domingo, 27 de maio de 2018

SETE VIDAS (2018)


Sete Vidas” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT.

Novela de: Lícia Manzo.
Escrita por: Lícia Manzo e Daniel Adjafre.
Colaboração: Cecília Gianetti, Dora Castellar, Marta Góes e Rodrigo Castilho.
Direção: Adriano Melo, Pedro Freire, Thiago Teitelroit e Bruno Martins.
Direção-geral e artística: Jayme Monjardim.

Exibida no horário das 18 horas entre 28 de maio e 28 de setembro de 2018, em 107 capítulos, substituindo “Boogie Oogie” e sendo substituída por “Além do Tempo”. Foi a 85ª “novela das seis” exibida pela emissora.

Contou com as atuações de Isabelle Drummond, Domingos Montagner, Jayme Matarazzo, Letícia Colin, Michel Noher, Débora Bloch, Ângelo Antônio e Maria Eduarda de Carvalho.

TRAMA PRINCIPAL

Sete vidas são ligadas por Miguel (Domingos Montagner), um doador de sêmen. Júlia (Isabelle Drummond), Pedro (Jayme Matarazzo), Bernardo (Ghilherme Lobo), Luís (Thiago Rodrigues), Laila (Maria Eduarda de Carvalho), Felipe (Michel Noher) e Joaquim (Bernardo Berruezo) não se conhecem, mas o caminho deles vai se cruzar.

O oceanógrafo Miguel foge de vínculos afetivos por conta de um trauma familiar: ele acredita ter provocado a morte de sua mãe na adolescência. Namorado da jornalista Lígia (Debora Bloch) há pouco mais de um ano, Miguel se sente pressionado a construir uma família ao lado dela e embarca em uma expedição arriscada à Antártica para fugir da responsabilidade.

Durante a viagem, o navegador sofre um acidente de barco e é dado como morto. Lígia vai até a Antártica com Lauro (Leonardo Medeiros), melhor amigo e parceiro de trabalho de Miguel, acompanhar as buscas pelo corpo e, ao voltar para o Brasil, descobre que está grávida.

Ao mesmo tempo, a estudante de medicina Júlia descobre que não é filha biológica do falecido pai, em uma aula prática do curso. Ao questionar a mãe Marta (Gisele Fróes), dona de um renomado buffet, a moça é informada que o pai era estéril e que ela foi gerada por meio de inseminação artificial.

Com o número de registro de seu doador anônimo, a estudante descobre que tem um meio-irmão: o biólogo marinho Pedro (Jayme Matarazzo). Os dois marcam um encontro em uma manifestação contra a instalação de uma indústria química no centro do Rio de Janeiro. Eles não se encontram no lugar marcado, se esbarram. A atração é imediata, mas, horas depois, os dois se identificam e iniciam um convívio marcado por um amor impossível.

Pedro e Júlia enviam uma carta para o doador de número 251 e o documento é entregue a Lígia, que está grávida de Joaquim, meio-irmão deles, e decide conhecê-los. Durante um jantar na casa do biólogo, a jornalista conhece Vicente (Ângelo Antônio), produtor musical e pai de criação de Pedro. O convívio entre eles aumenta e acaba em casamento.

MORTO OU VIVO?
Um ano após o acidente na Antártica, Miguel (Domingos Montagner) volta ao Brasil e procura Lauro (Leonardo Medeiros). O oceanógrafo conta que foi resgatado quase sem vida por um pesqueiro clandestino e, depois, abandonado sem memória em uma colônia de pescadores. Aos poucos, ele recuperou suas lembranças e agora está disposto a retomar sua vida.

Ao se deparar com a notícia do casamento entre Lígia (Debora Bloch) e Vicente (Ângelo Antônio), com a existência de Joaquim e a aparição de seus dois filhos biológicos, frutos da doação de sêmen que fez aos 16 anos de idade nos Estados Unidos, Miguel decide ir embora novamente. Ele prefere continuar dado como morto e pede para o amigo guardar o segredo.

MEIOS-IRMÃOS
Após uma entrevista para uma amiga de Lígia (Debora Bloch), Pedro (Jayme Matarazzo) e Júlia (Isabelle Drummond) conhecem outros meios-irmãos. O primeiro deles é Bernardo (Ghilherme Lobo), um adolescente problemático de 16 anos, que mora na periferia de Belo Horizonte. Mãe do jovem, a professora Marlene (Cyria Coentro) convida os dois para conhecerem seu filho. Nesse mesmo dia, Bernardo, que anda com más companhias, embarca para o Rio de Janeiro para livrar-se de uma falsa acusação de roubo e é acolhido na casa de Pedro.

Dias depois, eles conhecem Laila (Maria Eduarda Carvalho) e Luís (Thiago Rodrigues), gêmeos concebidos por Esther (Regina Duarte) por inseminação artificial. Na época, ela formava um casal com Vivian, já falecida. Com personalidades opostas, os dois brigam muito. Ela é irreverente e não consegue ter emprego fixo. Ele é advogado, pai de dois filhos e sustenta um casamento desgastado.

FORTE PAIXÃO
O convívio entre os seis meios-irmãos é abalado pelo afastamento entre Pedro (Jayme Matarazzo) e Júlia (Isabelle Drummond). Incapazes de controlar seus sentimentos, os dois se beijam. Sentindo-se culpados, eles interrompem a convivência. Pedro parte para um doutorado em um Instituto de Oceanografia em Fernando de Noronha, Pernambuco. Júlia desiste do curso de medicina e vai estudar restauração na Itália com o apoio do namorado Edgard (Fernando Belo).

Em Fernando de Noronha, Pedro conhece o professor João, primeiro nome de Miguel (Domingos Montagner). Surpreso, Miguel finge que não conhece a origem do rapaz. Os dois passam a conviver e Miguel o apresenta a mergulhadora e bióloga marinha Taís (Maria Flor). Os dois começam a namorar.

De volta ao Brasil, Júlia se casa com Edgard, mas o casamento dura pouco. Ao descobrir que é fruto de uma relação extraconjugal de sua mãe com um empresário, que ainda está vivo, a restauradora viaja para Noronha e conta a novidade para Pedro. Os dois decidem ficar juntos. Júlia termina o casamento, mas o biólogo descobre que Taís está grávida e que sua gravidez é de risco. Pedro, então, renuncia ao seu amor por Júlia.

REVIRAVOLTAS
Surge o sétimo meio-irmão. O ativista Felipe (Michel Noher). O rapaz sofre de uma doença autoimune e a sua única chance de sobrevivência é um transplante de fígado de um doador compatível. Procurados pelos pais do aventureiro, Júlia (Isabelle Drummond), Pedro (Jayme Matarazzo), Bernardo (Ghilherme Lobo), Luís (Thiago Rodrigues), Laila (Maria Eduarda de Carvalho) e Lígia (Debora Bloch), mãe de Joaquim (Bernardo Berruezo), ficam sensibilizados com a novidade.

Após uma bateria de testes, os médicos descobrem que nenhum dos irmãos se qualifica para a cirurgia. Sem alternativa, Miguel (Domingos Montagner) se revela e provoca uma revolução na vida de todos, principalmente na de Lígia, que se separa de Vicente (Ângelo Antônio).

A operação de Felipe é um sucesso, mas Miguel sofre uma hemorragia e Lígia se desespera. Após a recuperação do oceanógrafo, a jornalista decide dar outra chance para o aventureiro, mas o flagra com Marina (Vanessa Gerbelli), uma antiga namorada. Miguel termina a relação com Marina e viaja para rever os pescadores que o ajudaram após seu acidente.

Felipe e Júlia decidem viajar junto com o navegador. Durante o trajeto, os dois começam a namorar. Na volta, Júlia incentiva Lígia a perdoar Miguel. Apesar de lutar contra seu sentimento, Lígia se acerta com Miguel e os dois passam a viver juntos.

Enquanto isso, Vicente conhece a cantora Luísa (Eline Porto), amiga de Taís e os dois também começam a namorar, e Taís termina o relacionamento com Pedro após descobrir que ele e Júlia não são irmãos e que os dois viveram uma paixão. Apesar de tentar recuperar o casamento, Pedro vê que seu amor por Júlia não morreu e se declara para ela. A restauradora afirma que gosta de Felipe e não cede aos encantos do biólogo.

TRAUMA FAMILIAR
A união entre Lígia (Debora Bloch) e Miguel (Domingos Montagner) sofre mais um abalo. O navegador é surpreendido com a morte do pai e fica desorientado ao rever a antiga vizinha, dona Cida (Camila Amado). Ele lembra a discussão que teve com o pai, suspeito de ter abusado sexualmente de Luzia (Susana Ribeiro), filha de dona Cida. Desesperado, o oceanógrafo saiu de casa de moto. A mãe dele foi atrás de carro e acabou morrendo em um acidente. No hospital, dona Cida defendeu a integridade do pai de Miguel, e o rapaz foi morar nos Estados Unidos.

Ao retomar a consciência, Miguel percebe que perdeu o filho Joaquim (Bernardo Berruezo) na praia. A criança é encontrada e, apesar dos pedidos de Lígia para ele perdoar a si mesmo, o navegador resolve trabalhar na Espanha por seis meses. A jornalista termina o relacionamento. Antes de embarcar, Júlia alerta Miguel que dona Cida mentiu sobre a morte de sua filha Luzia, mas ele não desiste da viagem.

O oceanógrafo volta antes do prazo previsto para enfrentar o trauma familiar. Após conversar com Luzia e descobrir que seu pai realmente a havia estuprado, Miguel decide se fixar no Brasil e tenta resgatar a relação afetiva com seus filhos. Sem saber da volta de Miguel, Lígia se reaproxima de Vicente (Ângelo Antônio) e os dois reatam o relacionamento.

SETE VIDAS
Júlia (Isabelle Drummond) convence Pedro (Jayme Matarazzo) a se reaproximar de Miguel (Domingos Montagner), e Lígia (Debora Bloch) fica balançada com a mudança de comportamento do ex. Vicente (Ângelo Antônio) percebe e rompe com a jornalista. Enquanto isso, Júlia desiste de morar com Felipe (Michel Noher) em outro país e vai trabalhar no interior de São Paulo.

Ainda apaixonada por Miguel, Lígia se declara para o oceanógrafo e os dois ficam juntos. Para comemorar o aniversário de três anos de Joaquim, o casal decide convidar todos os meios-irmãos, inclusive Júlia, que “adotou” Miguel como pai, para uma curta viagem de barco.

No dia marcado, Bernardo (Ghilherme Lobo), Laila (Maria Eduarda de Carvalho), Luís (Thiago Rodrigues), Pedro (Jayme Matarazzo) e Júlia (Isabelle Drummond) se encontram com o casal e o menino no barco chamado Sete Vidas. Já em alto mar, todos se reúnem em torno do laptop e se deparam com a imagem de Felipe (Michel Noher), que manda um beijo direto da África. Durante o trajeto, Pedro e Júlia se beijam e ficam juntos.

TRAMAS PARALELAS

MULHER MODERNA
Irmã da jornalista Lígia (Debora Bloch), Irene (Malu Galli) é incentivada pela mãe, Dália (Selma Egrei), a investir na carreira profissional. Com um alto cargo em uma agência de publicidade, ela não prioriza os momentos com o marido, Caio (Fernando Alves Pinto), e vive adiando a maternidade. Até que Caio não suporta mais a situação.

Depois da separação, a publicitária se envolve com o colega de trabalho Vinícius (Emílio de Mello), tão workaholic quanto ela. Irene fica incomodada e percebe o quanto é ruim ter alguém pouco disponível ao seu lado. O relacionamento chega ao fim quando ela engravida, perde o bebê e ele não se preocupa. Sem poder ter filhos, a publicitária parte para a adoção.

Logo depois, Irene conhece Diana (Bianca Comparato), que faz parte da equipe de limpeza de seu trabalho e está grávida. A moça oferece seu bebê para a publicitária criar. Seis meses depois, Diana pede o bebê de volta. Ela é amparada pelo ex-marido e os dois reatam o relacionamento. Ao lado de Caio, a Irene adota uma menina.

PAIXÃO INESPERADA
Isabel (Mariana Lima) é uma renomada terapeuta de casais, autora de best-sellers, que acredita ter em seu relacionamento com Lauro (Leonardo Medeiros), o modelo de casal bem resolvido. Mas sua vida muda quando Luís (Thiago Rodrigues) e sua mulher Branca (Maria Manoella) começam um tratamento com ela.

A relação com Luís extrapola os limites profissionais e Isabel entra em crise. Ao mesmo tempo, o advogado rompe com Branca. Quando percebe a aproximação entre a mulher e um dos filhos de seu melhor amigo, Miguel (Domingos Montagner), Lauro pede a separação.

Solteiros, Luís e Isabel começam a namorar, mas a terapeuta não consegue lidar com os filhos do advogado e decide fazer uma especialização na França. Após o rompimento, Luís se encanta por sua professora de artes.

TRANSTORNO ALIMENTAR
Prima e melhor amiga de Júlia (Isabelle Drummond), Elisa (Leticia Colin) teve uma infância complicada em função de sua dislexia. Sua mãe, Guida (Claudia Mello), dedicou tempo e recursos no desenvolvimento da filha, deixando de cuidar de si própria e se sujeitando às humilhações da irmã, Marta (Gisele Fróes), para quem trabalha em um buffet renomado. Incomodada com a situação, Elisa recebe uma proposta de um olheiro, aceita e se torna modelo.

A mãe é contra, pois acredita que a filha vai abandonar a faculdade de medicina. Mas Elisa, convencida pela prima, aproveita a oportunidade e viaja para o Japão. Para se adequar aos altos padrões exigidos no mundo da moda, a jovem trava uma luta contra a balança, passa a tomar remédios e desenvolve sérios transtornos alimentares. Depois de ser internada no hospital, Elisa abandona a carreira de modelo e retoma a faculdade.

VICIADO EM JOGOS
Mãe de Bernardo (Ghilherme Lobo) e professora da rede pública na periferia de Belo Horizonte, Marlene (Cyria Coentro) se muda para o Rio de Janeiro após conseguir emprego para viver com o filho. Lá, conhece Durval (Claudio Jaborandy), que passa a morar com os dois. Durval é viciado em jogos, principalmente em corrida de cavalos. Ele começa a pegar dinheiro emprestado com a mulher para sustentar o vício. Segundo ele, o dinheiro é para pagar a pensão de sua filha.

Após descobrir a mentira do padrasto, Bernardo é humilhado por ele. A perseguição termina quando Durval é desmascarado pela ex-mulher, mas a separação entre Marlene e o malandro dura pouco. Ele admite ser viciado em jogo e convence Marlene a aceitá-lo de volta. Bernardo não se conforma, foge de casa e vai para Belo Horizonte. Mas o jovem é convencido pelo meio-irmão Pedro (Jayme Matarazzo) a morar com ele no Rio de Janeiro. Marlene nota que Durval não tratou seu vício como havia prometido e rompe de vez com ele.

AUDIÊNCIA

Sete Vidas” obteve média geral de 19.4 pontos, considerada razoável para os padrões da emissora, que estipula meta de 20 pontos para a faixa das 18h. Elevou em 10% os índices de “Boogie Oogie” (17.6 pontos), considerada o maior fracasso do horário.

A trama estreou com boa audiência, 19.8 pontos de média – pelos critérios de arredondamento, dentro da meta estabelecida. Os índices nas semanas seguintes oscilaram entre 17 e 21 pontos. O melhor resultado da trama foi alcançado no penúltimo capítulo: 22.3 pontos de média e 25.7 de pico. O último capítulo rendeu 20.1 pontos para o SBT.

PRODUÇÃO

A autora Lícia Manzo, inicialmente, desenvolveu o argumento de “Sete Vidas” como uma trama a ser exibida na faixa das 22h da emissora, recém-inaugurada. A direção de dramaturgia do SBT, no entanto, enxergou que a trama seria melhor desenvolvida na faixa das 18h.

Em 2 de outubro de 2017, Lícia foi convocada e anunciada como a responsável pela novela substituta de “Boogie Oogie” às 18 horas. “Sete vidas são ligadas por um doador de sêmen. Estas sete pessoas não se conhecem, mas o caminho deles vai se cruzar”, adiantou Manzo. Na ocasião, a autora também anunciou que a trama teria duração reduzida: “A novela foi concebida para ser produzida e exibida às 22h, e amarrei uma trama em meus esboços para durar precisos 107 capítulos. Não irei aumentar esse número”.

No dia 5 de janeiro de 2018, a sinopse do folhetim foi entregue e aprovada pela direção de dramaturgia da emissora. Em 15/01, Manzo anunciou “Sete Vidas” como título provisório da trama. No dia 24, Jayme Monjardim foi anunciado como diretor-geral e artístico da novela. Os nomes de diretores secundários e roteiristas colaboradores também foram divulgados.

Os capítulos de “Sete Vidas” começaram a ser escritos por Lícia Manzo no dia 5 de fevereiro. Os primeiros nomes confirmados no elenco (Mariana Lima, Malu Galli, Ângelo Antônio, Gisele Fróes, Regina Duarte, Leonardo Medeiros, Walderez de Barros, Selma Egrei, Vanessa Gerbelli, Jesuíta Barbosa e Celso Frateschi) foram anunciados pela autora no dia 7.

Em 12 de fevereiro, o elenco da trama começou a ser oficialmente escalado. Domingos Montagner, Débora Bloch, Isabelle Drummond, Jayme Matarazzo, Maria Eduarda de Carvalho e Michel Noher foram confirmados como intérpretes de parte dos personagens principais no dia 15.

No dia 19 de março, Lícia Manzo anunciou que “Sete Vidas” permaneceria como título oficial da novela. Já o elenco completo do folhetim foi apresentado à imprensa no dia 23. As gravações tiveram início no dia 2 de abril.

Em 3 de agosto, Lícia Manzo entregou ao diretor Jayme Monjardim o roteiro do último capítulo da novela, finalizando com a duração prevista inicialmente: 107 capítulos.

Em 24 de agosto, o elenco da novela gravou as cenas do 100º capítulo – exibido em 20/09. Em 4 de setembro, três semanas antes do término da novela, as gravações foram oficialmente finalizadas.

CURIOSIDADES

• A autora Lícia Manzo se inspirou em uma história real para escrever a trama: “No caso de Sete Vidas, o que me conquistou foi a possibilidade de repensar a noção de família, a partir de um acontecimento real: um site onde meios-irmãos gerados via doador anônimo são capazes de se encontrar. Por conta da pesquisa que empreendi para este projeto, assisti ao documentário inglês Donor Unknown, que registra o encontro real de 12 meios-irmãos nos Estados Unidos. O que me mobilizou foi a disponibilidade afetiva daquele grupo de jovens até então desconhecido, com backgrounds financeiros, culturais, familiares, absolutamente diversos”.

Jean Pierre Noher e Michel Noher também imitam a vida real na trama. Pai e filho trabalham juntos como Diego e Felipe em “Sete Vidas”. Natural de Bariloche, Michel fez aulas de fonoaudiologia para minimizar o acento espanhol na voz. Diferentemente do filho, Jean Pierre nasceu na França, mas logo cedo foi para a Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.