domingo, 20 de maio de 2018

FINA ESTAMPA (2018)


Fina Estampa” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Aguinaldo Silva.
Escrita com: Maria Elisa Berredo, Patrícia Moretzsohn e Nelson Nadotti.
Colaboração: Meg Santos, Rodrigo Ribeiro, Maurício Gyboski, Brunno Pires e Ruy Vilhena.
Direção: Ary Coslov, Cláudio Boekel, Marcelo Travesso, Marco Rodrigo e Marcus Figueiredo.
Direção-geral e artística: Wolf Maya.

Exibida no horário das 21 horas entre 21 de maio e 21 de dezembro de 2018, em 185 capítulos. Substituiu “Insensato Coração” e foi substituída por “Avenida Brasil”. Foi a 76ª “novela das nove” exibida pela emissora.

Contou com Lília Cabral, Christiane Torloni, Dalton Vigh, Caio Castro, Malvino Salvador, Carolina Dieckmann, Sophie Charlotte e Adriana Birolli nos papéis principais.

TRAMA PRINCIPAL

A novela é protagonizada por duas mulheres: Griselda Pereira (Lilia Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni). Com personalidades e valores opostos, suas vidas se cruzam logo no início da história, quando descobrem que seus filhos são namorados. O antagonismo entre as personagens, que ainda disputam o amor de Renê (Dalton Vigh), conduz a narrativa.

Viúva há 20 anos, desde que seu marido, Pereirinha (José Mayer), desapareceu no mar, Griselda trabalha como faz-tudo para sustentar seus três filhos: Quinzé (Malvino Salvador), Antenor (Caio Castro) e Amália (Sophie Charlotte). Competente, é conhecida por todo o Jardim Oceânico, região da Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio de Janeiro), como Pereirão. O apelido não lhe incomoda – sem vaidades nem arrependimento, Griselda coloca o bem-estar de sua família sempre em primeiro lugar.

Quinzé, seu primogênito, é um rapaz bom-caráter, mas não investiu nos estudos e nem deu muita sorte no amor. Após ser abandonado pela mulher, Teodora (Carolina Dieckmann), voltou para a casa da mãe, levando consigo seu filho, Quinzinho (Gabriel Pelícia). Com a ajuda de Griselda, que é apaixonada pelo neto, e com o emprego no bar de Guaracy (Paulo Rocha), ele cria sozinho o menino.

Antenor, o filho do meio, foi o único dos irmãos a ingressar na universidade. Aluno exemplar na faculdade de Medicina, seu principal estímulo é querer melhorar de vida. Antenor não se identifica com a história de sua família, principalmente após conhecer e se apaixonar por Patrícia (Adriana Birolli), filha de Tereza Cristina. Griselda se orgulha do filho e de sua dedicação aos estudos até descobrir que ele tem vergonha de sua origem humilde.

A caçula Maria Amália é a grande companheira de Griselda. Além de trabalhar como vendedora de cosméticos, ajuda a mãe a cuidar da casa, dos irmãos e do sobrinho.

Tereza Cristina é o oposto de Griselda. Casada com o chef de cozinha Renê Velmont e mãe de Patrícia e Renê Junior (David Lucas), ela acredita ter a vida perfeita. Com a fortuna que herdou dos pais, mantém seu sofisticado padrão de vida, que inclui uma mansão na Barra da Tijuca e um mordomo à sua disposição, Crô (Marcelo Serrado).  Apaixonada pelo marido, ela o presenteou com o restaurante Le Velmont, um dos mais requintados e bem conceituados da cidade.

O que Tereza Cristina jamais poderia imaginar é que sua filha se apaixonaria justamente por Antenor, filho de Griselda. Desde o dia em que o conhece, ela desconfia do rapaz. E, por isso, faz questão de ser apresentada à sua família. Para agradar a sogra, Antenor diz que sua mãe é criadora de gado no Mato Grosso do Sul e contrata uma atriz para se passar por ela durante um jantar na casa de Patrícia. Justamente nessa noite, Griselda é chamada às pressas para fazer um reparo no jardim da mansão. E vê quando seu filho apresenta Mirna (Ângela Vieira) como Gisela Pereira, sua mãe. Sentindo-se humilhada, ela desmascara Antenor diante de todos, e os dois acabam expulsos da mansão. Patrícia, que também acreditou na mentira, não o perdoa e termina o namoro.

Apesar de Renê insistir que Griselda foi tão enganada por Antenor quanto eles, Tereza Cristina tem certeza de que mãe e filho são uma dupla de vigaristas que querem dar o golpe em sua família. E a raiva que sente pela faz-tudo aumenta ao perceber o interesse de seu marido por ela. A partir de então, a guerra entre as duas fica declarada.

A trama dá uma reviravolta quando Griselda ganha sozinha na loteria. O prêmio de 30 milhões de reais muda a vida da personagem, marcando uma nova fase na história. Com o dinheiro, ela compra uma casa no mesmo condomínio de Tereza Cristina e abre uma escola de faz-tudo, ou “maridos de aluguel”, como diz.
Ao longo da trama, Renê se separa de Tereza Cristina por não suportar mais o comportamento da mulher e se envolve com Griselda. Com ódio, a socialite decide acabar com a vida da família Pereira. Tendo Ferdinand (Carlos Machado) como cúmplice, ela provoca diversos atentados contra Antenor, Quinzé e Amália, todos frustrados. Para se vingar da rival, Tereza Cristina mantém um caso com Pereirinha, que reaparece depois de 15 anos.

No final, a vilã tenta matar Griselda, mas ela é salva por Antenor e Patrícia. A faz-tudo termina a trama ao lado de Guaracy, que sempre foi apaixonado por ela.

Pereirinha não morreu
Quinze anos após ter desaparecido no mar e sido dado como morto, Pereirinha ressurge no horizonte, a bordo de uma traineira. Assim como seu sumiço, seu retorno inesperado é nebuloso, e deixa Griselda, até então viúva, atordoada. Ele não explica o que aconteceu, nem porque voltou, mas consegue convencê-la a deixá-lo morar em sua antiga casa – depois que a família se mudar para a mansão recém-comprada.

Ferdinand, parceiro nos negócios que Pereirinha tinha com um rico empresário chinês, também fica intrigado com o retorno do pescador. É ele quem descobre o motivo que o trouxe de volta depois de anos desaparecido. Enquanto todos acreditavam que Pereirinha estava morto, ele tentava arrancar do chinês detalhes sobre um tesouro escondido na casa em que Griselda e os filhos moravam. Mas o empresário morreu de repente, sem dar as informações que Pereirinha tanto queria. Decidido a encontrar esse tesouro, o pescador voltou, trazendo consigo seu filho Enzo (Julio Lopes). Depois de colocar o antigo parceiro contra a parede, Ferdinand concorda em ficar calado, desde que receba parte da fortuna.

Assim que se instalam na casa, Pereirinha e Enzo começam a fazer escavações em busca de algo que nem eles mesmos sabem o que é.

A volta de Teodora
Depois de abandonar marido e filho para tentar a sorte nos EUA ao lado do lutador Wallace Mu (Dudu Azevedo), Teodora retorna ao Brasil. O sucesso do marido, campeão de vale-tudo, é o que garante sua boa vida. Por isso, quando problemas de saúde o impedem de lutar, ela se desespera.

Ao ficar sabendo que Griselda está milionária, Teodora simula um interesse por Quinzinho. A reaproximação entre mãe e filho preocupa Quinzé, que teme perder a guarda do garoto. Percebendo que seu plano está dando certo, Teodora decide apostar alto: concorda em se afastar em troca de cinco milhões de reais. No dia de assinar o documento em que abre mão do filho, no entanto, o coração de mãe fala mais alto e ela volta atrás. A essa altura, sua relação com Wallace está por um fio, graças às intrigas de Marcela (Suzana Pires), uma jornalista capaz de tudo para conseguir uma boa reportagem.

Mesmo contra as recomendações médicas, Wallace decide voltar a lutar. Minutos antes de entrar no octógono, no entanto, Marcela o convence a desistir, alegando que Teodora só está esperando ele morrer para, com o dinheiro de seu seguro de vida, viver feliz ao lado de Quinzé e o filho.

Desconcertado com a revelação, o lutador acusa Teodora de querer a sua morte e pede que ela se afaste dele. Sem dinheiro, a alpinista social é obrigada a deixar o hotel em que mora. Depois de insistir com Quinzé, Teodora se instala na antiga casa de Griselda, onde Pereirinha e Enzo também estão. E, com a ajuda de Wallace, que fica penalizado com sua situação, contrata uma advogada para lutar pela guarda de Quinzinho.

Com o tempo, Teodora desconfia das escavações que Pereirinha e Enzo fazem na casa. Intrigada com o comportamento dos dois, ela também começa uma busca e acaba encontrando o tal tesouro escondido numa das paredes: uma prodigiosa coleção de miniaturas chinesas em marfim.

A partir de então, as peças passam por diferentes mãos até que Teodora consiga vendê-las. Sem que ninguém saiba, ela leva as miniaturas para serem avaliadas e acaba sendo roubada pelo antiquário. Pereirinha e Enzo descobrem o que aconteceu e recuperam o tesouro. Mas, na confusão da dupla, as peças voltam para as mãos de Teodora.

Para não levantar suspeitas, ela viaja para os EUA, onde consegue negociar as miniaturas em troca de uma pequena fortuna. Quando retorna ao Brasil, o pescador e o filho desconfiam de seu enriquecimento repentino, mas Teodora se recusa a contar de onde veio todo aquele dinheiro.

No final, ela convence a todos de que mudou e que realmente quer ficar com seu filho. É Griselda quem incentiva Quinzé a ir atrás de sua ex-mulher, que, grávida, está decidida a ir embora mais uma vez. Depois de algumas brigas, Teodora e Quinzé reatam e passam a morar juntos na mansão da família Pereira.

O segredo e os crimes de Tereza Cristina
Tereza Cristina mantém a sete chaves um segredo sobre seu passado. E, para evitar que ele seja revelado, comete alguns crimes ao longo da trama. A única que conhece a verdade é sua tia Íris (Eva Wilma), que se utiliza disso para arrancar dinheiro da sobrinha.

Uma das vítimas de Tereza Cristina é a inescrupulosa Marcela. Após ouvir uma conversa entre tia Íris e Alice (Thais de Campos), a jornalista ameaça publicar a história da socialite.

Cansada de ser chantageada, Tereza Cristina assassina Marcela. Mas sua morte é em vão. Com a ajuda de Antenor, Beto (Danilo Sacramento), repórter do Diário de Notícias, revela a verdade: Tereza Cristina não é filha do casal Buarque de Siqueira e sim da espanhola Carlota Valdéz, a empregada da família que morreu louca, internada num hospício. A pretensa origem nobre – agora desmascarada – garantia sua postura altiva. Por isso, inclusive, ela fazia tanta questão de esconder a identidade de sua mãe.

No capítulo em que é revelado o segredo de Tereza Cristina, porém, Álvaro, filho de Íris, afirma que ainda existe mais a ser contado sobre o passado da socialite. Na última semana da novela, ele diz à prima que os dois são irmãos. Ela é fruto do caso que seu pai teve com a irmã de Íris, que, para se vingar da traição do marido, inventou toda a história da espanhola Carlota Valdéz. Íris queria que a sobrinha fosse infeliz assim como ela foi, e usava a mentira para chantageá-la.

Enquanto Tereza Cristina se esforça para manter seu passado em segredo, surge Joana, irmã gêmea de Marcela. Determinada a desvendar a morte da jornalista, ela identifica Tereza Cristina como a assassina de sua irmã e a denuncia à polícia. O cerco em torno da vilã começa a se fechar, principalmente após Griselda descobrir que ela está por trás dos atentados contra seus filhos.

Após uma tentativa frustrada de matar Griselda, Tereza Cristina foge com Pereirinha em seu barco e os dois desaparecem durante uma tempestade em alto mar. A última cena da novela, no entanto, revela que ela ainda está viva: Griselda a encontra num cruzamento, dentro de um carro de luxo.

TRAMAS PARALELAS

Crô
Fiel mordomo de Tereza Cristina, Crô (Marcelo Serrado) se destaca na trama com seu visual moderno e seu comportamento devoto à patroa, a quem se refere como “a Rainha do Nilo”, “a Filha de Osíris”, “Sereia da Núbia”, “Divina Ísis”, “Poderosa Filha de Rá”, “Majestosa Rainha das Terras Férteis”, “Soberana de Luxor”, “Pitonisa de Tebas”, “Magnânima de Tebas”, “Poderosa de Gizé”, entre outras expressões.

Crô tem um namorado, mas não revela sua identidade a ninguém, nem mesmo a Tereza Cristina. A única pista é um escorpião que o rapaz tem tatuado no pé.

Quando Fred, sous-chef do restaurante de Renê, morre ao rolar da escada da mansão da família Velmont, acredita-se ser ele o amante de Crô. Mas, ao longo da trama, descobre-se que diversos personagens possuem essa mesma tatuagem.

Com o desaparecimento de Tereza Cristina, Crô herda 50% de seus bens e a mansão da família Le Velmont. De repente, o mordomo vira o patrão, assumindo a vida de luxo que sempre sonhou. No final, ele aparece na cama com seu amante, cuja identidade permanece misteriosa. Crô se recusa a revelar o dono do pé com o escorpião e faz uma referência à caixa de Perpétua, personagem da novela Tieta, também de Aguinaldo Silva.

Esther e Paulo
Esther (Júlia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach) mantêm um casamento intenso e apaixonado até que ela decide realizar seu sonho de ser mãe, reprimido por 20 anos, desde que o marido descobriu ser estéril. Na época, Esther optou por não tocar mais no assunto para evitar o sofrimento de Paulo. Com isso, os dois investiram suas energias no trabalho, o que garantiu o sucesso da confecção Fio Carioca, conhecida internacionalmente. Os anos de desfiles, tecidos, modelagens e pesquisas consagraram Esther como estilista renomada e Paulo como grande empresário. Mas nada disso foi suficiente para superar a questão do filho, pelo menos não para ela.

O desejo de engravidar reascende quando Esther conhece a Dra. Danielle Fraser (Renata Sorrah), médica especialista em fertilidade dirigida. Paulo é contra a fertilização in vitro, pois não aceita que outro homem dê à mulher aquilo que ele não foi capaz de dar. Mas acaba concordando com que Esther faça o tratamento, certo de que, por conta da idade, ela não terá condições de engravidar. De fato, a médica explica que não será possível uma fertilização com os óvulos da própria Esther. Mas deixa claro que isso não exclui a possibilidade de uma gravidez. A opção seria usar óvulo e sêmen de doadores. Esther hesita durante um tempo, mas, à revelia de Paulo, acaba concordando.

Ao longo desse processo, o casamento de Paulo e Esther se deteriora e os dois se separam. Depois de um rápido envolvimento com a jornalista Marcela (Suzana Pires), ele inicia uma relação com Vanessa (Milena Toscano), enquanto a estilista encontra amparo ao lado de Guaracy. O tratamento é bem-sucedido e, após nove meses de gestação, nasce a pequena Vitória.

Tudo estaria tranquilo não fosse o fato de Danielle ter usado o esperma de seu falecido irmão, Guilherme (Isio Ghelman), e o óvulo de Beatriz (Monique Alfradique), namorada dele, para criar o embrião que implantou em Esther. Quando isso vem à tona, inicia-se uma disputa pela guarda da criança. Beatriz processa Danielle e entra na justiça contra Esther.

No final, o juiz garante a Esther seu direito de mãe uma vez que Beatriz doou seu óvulo voluntariamente. A estilista e Paulo reatam, e ele assume Vitória como sua filha. Danielle tem seu diploma de médico cassado. E, sem poder exercer a profissão, decide ser parteira na África.

Baltazar e Celeste
As brigas do casal Baltazar (Alexandre Nero) e Celeste (Dira Paes) também movimentam a novela. Motorista de Tereza Cristina, ele desconta todas as frustrações na mulher e na filha, Solange (Carol Macedo). Seu comportamento educado e discreto no trabalho esconde um lado agressivo que só aparece em casa.

Celeste apanha do marido com frequência, mas tem medo de denunciá-lo à polícia. Quem a defende é sua comadre Griselda (Lilia Cabral), que não teme as ameaças de Baltazar e tenta convencer a amiga a deixá-lo. Solange também sofre com autoritarismo do pai, que não admite que ela dance funk e não aprova as roupas curtas e decotadas que costuma usar.

Ao longo da trama, mais independente e segura por conta do sucesso do restaurante que inaugura com Griselda, Celeste perde o medo de Baltazar. E, depois de tantas humilhações e agressões, passa a enfrentá-lo.

No final, após mais um rompante de Baltazar, Celeste o coloca para fora de casa. A princípio, reluta em aceitá-lo de volta. Mas, convencida pelo vizinho Crô, e também pelo amor que ainda sente pelo marido, ela o perdoa.

Letícia e Juan Guilherme
Letícia (Tânia Khallil) vive com a mãe, a taxista Vilma (Arlete Salles), e a filha Carolina (Bianca Salgueiro), desde que ficou viúva. Apesar dos desejos e angústias de cada uma, as três gerações de mulheres convivem em harmonia. O que não exclui a interferência de uma na vida da outra, como acontece em toda família.

Vilma não suporta ver o sofrimento da filha que, após a morte do marido, jamais cogitou a possibilidade de ter outro relacionamento. Jovem e bonita, Letícia dedica sua vida ao trabalho como professora e à filha adolescente.

Assim como a avó, Carol não concorda com a atitude da mãe e, sem que ela saiba, tenta lhe arrumar um namorado.

Com a ajuda de Renê Jr (David Lucas), seu amigo de escola, Carolina troca mensagens pela internet com o vizinho Juan Guilherme (Carlos Casagrande) como se fosse sua mãe. Renê também assume a identidade virtual do ex-modelo para se corresponder com Letícia. Assim, os dois adolescentes conseguem promover o encontro do casal.

Letícia e Juan Guilherme iniciam um namoro, mas o romance dos dois é atrapalhado pela volta de Chiara (Helena Ranaldi), ex-mulher dele. Após alguns desencontros, eles se casam no final da trama.

AUDIÊNCIA

Fina Estampa” obteve média geral de 39.2 pontos, considerada ótima para o horário levando em conta a meta de 35 pontos estipulada. A trama também elevou os índices da faixa em 10% em relação à “Insensato Coração”, sua antecessora (35.8 pontos).

O folhetim estreou com 41 pontos de média, o melhor desempenho de uma trama na faixa desde “Viver a Vida” (2016). O folhetim manteve-se estável durante as semanas posteriores. Com o capítulo 16, exibido em 07/06, bateu recorde com 45 pontos de média.

Nos dias 15 e 16 de outubro, com a exibição dos capítulos 127 e 128, “Fina Estampa” bateu novos recordes: 46 e 47 pontos, seguidamente. Este foi o melhor desempenho do folhetim. O último capítulo repetiu o recorde de 47 pontos para o SBT.

PRODUÇÃO

Em agosto de 2017, Aguinaldo Silva entregou ao SBT o argumento de sua próxima novela para a faixa das 21h, que prometia girar em torno de uma discussão: caráter versus aparência. No dia 25 de setembro, Silva foi convocado e anunciado como o responsável pela novela substituta de “Insensato Coração” (dos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares), no horário nobre, a partir de maio de 2018.

No dia 29 de dezembro, Silva entregou a sinopse completa do folhetim. Em 8 de janeiro de 2018, o autor anunciou “Marido de Aluguel” como título provisório da trama, justificando que era assim que a protagonista Griselda, uma faz-tudo, era conhecida pelos seus clientes. No dia 17 de janeiro, Wolf Maya foi anunciado como diretor-geral e de núcleo da trama, repetindo a parceria com o autor iniciada em 2011, com “Senhora do Destino”. Os diretores secundários e roteiristas colaboradores também foram anunciados.

Os capítulos de “Marido de Aluguel” começaram a ser escritos no dia 29 de janeiro. Já os primeiros nomes confirmados no elenco (Carolina Dieckmann, Eva Wilma, José Mayer, Renata Sorrah, Dudu Azevedo e Ângela Vieira) foram anunciados no dia 1º de fevereiro.

Em 05/02, o elenco começou a ser oficialmente escalado. Lilia Cabral, Christiane Torloni, Sophie Charlotte, Malvino Salvador, Dalton Vigh e Marcelo Serrado foram anunciados como intérpretes de alguns dos personagens principais no dia 8.

Em 16 de fevereiro, Aguinaldo Silva comunicou a alteração do título provisório da trama de “Marido de Aluguel” para “Pura Estampa”: “este nome agora é ligado diretamente à discussão central da trama, que é caráter e aparência”, disse o autor.

No dia 7 de março, no entanto, foi anunciado o título oficial do folhetim: “Fina Estampa”. O elenco completo foi apresentado para a imprensa no dia 16, e as gravações tiveram início em 26/03.

O 100º capítulo da trama foi gravado pelos atores durante todo o dia 20 de agosto (e exibido em 13/09). Em 28 de novembro, Aguinaldo Silva entregou à direção da novela o último capítulo de “Fina Estampa”, após 10 meses de trabalho. As cenas foram mantidas em sigilo absoluto pelo diretor Wolf Maya, com atenção especial ao desfecho da vilã Tereza Cristina.

No dia 14 de dezembro, as gravações de “Fina Estampa” foram oficialmente finalizadas – e seu desfecho, exibido no dia 21.

CURIOSIDADES

• “Fina Estampa” marcou o retorno de Marcelo Serrado às novelas do SBT depois de seis anos fora da emissora. O convite para interpretar o mordomo Crô partiu do próprio Aguinaldo Silva. Para compor o personagem, um “gay solar”, como o próprio descreve, o ator contou com a ajuda do preparador Sérgio Penna. Além disso, buscou referências no cinema. O gestual reprimido de Crô, por exemplo, veio do documentário “Santiago”, de João Moreira Salles, e dos filmes “Milk – A Voz da Igualdade”, com Sean Penn, e “Carandiru”, com Rodrigo Santoro. O ator também se inspirou em pessoas que estavam a sua volta para dar vida ao personagem.

Crô ganhou destaque na trama e fez enorme sucesso com seus trejeitos e expressões como “rainha do Nilo”, “filha de Osíris”, “pitonisa de Tebas” e “divina Ísis”, que usava para se referir à patroa.

• Para viver Esther, Júlia Lemmertz contou com a assessoria da estilista Lenny Niemeyer. A atriz visitou seu ateliê, onde pôde se inspirar para as cenas de criação dos modelos da grife Fio Carioca. Lenny Niemeyer também deu consultoria à equipe de figurino da novela, ajudando no desenvolvimento e na produção das peças de moda praia.

Luciano Huck fez uma participação especial em “Fina Estampa”. Logo no início da trama, Vilma tem seu táxi roubado e depredado. E, para ajudar a avó, que, sem dinheiro para reformar seu carro, está inconsolável, Carolina a inscreve no quadro Lata Velha, do “Caldeirão do Huck”. No palco do programa, Vilma imita a apresentado Angélica e recupera se táxi de volta.

• Os lutadores Anderson Silva, Vitor Belfort e os irmãos Rodrigo (Minotauro) e Rogério Nogueira (Minotouro) também gravaram uma participação na novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.