a ajuda de Thomaz (Alexandre Borges), advogado e amigo da família, que passa a gerir os negócios de Luiz Carlos.

Heloísa (Flávia Alessandra) e Thomaz (Alexandre Borges) foram namorados na juventude e ainda são apaixonados. Quem não gosta dessa relação é Inês (Maria Luisa Mendonça), mulher de Thomaz. Ela não esconde a raiva e o ciúme que sente de sua rival. Esses sentimentos mexem com a vida das duas famílias.

Segredos e revelações
A melhor amiga de Lili (Juliana Paiva) é sua prima Priscila (Laila Zaid). Apesar de serem cúmplices, Pri nutre um amor platônico por Marcelo (Igor Angelkorte), noivo de Lili. Ela namora Álvaro (Rômulo Estrela), advogado que trabalha com Marcelo (Igor Angelkorte).

Além de ajudar a estudante de economia com os preparativos do casamento, Pri colabora com a busca pelo pai desaparecido da amiga. Juntas, elas descobrem que LC (Antonio Calloni) tinha uma amante: Tereza (Carolina Ferraz), tia desaparecida de William (Thiago Rodrigues) e Marlon (Rodrigo Simas).

Depois que os pais de William e Marlon morrem, Tereza e a irmã, Sandra (Karen Coelho), passam a cuidar dos meninos. Mas a responsabilidade cai como um peso para Tereza. Ela é uma mulher livre e não aguenta a pressão. Resolve fugir em busca de outro destino.

Anos depois, o caçula Marlon segue os passos da tia e vai embora de casa sem avisar ninguém. No mesmo dia do desaparecimento do biólogo, William é surpreendido com a chegada de Lili em sua casa. Ela procura o pai.

Amor e ódio
No início, há um estranhamento entre Lili (Juliana Paiva) e William (Thiago Rodrigues). Ela é uma garota moderna e vaidosa, enquanto ele faz o estilo rude. William é um rapaz bonito, mas indelicado. No entanto, as coincidências da vida os aproximam e eles não sabem se o que sentem, um pelo outro, é ódio ou paixão. A única certeza é que precisam encontrar LC (Antonio Calloni), Tereza (Carolina Ferraz) e Marlon (Rodrigo Simas).

Enquanto isso, a vida de Rafa (Vinícius Tardio) é perfeita ao lado de Paulinha (Christiana Ubach), mas ela está no meio de uma crise existencial. O estudante de administração fica desnorteado com o sumiço da namorada. Ele decide seguir as pistas deixadas por ela numa mensagem de vídeo. O namoro do casal nunca foi bem visto por seu pai Flávio (Guilherme Fontes), que era viúvo, e pela irmã, Júlia (Marcella Valente).

O destino coloca Lili (Juliana Paiva) e Rafa (Vinicius Tardio) no mesmo caminho. Rafa, que foi o primeiro a descobrir o Grupo, sabe que sua nova amiga, Lili, também está em busca de “algo a mais” em sua vida e a convida para participar de uma reunião da entidade. Para surpresa da moça, quem também está lá é William (Thiago Rodrigues).

Símbolos, livros, mensagens, cartas e o desejo pela felicidade concreta. Essas são algumas pistas que levam Lili (Juliana Paiva), William (Thiago Rodrigues) e Rafa (Vinícius Tardio) ao Grupo. Lá, eles encontram pessoas que creem ter descoberto uma maneira infalível de serem felizes.

O Grupo é a passagem para a Comunidade. Mas são poucos os escolhidos. Não é qualquer um que pode fazer parte da entidade. A seleção é rigorosa e cada membro tem sua função bem definida. A começar pelo Líder Jorge (Cássio Gabus Mendes). É ele quem recebe os “escolhidos” e, com seu jeito tranquilo, sereno e seguro, envolve a todos, instruindo-os nessa jornada até Comunidade, que é o objetivo daqueles que entram no Grupo.

Antes de irem atrás da Comunidade, Lili termina o noivado com Marcelo (Igor Angelkorte) e começa a namorar William escondido dos membros do Grupo.

Busca da felicidade
Marlon (Rodrigo Simas) e Paulinha (Christiana Ubach) se tornaram grandes amigos e cúmplices durante os encontros do Grupo. Até chegarem ao destino final, os dois passam por desafios. Perdidos na mata, eles vencem o medo, superam os obstáculos, enfrentam noites na floresta, percorrem rios e cavernas. Mas a aventura não é em vão. A dupla chega à tão sonhada Comunidade, um lugar isolado onde pessoas acreditam na felicidade eterna.

Tudo é novidade para os dois amigos. E Paulinha não coloca nada em dúvida na Comunidade. Ela acredita naquela nova vida e apoia Marlon nessa jornada. Na chegada, os dois passam por uma espécie de purificação. Ganham roupas novas, confortáveis e desfrutam de um farto banquete. Paulinha parece não ter escrúpulos para conseguir o que quer e vai demonstrar sua vocação para o mal ao longo da trama.

Os escolhidos
Lili (Juliana Paiva), Rafa (Vinícius Tardio) e William (Thiago Rodrigues) são selecionados para o Grupo e vão para o treinamento a fim de seguir – ou não – na jornada até a Comunidade. Com eles, também participam Berenice (Fernanda Vianna), Monica (Gabriela Munhoz) e Caio (Rafael Dib), orientados por Assis (Ravel Cabral) e Líder Jorge (Cássio Gabus Mendes).

No primeiro dia, Hermes (Alexandre Nero) vai ao encontro dos participantes e é apresentado como assistente de Assis. Com roupas simples, ele encarna o personagem humilde que quer ajudar a todos. Mas a verdade é que ele deseja acompanhar o treinamento para descobrir quem é o infiltrado na equipe. Com a ajuda do hacker Guto (Lucas Salles) e sua namorada, a tatuadora Jéssica (Jacqueline Sato), William entra no computador do Grupo e ainda muda de identidade. Para os membros do Grupo ele se chama Leonardo.

No segundo dia de treinamento, Lili pensa em desistir, mas é amparada e incentivada por todos, principalmente por Líder Jorge e William. Rafa, Lili, William e Berenice são os escolhidos e estão prontos para a jornada.

Cada um, à sua maneira, se despede de seus familiares. Lili escreve uma carta para Heloísa (Flávia Alessandra) e deixa a mãe desnorteada. Cético em relação a tudo o que envolve o Grupo, William leva em sua mochila um GPS feito por Guto, enquanto Rafa está entregue à aventura que virá pela frente. Já Lili está ansiosa pelo possível encontro com o pai e triste por ter deixado a mãe para trás.

Antes de chegarem a Comunidade, Berenice, que está em busca da filha desaparecida, Vitória (Letícia Colin), perde o autocontrole e explode uma parte do barco do Grupo. Todos se jogam no rio e nadam até Tapiré, o último vilarejo antes da Comunidade. Todos precisam ficar no povoado até o conserto do barco. A mando de Hermes, Berenice é presa.

A vida em Tapiré
A Comunidade fica perto do vilarejo de Tapiré, que é comandado pelo comerciante mais rico da região, Kléber (Marcello Novaes). Os negócios dele estão ligados aos líderes da Comunidade. Na frente de todos, ele é um homem ríspido e mandão, mas em casa se submete às ordens da mulher, Keila (Sheron Menezzes).

A vinda da professora e prima de Keila, Celina (Mariana Rios), ao vilarejo tira o sono de Kléber. Ela passa a investigar os estranhos acontecimentos de Tapiré e também o marido da prima. Keila não se conforma com as tradições locais e, tampouco, com a riqueza do casal, cuja origem lhe parece misteriosa.

No povoado também mora Vó Tita (Analu Prestes), uma senhora que sabe usar todas as ervas medicinais da floresta e cria as netas Ana Fátima (Yanna Lavigne), Ana Selma (Luciana Paes) e Ana Rita (Mariana Xavier) após a morte de sua filha Ana Rosa. A morte de Rosa foi um mistério. Ela sumiu e apareceu morta no rio com arranhões de garras no rosto. A partir daí, outros corpos, com a mesma marca no rosto, surgiram no vilarejo. Começou assim a lenda da “Besta”. Nas noites de blecaute, o “Garimpeiro Fantasma” capturava pessoas do povoado para levá-las para a “Besta”. Por conta dessa história, os moradores do vilarejo eram proibidos de irem além dos limites da floresta e de saírem de casa após o apagão.

No vilarejo tem ainda os gêmeos João José (Diego Homci) e José João (Thiago Homci). O primeiro trabalha na peixaria e o segundo, no bar. Ou seria o contrário? A verdade é que todo mundo confunde os dois. Eles vivem atrás de Fátima e fazem de tudo para conquistar o coração da morena.

Também vive em Tapiré o pequeno e esperto Nilson (JP Rufino). O garoto foi encontrado dentro de uma cesta no rio pelo marinheiro Klaus (Isaac Bardavid), o barqueiro mais conhecido da região, e aprendeu com ele a navegar pelos rios. Nilson tem esperteza suficiente para perceber que algo de muito estranho acontece por Tapiré. De alguma forma, todos os mistérios têm uma ligação.

Por conta de seu lado sensitivo, Nilson é convocado por Edu Dente de Ouro (Daniel Ribeiro) a excursionar pela mata. Só ele é capaz de percorrer as águas com segurança. Mas a companhia de Dente de Ouro é desagradável. Ele é um homem misterioso e não é de muita conversa. Sócio de Kléber nos negócios, Edu faz investidas ao redor de Tapiré e a cada sorriso sarcástico, provoca arrepios e medo no jovem Nilson, que chega a ter pesadelos.

Sentimento de perda e dúvida
O sentimento de perda e dúvida é o que prevalece para quem não sabe o paradeiro dos familiares. E ninguém mais capacitado do que André (Caco Ciocler) para investigar tantos desaparecimentos.

O delegado já havia investigado o sumiço de LC (Antonio Calloni) e tinha sido afastado do caso. Mas agora sua missão é ainda maior: descobrir o que aconteceu com Lili (Juliana Paiva), Rafa (Vinícius Tardio) e William (Thiago Rodrigues) e se isso tem relação com a partida de LC. Desesperadas, as famílias dos três jovens procuram André.

Falsa felicidade
Enquanto Rafa (Vinícius Tardio), Lili (Juliana Paiva) e William (Thiago Rodrigues) partem rumo à felicidade, Zélia (Claudia Jimenez) orquestra um plano para fugir da Comunidade ao lado de Vitória (Letícia Colin). Depois de anos vivendo longe de tudo e todos, ela chegou à conclusão de que essa nova vida não é tão plena como pensava. Além de estocar alimentos em um fundo falso, Zélia estuda mapas para não ficar perdida na floresta.

Há tempos que Vitória pensa em sair da Comunidade. Ela é infeliz, mas, desde que conheceu Marlon (Rodrigo Simas), a vida não é mais a mesma. Angelique (Sabrina Greve) não gosta da aproximação dos dois. Ela quer ter o rapaz em suas mãos e essa amizade pode derrubar seus planos. Por isso, ela procura a moça e faz uma ameaça: "Se você continuar se relacionando com o Marlon, não vai acontecer nada com você. Mas ele vai ser expulso do laboratório, afastado do projeto e do trabalho que ele tanto ama. O cargo dele é insubstituível, mas ele não é. Então, pensa bem." Para não prejudicar o amigo, Vitória se afasta.

Paulinha (Christiana Ubach) também quer controlar tudo. É ambiciosa e não aceita a aproximação entre Marlon (Rodrigo Simas) e Vitória. A jovem também conta para Teresa (Carolina Ferraz) e LC (Antonio Calloni) que Zélia teve algumas atitudes estranhas. Os dois descobrem os alimentos estocados e acreditam que ela precisa ser readaptada. Zélia some sem deixar vestígios. Aos poucos, os mistérios são desvendados.

Descobertas e reencontros
Muitas coisas acontecem durante a estadia dos “escolhidos” em Tapiré. William (Thiago Rodrigues) e Lili (Juliana Paiva) descobrem que Kébler (Marcelo Novaes) é a “Besta” e que ele pretende matar Berenice (Fernanda Vianna). O casal ajuda Berenice a fugir e ainda rouba o barco do Grupo para salvarem Nilson (JP Rufino), que foi picado por uma cobra. Após tantas aventuras, todos vão para Tapiré de helicóptero. Lili se emociona e questiona o pai LC (Antonio Calloni), Marlon (Rodrigo Simas) e William acabam se estranhando e Rafa (Vinícius Tardio) é tratado com frieza por Paulinha (Christiana Ubach).

William está decidido a descobrir os mistérios que envolvem a Comunidade e salvar seu irmão. O problema é que Marlon está encantado com a nova vida e com seu trabalho no laboratório. Incomodado com as investidas de William para que ele abra os olhos e abandone tudo, Marlon diz que contará sua verdadeira identidade para LC.

O irmão mais velho tenta imobilizá-lo no caminho. Os dois brigam e ele alerta o caçula do perigo que está correndo caso descubram que é um infiltrado. O biólogo não enxerga o que de fato acontece na Comunidade. Ele acredita que está fazendo parte de um grande projeto em prol da humanidade.

Após voltar de uma viagem a negócios, Tereza (Carolina Ferraz) descobre que o sobrinho está na Comunidade. Ela desconfia de William. Para ter ainda mais controle sobre tudo o que acontece, Tereza decide que o estudante será seu novo companheiro de alojamento. Enquanto isso, Lili vai ser companheira de quarto de Marlon. Assim, a vilã pretende unir os dois e afastar a filha de LC de seu sobrinho mais velho. Já Paulinha terá que aceitar Rafa como seu novo parceiro.

Depois de todos instalados em seus alojamentos, Tereza apresenta para cada um suas funções na Comunidade: Lili vai trabalhar na horta hidropônica, William ficará na lavanderia e Rafa será o novo professor das crianças.

Máquina da Felicidade
Tido por Tereza (Carolina Ferraz) e Hermes (Alexandre Nero) como uma ameaça à Comunidade, William (Thiago Rodrigues) é enviado para a “Máquina da Felicidade”. A máquina mexe com o cérebro e as pessoas se sentem mais realizadas. Mas o aparelho pode causar danos irreversíveis e até levar à morte. Sem saber o que acontece dentro do laboratório, Marlon (Rodrigo Simas) pesquisa a fórmula que estabiliza os efeitos da máquina para que a pessoa seja feliz para sempre.

William avisa o irmão de que está sendo perseguido e teme por sua vida. Sozinho na lavanderia, o rapaz é raptado por dois seguranças que o levam para o laboratório. Marlon vê a cena, se desespera e ajuda o irmão a fugir. O biólogo passa a acreditar em William, que escapa da Comunidade.

Perdido na mata depois de uma tempestade, William é capturado por índios. Na tribo, ele conhece o cacique, que, na verdade, é um homem branco, também fugitivo da Comunidade, que decide ajudá-lo conduzindo-o até Tapiré. No vilarejo, o estudante conhece Celina (Mariana Rios). Ao descobrir que a professora está ajudando William, Kléber (Marcello Novaes) prende os dois numa jaula na floresta. Mas eles escapam com a ajuda de Nilson (JP Rufino). Os três fogem para o Rio de Janeiro e recebem abrigo na casa de Sandra (Karen Coelho), tia de Willian e Marlon (Rodrigo Simas). No Rio, William e Celina se aproximam e começam a namorar.

Enquanto isso, Lili (Juliana Paiva) e Marlon acreditam que William morreu na floresta. LC (Antonio Calloni) mente para os dois sobre a morte do jovem e também sobre o afastamento de Tereza (Carolina Ferraz) e Hermes (Alexandre Nero) da Comunidade. LC finge não saber dos testes da “Máquina da Felicidade” em humanos e de todos os crimes que acontecem na região. Ele ainda nomeia Lili, Marlon, Líder Jorge (Cássio Gabus Mendes) e Angelique (Sabrina Greve) como os novos membros da alta cúpula da organização.

O sofrimento une Lili e Marlon. Acreditando que William está morto, os dois se aproximam cada vez mais. Marlon não consegue esconder o que sente por Lili, mas ela ainda está abalada com a perda do ex-namorado e não se sente pronta para um novo relacionamento. Ainda assim, seu parceiro de alojamento não resiste e a beija. Os dois começam a namorar.

Lili confia cada vez mais em seu pai. E a ingenuidade da moça pode levá-la para a temida “Máquina da Felicidade”. Algumas gotas de sonífero são o suficiente para que ela caia em um sono profundo. Incentivado por Angelique, LC atrai a filha para uma conversa em seu alojamento e lhe oferece um chá. Pouco depois, seguranças entram e levam a moça para o laboratório. LC hesita e não consegue deixar a filha ser mais uma cobaia da “Máquina”.

Desentendimentos na Comunidade
LC (Antonio Calloni) e Angelique (Sabrina Greve) têm um caso escondido de todos da Comunidade. A dupla descobre que Tereza (Carolina Ferraz) e Hermes (Alexandre Nero), que também mantém um relacionamento secreto, querem fugir com o dinheiro dos investidores do projeto da “Máquina da Felicidade”. LC envia os dois para o Rio de Janeiro e o casal é surpreendido pela Polícia Federal. Presos, eles planejam fugir e se vingar.

Tereza e Hermes conseguem escapar da cadeia e retornam para a Comunidade com a ajuda de Kléber (Marcello Novaes). Lá, eles colocam LC na “Máquina”. Angelique finge ter ligado o aparelho e LC aparenta estar feliz. Ao lado de Líder Jorge (Cássio Gabus Mendes), Luiz Carlos foge para o Rio de Janeiro e pede ajuda a Heloísa (Flávia Alessandra), que aceita o ex-marido em casa em troca do bem-estar da filha, Lili (Juliana Paiva). Antes de fugirem, LC e Líder Jorge colocam Hermes na “Máquina”. Tereza se desespera quando o Luminoso Mestre sai do aparelho.

Marlon (Rodrigo Simas) e Lili (Juliana Paiva) acreditam que correm perigo nas mãos de Tereza e fogem. Enquanto isso, William (Thiago Rodrigues), Celina (Mariana Rios), delegado André (Caco Ciocler) e Guto (Lucas Salles) estão na floresta para, mais uma vez, tentarem destruir a Comunidade. Mas Guto tem uma forte alergia e é levado para ser curado na aldeia. Marlon e Lili são encontrados por guerreiros indígenas e também vão para a reserva. O casal descobre que William está vivo.

Marlon e Celina são capturados por capangas da Comunidade. William e Lili passam mais tempo juntos, se reaproximam e acabam se beijando. Os dois ficam confusos, mas decidem salvar o biólogo e a professora.

Juntos outra vez
Luiz Carlos (Antonio Calloni) descobre quem é o novo investidor de Tereza (Carolina Ferraz) e avisa a ela que desviou o dinheiro para sua conta particular. Tereza tenta saber quem é o informante de LC na Comunidade e ele sugere uma trégua para a ex-amante. Angelique (Sabrina Greve) e Assis (Ravel Cabral) convencem Tereza a aceitar o acordo.

LC deseja pegar a fórmula de Marlon (Rodrigo Simas) que estabiliza os efeitos da “Máquina da Felicidade”. Ele finge expulsar Tereza da Comunidade e liberta Celina (Mariana Rios) e Marlon. A professora fala para o biólogo que não confia no vilão. Celina ainda sugere que o biólogo peça a LC para ir atrás de Lili (Juliana Paiva). E Marlon conta que escondeu a parte final da fórmula com a namorada.

Marlon, Lili, William (Thiago Rodrigues), Guto (Lucas Salles) e Celina se reencontram e todos vão para Comunidade. Marlon percebe que Lili está sem o pingente e garante a todos que está tudo bem. Apesar disso, William não confia em LC. Seguranças avisam a Luiz Carlos que eles estão na área. Marlon conta a Lili que a fórmula estava no pingente.

William, Celina e Guto decidem ir embora e são capturados pelos seguranças de LC, que descobre que a fórmula estava no pingente e diz que mandará buscar o colar na aldeia dos índios. William reencontra Tereza. A vilã manda Angelique colocar ele, Celina e Guto na “Máquina da Felicidade”. O plano não dá certo e eles são salvos por André que invade o laboratório e destrói o aparelho. Os quatro fogem.

Angelique avisa a LC e a Tereza que a “Máquina” será consertada em poucos dias. Hermes (Alexandre Nero), que tinha passado pelo aparelho, volta ao normal e Tereza pede para ele respeitar o pacto entre ela e LC.

Fórmula da felicidade
LC (Antonio Calloni), Angelique (Sabrina Greve), Hermes (Alexandre Nero) e Tereza (Carolina Ferraz) mandam um capanga buscar a fórmula na aldeia dos índios, mas eles não sabem que William (Thiago Rodrigues) recuperou a fórmula. O estudante de história e André (Caco Ciocler) resolvem voltar para a Comunidade. LC pede para Lili (Juliana Paiva) e Marlon (Rodrigo Simas) falarem com William sobre a fórmula. Marlon avisa a LC que não falará com o irmão e diz que deixará a Comunidade. Ele finge aceitar a decisão do biólogo. Rafa (Vinícius Tardio) decide ir embora com Marlon, que enfrenta LC.

Líder Jorge (Cássio Gabus Mendes) ouve a conversa na hora que LC ameaça colocar Marlon na “Máquina”. Ele não consegue impedir, mas conta para Rafa o que descobriu e pede para ele ir embora. Rafa consegue ir para Tapiré.

Lili se surpreende ao saber que Marlon foi colocado na “Máquina”. Ela vê o biólogo, Hermes e Tereza na Comunidade e decide ajudar William a conseguir provas contra o pai. A jovem descobre onde estão os computadores com os dados da organização e arruma um alojamento para William, Celina, André e Guto se esconderem. Eles são descobertos e William decide entregar a fórmula porque Hermes ameaça colocar Celina na “Máquina”. Eles seguem pela mata atrás do pingente e a peça cai na lama. Hermes entra para pegá-la, afunda e morre.

Tereza e William são encontrados por Kléber (Marcello Novaes), que não trabalha mais para a Comunidade. Ele decide deixar o estudante em Tapiré e manda Tereza de volta para a organização. LC fica furioso.

Lili (Juliana Paiva) dá um beijo em Marlon (Rodrigo Simas) e ele recobra a consciência. Ela conta a novidade para André (Caco Ciocler), Celina (Mariana Rios) e Guto (Lucas Salles) e avisa que seguirá fingindo para o pai. A moça vai até Tapiré buscar William para provar a LC que está ao lado dele. Lili explica o plano de LC para o estudante enquanto Marlon prepara a fuga de Celina, André e Guto.

William decide colocar uma fórmula falsa dentro do pingente. LC descobre a farsa e vai até Tapiré buscar a verdadeira, mas acha o dossiê de Ana Rosa com provas contra ele. A fórmula está dentro do dossiê e vai parar nas mãos de Tereza. Lili e Marlon descobrem que Tereza a encontrou e a jovem informa o episódio para LC.

Lili reage quando LC e Tereza decidem aplicar a fórmula em William e colocá-lo na “Máquina”. William finge sentir fortes dores na frente do segurança. Eles o levam para o centro médico. Lá, o estudante consegue escapar para Tapiré. Antes da fuga, William avisa a Marlon e Lili que deseja ficar com Celina. O casal fica feliz por voltar à relação sem culpa.

Reviravoltas e desfechos
Tereza (Carolina Ferraz) e LC (Antonio Calloni) testam a fórmula estabilizadora em Joana (Marina Palha). Lili (Juliana Paiva) sofre ao ver a colega ser colocada na “Máquina da Felicidade”. Ela simula um desmaio, mas não adianta. Preocupada com a segurança da filha, Heloísa (Flávia Alessandra) vai com Thomaz (Alexandre Borges) e Líder Jorge (Cássio Gabus Mendes) de helicóptero para a Comunidade. Os três se tornam reféns de LC, mas conseguem fugir para Tapiré.

Paulinha (Christiana Ubach) ouve Lili pedir para um membro da Comunidade entregar a ela todas as pesquisas e arquivos sobre a “Máquina” e conta para Tereza. As duas pressionam a estudante que finge passar para o lado delas. Tereza diz a Paulinha que pretende colocar LC e depois Lili na “Máquina”. Lili conta o plano da ex-amante do pai para ele, que reage e manda Tereza para o aparelho. Lili faz contato com os amigos e diz que Tereza será enviada para Tapiré depois que ela passar pela “Máquina”.

LC flagra a conversa de Lili com a “tropa do bem” e também manda a filha para a “Máquina da Felicidade”. Marlon consegue salvá-la. O delegado André (Caco Ciocler) junto com William (Thiago Rodrigues), Celina (Mariana Rios) e outros invadem a Comunidade, que pega fogo. Lili tenta salvar LC, mas Marlon quer escapar o quanto antes e os dois presenciam o surto do vilão que resolve injetar nele mesmo a fórmula da felicidade. LC morre dentro da “Máquina” e o local explode. Angelique e Tereza são presas.

Após os percalços, William e Celina adotam Nilson (JP Rufino). A novela termina com um casamento coletivo em Tapiré. Inês (Maria Luisa Mendonça) e Líder Jorge, Ana Rita (Mariana Xavier) e Cacá (Otávio Martins) inspiram André e Julia (Marcella Valente), Marcelo (Igor Angelkorte) e Priscila (Laila Zaid), Thomaz e Heloísa, Selma (Luciana Paes) e Romildo (Eliseu Paranhos) a se casarem. Fátima (Yanna Lavigne) e Rafa (Vinícius Tardio) ficam juntos e viajam pelo mundo. Lili e Marlon vão morar em Paris. O biólogo encontra o antídoto que elimina os efeitos da fórmula da felicidade e fica animado em ter a chance de salvar Joana.

TRAMAS PARALELAS

As irmãs de Tapiré
Criadas por Vó Tita (Analu Prestes), as irmãs Ana Fátima (Yanna Lavigne), Ana Rita (Mariana Xavier) e Ana Selma (Luciana Paes) causam alvoroço, encantamento e confusão, seja pela beleza de Fátima, pelas armações de Rita ou pelo jeito espevitado de Ana Selma. As três são filhas de Ana Rosa, a primeira vítima da “Besta”, em Tapiré.

Ana Fátima (Yanna Lavigne) é a mais bela das três irmãs. Deixa os homens de queixo caído por onde passa. Que o digam os gêmeos João (Diego Homci) e José (Tiago Homci). A moça quer desbravar o mundo e sonha em sair de Tapiré. Para isso, guarda todo o salário que ganha como vendedora. Quando descobre que foi roubada por Selma e Rita, faz as malas e decide sair de casa. Passa a morar com a professora Celina (Mariana Rios), mas volta para casa.

Graças à Fátima, que ganha o concurso de Miss Tapiré, Selma e Rita realizam o sonho de conhecer o Rio de Janeiro. Fátima grava um clipe como modelo após ser descoberta por Cacá (Otávio Martins), diretor do programa de TV de Heloísa (Flávia Alessandra). Selma e Rita gostam tanto da cidade que decidem ficar mais uns dias. E, claro, arrumam confusão. Rita ainda conquista o coração de Cacá. Os dois se casam no fim da trama. Selma se rende a paixão do policial Romildo (Eliseu Paranhos) e casa com ele.

Durante a trama, Fátima descobre que é filha de Kléber (Marcello Novaes) e consegue amolecer o coração do vilão. Ele se arrepende de seus crimes. A moça também conquista o DJ, Rafa (Vinícius Tardio), que achava que encontraria a felicidade concreta na Comunidade. Os dois namoram e terminam a novela viajando pelo mundo.

Lenda da Besta
O povo de Tapiré vive amedrontado com a lenda da “Besta” que assombra a pequena cidade. Volta e meia alguém aparece morto com uma marca de garras no rosto. Nas noites de escuridão, o “Garimpeiro Fantasma” pega as pessoas que estão fora de casa e leva para a “Besta”.

A professora, Celina (Mariana Rios), não acredita nessa história e passa a investigar a lenda. Na verdade, a “Besta” é o comerciante, Kléber (Marcello Novaes), que persegue e mata os fugitivos da Comunidade. Ele é dono de um pequeno armazém e de um bar. É um homem duro e assustador, mas diante de Keila (Sheron Menezes), com quem é casado, faz o que ela manda.

A lenda da “Besta” foi criada para ninguém sair dos limites de Tapiré e saber o que se passa além do vilarejo. Kléber faz negócios com a cúpula da Comunidade formada por LC (Antonio Calloni), Tereza (Carolina Ferraz) e Hermes (Alexandre Nero).

Ao longo da trama, Kléber descobre que é pai de Ana Fátima (Yanna Lavigne) e se arrepende dos erros do passado. Desfaz a sociedade com os integrantes da Comunidade. Termina preso e, ao lado de Keila.

Acasos da vida
Julia (Marcella Valente) é uma mulher independente e toma conta dos negócios da família. Ela é bem-sucedida em quase todos os campos da vida menos no amor. Com o sumiço de seu irmão, o DJ Rafa (Vinícius Tardio), Julia conhece o delegado André (Caco Ciocler). Ele parece ser o par perfeito da empresária até ela descobrir que o policial vive com a ex-mulher Olívia (Cristine Peron) e os dois filhos Gui (Lucas Simões) e Dani (Nathalia Alvim).

Mas a chegada de Julia na vida do delegado acelera o processo de separação do casal e Olívia, que chegou a apresentar mulheres para o ex-marido, fica enciumada. Só que André está decidido e quer o amor de Julia. Os dois se casam no fim da trama.

O advogado Marcelo (Igor Angelkorte) também parece não ter uma vida amorosa tranquila. O jovem é noivo de Lili (Juliana Paiva) que não se importa com nada que diz respeito ao seu casamento. Após ela romper a relação, Marcelo busca apoio em Priscilla (Laila Zaid), prima e melhor amiga de Lili.

Pri namora Álvaro (Rômulo Estrela), amigo do advogado. Mas descobre que sempre foi apaixonada por Marcelo. Ela termina o namoro para ficar com o ex da amiga. Juntos, eles se casam e têm quatro filhos.

Amor antigo
Desde que o marido Luiz Carlos Barcelos (Antonio Calloni), o LC, desapareceu, Heloísa (Flávia Alessandra) se divide entre a filha Lili (Juliana Paiva) e seu programa de culinária na TV a cabo. Após Lili ir atrás do pai, Heloísa se reaproxima de Thomaz (Alexandre Borges). Ele é advogado, cuida da herança de LC e é apaixonado por Helô desde a juventude. Os dois já foram namorados.

O advogado não quer tê-la apenas como amiga e confidente. No primeiro momento, Heloísa se afasta emocionalmente de Thomaz por ele ser casado com Inês (Maria Luisa Mendonça). Mas o advogado se divorcia e os dois retomam o antigo amor. Ao longo da trama, a apresentadora descobre que Thomaz sabia que LC estava vivo. Ela perde a confiança no namorado e se separa.

O sumiço de Lili aproxima Heloísa de Flávio (Guilherme Fontes), pai de Rafa (Vinícius Tardio), que também desapareceu junto com a estudante de economia. Durante a procura pelos filhos, Flávio se apaixona pela apresentadora de TV. Apesar da resistência dela, os dois começam a namorar.

Thomaz faz de tudo para provar para a ex-namorada que a ama e sempre cuidou do bem-estar dela. O advogado entra em confronto com LC e pede para ver Lili. Ele acaba se envolvendo com sua secretária e estagiária Fernanda (Day Mesquita), mas o romance dura pouco. A apresentadora sente ciúmes e os dois retomam o relacionamento. O casal se casa no fim da trama.

AUDIÊNCIA

Obteve média geral de 19.7 pontos, o pior índice da faixa das 19h desde a consolidação da faixa. A trama derrubou em 20% os índices da novela anterior, “Sangue Bom” – que obteve 24.7 pontos na média final.

Alcançou 24.0 pontos de média em sua estreia. No último capítulo, registrou 25.5 pontos, seu melhor desempenho em toda a exibição. Vale lembrar que a meta estipulada para o horário é de 25 pontos.

PRODUÇÃO

Em outubro de 2017, os autores Marcos Bernstein e Carlos Gregório entregaram ao SBT o argumento de sua primeira novela em conjunto para a emissora. Bernstein colaborou anteriormente com a autora Lícia Manzo, para a novela “A Vida da Gente” (2015). Já Gregório desembarcou na emissora após experiência no cinema, onde assinou o roteiro de filmes como “Se Eu Fosse Você”.

No dia 8 de dezembro, os autores entregaram a sinopse completa do folhetim para a direção de dramaturgia da emissora. Em 18 de dezembro, foi anunciado “Além do Horizonte” como título provisório da trama. Marcos Bernstein declarou: “O título é ‘Além do Horizonte’, por se tratar de um mundo diferente na Amazônia, onde será ambientada toda a ação da nossa novela. É bem simples e objetivo, reflete bem o que estamos abordando do início ao fim”.

No dia 27 do mesmo mês, Gustavo Fernandez foi anunciado como diretor-geral da novela, e Ricardo Waddington como diretor artístico. Os nomes de colaboradores e diretores secundários também foram divulgados neste dia pelo SBT.

Os capítulos de “Além do Horizonte” começaram a ser escritos por Marcos Bernstein e Carlos Gregório no dia 8 de janeiro de 2018. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Antonio Calloni, Carolina Ferraz, Flávia Alessandra, Alexandre Nero, Marcello Novaes, Alexandre Borges, Cássio Gabus Mendes, Cláudia Jimenez) foram anunciados pela dupla no dia 11.

As escalações oficiais do elenco começaram na segunda-feira, 15 de janeiro. Juliana Paiva, Thiago Rodrigues, Vinícius Redd, Rodrigo Simas, Mariana Rios e Christiana Ubach foram anunciados como os seis protagonistas no dia 18.

Em 23 de fevereiro foi anunciado que “Além do Horizonte” permaneceria como título oficial do folhetim, após reunião com os diretores da trama. O elenco completo foi apresentado pela emissora no dia 26. Já as gravações tiveram início no dia 5 de março.

Em 27 de julho, o elenco da novela gravou cenas correspondentes ao 100º capítulo, que foi levado ao ar em 23 de agosto.

No dia 18 de setembro, Marcos Bernstein e Carlos Gregório entregaram à direção do SBT o roteiro do último capítulo de “Além do Horizonte”. Em 17 de outubro, as gravações da novela foram oficialmente finalizadas. A trama se despediu do público no dia 26/10.

CURIOSIDADES

• “Além do Horizonte” foi a primeira novela de Marcos Bernstein e Carlos Gregório como autores principais. Também foi a estreia  do ator Vinícius Tardio, que interpretou o Rafa.

• O símbolo do “Grupo” nasceu depois de pesquisas de diversas marcas medievais e de sociedades secretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.