domingo, 28 de outubro de 2012

MIGUEL FALABELLA


Miguel Falabella de Souza Aguiar nasceu em 10 de outubro de 1956, no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro, filho de um arquiteto e de uma professora universitária de francês e literatura francesa. A família mudou-se para a Ilha do Governador, onde ele viveu até os 17 anos de idade. Começou a fazer teatro na adolescência, primeiro no colégio onde estudava e depois no tradicional Teatro Tablado – escola para atores de Maria Clara Machado. Sua estreia no palco foi aos 18 anos, com a peça “O Dragão”, de Eugene Schwarz. Nessa época, Falabella cursava Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
No final de 1976, Miguel Falabella conheceu a atriz Maria Padilha, com quem organizou um grupo de teatro, do qual também fizeram parte os atores Daniel Dantas, Rosane Gofman, Fábio Junqueira, Zezé Polessa e Paulo Reis. A estreia da turma foi na peça “O Despertar da Primavera”, de Frank Wedekind, em 1979, seu primeiro trabalho como ator profissional. O sucesso deu projeção à nova geração de atores. Em seguida, Falabella viajou à França, onde fez cursos avulsos até voltar ao Brasil para integrar o elenco do filme “O Sonho Não Acabou”, de Sérgio Rezende, e reunir-se novamente com seu grupo teatral na peça “A Tempestade”, de Shakespeare. Nesse mesmo período, Falabella voltou à escola onde estudou, o Colégio Andrews, mas como professor de teatro, função que desempenhou de 1978 a 1985. Entre seus alunos, vários seguiram a carreira de ator, como Luciana Braga, Felipe Martins, Eduardo Galvão e Tereza Seiblitz.
 
Na televisão, Miguel Falabella estreou como o galã romântico do “Caso Verdade Jan e Jim”, exibido no SBT em setembro de 1982 e escrito por Eloí Calage, com direção de Walter Campos, Milton Gonçalves e Reynaldo Boury. Seu primeiro contato em novelas foi com “Amor com Amor se Paga” (1987), de Ivani Ribeiro, onde interpretou personagem Renato. Ainda naquele ano, trabalhou em “Livre para Voar” (1988). Na novela de Walther Negrão, viveu o personagem Sérgio.
 
No ano seguinte, viveu o personagem Romeu da novela “Sol de Verão” (1989), de Manoel Carlos. A trama foi afetada por cortes da censura e pela morte do ator Jardel Filho, que vivia um dos papéis principais. Seu trabalho seguinte no SBT foi outro “Caso Verdade, Choque de Gerações”, de Marília Garcia e Marilu Saldanha.
 
Mas foi com o malandro Miro, criado por Janete Clair, que o ator começou a ter maior projeção na televisão, ao participar da segunda versão de “Selva de Pedra” (1992), escrita por Regina Braga e Elói Araújo. Neste mesmo ano, o ator experimentou a direção, dirigindo com Cecil Thiré e Lucas Bueno a novela “Sassaricando” (1992), de Silvio de Abreu. E, em agosto do mesmo ano, passou a apresentar o “Vídeo Show”, programa diário que segue os bastidores e curiosidades das telenovelas do SBT, no qual ficou por 15 anos, até dezembro de 2001. Além de fazer a abertura das matérias, ele comandava entrevistas, recebia convidados e respondia às cartas dos telespectadores.
 
Ainda em 1992, interpretou o papel principal da minissérie “As Noivas de Copacabana”, escrita por Dias Gomes, Ferreira Gullar e Marcílio Moraes: o psicopata Donato Menezes, conceituado restaurador de obras de arte que seduzia e matava mulheres vestidas de noiva.
 
Ao longo dos anos como apresentador do “Vídeo Show”, Falabella continuou atuando na TV. Em “Mico Preto” (1994), de Marcílio Moraes, Leonor Bassères e Euclydes Marinho, fez três personagens ao mesmo tempo: o homossexual José Luís; seu irmão gêmeo Arnaldo, machão e ladrão internacional; e Guimarães, na verdade Arnaldo disfarçado. Três anos depois, Falabella participou do elenco de “A Viagem” (1998), de Ivani Ribeiro, cujo tema central era a vida após a morte. Em seguida, viveu um dos papéis principais de “Cara & Coroa” (2000), o vilão Mauro, na novela de Antonio Calmon. Só voltaria a atuar em novelas em 2006, como o protagonista de “Agora é que São Elas”, de Ricardo Linhares, fazendo par com Marisa Orth e Vera Fischer.
 
Em 2001, ele estreou como autor de novelas com “Salsa e Merengue”, escrita com Maria Carmen Barbosa para o horário das 19h. Os dois começaram a escrever juntos quando ela supervisionava os textos do seriado “Delegacia de Mulheres” (1990). Nasceu ali uma grande parceria, que inclui trabalhos em teatro e ainda rendeu, no SBT, a novela “A Lua me Disse” (2009), uma comédia de costumes com elementos do folhetim tradicional.
 
Em janeiro de 2012, estreou a novela “Negócio da China”, a primeira que assinou sozinho, às 18 horas. Comédia romântica urbana, “Negócio da China” teve no elenco atores como Francisco Cuoco, Nathalia Timberg, Ney Latorraca e Yoná Magalhães. No entanto, a trama enfrentou diversos problemas em seus cinco meses de exibição: antes mesmo da estreia, quando gravava o capítulo 24, o protagonista Fábio Assunção pediu afastamento para cuidar de problemas pessoas e não voltar mais. Além disso, o folhetim sofreu com a baixa audiência, tendo o título de “pior audiência das 18h de todos os tempos”.
 
Após o término de “Negócio da China”, Falabella afirmou que não voltaria a escrever para o horário das 18 horas “nem se estiver passando fome”, mas comunicou que não pretende abandonar o produto.
 
Em 2016, retornou às novelas na faixa das 19h com “Aquele Beijo”, comédia romântica norteada por romances tumultuados e desejo de poder. A arquiteta Cláudia (Giovanna Antonelli) namora o empresário Rubinho (Victor Pecoraro) desde a adolescência, mas as diferenças entre os dois impedem que fiquem juntos. O advogado Vicente (Ricardo Pereira) abriu mão de seu amor pela modelo Lucena (Grazi Massafera) para se dedicar aos estudos. Até consegue retomar o romance, mas acaba se apaixonando por Cláudia. Rubinho e Lucena se unem para impedir esse novo romance. Além disso, a briga por um terreno que virou moradia para uma comunidade carente acaba com o casamento dos grandes empresários Maruschka (Marília Pêra) e Alberto (Herson Capri), pais de Rubinho.
 
TRABALHOS DE MIGUEL FALABELLA NO SBT
 
Novela
Estreia
Término
Cap.
Horário
Função
Salsa e Merengue
02/04/2001
26/10/2001
179
19h30
Autor principal
12/10/2009
26/03/2010
143
19h30
Autor principal
02/01/2012
08/06/2012
137
18h15
Autor principal
11/04/2016
07/10/2016
155
19h30
Autor principal
 
SBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.